logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Quarta, 3 de fevereiro de 2010 - Ano 9

Dom Fernando Saburido celebra missa de abertura do ano letivo
Por Victor Bastos

foto
Foto: Victor Bastos

Foi realizada nesta quarta-feira (03), às 16h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Liceu Nóbrega, a Celebração Eucarística de abertura do ano letivo. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, juntamente com os representantes das Dioceses de Palmares, Nazaré da Mata, Afogados da Ingazeira e religiosos (as) do Regional do Nordeste II da CNBB. Também participaram da celebração o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Oliveira, além dos jesuítas que trabalham na Unicap e de vários padres das dioceses parceiras.

A Celebração de Ação de Graças ocorreu devido à criação das novas turmas dos bacharelados de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Pernambuco. Essa é a primeira vez na história da Igreja Católica em Pernambuco que os seminaristas farão a sua formação teológica e filosófica em uma Universidade.

A parceria entre a Unicap e a Arquidiocese de Olinda e Recife beneficiará seminaristas de quatro dioceses pernambucanas: Olinda e Recife; Palmares; Nazaré da Mata; e Afogados da Ingazeira. “É um voto de confiança da Igreja para a Unicap. Pela primeira vez no estado, a formação teológica e filosófica dos novos religiosos se dará numa Universidade”, destacou o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens. Essa é uma decisão inovadora, pois, nos últimos 25 anos a tendência no Brasil era fazer esse tipo de formação em seminários.

No final da cerimônia, Padre Pedro Rubens dividiu sua fala em três partes: um agradecimento, uma homenagem e um convite. Na primeira, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco falou do sentimento da instituição por mais essa conquista. “A Unicap se sente honrada em receber os novos estudantes e, também sobretudo, pela confiança dos Bispos de nosso Regional. Todos nós conhecemos a grandeza de Regional Nordeste II e as pessoas que o representam”, afirmou. Padre Pedro ainda exaltou o esforço dos funcionários, professores e estudantes que em tão pouco tempo realizaram o sonho de abrir as novas turmas e produzir um novo vestibular.

Em seguida, Padre Pedro produziu um momento de emoção na cerimônia. O Reitor da Unicap anunciou que o professor de Teologia Padre Jacques Trudel, mais conhecido como Padre Jayme, se tornará decano da Universidade. Padre Jacques acumula 35 anos de trabalho dedicados ao curso de Teologia da Unicap.

Para finalizar a cerimônia, Padre Pedro Rubens fez um convite a todos os presentes para visitar o Palácio da Soledade. Segundo o Reitor, o instituo demonstra toda a importância do espírito de fé e guerreiro dos pernambucanos que não desistem jamais.

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, destacou a importância da parceria entre a Arquidiocese e a Unicap. “Eu acho o momento histórico, porque está se concretizando um sonho de termos um curso de Filosofia e também de Teologia reconhecidos. E principalmente aqui na Universidade Católica, que é dirigida por padres jesuítas. Nós acreditamos no trabalho deles e achamos que eles mereciam essa confiança nossa para oferecer um curso realmente bom e eficaz, e assim formar bons padres para estarem prontos para servir a comunidade, para servir o povo de Deus”, explicou.

Sobre a liturgia escolhida para a missa, Dom Saburido explicou a escolha da missa do Espírito Santo. “A missa do Espírito Santo foi escolhida porque se trata de um momento de abertura e novos tempos. Importa invocar o Espírito de Deus sobre a universidade e sobre esses dois cursos que estão agora iniciando. Assim, contamos com a graça de Deus para que tudo possa acontecer da melhor maneira possível”, finalizou o Arcebispo de Olinda e Recife.

 

Alunos de Arquitetura da Unicap lotam auditório em aula inaugural
Por Ana Luíza Madeiro

foto
Foto: Ana Luíza Madeiro

O anfiteatro da Universidade Católica de Pernambuco, localizado no bloco G4, ficou pequeno diante de tantos estudantes de Arquitetura e Urbanismo na manhã desta quarta-feira (3). O motivo foi a aula inaugural promovida pela coordenadora do curso, Andréa Câmara, com o objetivo de saudar os alunos novatos e os veteranos.

“É uma maneira de congregar todos os alunos, principalmente os que estão chegando agora, para que eles entendam um pouco a dinâmica do curso e debatam com os que já estão saindo da Universidade”, explicou a professora Andréa Câmara. A aula inaugural já é tradição do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, que existe desde 2002. Mas, nos últimos anos, essa forma de apresentação tem sido modificada.

Antes, professores do curso ou profissionais da área eram convidados para debater com os alunos acerca da profissão. Hoje, quem fica à frente das apresentações são os alunos recém-formados da Unicap, que mostram seus Trabalhos Finais de Graduação, o TFG. Segundo a professora Andréa Câmara, essa nova maneira se torna muito mais proveitosa aos alunos. “Eles já vêm com um ânimo muito grande e se animam ainda mais ao verem os produtos deles mesmos.”

