logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Terça, 26 de janeiro de 2010 - Ano 9

Recondução do Reitor marca abertura da XX Semana de Estudos Docentes
Victor Bastos

A Semana de Estudos Docentes da Universidade Católica de Pernambuco está celebrando 20 anos em 2010. Na abertura da programação da Semana, marcada para esta quarta-feira (27) serão realizadas, no auditório GII da Unicap, às 19h, as reconduções do Magnífico Reitor Professor Doutor Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; do pró-reitor Administrativo Professor Mestre Luciano José Pinheiro Barros; e do pró-reitor Comunitário Padre Miguel de Oliveira Martins Filho. Além disso, a cerimônia também marcará a posse da nova pró-reitora Acadêmica, a Professora Doutora Aline Maria Grego Lins.

Durante uma semana, os professores Católica estarão dedicados à reflexão e à discussão sobre temas relevantes para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, além de debater o planejamento dos semestres letivos.

A XX Semana de Estudos Docentes da Universidade Católica de Pernambuco tem como principal objetivo compreender o planejamento, em suas relações com os processos avaliativos, com o intuito de elevar os padrões de qualidade dos serviços oferecidos pela Católica, como universidade comunitária. A Semana também pretende identificar coletivamente subsídios para formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2011/2016, além de organizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, para o semestre 2010.1.

Confira a programação completa da XX Semana de Estudos Docentes:

Quarta-feira (27):

19h – Abertura – Local: auditório GII

Recondução do Magnífico Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens

Pronunciamentos: Profa. Ms. Mirian de Sá Pereira, Pe. José Acrízio Sales S.J, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira S.J

20h30 – Local: Espaço Receptivo do bloco G - Coquetel

Quinta-feira (28) - manhã:

8h30 – Auditório GII - Momento oracional

9h - Auditório GII

Palestra: Planejamento Estratégico: caminho para a excelência

Palestrante: Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, S.J – Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos/RS

10h – Intervalo

10h30 - Auditório GII

Debate: Prof. Dr. Degislando Nóbrega (Diretor do CTCH) e Prof. Msc. Antônio Mercês (Coordenador do curso de Administração) / Coordenação: Profa. Dr. Aline Grego – Pró-Reitora Acadêmica da Católica

Quinta-feira (28) – tarde:

14h às 17h:

Trabalho nos Centros

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2006/2011

Trabalho em grupo

Sistematização dos trabalhos (Comissão por Centro)

Coordenação: Diretores de centro e Coordenadores Gerais

Locais: CCBS – Anfiteatro G4; CCJ – Auditório G1; CCS – Auditório Empresa Jr.; CCT – Auditório G2; CTCH – Auditório bloco B

Sexta-feira (29) – manhã:

8h30- Momento Oracional nos Centros

Locais: CCBS – Anfiteatro G4; CCJ – Auditório G1; CCS – Auditório Empresa Jr.; CCT – Auditório G2; CTCH – Auditório bloco B

9h às 12h - Trabalho nos Cursos

Planejamento de atividades para 2010 (Universidade, Centro e Curso)

Sexta-feira (29) – tarde:

13h30- Trabalho nos Cursos

Planejamento das atividades docentes, no Curso, para o período letivo de 2010.1

Local: salas indicadas por cada Coordenação de Curso

15h30 – Intervalo

16h - Projetos e ações da Católica

Local: Auditório GII

17h - Palavra de encerramento do Magnífico Reitor Professor Doutor Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira S.J. Local: Auditório GII

Sexta-feira (29) – tarde – Anfiteatro G4:

15h - Reunião do 1º Ciclo, apenas, para os docentes que atuarão, neste setor, em 2010.1

Católica divulga lista dos aprovados no Novo Vestibular
Victor Bastos

A Comissão de Aplicação do Vestibular divulgou a lista com os aprovados no Vestibular 2010 de janeiro 24 horas após o término das provas. Ao todo 284 candidatos foram aprovados. O primeiro lugar geral ficou com Ewerton Murilo Nogueira Dentinho, que garantiu vaga no curso de Filosofia com a nota 85,1200. “Não esperava passar em primeiro lugar, ser apenas aprovado para mim já estava de bom tamanho. Fiquei surpreso com essa notícia. É uma sensação muito boa. Espero que o curso ajude na minha formação humana e intelectual”, disse o estudante de 21 anos.

