logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Sexta, 29 de janeiro de 2010 - Edição 1

Padre Pedro Rubens é reconduzido à Reitoria da Unicap
Por Victor Bastos

Foto
Foto: Victor Bastos

Teve início nesta quarta-feira feira a 20ª Semana de Estudos Docentes da Universidade Católica de Pernambuco. Para marcar a abertura do evento foi realizada, no auditório GII, às 19h, a Cerimônia de Posse da Administração Superior, na qual ocorreram as reconduções do Magnífico Reitor, Professor Doutor Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; do pró-reitor Administrativo, Professor Mestre Luciano José Pinheiro Barros; e do pró-reitor Comunitário, Padre Miguel de Oliveira Martins Filho. Além disso, também tomou posse a nova pró-reitora Acadêmica, a Professora Doutora Aline Maria Grego Lins.

As reconduções e a posse da nova pró-reitora foram oficializadas pelo Superior Provincial dos Jesuítas do Nordeste e Presidente da Universidade Católica de Pernambuco, Padre José Acrízio Vale Sales S.J. A gestão terá duração de quatro anos.

A solenidade começou com o hino nacional brasileiro. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional no qual se mostrava a ligação entre a Universidade Católica de Pernambuco, a sociedade pernambucana e a cidade do Recife.

Após a exibição do vídeo, Padre Acrízio fez o comunicado oficial para as assinaturas dos atos. Representando a comunidade acadêmica, a professora decana da Universidade Católica de Pernambuco, Mirian de Sá Pereira, foi convidada a fazer um pronunciamento.

Encerrando a cerimônia, o Reitor Padre Pedro fez o seu primeiro pronunciamento após a recondução. Confira aqui na íntegra >

A solenidade foi bastante prestigiada por vários representantes da sociedade civil, empresas públicas e privadas e o poder público. Confira logo abaixo os depoimentos:

Foto
Foto: Victor Bastos

Waldemar Borges, secretário de Articulação Social de Pernambuco

“Eu faço parte da longa fila de admiradores que Padre Pedro tem em Pernambuco. A Católica tem uma história estreitamente vinculada à história da ciência, da arte, da cultura pernambucana. O Padre Pedro ao chegar aqui trouxe um rejuvenescimento muito grande para a Unicap, a capacidade dele se integrar com o conjunto da sociedade pernambucana faz com que não apenas a Católica ganhe espaço crescente, como também que ele próprio construa aqui uma legião de admiradores e amigos, entre os quais eu me incluo.”

Foto
Foto: Victor Bastos

Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, Reitor da Unisinos - RS

“A Unicap tem história muito bonita aqui na cidade do Recife. São pessoas ilustres do ponto de vista acadêmico e da projeção social. Padre Peters durante 20 anos posicionou bem a Católica e agora a liderança do Padre Pedro já se faz sentir na renovação da universidade como uma instituição de pesquisa e que começa a dar sinais de um sadio empreendedorismo, relacionamento com o setor empresarial e o poder público.”

Foto
Foto: Victor Bastos

Rodrigo Pellegrino, secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco

“Essa visão que o Padre Pedro conseguiu empreender na universidade é que comunga com alguns ventos e rumos de mudanças que o país vive hoje, e isso é muito positivo para o estado de Pernambuco e para o Brasil. A cidade do Recife e o estado só tem a ganhar com posturas e o perfil do Reitor Padre Pedro, pois ele conseguiu articular a universidade com a sociedade pernambucana, com movimentos sociais. A expectativa é que a Unicap cada vez mais se consolide como um centro de referência e de estudo científico e social para Pernambuco.”

Foto
Foto: Victor Bastos

Carlos Calado, reitor da UPE

“Eu acho a renovação de Padre Pedro de uma importância muito grande, na medida em que a Universidade Católica é uma instituição que tem história, tem seriedade e que contribui profundamente com o desafio de fazer a educação nesse país. Eu diria até que hoje sou suspeito para falar dele, pois já considero Padre Pedro um amigo pessoal. Desejo para ele a melhor sorte, e a melhor saúde e condição de fazer um grande trabalho, dando continuidade ao que já tem sido feito e aprofundando os benefícios para as comunidades”.

Foto
Foto: Victor Bastos

Pe. Jandeílson Rodrigues de Alencar, secretário da Cáritas Regional Nordeste 2

“A importância de hoje é que nós possamos estar apostando nessa esfera da educação, sobretudo com todos os desafios que hoje se apresenta no mundo da juventude de maneira particular. Esperamos uma educação que possamos retomar os princípios básicos da vida, os valores cristãos que vem como proposta para uma sociedade que nos últimos tempos tem perdido o seu referencial, tanto de pessoa humana quanto de vivência comunitária. Esperamos uma proposta de educação que seja também o contraponto a uma sociedade individualista, consumista, que possa trazer de novo essa dimensão integral da pessoa humana”.

