A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 18 de setembro de 2008 Ano 7

Seminário Internacional aborda diversidades na América Latina
Por Cecília Pinho

O Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) promove até esta sexta-feira (19), na Universidade Católica, o “Seminário Internacional América Latina Una e Múltipla”. A abertura, na noite da quarta-feira (17) contou com a presença do Reitor, Padre Pedro Rubens, e do representante da presidência da FEI, Márcio Rillo. “Com esses eventos, a gente vê até onde uma universidade pode chegar. Este ano estamos fazendo um exercício de um olhar sobre a cidade, então, em metáfora, a América Latina é como uma cidade una e múltipla, e podemos ter vários olhares sobre ela, seus problemas e sua integração”, disse o Reitor.

Para dar início ao seminário, o Prof. Dr. Padre José Carlos Brandi Aleixo, membro do Conselho Acadêmico da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais e presidente do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, fez a palestra “América Latina: diversidade cultural e elos de ligação”. Como uma aula de introdução à América Latina, o professor expôs desde o descobrimento da América, as nomenclaturas que teve, passando por Índias Ocidentais, Novo Mundo, América Meridional, até chegar em 1860 em América Latina.

Mas o processo não foi tão simples. O Padre Aleixo contextualizou o cenário histórico citando importantes antecedentes ao que a América Latina é hoje. O início das relações internacionais, os diferentes poderes políticos e as dificuldades que a América Latina teve para encontrar sua identidade, diante de tanta diversidade oriunda de diferentes povos. “Será que essas palavras sugeridas conseguem expressar toda a diversidade, variedade e influências que tivemos? Teria que ser uma palavra de umas 15 sílabas”, ressaltou o Padre Aleixo.

Na palestra, ele também enfatizou os pontos que os países latino-americanos têm em comum, como as línguas latinas, e por isso formam uma unidade. Ainda ressaltou a importância de todos lutarmos pela integração da América Latina, por diversas razões, religiosas, humanísticas e econômicas. Para concluir, o Padre Aleixo citou a atual Constituição brasileira, que define: “A República Federativa do Brasil buscará a integração política, econômica e social dos povos da América Latina”.

Após a palestra, houve a apresentação do Coral Recife em Canto, formado por alunos, ex-alunos, professores e funcionários do Liceu e da Católica, criado há um ano pela Fundação Fé e Alegria. Sob a regência do maestro Josué Vicente, funcionário da Católica, o repertório foi bem variado, desde Eu sei que vou te amar, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, até Xaxado, de Luiz Gonzaga. O grupo aproveitou a oportunidade e divulgou o Encontro de Corais que está marcado para o dia 17 de outubro, às 19h, no auditório G1. Ao fim da abertura, os participantes se confraternizaram em um coquetel.

Manhã de palestras no anfiteatro da Católica
Por Jaime Mitchell

A programação do Seminário Internacional - América Latina Una e Múltipla continuou na manhã desta quinta-feira (18), no anfiteatro da Católica, no bloco G4.

A primeira mesa da manhã teve como tema “Caminhos do desenvolvimento da América Latina – Uma Visão Geral”. O Prof. Dr. Andrés Jung, da Universidade Católica do Uruguai, foi o primeiro a expor sobre o tema com sua palestra: “Blocos: disparidades e semelhanças (visão de um uruguaio)”. Ele abordou a questão econômica na América Latina. “A Cepal e as Políticas de Combate à Pobreza” foi o tema a palestra do Prof. Dr. Cassiano Ricardo, da Faculdade São Luís, de São Paulo. Em um terceiro momento, o professor Abraham Sicsú, da Fundaj e Neal, foi o mediador do debate.

Foi feito um intervalo de quinze minutos e todos voltaram ao anfiteatro para a segunda mesa “Há Alternativas para a América Latina?”. O Prof. Dr. Marcos Costa Lima, da UFPE, debateu “Os impasses da Integração Regional na América do Sul”. O consultor do Neal, Prof. Dr. Frederico Katz abordou “Visões recentes sobre o desenvolvimento da América Latina”. O Prof. Dr. André Mascarenhas, representando o Centro Universitário da FEI, presidiu a mesa.

Aquecimento Global e o Processo de Integração da América Latina são temas de mesas-redondas
Por Vanessa Cortez

O tema não podia ser mais atual. A mesa-redonda “América Latina Tropical: Cooperação para resiilência a um fenômeno que não causaram”, comandada pelo Prof. Dr. Adriano Batista, da Fundação Joaquim Nabuco, trouxe como tema o aquecimento global. O segundo tema, teve a presença da professora da Universidade Federal de Pernambuco, Eugênia Cristina Ribeiro, e abordou o processo de integração da América Latina. As mesas fazem parte do “Seminário Internacional América Latina Una e Múltipla”, que teve início ontem (17) e segue até esta sexta-feira (19).

A preocupação é geral quando o tema é tratado, mas segundo o professor Adriano Batista, a história do aquecimento global vem de muitos anos. “Isso vem de 200 anos atrás quando se descobriu que a emissão desses gases poluentes, em grande escala, poderia prejudicar o planeta, e que diminuí-los, ajudaria na redução do aquecimento da terra, mas o que fizeram foi taxar essas pessoas que afirmavam isso de ‘doidas’”, comentou.

