A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 17 de setembro de 2008 Ano 7

Alimento e religião é tema do 3º dia do minicurso de interpretação bíblica
Por Vanessa Cortez

O que mesa, cozinha e refeições têm a ver com a Bíblia? O terceiro dia do minicurso “A leitura infinita: Bíblia e interpretação. Compreender a Bíblia é compreender-se”, que faz parte da programação da “Semana da Bíblia, Comunicação e Arte”, aconteceu nesta quarta-feira (17) e teve como tema central a “teologia alimentar”.

Com a afirmação de que nos dias de hoje há uma nova perspectiva da leitura bíblica e procura-se uma leitura mais cotidiana, mais próxima das pessoas, o professor de Teologia da Universidade Católica de Lisboa – Portugal, Prof. Dr. José Tolentino Mendonça, que está ministrando o curso, demonstrou que a mesa e o alimento sempre estiveram presentes na vida do homem e, esses elementos estão presentes na Bíblia.“A eucaristia, por exemplo, é o centro da Igreja e é uma refeição. Muitas vezes nos esquecemos disso, pois ela é tão ritualizada, mas ela é uma refeição”, explica.

É na mesa, durante as refeições, que as famílias se reúnem (mesmo que sejam momentos raros hoje em dia), que os empresários discutem os negócios, que os amigos se encontram para colocar os papos em dia, e que tem todo um mistério ao redor do porquê falar na mesa. Para Tolentino, a mesa é uma parte central da família, de um núcleo. “Ali, é um lugar de encontros, conversas; funciona como um espelho; Podemos tirar os códigos mais intrínsecos do diálogo na mesa, elemento fundamental nas relações”, afirma.

Durante a explanação sobre o ato das pessoas sentarem juntas à mesa nas refeições, Tolentino explica que, na época que precedeu o nascimento de Cristo, só se sentavam à mesa os tidos como “puros e perfeitos”; isso era um costume judaico da época. Jesus veio e estabeleceu uma nova cultura a partir do momento que aceitava que qualquer homem pudesse sentar em sua mesa. Ele trouxe uma nova mentalidade. Para o professor, “a mesa é o lugar da construção da própria identidade. É importante conhecer Teologia Alimentar para entender melhor o Judaísmo e seus costumes, que diferem dos costumes cristãos. Alguns perduram até hoje, como o costume judaico de separar os alimentos em Kasher (legal, permitidos) e Taref (proibidos; ex: animais ruminantes que têm unhas divididas ao meio)”,explicou.

A bióloga e aluna do curso, Marilene Rodrigues, concorda que a família, religião, e a hora da mesa têm uma forte ligação. “A hora da refeição é importantíssima para a comunicação da família. Eu me angustio muito porque a humanidade lê e não segue. Eu estou adorando o curso pois gosto de expor meus sentimentos, e vejo que aprendemos maneiras simples de conciliar a leitura bíblica com o cotidiano. Apesar de já fazer isso na minha vida, aqui posso trocar idéias”, concluiu.

O minicurso, que continua a ser ministrado pelo professor José Tolentino, segue até a próxima sexta-feira (19) no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B, sempre das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone 2119-4238.

Semana da Bíblia tem conferência sobre a Primeira Carta aos Coríntios
Por Lucélia Brito

Durante esta semana, a Universidade Católica de Pernambuco abre suas portas para a realização da Semana da Bíblia, Comunicação e Arte. Na noite da terça-feira (16), foi realizada no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B, a conferência “A defesa da vida na Primeira Carta aos Coríntios”.

O bispo Dom Sebastião Armando Gameleira, da Igreja Anglicana do Recife, falou sobre as particularidades da Teologia e o papel da igreja. “Há um perigo que ronda a igreja; pensar que a sua missão na Terra é apenas espiritual e esquecer da realidade ao redor”, disse. A visão cultural que se tem da “cruz” dentro da religião também foi discutida pelo bispo. Segundo ele, muitas vezes a pregação é feita de forma errônea, induzindo o povo a uma situação de conformismo e resignação diante de problemas que poderiam ser enfrentados. Ainda assim, Dom Sebastião afirmou que “a cruz é o gesto consumado da liberdade e crer leva o ser humano a romper com o sistema dominante e aceitar que a boa notícia da vitória de Deus pode ser o alicerce das nossas vidas”.