O recém-formado em Arquitetura e Urbanismo pela Unicap Rafael Rangel concorda com a professora. Este semestre foi a vez dele, que se formou no final do ano passado, apresentar seu projeto de conclusão de curso. “É bom para eles terem uma referência de quem passou por todos os cinco anos de curso. Além, claro de intensificar os laços de amizade e os possíveis laços profissionais. Mas não é só isso. É preciso que eles entendam a essência da arquitetura e se dediquem ao máximo.”

O projeto de Rafael, intitulado “Cultural Antromangue - uma poética do manguebeat”, retrata a concepção de um edifício projetado a partir do Manguebeat, presença importante na cena cultural da década de 1990. “Nesse caso, meu cliente seria o Manguebeat, um cliente imaterial”, revelou o arquiteto.

O auditório contou com alunos de todos os períodos do curso de Arquitetura, do primeiro ao décimo. A estudante do primeiro período Maria Eduarda Barros acredita que a aula inaugural é uma oportunidade para os alunos se conhecerem melhor. “Eu ainda não conversei com ninguém, mas tenho certeza de que quando sair daqui, já vou fazer algumas amizades.” Para o aluno do nono período, Pablo Marinho, a importância da aula está no fato de o aluno poder conhecer melhor o curso que optou para estudar. “Quando entramos na universidade, vemos a cidade com outros olhos. A questão urbana e como tudo ao seu redor funciona. Começamos a entender a abrangência que o curso nos dá. As pessoas acreditam que arquiteto só desenha, mas não é tão simples. Precisamos estudar a área, as leis, o social e o clima do ambiente”, afirma o estudante.

 

Unicap abre inscrições para disciplinas isoladas de mestrados
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco estará com inscrições abertas entre os dias 8 e 10 de fevereiro para a os interessados em cursar disciplinas isoladas de mestrados. Os candidatos devem comparecer à Secretaria de Registros Acadêmicos da Pós-graduação, na sala 003 no térreo do bloco G4, das 8h30min às 11h e das 14h30min às 17h.

As inscrições passarão por um processo de análise para, em seguida, fazer a seleção. Cada candidato só poderá cursar até duas disciplinas.

Confira a lista de documentos necessários:

  • Currículo com comprovações (preferencialmente o Currículo Lattes)
  • Cópia e original do RG
  • Cópia e original do CPF
  • Cópia e original do Título de Eleitor, além da comprovação de voto na última eleição
  • Cópia e original do histórico do curso de graduação
Cópia e original do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação

Unicap divulga lista dos aprovados no Mestrado em Engenharia Civil
Por Victor Bastos

A Pró-reitoria Acadêmica e a Coordenação Geral de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco divulgaram os resultados da prova de conhecimento e o horário das entrevistas da 8ª turma do Mestrado em Engenharia Civil.

Confira os candidatos aprovados na prova de conhecimento:

Inscrição  Nome

001

Cauêh Castro Notaro

002

Adriana Maria Monteiro Passos

003

Evandro Francisco da Silva

004

Alfrêdo José Batista da Silva

Confira os horários das entrevistas na sala 004, no térreo do bloco G4:

DIA 04/02/2010    –    TARDE:   SALA 004 – Térreo do G4

001

Cauêh Castro Notaro

14:00

002

Adriana Maria Monteiro Passos

14:15

003

Evandro Francisco da Silva

14:30

004

Alfrêdo José Batista da Silva

14:45

 

Católica realiza em fevereiro processo seletivo por nota do Enem
Por Elano Lorenzato

A Universidade Católica de Pernambuco irá realizar processo seletivo, só por notas do Enem, neste mês de fevereiro. O objetivo é atender aos estudantes que fizeram o Enem 2009, cujo resultado foi divulgado no último dia 28.

As inscrições para a seleção poderão ser feitas, no site da Católica (www.unicap.br), entre os dias 12 e 22 de fevereiro. A taxa custa R$ 80,00.

O prazo máximo para a entrega da nota do Enem 2009 ou 2008, 2007 e 2006, acompanhado de cópia do boleto de pagamento da taxa de inscrição, quitado, na sede da Coave, é dia 23/02, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

No dia 24/02 será divulgada a lista dos classificados no processo seletivo, na mônita da Pró-reitoria Acadêmica, no térreo do bloco G, na Rua do Príncipe, 526, Boa Vista e no site da Católica.

A matrícula dos classificados será nos dias 25 e 26/02, no campus da Universidade Católica.

No dia 1° de março será entregue o certificado de matrícula.

Informações no site ou pelo telefone (81) 2119.4143

 

Oportunidade de estágio para alunos de Ciências Contábeis
Por Victor Araújo

A empresa Portal Nova está oferecendo uma vaga para estudante ou profissional formado em Ciências Contábeis para auxiliar contábil. Os interessados deverão encaminhar currículo para carolina.trajano@portalnova.com.br até o dia 22. No e-mail deverá conter a pretensão salarial e o assunto: Auxiliar Contábil.

