A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 29 de Junho de 2009 Ano 8

O Jornalismo é debatido na Assembléia Legislativa
Por André Amorim

Estudantes e profissionais da área de Jornalismo debateram, nesta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de eliminar a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Uma audiência pública foi promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia, presidida pela deputada estadual Teresinha Nunes.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sindicato de Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE), Ayrton Maciel; o secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco, Evaldo Costa; o representante do Reitor da UFPE, professor José Mario Austregésilo; o representante da Universidade Católica de Pernambuco, professor Ricardo Melo; o presidente do Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, Inaldo Salustiano; o deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Fernando Nascimento e a coordenadora de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Lydia Barros.

A deputada Teresinha Nunes, jornalista formada pela Universidade Católica, explicou que a audiência pública foi a forma encontrada pela Assembleia Legislativa para demonstrar apoio aos jornalistas. Além disso, os presentes discutiram estratégias que podem ser tomadas para pressionar o Congresso Nacional a regulamentar a profissão.

Ayrton Maciel, presidente do SinjoPE, agradeceu o espaço que a Assembleia concedeu e falou sobre as históricas conquistas conseguidas pela classe e o retrocesso que significa o fim da obrigatoriedade do diploma. Ayrton lembrou que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), no próximo dia 17 de julho, realizará uma reunião com os presidentes dos 31 sindicatos de jornalistas do país.

O secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco, Evaldo Costa, fez questão de ressaltar que a luta pela obrigatoriedade do diploma deve ser de encarada por toda a sociedade. O secretário acredita que a decisão tomada pelo STF abre precedentes para que os diplomas de outras profissões sejam invalidados.

Passeata a favor do diploma mobiliza estudantes e profissionais de Jornalismo do estado
Por Tiago Cisneiros

Estudantes e jornalistas realizaram, na última sexta-feira (26), o primeiro ato público contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de retirar a exigência do diploma para o exercício da profissão. Apesar da greve de ônibus no Grande Recife, mais de duzentas pessoas saíram em passeata da Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, até a Universidade Católica de Pernambuco, que foi homenageada por abrigar o primeiro curso de Jornalismo do Norte e Nordeste, criado em 1961. A manifestação, organizada pelo movimento Panelada de Jornalismo (que congrega o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco – Sinjope -, alunos e profissionais da área), contou, também, com a presença de deputados, advogados, radialistas e professores.

Concentrados a partir das 15h na Praça Oswaldo Cruz, em frente ao Sinjope, os manifestantes usaram apitos e panelas para demonstrar a indignação quanto à queda da obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista. Estudantes, professores, políticos e lideranças sindicais revezavam-se ao microfone para levantar as argumentações e posicionamentos da categoria. Muitos preferiram protestar através de faixas com palavras de ordem, em defesa da formação superior e em alusão às possíveis conseqüências da decisão do STF nas responsabilidades e credibilidade da mídia nacional. Às 16h40, deram início à passeata, passando pela Avenida Conde da Boa Vista, pela Rua da Soledade e Rua do Príncipe.

Na Rua Afonso Pena, em frente à reitoria da Católica, os manifestantes prestaram uma homenagem ao mais antigo curso de Jornalismo do Norte e Nordeste, criado pela Universidade em 1961. Em seguida, coube ao presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Ayrton Maciel, a fala de encerramento do protesto, que revelou a alegria e a esperança surgidas com a realização do ato público. “A luta vai continuar”, prometeu.

Criado após a decisão do STF por estudantes das principais instituições do estado, o movimento Panelada de Jornalismo tem coordenado as ações em defesa da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Integrante do grupo e aluna do terceiro período do curso de Jornalismo da Católica, Lorena Tabosa avalia a formação superior como uma garantia mínima de ética no tratamento com os fatos e as pessoas e entidades envolvidas. “Soube da notícia pelo Jornal Nacional e fiquei indignada. É revoltante porque sabemos que é um processo iniciado por empresas de comunicação, interessadas em ditar o piso salarial e escolher os seus empregados”, argumenta. Como esperança para a questão, Lorena aponta a proposta de emenda constitucional (PEC) que deve ser apresentada ao Congresso pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) até a quarta-feira. “A passeata e os outros atos e reuniões têm o objetivo de mostrar que não devemos nos abater, porque ainda existem caminhos possíveis para a regulamentação.”

A estudante do quarto período do curso de Jornalismo da Católica Rafaella Magna considera válida toda manifestação que chame a atenção da sociedade. “A população está sabendo dessa disputa superficialmente. Ela precisa estar mais atenta a isso, para saber quem são os verdadeiros interessados nessa mudança”, declarou.