Durante a conferência, a fé cristã foi debatida. O conferencista lembrou que a categoria central do cristianismo é a cidadania e a descoberta da própria identidade. Ele criticou o preconceito sofrido por mulheres e pessoas carentes dentro de algumas instituições religiosas, que permanecem com características excludentes. Para Dom Sebastião, a partir da fé em Cristo, os indivíduos excluídos podem reconstruir o papel cidadão que lhes pertence. “O dogma central da fé cristã é a cidadania. E como igreja infelizmente ainda estamos bem longe disso”, completou.

Atuação do apóstolo Paulo de Tarso é tema de minicurso na Católica
Por Tiago Cisneiros

O minicurso “A Palavra em defesa da vida na comunidade de Corinto”, ministrado pelos professores de Teologia da Católica Artur Peregrino e João Luiz Correia Júnior, teve a sua terceira aula, nesta quarta-feira (17), das 17h às 18h20, no Espaço Loyola (bloco B).

A princípio, foram exibidos trechos do documentário “Paulo, de Tarso para o mundo”, que trata, em sete capítulos, das viagens missionárias e dos desafios encontrados pelo apóstolo. O filme, dirigido por Alberto Castellani, apresenta, como extra, o mapa das rotas de sua peregrinação.

Em seguida, os professores distribuíram a continuação do texto-base do minicurso. A frustrada tentativa de pregação de Paulo em Atenas, onde procurou basear-se na cultura grega para persuadir os presentes, serviu como introdução à atuação em Corinto. O fracasso teria inspirado o apóstolo a acreditar no poder do próprio Deus, e não na retórica, para o processo de conversão.

Posteriormente, foi debatida a ação de Paulo, por 18 meses, na sociedade de Corinto, assim como a confecção das Cartas aos Coríntios. É provável que, além dos dois exemplares remanescentes, ele tenha escrito outros dois e um bilhete à população local. Os professores trabalharam com a interpretação da estrutura da Primeira Carta aos Coríntios (dividida em Prólogo, Divisões na Comunidade, Escândalos: contra-testemunho, Resposta para os diversos problemas e Conclusão).

Além disso, foram abordados alguns textos do documento, direcionados aos pobres e à defesa da fraternidade comunitária, sob a perspectiva da Campanha da Fraternidade 2008, cujo tema é “Fraternidade em Defesa da Vida”.

O minicurso “A Palavra em defesa da vida na comunidade de Corinto” continua até sexta-feira (19), das 17h às 18h20, no Espaço Loyola. O evento faz parte da programação da “Semana Bíblia, Comunicação e Arte”, promovida pela Universidade Católica de Pernambuco.

Encontro de Matemática promove minicursos
Por Cecília Pinho

Nesta terça-feira (16), tiveram início os minicursos do 3º Encontro de Ensino de Matemática da Católica. A iniciativa é do Diretório Acadêmico (DA) de Matemática, com apoio da coordenação do curso e do DCE. A idéia surgiu para dar oportunidades de os alunos entrarem em contato com conteúdos não existentes na grade curricular, além de promover a interação com estudantes e professores de outras instituições de ensino. No primeiro, dia os alunos puderam escolher entre quatro temáticas.

O mais concorrida foi “Matemática e Música”, ministrado pelo professor da rede estadual de ensino e mestre em Música, Nilton Cunha. O minicurso foi uma apresentação de um projeto do professor sobre a relação existente entre música e matemática, que resultou no livro Matemática e Música, diálogo interdisciplinar. “Os professores podem usar a música como mecanismo para o ensino da matemática nos assuntos que estão interligados. Música é matemática nua e crua”, afirmou o professor.