Uma das pessoas que o professor a que se referia era o químico e estudioso Svante Arrhenius, que desenvolveu a teoria que explica que, ao dobrarmos o teor de CO2 (gás carbônico), aumentamos a temperatura em quatro graus (4ºC). E se diminuirmos o mesmo gás pela metade, a temperatura cai em quatro graus (4ºC). Ou seja, o aquecimento global poderia ter sido combatido há 200 anos, mas, segundo o professor, “a humanidade fez a opção pela ignorância e por mascarar os números”, afirmou.

Segundo os dados e informações passadas por Batista durante a explanação, o efeito desse aquecimento vai interferir na eficiência humana, na agricultura, e ter efeitos mais fortes nos trópicos mais secos, e ocorrerão precipitações pluviais maiores e mais concentradas, o que significa até desastres para as produções agrícolas. “Temos que ter pesquisa séria na área da agricultura, para buscar de fora o que já existe e implementar na América Latina, que ainda não é bem servida disso”, comenta.

Para o professor, o Nordeste e a América Equatorial são as áreas que mais vão sofrer com os problemas trazidos pelo aquecimento e, por isso, esse debate é importante principalmente nessas regiões.

“Direito comunitário e processo de integração Latino-americana: estudo segundo o Direito Internacional” foi a segunda mesa-redonda do segundo bloco dos eventos da tarde. A professora da Universidade Federal de Pernambuco, Eugênia Cristina Ribeiro, desenvolveu em sua apresentação temas como o significado da integração latino-americana, cooperação, e ainda destrinchou as fases do processo.

Trazendo uma visão jurídica dos assuntos, Eugênia explicou que a tanto a integração quanto a cooperação são fenômenos políticos cuja opção ideológica requer Estado de Direito, instituições democráticas, pois, a finalidade econômica, é a meta a ser alcançada preferencialmente com o desenvolvimento regional.

Ao citar a integração e o regionalismo, a professora dispôs dois tópicos essenciais ao funcionamento das relações: Animus Associativo e regras regionais. “O animus associativo que temos (América Latina), é maior que da Europa. E lá funcionou a União Européia. O que nos diferencia deles, é que a nossa comunidade não é maior”, completou. Após a exposição dos temas pelos professores, foi aberto o microfone para as perguntas dos participantes.

O “Seminário Internacional América Latina Una e Múltipla” promovido pelo Neal (Núcleo de Estudos para América Latina) segue até amanhã (19), e conta com a realização de mesas-redondas e debates, que acontecem das 8h30 às 16h. Mais informações pelo telefone: 2119-4067.

Neal debate relações de segurança e política internacional
Por Tiago Cisneiros

“O Brasil é um caso de sucesso”. Assim, Marcos Guedes, coordenador do Núcleo de Estudos Americanos da Universidade Federal de Pernambuco, avalia o desempenho do país na geopolítica atual. Já o professor e coordenador do curso de Economia da Católica, Thales Castro, afirma termos o complexo de “vira-latas” (criado pelo escritor Nelson Rodrigues) e garante que “poderíamos ser muito maiores”.

Marcos Guedes e Thales Castro foram os palestrantes da mesa “Geopolítica e defesa na América Latina”, parte integrante do Seminário Internacional América Latina Una e Múltipla, promovido pelo Neal (Núcleo de Estudos para América Latina) da Católica. O evento, coordenado pelo professor Frederico Katz, aconteceu nesta quinta-feira (18), das 14h às 15h20, no auditório do bloco G4.

O professor Marcos Guedes trabalhou o conceito de segurança - cuja idéia estaria “no centro das atividades das instituições da sociedade moderna -, as relações pós-11 de setembro entre economia e segurança e as intenções político-econômicas do atual governo brasileiro de tornar-se um “global trader (trocador)” e um “global player (jogador)”. Tratou, também, de aspectos históricos e da conjuntura latino-americana, abordando as últimas tendências de administração, militarismo e economia. Destacou o papel da democracia no combate às possíveis crises e a atual estagnação democrática na América Latina, devida ao “bolivarismo chavista”.

Thales Castro, por sua vez, criticou o excesso de legalismo da diplomacia brasileira – que ele admite ser bastante respeitada, pela tradição da continuidade – e a dificuldade de identificar os interesses políticos e econômicos do país. Explicou a influência do Barão de Rio Branco na política externa do país, apontando-a como “inadequada à intenção de tornar-se um ‘global player’ na atual sociedade maquiavelista-hobbiana”. Falou, ainda, sobre os problemas da América Latina, o pleito do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU e a proliferação “sem sentido” de órgãos relacionados à questão latino-americana. Ao término da palestra, concordou com o ex-primeiro ministro inglês Churchill, ao afirmar: “A democracia é a pior forma de governo”.

O evento foi encerrado com as respostas dos palestrantes às perguntas e comentários do público e o convite a um lanche coletivo oferecido na sala anexa ao auditório.