Professores dos cursos de Comunicação Social, também, representaram a Universidade Católica de Pernambuco no protesto. Para a coordenadora da graduação em Jornalismo, Paula Reis, a manifestação foi “um ótimo começo para articular a sociedade”, que seria a principal interessada na questão, porque “é quem vai sofrer a queda da qualidade na informação”. Segundo ela, a intenção é que o ato seja, apenas, o primeiro de vários que serão realizados no segundo semestre de 2009. Paula elogiou, ainda, a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, dos deputados estaduais de Pernambuco, do Sindicato dos Radialistas, alunos de Relações Públicas e jornalistas e estudantes de diversas gerações. “Essa representatividade foi bem significativa para este ato”, afirmou.

A coordenadora de Graduação da Católica, professora Aline Grego, lembrou que a decisão do STF envolveu uma “manobra” para evitar manifestações contrárias. “Eles adiaram esse julgamento até o período de férias, para que os estudantes estivessem desmobilizados. Sabem que as ações dos universitários têm mais repercussão do que as de profissionais”, explicou. Também estiveram presentes ao protesto os professores Alexandre Figueirôa, Marcelo Abreu e Ricardo Mello (vice-presidente do Sinjope).

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Ayrton Maciel, se disse muito decepcionado com a decisão do Supremo Tribunal Federal. “Foi uma escolha unilateral, visando, apenas, ao lado empresarial, econômico. Eles não pensaram nas 80 mil pessoas que estão apreensivas com a situação no mercado de trabalho”, declarou. Para Ayrton, o fim da obrigatoriedade é uma violência contra a categoria e a profissão de jornalista. “A informação é um bem público que foi privatizado. Agora, as empresas regulamentam o campo de emprego. Onde começa e termina a nossa profissão?”, questionou. Além do espaço para que os meios de comunicação ditem salários e escolham os profissionais sem critérios objetivos, ele aponta que a nova situação pode fragilizar a profissão e a ética dos jornalistas. “As pessoas estão com medo de atingir os interesses da empresa. Se não há regulamentação, o profissional vai se sentir ameaçado e preso aos desejos dos proprietários de veículos de comunicação. Isso fere a possibilidade de negação pelos escrúpulos pessoais.”

A presença de professores, sindicalistas e estudantes no protesto foi bastante elogiada por Ayrton. “Fiquei muito orgulhoso e satisfeito da participação. Em uma sexta-feira, as redações estão lotadas (para concluir as edições dos jornais de sábado e domingo). Além disso, temos as férias das faculdades e a greve dos ônibus. Mesmo assim, tivemos quase duzentas pessoas aqui. É uma prova de que estamos dispostos a levar a luta adiante”, encerrou.

Concluintes de Relações Públicas apresentam projetos experimentais
Por Rebeca Kramer 

O último dia de apresentação dos 7 projetos experimentais do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco para o semestre 2009.1 aconteceu na noite de sexta-feira (26), na sala 510 do bloco A. Na ocasião, dois trabalhos foram apresentados pelas concluintes, sob a orientação do professor Breno Carvalho. A banca examinadora foi composta pela professora da Católica Theresa Sampaio, pela relações públicas da Prefeitura do Cabo Ieda Ferreira e pela relações públicas da Ampla Comunicação Daniela Cury.  

O primeiro projeto foi sobre a “Baby Roger”, marca cujos principais produtos são fraldas descartáveis, lenços umedecidos e cosméticos para bebês. Com o intuito de avaliar tanto as políticas internas, como a opinião do público acerca da produção da empresa, Sandra Nunes e Vanessa Souza questionaram como se dava a comunicação entre a gerência e os funcionários e quais seriam as necessidades da organização a fim de trazer alguns benefícios e lucros para a empresa. Criaram um jingle com trilha sonora infantil de 30 segundos para uma efetiva divulgação das potencialidades produtivas da “Baby Roger” e um CD institucional, contendo dicas de como uma mãe poderia cuidar melhor do bebê utilizando os produtos da marca. Segundo Sandra e Vanessa, os produtos da marca são bastante divulgados no programa “Cardinot”, da TV Jornal e, com isso, evidencia-se que o público alvo do projeto são as classes A,B,C e D.  

Dentre as várias proposições, falaram da importância de um especialista para esclarecer o funcionário da importância do produto formulado por ele e de como esse serviço pode ser necessário para a sociedade. “Assim, o funcionário compreenderia melhor o que ele está ajudando a produzir, se sentiria mais satisfeito com a empresa por ela estar interessada em seu bem-estar e o rendimento e o ambiente de trabalho seriam melhores”, comentou Vanessa. Além disso, propuseram um evento para divulgação dos produtos cujo boneco propaganda seria o personagem “Baby Roger”. Na ocasião, seriam distribuídos kits promocionais com produtos da marca e os dois CDs produzidos. “Uma parceria com redes de supermercados seria bastante viável para o aumento da divulgação dos produtos e, consequentemente, das vendagens”, complementou. 