O aluno do 2º período do curso de Matemática da Católica Sílvio José Alves Júnior ministrou o curso “Matemática para Deficientes”, que mostrou os resultados de um projeto sobre as dificuldades que os alunos deficientes têm de absorver o assunto e a forma como os professores devem ensinar a esses alunos. “Achei muito interessante porque a gente não tem muita informação a respeito disso. Existem muitas formas de repassar o conteúdo, principalmente na matemática”, disse o estudante do 4º período Osman Estanislau.

“Seqüências Didáticas” foi outro tema discutido. A professora da Católica e mestre em Educação Matemática Yara Maria Leal abordou a forma como os conteúdos matemáticos são ensinados pelos professores e fez uma atividade prática bem dinâmica com os alunos. O estudante do 6º período de Física Tiago Augusto de Souza achou proveitoso “porque a professora mostrou diferentes formas de ensino de alguns professores. Antes de tudo, você tem que avaliar como seus alunos recebem os ensinamentos”.

Já o minicurso “Introdução à Calculadora HP” ficou a cargo do professor Mário Mazullo. “A idéia é porque, além de não ser tão usado no curso de Matemática, é muito importante conhecer esse instrumento para a matemática financeira. Existe a necessidade desse conhecimento para facilitar a vida dos administradores, matemáticos, contadores”, explicou o professor. No minicurso os alunos aprenderam as utilidades e a forma de manusear a calculadora.

Cada minicurso tem com carga horária de 1h30 e dá direito a certificado ao final. Até a sexta-feira (19), ainda serão ministrados 13 minicursos e as inscrições podem ser feitas na secretaria do curso de Matemática, no 1º andar do bloco D.

Minicursos desta quarta-feira: “O discurso do professor de Matemática e suas implicações”, “Equações de 3º e 4º grau”, “Winplot – montagem de gráficos”, “Educação matemática crítica e didática de projetos”, “Raciocínio lógico para concursos”, “Scilab – uma ferramenta livre para realização de cálculos numéricos” e “A matemática e suas aplicações”.

Centro de Cidadania beneficia moradores do Ibura
Por Manuela Ramos

Atendimento gratuito. Moradores do Ibura conseguiram abrir um centro de cidadania para o bairro e, numa parceria com a Universidade Católica, têm atendimento garantido por professores e alunos da instituição.

Com muito esforço, e ajuda da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, os moradores vieram arrecadando dinheiro, alguns meses, através de rifas e bazar, e com dedicação conseguiram montar o Centro de Pastoral e Cidadania Missionários e Redentoristas em prol da população do local. Em parceria com a Universidade, eles ganharam o atendimento aos moradores onde são oferecidos serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, ciências biológicas e assistência jurídica pelos próprios alunos e professores da Universidade, que durante toda semana ajudam e aprendem com estas pessoas.

“O trabalho de atendimento jurídico já vinha acontecendo na comunidade da UR-5, beneficiando cerca de 350 pessoas na esfera civil. Os atendimentos eram realizados na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e como este vinha crescendo, sentimos a necessidade de implantar um centro para melhor atender a população”, relatou o aluno de direito da Católica e também coordenador do Centro, José Carlos Linhares. “Esse trabalho tem o objetivo de interagir com as áreas de conhecimento oferecidas pela Universidade inserindo estas formações na realidade do bairro. Além destes serviços, é oferecida uma programação especial para as crianças, através do direito ligado à literatura, onde eles aprendem sobre o direito constitucional, através de histórias infantis. Entre os temas abordados está o respeito às diferenças, igualdade racial, inviolabilidade de domicílio e liberdade de expressão”, concluiu.

Os atendimentos acontecem durante toda a semana, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com algumas programações específicas no sábado e o no domingo, como palestras e encontros de formação de liderança onde as pessoas podem aprender o papel de um líder e também para dar continuidade ao trabalho realizado no Centro. Para ser atendido, os agentes da comunidade, que fazem parte da Pastoral e Cidadania, fazem visitas no bairro para detectar quem tem maior urgência ao atendimento. Num turno, são atendidas cerca de 30 pessoas.