O selecionado receberá vale transporte, assistência médica, vale refeição, seguro de vida, e o salário será combinado no ato da contratação.

Como pré-requisitos, o profissional ou estudante deverá ter uma vivência comprovada em contabilização, planejamento tributário, nota fiscal emitida, descontos, recebimentos, conciliação bancária, análise de clientes e arquivo.

 

Católica realiza seminário sobre a Copa de 2014 em Pernambuco

O curso de especialização em Administração Esportiva oferecido pela Universidade Católica de Pernambuco irá realizar neste sábado (6) o seminário “A Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco”. A iniciativa faz parte das atividades complementares da primeira turma e contará com palestras sobre como o estado está se preparando para ser sede de um dos maiores eventos esportivos do planeta.

Entre os palestrantes está o secretário da Casa Civil do Governo do Estado e coordenador do comitê Pernambuco na Copa de 2014, o jornalista Ricardo Leitão. Ele tratará da concepção  e do desenvolvimento do projeto. Em seguida, o gerente do programa de parceria público-privada da secretaria estadual de Planejamento e Gestão, Silvio Bom Pastor, falará sobre a “modelagem econômica” do projeto. Já as novas oportunidades de negócios serão debatidas pelo coordenador geral de estudos Econômicos e Populacionais da Fundação Joaquim Nabuco, Luis Romani.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e vale como quatro horas de atividade complementar. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4173 ou pelo email salesvidal@unicap.br.

 

‘Amigos do Saber’ abre inscrições para cursinho pré-vestibular, oficinas culturais e programa Jovens Aprendizes

O programa de extensão “Amigos do Saber” abriu nesta segunda-feira (1º) as inscrições para o cursinho pré-vestibular. São 280 vagas destinadas a ex-alunos e a estudantes da rede pública que estejam no 3º ano do ensino médio. Alunos da rede privada com bolsa integral também podem participar do processo seletivo. A prova está marcada para o dia 9 de fevereiro, das 14h às 17h, no campus da Católica. O “Amigos do Saber” também está com vagas abertas para oficinas culturais e também para o projetos Jovens Aprendizes, no qual estudantes entre 18 e 23 anos, da rede pública de ensino, recebem aulas de reforço e capacitação profissional. Para este projeto, as inscrições serão feitas apenas no dia 8 de fevereiro, na sala 506 do bloco B da Unicap. Clique aqui e veja a documentação necessária para inscrição nos projetos. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4242.  

Espaço Criança Esperança de Olinda tem vagas para oficinas
Por Lílith Perboire

O Espaço Criança Esperança Olinda (ECEO) abriu vagas para oficinas que acontecem de segunda a sexta-feira na Universidade Católica de Pernambuco. Os interessados devem realizar a matrícula de 1º a 11 e 18 a 26 de fevereiro, de 8h às 12h e 13h às 16h no ECEO com toda documentação exigida.

As vagas são destinadas para estudantes de escola pública ou para bolsista integral em escola privada. É preciso ainda ter renda familiar de até três salários e residir no bairro de Rio Doce ou Ilha Santana. As oficinas começam no dia 1º de março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensão@unicap.br ou pelo fone (81) 2119 4242.

 Oficinas e Vagas disponibilizadas em 2010 pelo ECEO :

OFICINAS

Nº  VAGAS

DIAS

Voleibol

120

Terça e Quinta

Handebol

200

Segunda e Quarta

Natação

150

Terça e Quinta

Hidroginástica

60

Terça e Quinta

Basquete

75

Segunda e Quarta

Futebol de Campo

105

Segunda e Quarta

Karatê 

60

Terça e Quinta

Percussão 

120

Segunda e Quarta

Capoeira

120

Terça e Quinta

Teatro

120

Terça e Quinta

Informática Básica

135

Segunda e Quarta /Terça e Quinta

Pré-vestibular(*)

280

Segunda a sexta

Jovem Aprendiz(*)

20

Segunda a sexta

Computação Gráfica

15

Terça , Quinta e Sexta

(*) As aulas acontecerão na UNICAP, Rua do Príncipe, 526, Boa Vista – Recife.

 

Oportunidade de estágio em TI
Por Victor Bastos

Estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação poderão se inscrever no Programa de Estágio MV. É necessário ter conhecimento em engenharia de software e/ou testes. Os interessados devem envias o currículo até o dia 5 de fevereiro para o e-mail renata.santos@mv.com.br, com o título da vaga Estágio em TI. Os selecionados receberão bolsa auxílio, vale refeição e vale transporte. A carga horária será de seis horas diárias, das 10h às 12h e 13h30 às 17h30.

 

Oportunidade de estágio para estudantes de Química e Física
Por Victor Bastos

A Unigape Consultoria em Estágios está selecionando estudantes do curso de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física para estagiar no período da manhã. Outras informações através dos telefones (81) 3421-2229 / 3231-3479 ou pelo portal www.unigape.com.

 

Confira mais notícias >

topo topo

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000