Madrigal Marlos Nobre vai realizar recital em julho
Por
Beatriz Lacerda

O Madrigal Marlos Nobre vai apresentar um Recital de Músicas Sacras no qual serão interpretadas peças de compositores como Haendel, Haydn, Mozart e Anton Diabelli. Sete sopranos, cinco contraltos, oito tenores e sete baixos integram o coro do Madrigal da Unicap, que será acompanhado pelo pianista Alison Queiroz e regido pelo irmão Lindbergh Pires.

O recital será realizado no dia 2 de julho, na Igreja Venerável da Ordem Terceira de São Francisco. A apresentação terá início às 19h30 e a entrada é gratuita. Segue abaixo o repertório do Recital :                            

PROGRAMA:

Do Oratório de Judas Macabeus – G. F. Handel“See the conqu’ring hero comes”.

Do Oratório A Criação -  J. Haydn
Duet (Eva e Adão com Coro)
Solistas: Patrícia Maria
Wellington Moura.

Aus Vesperae Solennes Confessore – W. Mozart
Laudate Dominum
Solista: Adriana Lara.

O Divine Redeemer -  Charles Gounod

Da Cantata “Wachet auf....” – J. S. Bach
“Gloria sei dir gesungen”

Ave Verum de Charles Gounod.

Domine Exaudi – Anton Diabelli
Dueto: Adriana Lara
Wellington Moura.

Do Oratório “O Messias” de Georg F. Handel
Accompagnato: “Confort ye...”
Ária: “Ev’ry valley...”
Solista: Ivan Ferreira..

Do Oratório “O Messias) – G. F. Handel
Hallelujah.

Inscrições para 1º Concurso de Roteiros UnicapDoc terminam nesta terça-feira
Por Tiago Cisneiros

A Católica está com inscrições abertas, até esta terça-feira (30), para o 1o Concurso de Roteiros UnicapDoc. A competição integra a programação da 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, realizada pela Universidade entre os dias 1o e 5 de junho. O vencedor será premiado com um notebook.

O tema do concurso é a frase “Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, escrita por Guimarães Rosa, na obra Grande Sertão: Veredas. Por isso, os projetos inscritos devem abordar valores e questões sociais, culturais, econômicos e raciais. Serão aceitos projetos de documentários com duração entre 15 e 25 minutos, elaborados por roteiristas maiores de 18 anos, nordestinos natos ou residentes na região há mais de dois anos. Cada concorrente poderá participar com apenas um trabalho.

Mais informações sobre inscrições, detalhes dos projetos e avaliações estão disponíveis no site da 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário. Acesse http://www.unicap.br/eventos/mostra/concurso.html .

D.A de Direito vai realizar minicurso em julho
Por André Amorim

O Diretório Acadêmico do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco realizará nos dias 14, 15 e 16 de julho o minicurso Direito do Consumidor. Durante as aulas, serão discutidos temas como “noções gerais do Código de Defesa do Consumidor”, “crimes nas relações de consumo” e “proteção do consumidor”. O minicurso será ministrado pelo promotor de Justiça Maviel de Souza Silva; pela presidente da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), René Patriota; pela diretora do Procon Recife, Cleide Torres; pelo coordenador geral do Procon em Pernambuco, José Cavalcanti de Rangel Moreira; pela presidente da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon), Rosana Grinberg; e pela servidora do Ministério Público de Pernambuco Márcia Janine Espíndola.

Os encontros vão acontecer na sala de júri da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Graduação (Astepi), das 8h às 12h. O minicurso tem 60 vagas. de As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cursodoconsumidor@gmail.com.

Museu de Arqueologia da Católica oferece aulas e oficinas para crianças
Por Tiago Cisneiros

Durante o mês de julho, o Laboratório e Museu de Arqueologia da Católica realizará uma programação especial dirigida para crianças de 7 a 10 anos. O Projeto Arqueologia para Crianças oferecerá aulas sobre o período da Pré-história e oficinas de cerâmica-argila e escavação.

No total, são oferecidas 60 vagas, divididas em duas turmas (de 13 a 15 de julho e de 21 a 23 de julho). As inscrições custam R$ 30 (incluindo material didático) e podem ser feitas pelo telefone 2119 4192. Confira a programação a seguir.

De 13 a 15 de julho, das 14h30 às 17h

  • 13/07: Aula de Pré-história, Megafauna e Evolução do crânio.
  • 14/07: Oficina de cerâmica-argila.
  • 15/07: Oficina de escavação.

De 21 a 23 de julho, das 14h30 às 17h

  • 21/07: Aula de Pré-história, Megafauna e Evolução do crânio.
  • 22/07: Oficina de cerâmica-argila.
  • 23/07: Oficina de escavação.

As aulas e oficinas serão realizadas no Laboratório e Museu de Arqueologia, localizado no 1º andar do bloco G da Católica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4192.