Hoje começou o atendimento na área de fonoaudiologia. A professora da disciplina estágio em fonoaudiologia da Católica, Flávia Rego, se sente feliz e acredita no benefício que vai fazer a estas pessoas. “Nós estamos com uma equipe grande de alunos que vêm ao Centro para ajudar e aperfeiçoar seu aprendizado. Eu espero contribuir com a melhora dos pacientes”, afirmou. Para a aluna de Fonoaudiologia, Verônica Viegas estar ali naquele ambiente, no contato com os pacientes vai ajudar e muito na sua formação. “Eu espero que estas pessoas saiam daqui superando as suas dificuldades e falando normalmente”, disse.

A comunidade também agradece. Maria Cristina da Silva, mãe do pequeno Jabson, confirmou que gostou do atendimento e vai voltar mais vezes. “Fui bem atendida, a doutora foi atenciosa. Vim aqui porque meu filho tem um probleminha na fala e quero que ele fique bom”, disse.

Reitor recebe professor japonês
Por Jaime Mitchell

O professor Kazutaka Fukushima e sua esposa Kazuko Fukushima encontraram-se com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, na manhã desta quarta-feira (17). A passagem do professor pelo Brasil se dá por conta de um convênio entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade de Chiba, no Japão. Segundo a professora Galba Takaki, que também estava no encontro, na sala do Reitor, e é a intermediadora da visita do professor, o convênio está fazendo seu décimo aniversário, e, uma de suas atividades é esse intercâmbio de professores. “O professor está passando seis meses na Universidade através de um convênio com CNPq, fazendo pesquisas na área de Produtos Naturais e Biologia Molecular, e ministrando aulas no Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais”, explicou a professora.

Variando entre inglês e português, o Reitor e o professor conversaram sobre onde encontrar as Universidades Católicas no Brasil e as diferenças geográficas entre o Brasil e o Japão em relação ao tamanho. O Reitor falou também da importância do intercâmbio. “O intercâmbio é cada vez mais importante para as universidades, para ampliar a relação de conhecimento entre os países.”

TV Digital é tema de seminário
Por Cecília Pinho

TV Digital: Como a técnica vai provocar o surgimento ou a reformulação dos formatos televisivos? Quais mudanças ocorrerão nas estratégias de programação? O que se pode esperar em termos de produção de conteúdos? Como será a interatividade? Essas são algumas questões que o seminário ‘TV Digital: sistema, modelo, linguagem’, propõe abordar nos dias 25 e 26 de setembro.

Fruto de uma ampla parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Católica de Pernambuco, Porto Digital e Globo Universidade, o seminário visa contribuir com o conhecimento dos estudantes de graduação dos cursos de Comunicação Social sobre as potencialidades, técnicas, estratégias de programação e produção de conteúdo na era digital.

A TV Digital vai transformar a linguagem e a forma do conteúdo televisivo. As discussões temáticas, painéis e debates, ministrados por pesquisadores especialistas na área, vão tratar de toda a esfera que envolve a comunicação digital, como o Sistema Internacional de Televisão Digital (ISTVD), que está sendo adotado no Brasil. O seminário também tem como meta o desenvolvimento de pesquisas em pós-graduação.

“O sistema de TV digital está sendo implantado no país e está repercutindo muito nas questões técnicas e tecnológicas. Mas tem também o conteúdo, a linguagem, toda mudança que vai interferir no processo de produção audiovisual. A idéia é trazer essa discussão em aspectos diferentes, sobre como se preparar para essa implantação, o que vai ter de novo, a interatividade”, destacou o Prof. Dr. Alexandre Figueirôa, integrante do grupo de pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea da Católica.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo e-mail: HYPERLINK "mailto:figueiro@unicap.br" figueiroa@unicap.br, enviando uma mensagem com nome completo, e-mail, telefone e vínculo institucional (universidade, empresa, entidade). Se a inscrição for aceita, o proponente receberá um e-mail de confirmação. O Seminário será no Auditório do Centro de Informática (CIn), no Campus da UFPE, Cidade Universitária, térreo do bloco A.