O Seminário Internacional América Latina Una e Múltipla, promovido pelo Neal (Núcleo de Estudos para América Latina) continua até amanhã (19), com a realização de mesas-redondas e debates. No encerramento, acontecerá a apresentação do grupo MPB Unicap.

Católica realiza conferência sobre a tradução dos textos bíblicos
Por Lucélia Brito

Em mais uma noite da Semana Bíblia, Comunicação e Arte, a Universidade Católica de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (18), no auditório do CTCH, no bloco B, a conferência “A arte de traduzir”.

O conferencista Johan Konings, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte- MG), falou sobre as diversas formas de interpretação dos textos bíblicos, a partir das diferentes traduções ao longo dos anos.

Entre os assuntos abordados por Johan Konings estavam a tradição da linguagem de hoje no âmbito evangélico e as Bíblias católicas. Ele lembrou que os livros canônicos não foram assumidos nas Bíblias hebraicas e protestantes e afirmou que as atitudes de Martinho Lutero no que diz respeito à tradução feita para o seu livro sagrado protestante foram feitas de uma forma muito rápida, sem levar em consideração os livros vindos da Bíblia grega.

A origem das traduções da Bíblia também foi debatida e o conferencista discutiu as distorções no significado e dificuldades encontradas por conta dos idiomatismos de cada língua. Segundo ele, os mesmos documentos foram usados nas mais diversas igrejas e as traduções é que causaram diferenças na interpretação dos significados.

Nesta sexta-feira (19), a Semana Bíblia, Comunicação e Arte chega ao fim, com a apresentação da Banda Sinfônica da Cidade do Recife no jardim em frente à Biblioteca Central, a partir das 19h.

Sexualidade e religião são temas do 4º dia de minicurso
Por Tiago Cisneiros

Sexo e religião. Essa relação, aparentemente, conflitante foi o tema da quarta aula do minicurso “A Palavra em defesa da vida na comunidade de Corinto”, que acontece durante a Semana Bíblia, Comunicação e Arte, no Espaço Loyola (bloco B), das 17h às 18h20.

Os professores da Católica João Luiz Correia Junior e Artur Peregrino, responsáveis pelo minicurso, prosseguiram com os assuntos da última aula, ao debater trechos da Primeira Carta aos Coríntios direcionados aos pobres e à vida fraterna na comunidade. Foram abordadas questões cotidianas, como a diversificação dos grupos religiosos e as desigualdades socioeconômicas, traçando analogias com a sociedade de Corinto.

Em um dos momentos de reflexão, João Luiz criticou os desvios de valores na modernidade, citando Ivone Gebara: “Não há mais um princípio ético universal, que é respeitar e promover a vida”. Enfatizou, também, a utilidade da Carta na “sobrevivência no mundo corporativo”, por oferecer caminhos “para congregar os membros e, assim, fazer progredir”.

Com o auxílio do texto-base, o professor iniciou a discussão sobre a temática sexual, também presente na Carta aos Coríntios. O autor, Paulo de Tarso, admite a autonomia do ser humano sobre o seu corpo, mas ressalva que é necessário fazer, apenas, o conveniente à comunidade e ao indivíduo. Apela, então, à ilusão da liberdade, sob o risco de que se torne uma versão obscura da escravidão. Algumas questões polêmicas, como a virgindade, o homossexualismo, o pan-sexualismo, o sexo na terceira idade e a prostituição, foram debatidas no término do encontro.

Estudante do 1o. período de Teologia da Católica Magno Holanda tem acompanhado o minicurso. Diz que procurou participar das aulas, por “questão de conhecimento e aprofundamento”. Perguntado sobre o que considera interessante na abordagem à Carta aos Coríntios, declara: “É importante essa transposição da vivência, de algo passado para a realidade atual, para que a gente possa trabalhar, no dia-a-dia, com essa mensagem”.

Nesta sexta-feira (19), acontecerá, no Espaço Loyola, das 17h às 18h20, a última aula do minicurso “A Palavra em defesa da vida na comunidade de Corinto”.

Minicurso de interpretação bíblica trata da relação do livro com o corpo, o amor e sexualidade
Por Vanessa Cortez

“A Bíblia não é limiar, não é um discurso raso, e sim polissêmico e simbólico. Ela narra, adentra, e não pretende falar sobre o amor, mas ela é o relato vivo sobre o amor. Por isso, o texto bíblico está cheio de uma intensidade amorosa”, essas foram as palavras do professor de Teologia da Universidade Católica de Lisboa – Portugal, José Tolentino Mendonça, que deram início ao quarto dia do minicurso “A leitura infinita: Bíblia e interpretação. Compreender a Bíblia é compreender-se”, que faz parte da programação da “Semana da Bíblia, Comunicação e Arte”.

Relação entre o homem, o corpo, o amor, a sexualidade com a Bíblia foram alguns dos temas tratados nesta tarde. Segundo o professor Tolentino, o nosso corpo é linguagem. Nós temos vários corpos, ou seja, nosso corpo tem vários níveis de entendimentos. “Experimentamos o mistério, uma polissemia de significados, e a Bíblia usa uma série de termos e expressões para dizer essa realidade do corpo. Pensar biblicamente é estender o ouvido para escutar aquilo que fala de forma silenciosa”, explica.