Alcoa abre inscrições para 8o Prêmio de Inovação em Alumínio
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas até o dia 18 de setembro, pelo site www.alcoa.com.br , as inscrições para o 8o Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. O concurso é dirigido a estudantes dos cursos superiores de tecnologia (graduação e pós-graduação lato sensu) e profissionais que atuam com projetos e planejamentos de gestão (com formação superior ou experiência mínima de três anos sem distinção quanto à categoria funcional).

O 8o Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio será dividido nas modalidades Produtos e Aplicações (com o tema “Reciclagem de Alumínio”) e Gestão da Reciclagem (com tema livre). Os interessados podem participar do concurso nas duas categorias.

Os trabalhos inscritos deverão ser enviados pelos Correios para o endereço Rua Artur de Azevedo, 499, CEP 05404-011, São Paulo/SP, com o título “Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio”. O prazo máximo da postagem é o dia 19 de outubro.

Confira as premiações para os vencedores.

Estudantes:

Autores – 1o lugar: troféu, diploma e R$ 9 mil.

Professor-orientador: troféu, diploma e R$ 5 mil.

Instituição de ensino: R$ 5 mil em equipamentos didáticos.

Autores – 2o lugar: troféu, diploma e R$ 3 mil.

Professor-orientador: troféu, diploma e palm top.

Profissionais:

1o lugar – troféu, diploma e R$ 11 mil.

2o lugar – troféu, diploma e R$ 4 mil.

Os detalhes do concursos estão disponíveis no site http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/pa2009/premioalcoa_2009_index.asp . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3082 6377 ou pelo e-mail premioalcoa@alcoa.com.br .

Santander Universidades promove prêmio de pesquisa científica
Por Tiago Cisneiros

O projeto Santander Universidades está com inscrições abertas, até o dia 23 de agosto, para o Premio Santander de Ciência e Inovação. O concurso, destinado a pesquisadores-doutores, é dividido em quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Educação, Biotecnologia e Saúde. O autor da melhor pesquisa científica de caráter inovador em cada modalidade será premiado com R$ 50 mil.

As inscrições podem ser feitas no site http://www.universia.com.br/premiosantander . É preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição
  • Comprovante de titulação de Doutor
  • Currículo Lattes atualizado do participante
  • Resumo do projeto
  • Projeto de Pesquisa completo
  • Comprovante de docência em exercício (o docente deve pertencer ao quadro da Instituição de Ensino Superior).

* Caso a instituição de doutorado e de docência não sejam parceiras, o candidato deve apresentar um comprovante de graduação em instituição de ensino superior parceira do Grupo Santander Brasil ou do Universia.

Os projetos inscritos passarão por duas etapas de avaliação e seleção (uma regional e uma nacional). Os detalhes do processo e as informações sobre regulamento, inscrições e critérios avaliativos podem ser obtidos no site http://www.universia.com.br/premiosantander .

Abertas inscrições para 15º Seminário Internacional de Ciências Criminais
Por Tiago Cisneiros

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) realizará, entre os dias 25 e 28 de agosto, seu 15o Seminário Internacional. O evento, que contará com conferências, painéis, exibição de filme e audiência pública, acontecerá no Hotel Tivoli São Paulo Morrafej, em São Paulo (rua Alameda Santos, 1437, Jardins). Neste ano, os estudantes foram beneficiados pela organização do encontro, com a criação do “Grupo Acadêmico”, uma categoria de participação para dez pessoas com valor promocional. Serão conferidos certificados de participação com a devida carga horária.

O valor de inscrição para cada Grupo Acadêmico é de R$ 2.800,00, o que corresponde a R$ 280 por pessoa. Atingidas as dez vagas, a equipe receberá a cortesia de mais um integrante (professor responsável ou estudante). No período da manhã, os universitários assistirão às palestras em uma sala específica, através de um telão, com disponibilidade de tradução simultânea, formulação de perguntas e os mesmos materiais fornecidos aos demais participantes do seminário. Durante a tarde, poderão estar presentes aos painéis selecionados no momento da inscrição.

Entre as temáticas abordadas no seminário, estarão a súmula vinculante, a Lei de Segurança Nacional, a criminalização dos movimentos sociais, o controle penal e político de drogas, as visitas íntimas, a globalização e a crise econômica, a anistia, o aborto e a reincidência criminal. O encontro contará com a participação de grandes nomes de diversas áreas de conhecimento, como o ex-ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos e o economista Pedro Malan. Também serão promovidas conferências com especialistas estrangeiros, como o italiano Massimo Pavarini, o português José de Faria Costa, os espanhóis Luis Arroyo Zapatero e Ignácio Berdugo e o norte-americano Joseph Marguiles. No dia 25, às 19h, a biofarmacêutica Maria da Penha estará presente à audiência pública “Maria da Penha: uma história de luta”, referente ao problema da violência doméstica no Brasil.

Além do “Grupo Acadêmico”, o IBCCRIM oferece quatro categorias de inscrição. Confira os valores até o dia 31 de julho.