PROGRAMA

1° Dia – 25/09/2008

09:00 – 11:30 – Recepção aos palestrantes. Visita ao Laboratório de TV Digital do CESAR  (atividades restritas a convidados)
14:00 – 14:30 – Abertura do evento
14:30 – 18:00 – Mesa 1. TV Digital: cenários
Contextualização da convergência digital no Brasil. Avaliação da implantação da TV digital. Formação em TV digital na área de Comunicação. Interdisciplinaridades.

Palestrantes: Sebastião Squirra (PósCOM/Metodista), Juliano Maurício de Carvalho (Coordenador da Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento/UNESP: FAAC/Bauru), Moris Arditti (Vice-presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital)
Mediadora: Yvana Fechine (UFPE: PPGCOM)
Debatedora: Ana Silvia Médola (UNESP:FAAC/PPGCOM, COMPÓS)

2° Dia – 26/09/2008

09:00 – 12:00 – Mesa 2. TV Digital: desafios na produção de conteúdo
Discussão sobre as novas possibilidades abertas pela TV digital para a produção de conteúdo audiovisual. Design/usabilidade em TV digital. Produção e distribuição para mobilidade e portabilidade.

Palestrantes: Valdecir Becker (PósCOM/Metodista), Silvio Meira (UFPE: CIn, CESAR), Lauro Teixeira (TV Aparecida, GES-UNESP), Celso Araújo (Gerente de Operações da TV Globo)
Mediador: José Afonso Junior (UFPE: PPGCOM)
Debatedor: Sebastião Squirra (PósCOM/Metodista)

11:30 – 14:00 – Intervalo para almoço
14:00 – 16:30 – Mesa 3. TV Digital: desafios na linguagem
Novas possibilidades técnico-expressivas. Roteirização para novas mídias. Interatividade. Proposições de linguagem.

Palestrantes:): Almir Almas (USP: ECA), Ana Silvia Médola (UNESP: FAAC/PPGCOM, COMPÓS), David Britto (Diretor Técnico da TQTVD Software)
Mediador: Alexandre Figueirôa (UNICAP, Intercom)
Debatedor: Alex Gomes (UFPE: CIn)

16:30 – 16:45 – Intervalo
16:45 – 19:00 – Mesa 4. Experiências de produção: cases
Tecnologias interativas. Apresentação de dispositivos/aplicativos para TV digital. Apresentação de experiências de produção de conteúdo.

Palestrantes: Carlos Ferraz (UFPE: CIn, CESAR),  Cleveland Oliveira de Albuquerque (Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Globo) e Daniel Lourenço Domingos (Engenheiro de Projetos de Telecomunicações da TV Globo)
Mediador: Almir Almas (USP: ECA)
Debatedor: Valdecir Becker (PósCOM/Metodista)

Ação de responsabilidade ambiental marcará Dia da Árvore na Católica
Por Anne Mendes

Na próxima sexta-feira (19), a Católica promove uma ação de responsabilidade ambiental em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). A partir das 14h30, no auditório G2, localizado no 1º andar do bloco G, será promovida uma cine-conferência.

O filme Árvore Sagrada (PE/ 2006), que traz a questão da ocupação inadequada da área de caatinga do Estado, será exibido. Em seguida, a conferência “Bioma da Caatinga: mitos e verdades” será ministrada pelo coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAA/PE), o Prof. Msc Elcio Alves de Barros.

No final do dia, em homenagem à terceira turma do curso de Engenharia Ambiental da Católica e ao Dia da Árvore, serão plantadas mudas de umbuzeiro e pau ferro.