Tolentino ainda afirma que nosso corpo é a forma de Deus, e que Paulo (apóstolo de Cristo) reinventou o corpo, no sentido que ele resgata o corpo, e devolve a ele uma liberdade individual, que no tempo das sociedades greco-romanas, não tinha. “O mundo de Paulo(sociedades greco-romanas) rema desiguais por classes sociais e por gênero. O Cristianismo é uma prática de socialização, e isto vai ser importante em relação ao corpo, a libertação. Não há diferença entre homem e mulher, gregos ou romanos”, conclui.

Entrando no campo do amor, o professor explica que a teologia do amor quer não apenas falar da realidade humana, mas também do amor divino. Na questão da sexualidade, Tolentino acredita que muitas vezes o discurso sobre esse tema é negado. “Às vezes o discurso sobre a sexualidade é não, não e não. Esquecemos de olhar a beleza que existe no corpo do homem, aquilo tão belo que Deus criou”, comenta. O professor completa o discurso falando que, quando a Bíblia fala da sexualidade, ele quer falar da singularidade, da beleza e do mistério de cada pessoa, e “isso é importante para saber que Deus nos leva a sério e tudo que somos está presente na própria revelação bíblica. A sexualidade humana é uma metáfora de Deus; uma espécie de deslocamento, e logo, um movimento através de um símbolo”, complementa.

O minicurso vai até amanhã (19) e continua a ser ministrado pelo Prof. Dr. José Tolentino, no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B, sempre das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone 2119-4238.

Católica exibe o filme Os narradores de Javé
Por Lucélia Brito

Na noite da última quarta-feira (17), a Universidade Católica de Pernambuco exibiu no auditório do CTCH o filme Os narradores de Javé. O evento faz parte da programação da Semana Bíblia, Comunicação e Arte e contou com a participação do professor do curso de Jornalismo da Católica Alexandre Figueirôa debatendo o tema bíblico e o filme.

Simples do ponto de vista cinematográfico, Os narradores de Javé trabalha com uma narrativa cômica e trata do valor que se dá à memória escrita e o desprezo das pessoas pela memória oral. O longa-metragem conta a história de um povoado fictício (Javé), que está prestes a ser inundado para a construção de uma hidrelétrica. Tentando impedir a destruição do lugar onde vivem, os moradores de Javé resolvem escrever sua história e tentar transformar o local em patrimônio histórico a ser preservado. O único adulto alfabetizado, Antônio Biá, é escolhido para escrever o “livro da salvação”, tentando resgatar o passado do lugar. O filme se desenrola com a difícil tarefa para Biá: reunir uma história a partir de cinco versões diferentes, muitas vezes completamente incompatíveis.

O professor Alexandre Figueirôa falou do papel da religião como elemento agregador no filme, já que constantemente percebemos que os personagens se reúnem sempre numa igreja e têm o sino como o objeto de maior valor na cidade. Ele ainda lembrou que mesmo com o passar do tempo e as transformações ocasionadas pelo progresso, o sino sempre dialoga com elementos diferentes, mostrando que a essência religiosa permanece.

Encontro de Matemática dá continuidade aos minicursos
Por Cecília Pinho

Nesta quinta-feira (18), a programação do 3º Encontro de Ensino de Matemática, realizado pelo DA da Licenciatura em Matemática, em parceria com a coordenação do curso teve continuidade, trazendo novos temas de minicursos.

Entre eles, Transformadas de La Place, um teorema bastante utilizado na matemática, porém de difícil demonstração. A aula foi ministrada pelo mestre em Biometria, Cleto Bezerra de França. Para o aluno do 2º período de Matemática Francisco Carlos, o minicurso foi muito bom. “É um assunto que eu ainda não vi na Universidade, mas que já me anima a estudar”, disse.

Com a proposta interdisciplinar para a utilização de jogos virtuais na matemática, os professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Ronald de Santana e Valdir Bezerra Júnior ministraram o curso sobre Jogos Virtuais. O foco principal foram os jogos no ensino da matemática, em duas partes, o virtual e o concreto. “De acordo com os parâmetros curriculares de hoje, o conhecimento de jogos virtuais é muito importante”, afirmou o professor Valdir sobre a relevância do tema para os estudantes.

Mas o encontro não atraiu somente estudantes da casa. Leandro Pereira aluno da Pós-graduação em Matemática da Funeso participou ao minicurso Número racional e seus diferentes significados, ministrado pela professora Nicole Rodrigues Fernandes. Leandro, que já é professor, comentou sobre o que gostou na aula. “Existem coisas que eu, como professor, não havia visto por esse lado da representação social que os números racionais têm”.

Por fim, o minicurso Grandezas e Medidas no esporte trekking de regularidade foi ministrado pelos professores da UFPE Uaiana Prates, Antônio Ulavo Nojosa e Lúcia Durão. A interdisciplinaridades do minicurso foi o foco da aula, como declarou a professora Uaiana. “A gente faz uma relação das grandezas e medidas com o esporte e aprende muito com essa interdisciplinaridade. A prática ajuda a fixar bem a parte teórica do conteúdo”.