Profissional sócio – presencial: R$ 550 / telão: R$ 500

Profissional não-sócio – presencial: R$ 660 / telão: R$ 600

Estudante sócio – presencial: R$ 330 / telão: R$ 280

Estudante não-sócio – presencial: R$ 420 / telão: R$ 370.

A partir do dia 1o de agosto, os investimentos sofrerão os seguintes reajustes:

Profissional sócio – presencial: R$ 600 / telão: R$ 550

Profissional não-sócio – presencial: R$ 720 / telão: R$ 660

Estudante sócio – presencial: R$ 380 / telão: R$ 330

Estudante não-sócio – presencial: R$ 470 / telão: R$ 420

As inscrições podem ser feitas no site www.ibccrim.org.br . O pagamento de R$ 2800,00 pode ser parcelado em até três vezes, com entrada à vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3105 4607, no ramal 111, ou pelo e-mail ibccrim@ibccrim.org.br.

Jornada de Cursos de Computação da Católica
Por Jaime Mitchell

A Católica realiza no mês de julho a Jornada de Cursos de Computação. As inscrições já estão abertas no site da Universidade (www.unicap.br). Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação Geral de Extensão, no telefone 2119-4242. Confira abaixo os cursos oferecidos:

1 - Título: Construindo planilhas com Excel
Público-alvo: Público em geral
Pré-requisito: Conhecimentos em sistema operacional Windows e informática básica
Carga Horária: 20h
Horário: 19:00 às 21:00
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$100,00

2 – Título: Desenvolvendo aplicações para web com ASP.NET  e C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados no desenvolvimento de aplicações para web com a plataforma .NET.
Pré-requisito: Bom conhecimento da linguagem C#
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

3 – Título: Desenvolvendo sites dinâmicos usando PHP e AJAX
Público-alvo: Profissionais (webmaster, webdesigner e consultor de TI) e estudantes que desejem iniciar ou aprofundar seus conhecimentos em PHP e Ajax.
Pré-requisito: Conhecimentos básicos de programação (algoritmos) e HTML
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

4 – Título: Desenvolvimento de aplicações Java (Básico)
Público-alvo: Estudantes da área de exatas, programadores, analistas de sistemas, gerentes de projetos, profissionais em geral do mercado de TI.
Pré-requisito: Noções básicas de lógica de programação (algoritmo)
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

5 – Título: Introdução à linguagem de programação C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em programação orientada a objeto.
Carga Horária: 30h
Horário: 14h às 17h
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

6 - Programando em C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação
Carga Horária: 30h
Horário: 14h às 17h
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

7 – Título: Desenvolvendo aplicações Windows Forms utilizando .NET Framework e C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

8 – Título: Desenvolvendo games e aplicativos para dispositivos móveis usando a plataforma J2ME (Java2 Micro Edition)
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados em desenvolver games e aplicativos para dispositivos móveis, tais como celulares e PDA’s.
Pré-requisito: Conhecimentos de Java básico.
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

Prova do Vestibular 2009.2 será realizada no dia 4 de julho
Por Tiago Cisneiros

Os candidatos inscritos no Vestibular 2009.2 da Católica irão fazer a prova no dia 4 de julho, das 8h às 13h. Eles irão disputar 410 vagas, distribuídas nos cursos de Administração; Direito; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Fisioterapia; História (Licenciatura); Publicidade e Propaganda; e Psicologia. Além do exame vestibular, os candidatos têm a opção de concorrer às vagas com as notas das versões 2006, 2007 e 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os três melhores colocados em cada uma das graduações receberão a bolsa prêmio, que concede redução de 25% no valor das mensalidades ao longo do curso. Eles ainda terão benefícios na matrícula. Os primeiros lugares terão um desconto de 100% no valor da primeira mensalidade. Os segundos colocados, 75%; e os terceiros lugares, 50%.

O resultado do vestibular será divulgado até 8 de julho, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Católica. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas no dia 13 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, no auditório G2 (localizado no primeiro andar do bloco G). Os retardatários poderão cumprir o procedimento no dia seguinte (14), das 8h30 às 11h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH -, no primeiro andar do bloco B. Os certificados de matrícula serão entregues em 30 de julho, das 13h30 às 16h, no campus da Universidade. Mais informações sobre o Vestibular 2009.2 da Católica podem ser obtidas pelo e-mail coave@unicap.br, pelo www.unicap.br ou pelo telefone (81) 2119 4143.

Estrutura oferecida pela Católica aos seus alunos

Biblioteca: A Biblioteca da Católica é a maior do Recife, com um acervo de mais de 141 mil títulos e 429 mil exemplares. Os estudantes têm à disposição cabines individuais e um amplo espaço para estudo em grupo, além da Seção de Multimeios com salas de vídeo, cabines de áudio e computadores com acesso à Internet. A Biblioteca é totalmente climatizada.