Na segunda colocação está um estudante do município de Princesa Isabel, na Paraíba, Erick José Marçal de Souza. Ele optou pelo curso de Filosofia ao obter a média 82,3000. Na terceira posição está o candidato do curso de Teologia, Anderson Magno da Silva Pimentel, com 80,6250. “Eu não pensei de forma alguma que ficaria na terceira colocação no Vestibular, mas fui na esperança de conquistar um espaço para estudar. Estou muito surpreso e agora com essa notícia agradeço a Deus por essa vitória. Estou realizando uma parte do meu projeto e agora o próximo passo é fazer um bom curso”, planeja Erick que tem 27 anos.

As matrículas acontecem nesta terça (26) e quarta-feira (26), no horário da manhã e da tarde. Clique aqui e confira documentação necessária para se matricular bem como locais e horários destinados a cada curso.

Unicap firma convênio com Tribunal de Justiça de Pernambuco
Ana Luíza Madeiro

Foto
Foto: Ana Luíza Madeiro

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (25) o segundo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A iniciativa é o resultado de uma ação desenvolvida pela Universidade Católica de Pernambuco, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público de Pernambuco e a Secretaria Especial da Mulher do Estado.

O juizado vai prestar atendimento nas áreas cível e criminal. “Elas podem vir e apresentar a ocorrência diretamente no juizado, que vai encaminhar ao Núcleo da Defensoria Pública Especializada na Defesa da Mulher em Situação de Violência (Deppedim), localizado no bairro de Brasília Teimosa. Recebemos mais de 300 processos de casos de violência contra a mulher por mês e esse novo juizado vai ajudar na aceleração desses processos”, afirmou a juíza que vai atuar no local, Maria Thereza Machado.

Foto
Foto: Ana Luíza Madeiro

Segundo a coordenadora da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi) da Unicap, Maria Rita Hollanda, o juizado vai se estender aos alunos de Direito, Psicologia e Serviço Social, que serão orientados por professores para apoiar a equipe profissional. “Eles poderão frequentar para cumprimento de estágio, desenvolvimento de pesquisas, levantamento de dados estatísticos de vítimas na região e fazer um trabalho preventivo fornecendo dados para as políticas governamentais”, afirmou.

No local onde foi instalado o juizado, a magistrada Maria Thereza Machado deu início ao seu pronunciamento dizendo que o combate a violência contra mulher não se faz de forma isolada. “Devemos agir em conjunto, construir juizados, criar novas casas de abrigo, investir em uma melhor estrutura material e de recursos humanos. Utilizar todos os instrumentos de proteção criados pela Lei Maria da Penha e ver alterada a triste situação de violação contra o direito das mulheres.”

Em seguida, a juíza passou a palavra para o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. “As questões tratadas necessitam de abordagens cada vez mais interdisciplinares. Não dá mais para tratar como se fosse, apenas, uma questão de lei. É necessária uma aproximação de uma instituição para impulsionar ações de pesquisa e fazer um convite a novas parcerias. São ações que podem significar melhoras na história. Parabéns a todos que estão no projeto”, declarou o Reitor da Unicap.

O chefe da Polícia Civil do Estado, o delegado Manoel Carneiro, prosseguiu dizendo que desde a inauguração do primeiro juizado, há três anos, mais de 32 mil inquéritos policiais já foram enviados à Justiça. Logo depois, gratificou o desembargador e presidente do TJPE, Jones Figueirêdo, com a Medalha de Mérito Policial Civil pelos serviços prestados à sociedade.

O secretário de Defesa Social, Sevilho Paiva, defendeu a importância de agregar instituições que são importantes para a sociedade. “É preciso construir uma rede integrada para que a prestação de serviço seja feita da melhor maneira possível.”