O 3º Encontro de Ensino de Matemática vai até esta sexta-feira (19) e oferece aos participantes mais dois minicursos: Equation, ministrado pelo professor José Cláudio Maciel Freire e Matemática financeira, com o professor Mário Mazullo. As inscrições podem ser feitas na secretaria do curso de Matemática, no 1 º andar do bloco D.

À noite, às 20h, na sala 113 do bloco D, a professora Jozinalva Estácio de Menezes, da UFRPE, irá ministrar a palestra de encerramento do encontro com o tema: O Resgate do valor do conhecimento matemático e o papel do professor.

Religião na mídia é tema de Conferência
Por Cecília Pinho

Na próxima quarta-feira (24), às 19h, no anfiteatro do bloco G4, está marcada a conferência Religião na mídia televisiva: uma experiência de TV Católica. O professor Lauro Teixeira, da Universidade Estadual de São Paulo e gerente de programação da TV Aparecida (São Paulo), vai discursar sobre o que é uma emissora Católica, como funciona este tipo de televisão, como é a programação, produção, público-alvo e apresentar as relações entre mídia e religião. A conferência conta com a participação do debatedor Padre Hugo Ara e do mediador Prof. Dr. Alexandre Figueirôa, do curso de Jornalismo da Católica.

Católica promove palestra sobre cidadania para comunidade de Santo Amaro
Por Cecília Pinho

No dia 30 de setembro, o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Católica de Pernambuco, promove uma palestra sobre cidadania, voltada para as pessoas da terceira idade da comunidade de Santo Amaro. A intenção é esclarecer os direitos do cidadão previstos na Constituição Federal de 1988, no Estatuto do Idoso e no Código de Defesa do Consumidor. Os participantes vão poder aprender mais sobre as leis brasileiras através de exemplos práticos e socializar o conhecimento com os demais. A professora Maura Gomes de Souza vai falar sobre o tema junto com alunos do curso de Direito da Católica. A palestra será das 14h às 16h, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, na Avenida Norte, 1153, Santo Amaro.

Curso de Teologia promove seminário sobre Ética
Por Cecília Pinho

Ética, alteridade e transcendência, esse é o tema do seminário programado pela coordenação do curso de Teologia e Mestrado em Ciências da Religião da Católica, para a próxima semana. Com a participação de Nilo Ribeiro Júnior, diretor do Departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, o seminário vai esboçar uma síntese do pensamento ético do filósofo francês Levinas. O pensador tanto questiona as fórmulas feitas do pensamento corriqueiro na tradição judaica e cristã como a segurança do ateísmo moderno e pós-moderno.

O seminário será de segunda (22) a quarta-feira (24), no anfiteatro do bloco G4, das 14h às 17h. Porém, no último dia, o evento se prolonga até a noite, das 19h às 21h30, no auditório do Bloco B, para o lançamento do livro de Nilo Ribeiro, Sabedoria da Paz. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do CTCH, no 1º do bloco B. O evento disponibiliza 50 vagas e confere certificado aos participantes.

TV Digital é tema de seminário
Por Cecília Pinho

TV Digital: Como a técnica vai provocar o surgimento ou a reformulação dos formatos televisivos? Quais mudanças ocorrerão nas estratégias de programação? O que se pode esperar em termos de produção de conteúdos? Como será a interatividade? Essas são algumas questões que o seminário ‘TV Digital: sistema, modelo, linguagem’, propõe abordar nos dias 25 e 26 de setembro.

Fruto de uma ampla parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Católica de Pernambuco, Porto Digital e Globo Universidade, o seminário visa contribuir com o conhecimento dos estudantes de graduação dos cursos de Comunicação Social sobre as potencialidades, técnicas, estratégias de programação e produção de conteúdo na era digital.

A TV Digital vai transformar a linguagem e a forma do conteúdo televisivo. As discussões temáticas, painéis e debates, ministrados por pesquisadores especialistas na área, vão tratar de toda a esfera que envolve a comunicação digital, como o Sistema Internacional de Televisão Digital (ISTVD), que está sendo adotado no Brasil. O seminário também tem como meta o desenvolvimento de pesquisas em pós-graduação.

“O sistema de TV digital está sendo implantado no país e está repercutindo muito nas questões técnicas e tecnológicas. Mas tem também o conteúdo, a linguagem, toda mudança que vai interferir no processo de produção audiovisual. A idéia é trazer essa discussão em aspectos diferentes, sobre como se preparar para essa implantação, o que vai ter de novo, a interatividade”, destacou o Prof. Dr. Alexandre Figueirôa, integrante do grupo de pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea da Católica.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo e-mail: HYPERLINK "mailto:figueiro@unicap.br" figueiroa@unicap.br, enviando uma mensagem com nome completo, e-mail, telefone e vínculo institucional (universidade, empresa, entidade). Se a inscrição for aceita, o proponente receberá um e-mail de confirmação. O Seminário será no Auditório do Centro de Informática (CIn), no Campus da UFPE, Cidade Universitária, térreo do bloco A.