Astepi e Fórum: Os alunos de Direito têm a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula. No Fórum da Unicap, criado em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, e na Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi), os estudantes têm contato real com a profissão. Além disso, através dos 11 Núcleos de Prática Jurídica da Universidade, eles prestam assistência jurídica gratuita à população.

Intercâmbio: A Unicap tem convênios com várias universidades do Brasil e também do exterior. Por meio do Programa de Intercâmbio Estudantil, estudantes podem viver uma experiência acadêmica em uma instituição de ensino superior nacional ou internacional. Tudo isso pagando o mesmo valor da semestralidade.

Esporte e Cultura: A Católica possui cinco grupos artísticos: MPB, Wave, Mandacaru, Flor de Maracujá e Capoeira, além do Madrigal. Na área esportiva, a Universidade conta com mais de 300 atletas, que participam de competições internas, comunitárias e universitárias em modalidades como futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, basquete, judô, entre outras.

Voluntariado: Por meio da Pastoral da Católica, os estudantes têm contato com o voluntariado. Na Ronda Noturna, por exemplo, alunos e funcionários distribuem sopa aos moradores de rua do Recife, toda quinta-feira à noite. Através do Projeto Querer Bem, os alunos podem participar de atividades voluntárias no Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC), na Casa Nossa Senhora da Consolação e no IMIP.

Clínicas e Laboratórios: A Católica dispõe de 115 modernos laboratórios equipados para atender as necessidades práticas dos cursos oferecidos pela Universidade; duas agências experimentais (Relações Públicas e Publicidade e Propaganda); uma empresa júnior; além de quatro clínicas (Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia), onde os alunos prestam atendimento à população.

Pesquisa: A Católica tem investido cada vez mais em pesquisa. Atualmente, a Universidade conta com 36 grupos de pesquisa vinculados ao CNPq. Além disso, tem apostado na formação de jovens cientistas. Hoje, a Unicap tem 204 bolsistas participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e dez estudantes do Liceu Nóbrega fazendo parte do Pibic Júnior.

Bolsas e financiamentos disponibilizados para os alunos

Bolsa de Assistência Social: Programa criado para atender ao aluno carente, que deseja concluir o curso de nível superior em que esteja matriculado. Concede uma redução de 25% nas mensalidades aos alunos cuja carência tenha sido comprovada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

Bolsa Prêmio: É destinada aos alunos classificados através do vestibular nos 1º, 2º e 3º lugares, em cada curso de graduação. Os classificados em 1º lugar recebem uma bolsa de 100% na 1ª parcela; já os classificados em 2º lugar têm direito a uma bolsa de 75% na 1ª parcela e os classificados em 3º lugar recebem uma bolsa de 50% na 1ª parcela. Nas demais parcelas esses alunos terão desconto de 25%.

Prouni (Programa Universidade Para Todos): É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. São requisitos para obtenção do benefício: o exame do Enem e a Inscrição no ProUni. A Católica aderiu ao Programa desde o início de sua criação, com bolsa de 100%. Informações pelo site:www.mec.gov.br/prouni.

Financiamento Estudantil (FIES): O programa de Financiamento do Ensino Superior foi criado pelo MEC em 1999, em substituição ao Creduc. É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um desconto de 30 a 50%. É preciso apresentar um fiador. Esse financiamento é reembolsável após a conclusão do curso. Maiores informações no site:www3.caixa.gov.br/fies

Crédito Educativo Católica: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil) é concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo aos alunos matriculado que apresentem dificuldades de se manterem nos cursos de graduação. Faz-se necessário apresentar um fiador. É reembolsável, em parcelas e tempo equivalente a sua utilização, após um ano do aluno formado. A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

Bolsa para funcionários e dependentes: O benefício é concedido aos funcionários e professores da Católica, bem como a seus respectivos dependentes diretos (filhos e cônjuges). Aqueles com carga horária de 40 horas semanais têm direito a bolsa integral na mensalidade dos cursos de graduação. Já os funcionários que trabalham até 34 horas têm desconto de 75% no valor da mensalidade e os professores, de 50%.

Programa Fidelidade: Redução de 10% sobre o valor da mensalidade para quem tem dependentes matriculados na Católica. Esse é o objetivo do Programa Fidelidade Unicap, adotado a partir do período letivo 2008.1. O benefício contempla os alunos que comprovarem dependência fiscal perante os pais, tutores ou avós, conforme disposto na legislação do Imposto Sobre a Renda. O incentivo é válido somente a partir do segundo irmão matriculado, desde que o mesmo não possua bolsa ou financiamento estudantil de qualquer tipo. A redução do Programa Fidelidade Unicap é concedida já a partir da segunda parcela da mensalidade. 