Madrigal fará apresentações em comemoração ao aniversário da Católica
Por Anne Mendes

A Católica vai completar 57 anos de fundação em 27 de setembro e, para celebrar a data, o Madrigal Marlos Nobre fará apresentações especiais. Uma delas será no dia 19, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Soledade, no bairro da Boa Vista. A outra será no dia 27, na Igreja São Pedro Mártir, em Olinda. O recital “Tributo à Maria, Mãe do Salvador” trará desde clássicos da época da renascença até o romantismo. A regência fica a cargo do Irmão Lindbergh Pires, responsável pelo coral. Cornelius Verdom CK, Bona Ventura Somma; Antoni Tvorak e Rossini serão alguns dos autores interpretados.

Abertas inscrições para minicurso de Cuidadores de Idosos
Por Cecília Pinho

De 6 a 17 de outubro, a Católica irá promover o minicurso ‘Cuidadores de Idosos’. É uma oportunidade de estudantes, parentes e cuidadores de idosos aprenderem a lidar com todos os aspectos do envelhecimento, seja saudável ou com disfunções.

O conteúdo é multidisciplinar e reúne profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Geriatria. As aulas vão abordar os cuidados básicos para prevenção de quedas, a nutrição nos idosos, cuidados em relação ao manuseio dos dependentes funcionais, adequação postural dos que dependem de cadeira de rodas, crises convulsivas, alterações comportamentais e declínio cognitivo.

Com orientação das diversas áreas, os assuntos serão abordados de forma prática. Para a coordenadora do minicurso e professora de Terapia Ocupacional da Católica, Ana Luíza Rodrigues, esse é o diferencial das aulas. “O diferencial desse curso é que vão estar presentes profissionais de todas as áreas que cuidam do idoso, e são profissionais de longa data. O participante vai sair com uma boa noção de tudo, tanto da parte prática como da teórica”.

Com carga horária de 30 horas, o minicurso será ministrado de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30. Estão abertas 30 vagas e o investimento é de R$ 110. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, na Coordenação Geral de Extensão, na sala 302 do bloco G4.

Caravana da UNE chega à Católica em outubro

O projeto Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) – Saúde, educação e cultura chega à Universidade Católica de Pernambuco no dia 28 de outubro, com um debate, intervenções culturais e apresentações de grupos musicais. A caravana percorre todo o país desde o início de agosto e pretende visitar 41 universidades, realizando com a participação ativa dos estudantes atividades de formação, educativas, culturais e de prevenção.

Católica vai promover I Congresso Pernambucano de Direito Civil
Por Cecília Pinho

Em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB/PE, a Universidade Católica de Pernambuco promove, de 25 a 27 de setembro, no auditório G1, o I Congresso Pernambucano de Direito Civil. O evento é uma homenagem ao professor Sílvio Neves Baptista e propõe fazer um balanço geral de meia década de vigência do novo Código Civil, criado em 2003.

“O congresso traz a discussão dos principais temas atuais de Direito Civil como uma forma de homenagear um professor nosso da casa. Ele é um grande nome, uma referência em Direito Civil, como membro do Instituto Brasileiro do Direito da Família e por todos os outros feitos acadêmicos”, afirmou Marcelo Labanca, professor e coordenador do curso de Direito da Católica.

Na coordenação científica do evento estão o Prof. Dr. Torquato Castro Jr., o Prof. Msc. Marcus Venceslau (Esa-PE/Focca/UFPE) e a Profa. Dra. Fabíola Albuquerque (UFPE). Na comissão organizadora Prof. Dr. Marcelo Labanca (Unicap), Profa. Msc. Maria Rita de Holanda (Unicap), Prof. Msc. Venceslau Tavares (Esa-PE/Focca/UFPE) e Prof. Msc. Ronnie Duarte (Esa-PE).

“É uma oportunidade de chamar a atenção para pontos específicos da atualidade que estão sendo discutidos e, na verdade, é uma atividade complementar a da sala de aula. Só pelos nomes dos professores que estão participando já vale a pena”, destaca Labanca sobre a importância da participação dos estudantes de Direito.