PROGRAMA

1° Dia – 25/09/2008

09:00 – 11:30 – Recepção aos palestrantes. Visita ao Laboratório de TV Digital do CESAR  (atividades restritas a convidados)
14:00 – 14:30 – Abertura do evento
14:30 – 18:00 – Mesa 1. TV Digital: cenários
Contextualização da convergência digital no Brasil. Avaliação da implantação da TV digital. Formação em TV digital na área de Comunicação. Interdisciplinaridades.

Palestrantes: Sebastião Squirra (PósCOM/Metodista), Juliano Maurício de Carvalho (Coordenador da Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento/UNESP: FAAC/Bauru), Moris Arditti (Vice-presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital)
Mediadora: Yvana Fechine (UFPE: PPGCOM)
Debatedora: Ana Silvia Médola (UNESP:FAAC/PPGCOM, COMPÓS)

2° Dia – 26/09/2008

09:00 – 12:00 – Mesa 2. TV Digital: desafios na produção de conteúdo
Discussão sobre as novas possibilidades abertas pela TV digital para a produção de conteúdo audiovisual. Design/usabilidade em TV digital. Produção e distribuição para mobilidade e portabilidade.

Palestrantes: Valdecir Becker (PósCOM/Metodista), Silvio Meira (UFPE: CIn, CESAR), Lauro Teixeira (TV Aparecida, GES-UNESP), Celso Araújo (Gerente de Operações da TV Globo)
Mediador: José Afonso Junior (UFPE: PPGCOM)
Debatedor: Sebastião Squirra (PósCOM/Metodista)

11:30 – 14:00 – Intervalo para almoço
14:00 – 16:30 – Mesa 3. TV Digital: desafios na linguagem
Novas possibilidades técnico-expressivas. Roteirização para novas mídias. Interatividade. Proposições de linguagem.

Palestrantes:): Almir Almas (USP: ECA), Ana Silvia Médola (UNESP: FAAC/PPGCOM, COMPÓS), David Britto (Diretor Técnico da TQTVD Software)
Mediador: Alexandre Figueirôa (UNICAP, Intercom)
Debatedor: Alex Gomes (UFPE: CIn)

16:30 – 16:45 – Intervalo
16:45 – 19:00 – Mesa 4. Experiências de produção: cases
Tecnologias interativas. Apresentação de dispositivos/aplicativos para TV digital. Apresentação de experiências de produção de conteúdo.

Palestrantes: Carlos Ferraz (UFPE: CIn, CESAR),  Cleveland Oliveira de Albuquerque (Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Globo) e Daniel Lourenço Domingos (Engenheiro de Projetos de Telecomunicações da TV Globo)
Mediador: Almir Almas (USP: ECA)
Debatedor: Valdecir Becker (PósCOM/Metodista)

Ação de responsabilidade ambiental marcará Dia da Árvore na Católica
Por Anne Mendes

Na próxima sexta-feira (19), a Católica promove uma ação de responsabilidade ambiental em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). A partir das 14h30, no auditório G2, localizado no 1º andar do bloco G, será promovida uma cine-conferência.

O filme Árvore Sagrada (PE/ 2006), que traz a questão da ocupação inadequada da área de caatinga do Estado, será exibido. Em seguida, a conferência “Bioma da Caatinga: mitos e verdades” será ministrada pelo coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAA/PE), o Prof. Msc Elcio Alves de Barros.

No final do dia, em homenagem à terceira turma do curso de Engenharia Ambiental da Católica e ao Dia da Árvore, serão plantadas mudas de umbuzeiro e pau ferro.

Madrigal fará apresentações em comemoração ao aniversário da Católica
Por Anne Mendes

A Católica vai completar 57 anos de fundação em 27 de setembro e, para celebrar a data, o Madrigal Marlos Nobre fará apresentações especiais. Uma delas será no dia 19, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Soledade, no bairro da Boa Vista. A outra será no dia 27, na Igreja São Pedro Mártir, em Olinda. O recital “Tributo à Maria, Mãe do Salvador” trará desde clássicos da época da renascença até o romantismo. A regência fica a cargo do Irmão Lindbergh Pires, responsável pelo coral. Cornelius Verdom CK, Bona Ventura Somma; Antoni Tvorak e Rossini serão alguns dos autores interpretados.

Abertas inscrições para minicurso de Cuidadores de Idosos
Por Cecília Pinho

De 6 a 17 de outubro, a Católica irá promover o minicurso ‘Cuidadores de Idosos’. É uma oportunidade de estudantes, parentes e cuidadores de idosos aprenderem a lidar com todos os aspectos do envelhecimento, seja saudável ou com disfunções.

O conteúdo é multidisciplinar e reúne profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Geriatria. As aulas vão abordar os cuidados básicos para prevenção de quedas, a nutrição nos idosos, cuidados em relação ao manuseio dos dependentes funcionais, adequação postural dos que dependem de cadeira de rodas, crises convulsivas, alterações comportamentais e declínio cognitivo.