Depois, a coordenadora da Secretaria Especial da Mulher do Estado, Cristina Buarque, falou sobre os projetos em pauta. “Esse juizado vai nos modelar para garantir mais espaços, criando cinco varas criminais da mulher na região. Vamos ter uma rede de proteção maior, mais economia para o Estado, melhor locomoção dessas mulheres. É importante compreender o quanto isso é importante”, declarou. Por fim, o desembargador e presidente do TJPE, Jones Figueirêdo, afirmou que “este momento compreende uma grande importância para a sociedade pernambucana”.

Serviço

2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Rua Dom, Manuel Pereira, nº 170, Boa Vista, próximo ao Fórum Universitário

Informações: Astepi (2119-4157).

Estudante de Direito da Unicap é aprovado em concurso para Procurador do Estado
Victor Bastos e Ana Luíza Madeiro


Foto: Ana Luíza Madeiro

Passar em concursos públicos nos quais existem as maiores concorrências do país e que vai proporcionar um dos empregos mais desejados é considerado difícil. Quando se trata de um concurso de nível superior, o desafio se torna ainda mais complicado. Porém, o aluno de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, Felipe Lemos de Oliveira, conseguiu um feito considerado, por muitos, impossível. O jovem estudante, agora, no nono período de Direito, foi aprovado no concurso para Procurador do Estado.

Lemos começou a se dedicar para as provas da Católica desde cedo. Para ele, o conteúdo repassado pela Universidade foi fundamental. Além disso, o aluno direcionava os estudos e costumava resolver questões de vários concursos mais elevados. No quinto período, fez seu primeiro concurso, para técnico judiciário do Tribunal Regional Federal (TRF). Acertou 58 das 60 questões da prova, mas ainda não foi chamado.

No ano passado, Lemos cursava o sétimo período de Direito e fez o concurso para estagiar na Procuradoria do Estado, sendo aprovado em primeiro lugar. Mas os desafios não cessaram por aí. O então estagiário decidiu fazer o concurso para Procurador do Estado e a boa notícia chegou. Para o jovem, a experiência de quase um ano como estagiário da Procuradoria foi primordial para a sua conquista. Ele acredita que o primeiro passo para ter tido a aprovação tão rápida, aos 21 anos de idade, foi decidir, desde cedo, a área que queria. “Eu sempre quis advocacia pública. Agradeço imensamente a contribuição da Doutora Larissa Medeiros Santos, que me ajudou a redigir para entender a função de um Procurador do Estado e me preparar para a prova subjetiva”.

Filho único de pais médicos, Lemos  é só felicidade. “Não é todo mundo que consegue passar em um concurso de Procurador do Estado com 21 anos, mas quem se esforça e busca seus objetivos, com certeza chega lá. Penso em me especializar na área e me tornar um bom Procurador, mas quero pensar no agora”, admitiu.

O coordenador do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, professor Marcelo Labanca, afirmou que o resultado obtido por Felipe Lemos é fruto de um curso bem feito. “Ele sempre foi estudioso, ninguém passa em um concurso desses sem ter feito algo correto. Isso tudo é o coroamento de uma graduação perfeita”, explicou.

Marcelo Labanca ainda disse que a experiência que o estudante teve durante o estágio foi primordial para a aprovação no concurso. “Ele já é estagiário da Procuradoria Geral do Estado. Para entrar lá também é preciso passar em um concurso, então Felipe já estava preparado para passar nisso, o conhecimento obtido no estágio ajudou muito”, finalizou Labanca.

Para tomar posse do cargo, é preciso estar formado em Direito e aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que ocorre, geralmente, três vezes ao ano. Por isso, Lemos deu entrada no processo de regime especial para terminar a universidade no meio do ano, cursando os dois últimos períodos em seis meses e fará a próxima prova da OAB, prevista para maio.

Alteração no período de matrículas dos Mestrados e Doutorado

As datas para as matrículas, referentes ao período 2010.1, dos Mestrados e do Doutorado oferecidos pela Universidade Católica de Pernambuco sofreram alterações. As mudanças são válidas para todas as turmas, inclusive para os alunos novatos. Confira as novas datas:

Alunos veteranos: 22 e 23 de fevereiro

Alunos novatos: 24 de fevereiro

Informações: (81) 2119-4196

topo topo

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000