Inscrições para Mestrado em Engenharia Civil terminam no dia 10 de julho
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas até 10 de julho as inscrições para o Mestrado em Engenharia Civil da Católica, com área de concentração em Engenharia das Construções. A seleção dos candidatos será realizada entre os dias 20 e 22 de julho, e as aulas terão início na manhã do dia 10 de agosto.

Após fazer a pré-inscrição no site www.unicap.br , os interessados devem se dirigir à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação (sala 003 do bloco G4 da Católica), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e apresentar os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição fornecida pela Católica
  • Justificativa de interesse pelo curso
  • Original e cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso ou de declaração de que está cursando o último período da graduação em 2009.1.
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Currículo documentado
  • Duas cartas de recomendação (modelo fornecido pelo Programa de Mestrado)
  • Comprovante de pagamento da taxa de pré-inscrição, no valor de R$ 150.
  • Original e cópia do CPF.
  • Original e cópia do documento de identidade (RG).
  • Original e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento.
  • Original e cópia do certificado de quitação com o serviço militar.
  • Uma foto 3x4 recente e colorida.
  • Original e cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição.
  • Proposta preliminar de projeto de pesquisa.

As cópias solicitadas deverão ser entregues à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação.

O processo de seleção para as 16 vagas disponíveis consistirá em seis etapas, a saber:

  • Prova escrita de conhecimentos em Engenharia Civil, com base na bibliografia indicada no edital (em breve, no site www.unicap.br)
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (inglês ou francês), com auxílio de dicionário, através de teste de compreensão de texto ou apresentação de uma comprovação de proficiência emitida por instituição credenciada.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita.
  • Análise do currículo.
  • Análise do histórico escolar da graduação.
  • Análise da proposta preliminar do projeto de pesquisa.

O Mestrado em Engenharia Civil tem duração entre 12 e 24 meses. O valor das mensalidades será divulgado antes do término do período de inscrições.

Mais informações:

Pró-reitoria Acadêmica da Católica

Endereço: Rua do Príncipe, 526, bloco G4, sala 003 – Boa Vista, Recife/PE.

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.

Fone: (81) 2119 4369

E-mail: prac@unicap.br ou cpg@unicap.br

Coordenador do Mestrado em Ciências da Religião participa de reunião em Brasília
Por Jaime Mitchell

O coordenado do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, Gilbraz Aragão, vai viajar para Brasília, onde irá participar da reunião semestral dos coordenadores de pós-graduação, mestrado e doutorado na área de Teologia e Ciências da Religião de todo o país. O encontro é organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pelo professor Marcelo Perine. Segundo o professor Gilbraz, a reunião é para avaliar o andamento da pós-graduação nessa área e traçar melhoramentos. O evento acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Wal-Mart Brasil abre inscrições para o 2º Prêmio Varejo Sustentável

Com informações da organização do evento

O 2º Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil visa estimular a pesquisa e difundir as propostas dos estudantes dos cursos brasileiros no desenvolvimento da sustentabilidade em toda a cadeia varejista, relacionamentos e níveis de atuação identificando novos projetos, práticas, ideias ou aplicações com potencial de desenvolvimento no varejo.

O Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil é um concurso nacional aberto a todos os estudantes dos níveis técnico e superior, sem distinção no nível de formação – sequencial, tecnologia ou graduação – que poderão participar com projetos de ações, métodos, equipamentos, sistemas operacionais e soluções inovadoras que possam ser aplicados em qualquer etapa da operação do varejo.

A participação é aberta a estudantes, individualmente ou em grupo pertencente à mesma instituição de ensino, com idade mínima de 16 anos, regularmente matriculados no primeiro ou no segundo semestre do ano de 2009 nos cursos brasileiros dos níveis técnico, superior em tecnologia, sequencial ou graduação, sem distinção ao tipo de curso ou período.

Os projetos participantes devem contemplar os três pilares da sustentabilidade:

  • Benefícios ambientais, sociais e econômicos – ou seja, os projetos devem ser voltados para valores socioambientais, sem perder de vista o desempenho econômico.
  • ser inéditos (ainda não aplicados no Brasil).*
  • permitir a aplicação imediata no segmento varejista supermercadista.

A proposta poderá agrupar modelos já existentes, porém, de forma inédita e ainda não aplicada no setor varejista brasileiro. A apresentação do projeto deverá estar estruturada de forma que demonstre todo o seu potencial para ser desenvolvido e aplicado pelo Wal-Mart, beneficiando o meio ambiente e as comunidades envolvidas.

* Para efeito deste concurso, entende - se por “inédito” um projeto ainda não aplicado no setor varejista supermercadista. Considera - se inovação, a nova forma de explorar um serviço, produto, processo ou ainda a junção das tecnologias e serviços existentes, numa nova proposta.

Projetos aplicados para testes ou em caráter experimental em laboratórios e semo envolvimento com nenhum canal do varejo, poderão participar deste concurso.