Com orientação das diversas áreas, os assuntos serão abordados de forma prática. Para a coordenadora do minicurso e professora de Terapia Ocupacional da Católica, Ana Luíza Rodrigues, esse é o diferencial das aulas. “O diferencial desse curso é que vão estar presentes profissionais de todas as áreas que cuidam do idoso, e são profissionais de longa data. O participante vai sair com uma boa noção de tudo, tanto da parte prática como da teórica”.

Com carga horária de 30 horas, o minicurso será ministrado de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30. Estão abertas 30 vagas e o investimento é de R$ 110. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, na Coordenação Geral de Extensão, na sala 302 do bloco G4.

Caravana da UNE chega à Católica em outubro

O projeto Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) – Saúde, educação e cultura chega à Universidade Católica de Pernambuco no dia 28 de outubro, com um debate, intervenções culturais e apresentações de grupos musicais. A caravana percorre todo o país desde o início de agosto e pretende visitar 41 universidades, realizando com a participação ativa dos estudantes atividades de formação, educativas, culturais e de prevenção.

Católica vai promover I Congresso Pernambucano de Direito Civil
Por Cecília Pinho

Em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB/PE, a Universidade Católica de Pernambuco promove, de 25 a 27 de setembro, no auditório G1, o I Congresso Pernambucano de Direito Civil. O evento é uma homenagem ao professor Sílvio Neves Baptista e propõe fazer um balanço geral de meia década de vigência do novo Código Civil, criado em 2003.

“O congresso traz a discussão dos principais temas atuais de Direito Civil como uma forma de homenagear um professor nosso da casa. Ele é um grande nome, uma referência em Direito Civil, como membro do Instituto Brasileiro do Direito da Família e por todos os outros feitos acadêmicos”, afirmou Marcelo Labanca, professor e coordenador do curso de Direito da Católica.

Na coordenação científica do evento estão o Prof. Dr. Torquato Castro Jr., o Prof. Msc. Marcus Venceslau (Esa-PE/Focca/UFPE) e a Profa. Dra. Fabíola Albuquerque (UFPE). Na comissão organizadora Prof. Dr. Marcelo Labanca (Unicap), Profa. Msc. Maria Rita de Holanda (Unicap), Prof. Msc. Venceslau Tavares (Esa-PE/Focca/UFPE) e Prof. Msc. Ronnie Duarte (Esa-PE).

“É uma oportunidade de chamar a atenção para pontos específicos da atualidade que estão sendo discutidos e, na verdade, é uma atividade complementar a da sala de aula. Só pelos nomes dos professores que estão participando já vale a pena”, destaca Labanca sobre a importância da participação dos estudantes de Direito.

Entre advogados, estudantes e interessados em participar do congresso, estão abertas 300 vagas. As inscrições podem ser feitas no Diretório Acadêmico do curso de Direito da Católica ou na Esa-PE.

Informações: Telefones: 3224 7282 / 3224 2425. Email: secretariaesa@smartsat.com.br. Site: www.oabpe.org.br

PROGRAMAÇÃO:

25/09
Solenidade de instalação dos trabalhos da Jornada
Conferência de Abertura
Presidente da mesa: Profa. Miriam de Sá Pereira (Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap)
19h30 – A indignidade como causa de exclusão do dever de prestar alimentos
Profa. Dra. Giselda Hironaka (Usp)

26/09
Parte Geral:
8h – A vinculação das entidades privadas aos direitos fundamentais
Mestranda Tatiane Goldhar (UFPE)
8h40 – Validade e eficácia dos negócios jurídicos no Código Civil de 2002
Prof. Msc. Blecaute Oliveira (Ufal)
9h20 – A problemática do início da personalidade: células tronco, anencefalia e outros casos difíceis
Prof. Msc. Pablo Falcão (Asces)

Relações jurídicas patrimoniais:
9h40 – Elementos para uma teoria da boa fé objetiva na posse
Prof. Msc. Venceslau Tavares (Esa-PE/Focca/UFPE)
10h10 – Função social do dano moral
Prof. Dr. Carlos Andrade (Focca/Facipe)
10h50 – Adimplemento Substancial
Prof. Msc. Marcus Ehrhardt (Ufal)
11h40 – Direito de superfície: entre as coisas e os contratos
Prof. Msc. Roberto Paulino (Faculdade Marista/ Fasne)

2ª Conferência
14h30 – Perspectivas dogmáticas do Estatuto Proprietário: Uma análise crítica
Prof. Dr. Eroulths Cortiano Jr. (UFPE)
Direito de Família:
16h – Afetividade nas relações familiares
Profa. Msc. Catarina Oliveira (Unicap/Asces)
16h40 – Guarda compartilhada
Prof. Msc. Maria Rita de Holanda (Unicap)
17h20 – O parto anônimo
Profa. Dra. Fabíola Albuquerque (UFPE)

27/09

Direito das Sucessões:
9h – O embrião no Direito das Sucessões
Prof. Msc. Sílvio Romero Beltrão (UFPE)
9h40 – Perspectiva da Sucessão Legítima
Prof. Dr. Torquato Castro Jr. (UFPE)
10h20 – O Testamento no Direito Civil brasileiro atual
Prof. Msc. Ivanildo Figueiredo (UFPE)
11h – Saudação de Ex-aluno
Profa. Isabel da Câmara Lima (Procuradora da República)