Foto
Foto: Victor Bastos

Luciana Santos, secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio ambiente

“É extraordinário o papel que a Unicap vem desempenhando nos últimos tempos. É aquilo que eu penso ser a principal função social da universidade, que é chegar próximo a sociedade para garantir a qualidade de vida, para o desenvolvimento do estado. Então eu penso que essa é a principal vitória que a gestão do Reitor Padre Pedro. Essa convicção que ele tem e, como ele disse agora no seu discurso de posse, a Unicap é a cidade. Essa é a produção do conhecimento a serviço da igualdade e da justiça, e o Padre Pedro encarna isso pelas convicções e pela capacidade de se articular com diversos atores da sociedade para fazer valer esse objetivo”.

 

Palestra do reitor da Unisinos marca início das atividades da Semana Docente
Por Ana Luíza Madeiro

Foto
Foto: Ana Luíza Madeiro

Nem o seu momento de crise, em 1990, foi capaz de frear os 40 anos de existência e a história da universidade do Vale do Rio dos Sinos, situada no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A palestra concedida pelo reitor da Unisinos, Padre Marcelo Fernandes de Aquino S.J., intitulada “Planejamento Estratégico: caminho para a excelência”, provocou na plateia de professores demorados aplausos na manhã desta quinta-feira (28), no auditório G2 da Unicap.

É que o reitor explicou como, em quatro décadas, a universidade gaúcha viveu uma profunda experiência de mudanças, com o pensamento focado na crença do compromisso com a sociedade e a cultura e na missão de formar integralmente a pessoa humana. A universidade possui um parque tecnológico, o Tecnosinos, onde se é criado um ambiente necessário ao surgimento, crescimento e geração de valor agregado por meio da pesquisa aplicada e da implantação de empresas com base tecnológica. “Nós firmamos um convênio, na semana passada, com a segunda maior construtora de semicondutores do mundo, a empresa coreana HT Mícron, que teve suas instalações feitas na Tecnosinos, sendo a primeira fábrica de semicondutores do Brasil”, afirmou o reitor Padre Marcelo.

Além de abordar a parceria estado/empresa/universidade, o reitor da Unisinos também falou sobre programas de desenvolvimento interno da instituição gaúcha, abordando as principais iniciativas para uma educação continuada. “Nós expandimos a universidade para outros estados, implantamos cursos de idiomas à distância, fizemos um projeto de internacionalização de saúde pública. Tudo isso procurando responder à seguinte pergunta: o que a sociedade está pedindo de nós como universidade? A partir daí é que firmamos os objetivos estratégicos.”

Para finalizar, Padre Marcelo afirmou que é possível combinar excelência acadêmica e sustentabilidade. É só ter uma perspectiva. “Compromisso com o desenvolvimento regional, com a transdisciplinaridade e a educação por toda a vida por meio de ações que convirjam com as necessidades da nossa sociedade. Nós temos desejos, mas temos que saber relacioná-los com a realização”, concluiu.

O objetivo da palestra foi compartilhar a experiência da Unisinos com os professores da Católica e consolidar a aliança entre as duas universidades. Para o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, a ideia é que essas instituições que fazem parte de uma mesma rede troquem experiências. “Os modelos podem inspirar para que a instituição faça o seu processo. A partir daí, ela dá um acento mais forte ao seu planejamento. A resposta às exigências para nos tornamos cada vez mais uma universidade melhor está chegando. Temos o doutorado, nosso ponto de partida e o momento favorável para novos projetos”, afirmou.

Foto
Foto: Ana Luíza Madeiro

A palestra integrou as atividades da 20ª Semana de Estudos Docentes da Católica, que teve início nesta quarta-feira (27) e se encerra na próxima sexta-feira (29). Antes da palavra do reitor Padre Marcelo, houve um momento oracional, onde todos cantaram e oraram.

Depois, a coordenadora do evento, professora Conceição Bizerra, falou sobre a importância das atividades que serão desenvolvidas na Semana de Estudos Docentes. “O nosso planejamento, nos centros e nos cursos, visa à sistematização no sentido macro da instituição. Criaremos perspectivas para o futuro desta Universidade como cidadãos e como professores da casa. Todos os anos, é uma expectativa diferente, um motivo novo, mas sempre o mesmo compromisso”, declarou.

 

Crianças aprendem e se divertem em curso de arqueologia
Por Ana Luíza Madeiro

Foto
Foto: Ana Luíza Madeiro

Conhecer a pré-história de Pernambuco é um importante passo para entender como se deu a evolução humana. E praticar os conhecimentos obtidos é primordial para fixar tudo o que foi adquirido na teoria. Por isso, o Museu de Arqueologia da Unicap está promoveu o minicurso “Arqueologia para Crianças”, destinado a meninos e meninas que tenham entre 7 e 12 anos. As atividades terminaram na manhã desta quinta-feira (28) com a ‘diplomação’ dos participantes. As aulas e oficinas foram ministradas por voluntários e estagiários da Católica, orientados pelos professores.

O objetivo é promover a educação e dar subsídios para que as crianças entendam o processo histórico. “A intenção não é mostrar fragmentos da história, mas fazer um ‘link’ de todos os acontecimentos. Isso provoca, na criança, questionamentos que permitem com que elas próprias percebam e respondam às principais dúvidas”, afirma a coordenadora do Museu de Arqueologia, professora Maria do Carmo Costa.