Os projetos deverão ser destinados para aplicação imediata no segmento varejista supermercadista em uma ou mais entre as seguintes áreas-tema:

  • Ecoeficiência, redução e reciclagem de resíduos, com aplicações em Lojas e centros de distribuição, Escritórios e Cadeia logística;
  • Produtos e Embalagens Sustentáveis, com aplicação em produtos e embalagens comercializados pelo varejo supermercadista;
  • Processos e métodos de avaliação, medição, minimização e mitigação dos impactos ambientais dos produtos comercializados no varejo supermercadista, com aplicação em produtos e embalagens comercializados pelo varejo;
  • Ações Sociais no Negócio, com aplicações em Lojas e centros de distribuição, Escritórios, Cadeia logística, Comunidade no entorno de lojas e escritórios e centros de distribuição.

Para participar do concurso, o autor responsável pelo projeto deverá inscrever-se obrigatoriamente via Internet, www.premiovarejosustentavel.com.br, até no máximo às 18h do 11/09/2009.

Outras informações no endereço: http://premiovarejosustentavel.com.br/doc/Regulamento_2_Premio_Varejo_Sustentavel_Wal-Mart_Brasil.pdf

Jornal Estado de São Paulo abre inscrições para curso intensivo de jornalismo
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas, até o dia 5 de julho, as inscrições para o 20o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Estado de São Paulo, único programa reconhecido como extensão universitária em jornalismo impresso pela Universidade de Navarra, na Espanha. A oportunidade é oferecida a jornalistas formados em 2007 e 2008 e a estudantes dos dois últimos períodos da graduação. As aulas serão realizadas em São Paulo, entre 1o de setembro e 4 de dezembro.

A ficha de inscrição para o curso, publicada pelos jornais Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, também podem ser obtidas pela internet, no site www.estadao.com.br/talentos . No total, serão selecionados 30 brasileiros e cinco alunos de universidades estrangeiras. Os nomes dos participantes passam a integrar o Banco Estado de Talentos, que é colocado à disposição do mercado de trabalho.

Durante três meses, os alunos assistem a aulas pela manhã, além de conhecer e atuar em diversos espaços da empresa Estado de São Paulo, com ênfase na própria Redação do jornal. O curso é dividido em três blocos: informação prática (simulação das etapas de produção jornalística, com o acompanhamento de editores do jornal), informação técnica (contato com experientes profissionais da comunicação) e informação geral (aulas de Ética, Economia, Política e Filosofia com destaque para o jornalismo e detalhamento das operações de um grande veículo de mídia). Participam, ainda, de um seminário sobre o planejamento de carreiras profissionais.

A seleção dos 30 participantes do curso acontece em duas etapas:

Prova escrita, elaborada por editores do Estado de São Paulo, sobre conhecimentos gerais e atualidades e redação de um texto jornalístico, baseado em informações fornecidas pelo exame. Quando: 2 de agosto, 9h. Onde: campus Vergueiro da Universidade Paulista (Unip), na Rua Apeninos, 267 – São Paulo.

Os 60 aprovados na primeira fase participam de entrevistas individuais, nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Metade dos candidatos (30) será aprovada para o curso.

Mais informações pelo site www.estadao.com.br/talentos ou pelo fone (11) 3856 2187

Abertas inscrições para o 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN
Por Rebeca Kramer

O 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN abriu inscrições para projetos na elaboração de matérias televisivas. O objetivo está em incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes, além de ser uma ótima oportunidade de prática e aproximação com o mercado, oferecendo visibilidade para os alunos e as Instituições de Ensino. A data limite para inscrição é dia 29 de junho e devem ser feitas no site: <www.concursocnn.com.br> . Os participantes concorrerão à exibição de sua matéria na CNN Internacional. Além disso, o vencedor do concurso conhecerá os estúdios do canal em Atlanta, Estados Unidos.

A edição deste ano tem duas novidades: os vídeos deverão ser postados no Youtube e em um Blog, com o intuito de serem um espaço aberto de discussão e exposição de opiniões referentes ao tema dessa edição: jornalismo, tecnologia e desenvolvimento social.

No ano passado, a aluna do 4º período de Jornalismo da Católica Natália Wicks de Almeida foi a quarta colocada no Concurso Universitário de Jornalismo da CNN. A estudante disputou o prêmio com reportagem sobre o Projeto Orquestra Criança Cidadã, que atende crianças de baixa renda do bairro do Coque, no Recife. O trabalho foi orientado pela professora Stella Maris Saldanha e contou com a produção dos alunos de Jornalismo da Católica Felipe Carneiro e Carlos Eduardo Nunes.

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a segunda turma do curso de especialização em Tecnologia Assistiva. A pós-graduação tem carga horária total de 390 horas/aula, distribuídas em 18 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e nos sábados (quinzenalmente), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Tecnologia Assistiva é de R$ 325. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

Ate 21/06 - Inscrições para o Vestibular 2009.2

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”
 

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000