Conferência de encerramento:
11h20 – Dos regimes de bens: estudo comparativo
Prof. Msc. Sílvio Neves Baptista (UFPE/Unicap)

Inscrições abertas para Curso de Catequese Bíblico-Simbólica
Por Cecília Pinho

Durante os próximos dois meses, o Pe. Cláudio Sartori, ex-professor da Universidade Católica de Pernambuco, estará ministrando o Curso de Catequese Bíblico-Simbólica. As aulas estão marcadas para as sextas-feiras, no período de 26 de setembro a 28 de novembro, no auditório CTCH da Católica. O curso se divide em módulo I (14h-16h) e II (16h-18h), cada um com 20 horas/aula. O objetivo é promover um retorno à Bíblia como livro fundamental da catequese e atualizar a metodologia de leitura dos padres da igreja. O público-alvo são animadores de catequese de comunidades e paróquias e os demais interessados. Estão abertas 40 vagas. O investimento é de R$ 60 por módulo e as inscrições podem ser feitas no 1º andar do Bloco B. Outras informações pelo telefone 2119.4171.

Católica vai sediar o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas
Por Lucélia Brito

Entre os dias 10 e 14 de outubro, a Universidade Católica de Pernambuco sedia o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas.

Com o tema “Da prevenção à reabilitação – uma proposta terapêutica baseada em evidências”, o evento terá cursos, palestras, conferências e mesas-redondas. Entre os destaques, estão os cursos de fisioterapia em queimados, FNP em paralisia facial, massagem ayurvédica, drenagem linfática manual, fisioterapia neurológica no paciente crítico, pilates na gestação e atuação da fisioterapia respiratória no hospital geral.

As conferências também abordam assuntos diversos ligados à saúde, como a padronização de recursos avaliativos em pacientes neurológicos, a atuação da fisioterapia na prevenção de atraso no desenvolvimento de crianças em creches públicas do Recife, a fisioterapia em geriatria com uma terapêutica integrativa e a qualidade dos recursos termofototerapêuticos e seus efeitos nas diversas afecções.

Quem quiser conferir a programação completa do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas ou se inscrever para participar do evento deve acessar o site http://www.unicap.br/eventos/fisio/. As normas para a inscrição de trabalhos científicos no congresso também estão na página virtual.

Católica vai realizar Jornada da Terceira Idade
Por Lucélia Brito

Visando uma convivência familiar e social que favoreça o crescimento, a cumplicidade e a qualidade de vida, a Jornada da Terceira Idade na Católica será realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. O evento terá, na sua abertura, a palestra “Envelhecer com qualidade de vida”, ministrada pela professora Sandra Farias. Durante a jornada, ainda serão oferecidas oficinas de bijuteria, dança, internet, música, poesia, fisioterapia e espiritualidade bíblica. Serão disponibilizadas 30 vagas por oficina, com uma taxa de R$ 10,00 para inscrição e certificado. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4146.

Católica promoverá curso sobre Simone de Beauvoir

A Universidade Católica de Pernambuco irá promover entre os dias 21, 22 e 23 de outubro curso de introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir. A atividade faz parte da divulgação das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Nela-Unicap) no âmbito da Filosofia através do Grupo Hegel Unicap. O curso será ministrado pela pesquisadora Juliana de Albuquerque.

As aulas abordarão os seguintes temas: a) Para compreender Simone de Beauvoir (uma investigação da gênese do seu pensamento através do debate com a Filosofia Moral e a Fenomenologia, da parceria filosófica com Jean-Paul Sartre, da fundamentação da moral existencialista, dos conceitos chaves do pensamento de Beauvoir e da sua marca de originalidade); b) A existência enquanto experiência trágica (análise dos primeiros ensaios filosóficos de Beauvoir, da formação do romance metafísico; análise do conteúdo filosófico dos seus textos literários, diários e correspondências); c) Compreendendo a questão de gênero: O Segundo-Sexo (discussão de Simone de Beauvoir com as abordagens de Levinás e Teihard-Chardin; a proposição da pergunta 'o que é a Mulher?'; A mulher como outro; e o tópico final do curso em formato de conferência em apartado: Simone de Beauvoir – a mulher, a velhice e a morte: retrato de uma intelectual engajada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Núcleo de Estudos para América Latina, Bbloco G4, 7º andar, na Universidade Católica de Pernambuco. Para mais informações, ligar para (81)2119-4067, enviar e-mail para neal@unicap.br, ou acessar o site http://www.simonedebeauvoir.wordpress.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Carolina Sousa, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
agenda agosto

22 a 24: A literatura contemporânea em PE

Exposicão no Centro Cultural
até 26 -  Exposicão no Centro Cultural
26 a 28/11 - Curso em Catequese Bíblica: inscrições abertas

OUTUBRO

Minicurso de Cuidadores de Idosos
6 a 17 - Minicurso de Cuidadores de Idosos
 
Simone de Beauvoir
Workshop internaciona
27 a 29 - Workshop internacional sobre meio ambiente
 
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000