Foto
Foto: Ana Luíza Madeiro

No primeiro dia do minicurso, a temática girou em torno da cerâmica. A origem, os tipos, a importância e o papel do material na civilização foram mostrados em aulas teóricas, seguidas de atividades práticas. As crianças tiveram a oportunidade de analisar, juntar e pintar pedaços de cerâmica quebrados, fazendo uma simulação de como agem os arqueólogos em suas pesquisas.

Foto
Foto por Ana Luíza Madeiro

Durante a aula da quarta-feira (27), as crianças aprenderam a diferença entre grafismos e pinturas, a tradição das pinturas nos diferentes locais do Nordeste e conheceram o Museu de Arqueologia da Unicap. Com a ajuda da estudante de jornalismo do 6º período da Católica, Sthephanie Melo, elas entenderam cada peça exposta no local. “Eles são bastante interessados e conhecem muita coisa. Às vezes, você vai explicar algo e eles já sabem. É muito bom trabalhar com crianças, sempre estão querendo participar”, declara Sthephanie.

O último dia de atividades foi marcado pelas escavações. Depois das aulas teóricas, os alunos aprenderam a desenterrar objetos, cerâmicas, ossos em gesso, pedaços de cascas de tartaruga e outros materiais em uma caixa de areia retratando uma escavação arqueológica. Depois, delimitaram áreas, fizeram medições e usaram etiquetas para descrever o material colhido, tudo isso com o uso de máscaras e luvas.

Foto
Foto: Ana Luíza Madeiro

“Aprendi muitas coisas. Já tinha visto o assunto na escola, mas aqui eu aprofundei, principalmente com a prática. Por exemplo, fazendo pintura rupestre, a gente guarda mais o assunto na memória”, garantiu a aluna Eduarda Tenório, de 10 anos.

No final do minicurso, as crianças receberam um certificado de participação, além de prêmios. “Os brindes servem para estimular a participação deles. Lembrando sempre que o minicurso possui uma linha de aprendizado, não é só para brincar”, ressalta a professora Maria do Carmo. Mais informações pelo telefone (81) 2119-4192.

 

Católica realiza seminário sobre a Copa de 2014 em Pernambuco

O curso de especialização em Administração Esportiva oferecido pela Universidade católica de Pernambuco irá realizar neste sábado (6) o seminário “A Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco”. A iniciativa faz parte das atividades complementares da primeira turma e contará com palestras sobre como o estado está se preparando para ser sede de um dos maiores eventos esportivos do planeta.

Entre os palestrantes está o secretário da Casa Civil do Governo do Estado e coordenador do comitê Pernambuco na Copa de 2014, o jornalista Ricardo Leitão. Ele tratará da concepção  e do desenvolvimento do projeto. Em seguida, o gerente do programa de parceria público-privada da secretaria estadual de Planejamento e Gestão, Silvio Bom Pastor, falará sobre a “modelagem econômica” do projeto. Já as novas oportunidades de negócios serão debatidas pelo coordenador geral de estudos Econômicos e Populacionais da Fundação Joaquim Nabuco, Luis Romani.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e vale como quatro horas de atividade complementar. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4173 ou pelo email salesvidal@unicap.br.

Divulgada lista dos aprovados no Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica

A Coordenação Geral de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira (27) a lista com os candidatos aprovados nos processos seletivos dos programas do Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica. Clique aqui e veja as duas listas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4388.

 

Primeira turma da especialização em Direito Canônico oferecida pela Católica se forma nesta sexta-feira (29)

Uma missa a ser celebrada na Capela da Universidade às 19h desta sexta-feira (28)marcará a formatura da 1ª turma da especialização em Direito Canônico oferecida pela Unicap. De acordo com o coordenador do curso, o professor Ubiratan Couto Maurício, este é o primeiro curso do gênero oferecido no Norte e Nordeste de País. Foram 360 horas de aulas divididas em três módulos oferecidos em janeiro e julho de 2009 e janeiro de 2010.

“Este curso surgiu para atender a um pedido do Tribunal Eclesiástico regional de Apelação do Nordeste II, órgão judicial da CNBB que percebeu a necessidade de preparar pessoas para atuar no tribunal”, explica professor Ubiratan. Entre as funções da entidade está a de conceder a nulidade de casamento. “Isso é bem diferente do termo ‘anular’ que quer dizer que algo existiu e foi cancelado. A nulidade significa julgar que o matrimônio nunca existiu”, completa o professor.

A turma é formada por 35 alunos, sendo 18 clérigos (padres e religiosos) e 17 leigos. Do total da turma, 16 são formados em Direito e deste grupo, quatro são padres. A boa aceitação do curso representa a demanda existente na área tanto que, das 20 dioceses que formam os quatro estados da Regional Nordeste II da CNBB (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), onze enviaram padres para se especializar.

O mais recente Código de Direito Canônico foi promulgado pelo Papa João Paulo II em 25 de janeiro de 1983 e não trata apenas de questões matrimoniais. De uma maneira mais ampla, ele regula as relações dos católicos entre si e destes com a Igreja.

Confira mais notícias >

topo topo

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000