Entre advogados, estudantes e interessados em participar do congresso, estão abertas 300 vagas. As inscrições podem ser feitas no Diretório Acadêmico do curso de Direito da Católica ou na Esa-PE.

Informações: Telefones: 3224 7282 / 3224 2425. Email: secretariaesa@smartsat.com.br. Site: www.oabpe.org.br

PROGRAMAÇÃO:

25/09
Solenidade de instalação dos trabalhos da Jornada
Conferência de Abertura
Presidente da mesa: Profa. Miriam de Sá Pereira (Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap)
19h30 – A indignidade como causa de exclusão do dever de prestar alimentos
Profa. Dra. Giselda Hironaka (Usp)

26/09
Parte Geral:
8h – A vinculação das entidades privadas aos direitos fundamentais
Mestranda Tatiane Goldhar (UFPE)
8h40 – Validade e eficácia dos negócios jurídicos no Código Civil de 2002
Prof. Msc. Blecaute Oliveira (Ufal)
9h20 – A problemática do início da personalidade: células tronco, anencefalia e outros casos difíceis
Prof. Msc. Pablo Falcão (Asces)

Relações jurídicas patrimoniais:
9h40 – Elementos para uma teoria da boa fé objetiva na posse
Prof. Msc. Venceslau Tavares (Esa-PE/Focca/UFPE)
10h10 – Função social do dano moral
Prof. Dr. Carlos Andrade (Focca/Facipe)
10h50 – Adimplemento Substancial
Prof. Msc. Marcus Ehrhardt (Ufal)
11h40 – Direito de superfície: entre as coisas e os contratos
Prof. Msc. Roberto Paulino (Faculdade Marista/ Fasne)

2ª Conferência
14h30 – Perspectivas dogmáticas do Estatuto Proprietário: Uma análise crítica
Prof. Dr. Eroulths Cortiano Jr. (UFPE)
Direito de Família:
16h – Afetividade nas relações familiares
Profa. Msc. Catarina Oliveira (Unicap/Asces)
16h40 – Guarda compartilhada
Prof. Msc. Maria Rita de Holanda (Unicap)
17h20 – O parto anônimo
Profa. Dra. Fabíola Albuquerque (UFPE)

27/09

Direito das Sucessões:
9h – O embrião no Direito das Sucessões
Prof. Msc. Sílvio Romero Beltrão (UFPE)
9h40 – Perspectiva da Sucessão Legítima
Prof. Dr. Torquato Castro Jr. (UFPE)
10h20 – O Testamento no Direito Civil brasileiro atual
Prof. Msc. Ivanildo Figueiredo (UFPE)
11h – Saudação de Ex-aluno
Profa. Isabel da Câmara Lima (Procuradora da República)

Conferência de encerramento:
11h20 – Dos regimes de bens: estudo comparativo
Prof. Msc. Sílvio Neves Baptista (UFPE/Unicap)

Inscrições abertas para Curso de Catequese Bíblico-Simbólica
Por Cecília Pinho

Durante os próximos dois meses, o Pe. Cláudio Sartori, ex-professor da Universidade Católica de Pernambuco, estará ministrando o Curso de Catequese Bíblico-Simbólica. As aulas estão marcadas para as sextas-feiras, no período de 26 de setembro a 28 de novembro, no auditório CTCH da Católica. O curso se divide em módulo I (14h-16h) e II (16h-18h), cada um com 20 horas/aula. O objetivo é promover um retorno à Bíblia como livro fundamental da catequese e atualizar a metodologia de leitura dos padres da igreja. O público-alvo são animadores de catequese de comunidades e paróquias e os demais interessados. Estão abertas 40 vagas. O investimento é de R$ 60 por módulo e as inscrições podem ser feitas no 1º andar do Bloco B. Outras informações pelo telefone 2119.4171.

Católica vai sediar o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas
Por Lucélia Brito

Entre os dias 10 e 14 de outubro, a Universidade Católica de Pernambuco sedia o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas.

Com o tema “Da prevenção à reabilitação – uma proposta terapêutica baseada em evidências”, o evento terá cursos, palestras, conferências e mesas-redondas. Entre os destaques, estão os cursos de fisioterapia em queimados, FNP em paralisia facial, massagem ayurvédica, drenagem linfática manual, fisioterapia neurológica no paciente crítico, pilates na gestação e atuação da fisioterapia respiratória no hospital geral.

As conferências também abordam assuntos diversos ligados à saúde, como a padronização de recursos avaliativos em pacientes neurológicos, a atuação da fisioterapia na prevenção de atraso no desenvolvimento de crianças em creches públicas do Recife, a fisioterapia em geriatria com uma terapêutica integrativa e a qualidade dos recursos termofototerapêuticos e seus efeitos nas diversas afecções.

Quem quiser conferir a programação completa do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas ou se inscrever para participar do evento deve acessar o site http://www.unicap.br/eventos/fisio/. As normas para a inscrição de trabalhos científicos no congresso também estão na página virtual.

Católica vai realizar Jornada da Terceira Idade
Por Lucélia Brito

Visando uma convivência familiar e social que favoreça o crescimento, a cumplicidade e a qualidade de vida, a Jornada da Terceira Idade na Católica será realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. O evento terá, na sua abertura, a palestra “Envelhecer com qualidade de vida”, ministrada pela professora Sandra Farias. Durante a jornada, ainda serão oferecidas oficinas de bijuteria, dança, internet, música, poesia, fisioterapia e espiritualidade bíblica. Serão disponibilizadas 30 vagas por oficina, com uma taxa de R$ 10,00 para inscrição e certificado. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4146.

Católica promoverá curso sobre Simone de Beauvoir

A Universidade Católica de Pernambuco irá promover entre os dias 21, 22 e 23 de outubro curso de introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir. A atividade faz parte da divulgação das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Nela-Unicap) no âmbito da Filosofia através do Grupo Hegel Unicap. O curso será ministrado pela pesquisadora Juliana de Albuquerque.

As aulas abordarão os seguintes temas: a) Para compreender Simone de Beauvoir (uma investigação da gênese do seu pensamento através do debate com a Filosofia Moral e a Fenomenologia, da parceria filosófica com Jean-Paul Sartre, da fundamentação da moral existencialista, dos conceitos chaves do pensamento de Beauvoir e da sua marca de originalidade); b) A existência enquanto experiência trágica (análise dos primeiros ensaios filosóficos de Beauvoir, da formação do romance metafísico; análise do conteúdo filosófico dos seus textos literários, diários e correspondências); c) Compreendendo a questão de gênero: O Segundo-Sexo (discussão de Simone de Beauvoir com as abordagens de Levinás e Teihard-Chardin; a proposição da pergunta 'o que é a Mulher?'; A mulher como outro; e o tópico final do curso em formato de conferência em apartado: Simone de Beauvoir – a mulher, a velhice e a morte: retrato de uma intelectual engajada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Núcleo de Estudos para América Latina, Bbloco G4, 7º andar, na Universidade Católica de Pernambuco. Para mais informações, ligar para (81)2119-4067, enviar e-mail para neal@unicap.br, ou acessar o site http://www.simonedebeauvoir.wordpress.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Carolina Sousa, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
agenda agosto

22 a 24: A literatura contemporânea em PE

Exposicão no Centro Cultural
até 26 -  Exposicão no Centro Cultural
26 a 28/11 - Curso em Catequese Bíblica: inscrições abertas

OUTUBRO

Minicurso de Cuidadores de Idosos
6 a 17 - Minicurso de Cuidadores de Idosos
 
Simone de Beauvoir
Workshop internaciona
27 a 29 - Workshop internacional sobre meio ambiente
 
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000