A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 16 de setembro de 2008 Ano 7

Madrigal apresenta “Tributo à Maria, Mãe do Salvador”
Por Cecília Pinho

A ‘Semana da Bíblia, Comunicação e Arte’ foi aberta, nesta segunda-feira (15), na capela da Católica, com o Madrigal Marlos Nobre, que apresentou o recital “Tributo à Maria, Mãe do Salvador”. Dividido em duas partes, o recital contou a história da Ave Maria desde o período barroco até o romantismo, com músicas de 16 autores interpretadas. Durante cerca de uma hora, funcionários, estudantes e professores da Católica puderam assistir à apresentação, que teve na regência o Irmão Lindbergh Pires e no piano Alisson Queiroz.

“Maria suscitou muito na arte, na música, na pintura. É uma figura que inspira e inspirou muita arte em todo o mundo”, disse o Reitor Padre Pedro Rubens sobre a relação de Maria e a Semana que se inicia. “Esta Semana é um grande ensaio para nós, de tentar conciliar Bíblia, comunicação e arte. Então, que possamos construir e suscitar novas formas de cultura como expressão de nossa fé”, completou.

Na sexta-feira (19), o madrigal tem apresentação agendada para as 19h, na Igreja Nossa Senhora da Soledade, no bairro da Boa Vista. Já no dia 27 de setembro, às 19h, a comemoração dos 57 anos de fundação da Católica será na Igreja São Pedro Mártir, em Olinda.

Coro
Sopranos: Adriana Lara, Patrícia Maria da Silva, Nadjane Maria de Araújo, Maria Helena Batista, Jucicleide Pereira dos Santos, Lidiane Maria dos Santos e Joseane Nascimento.

Tenores: Adonis da Silva, Gauss Lins de Araújo, Ivan Maciel e Jurandir Ferreira Dias Jr.

Contraltos: Gilvânia Nascimento, Mônica Muniz Silva, Mary Ruth, Isolda Maria da Silva, Jussara Freire dos Santos, Débora de Barros e Ádria Lins da Silva.

Baixos: Valmir Calado, Fernando do Nascimento, Albery Lins da Silva, Luiz Gustavo, Bruno Ranniery, Fábio Leonardo de Lima e Eduardo dos Santos.

Professor português ministra 2º dia do minicurso de interpretação bíblica
Por Vanessa Cortez

A Universidade Católica de Pernambuco continua, até a próxima sexta-feira (19), com a programação da “Semana da Bíblia, Comunicação e Arte” para comemorar o mês da Bíblia (setembro). Nesta terça-feira (16), o segundo dia do minicurso “A leitura infinita: Bíblia e interpretação. Compreender a Bíblia é compreender-se” teve como palestrante o professor e poeta da Universidade Católica de Lisboa, Prof. Dr. José Tolentino Mendonça, autor do livro “A Leitura Infinita - Bíblia e Interpretação”, que inspirou o nome do curso.

“Neste curso pretendemos expor a relação da Bíblia com a literatura e com a estética. Isso proporciona aos alunos uma nova visão dos textos. Além do que, São Jerônimo (tradutor da Bíblia para latim) dizia que temos que amar o texto bíblico como amamos o corpo de Cristo, e esse curso faz com que as pessoas criem esse amor pela letra, pela palavra”, comentou Tolentino sobre a importância de aprofundar-se na interpretação dos textos do livro sagrado.

Durante a aula, a narrativa bíblica foi um dos temas abordados, dentre vários outros. Tolentino afirmou que a Bíblia, além de história, também é ficção. Segundo o professor, apesar da narrativa bíblica ser mista, a força que o livro tem de convencer vem dos elementos e ferramentas ficcionais utilizados. “Não tem a fala do narrador. Ele ganha uma autonomia fantástica; ele entra na cabeça dos personagens, e enquanto a historiografia sumariza, a ficção conta com cenas”, afirma o professor.

Ele explica com clareza e entusiasmo que, quando se lê os textos bíblicos, percebe-se tudo que acontece, seja de noite ou de dia; segue-se os caminhos dos personagens, vive-se a história. Tem mistério, intrigas, descrições com grande poder visual, e, tudo isso quem cria, é a ficção, que ao contrário do que muitos pensam, isso não afasta, mas aproxima ainda mais o texto da verdade.

A visita do professor também foi um marco para estreitar os laços entre as Universidades Católica de Pernambuco e a Católica de Lisboa. O minicurso, que continua a ser ministrado pelo professor José Tolentino, segue até a próxima sexta-feira (19), no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B, sempre das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone 2119-4238.

Começa nesta quarta-feira o Seminário Internacional sobre a América Latina

O Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) da Católica promoverá, a partir desta quarta-feira (17), o “Seminário Internacional América Latina Una e Múltipla”. A abertura, marcada para as 19h, contará com a presença do Reitor, Padre Pedro Rubens, e do presidente do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e membro do Conselho Acadêmico da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Prof. Dr. Padre José Carlos Brandi Aleixo. Na cerimônia, será ministrada uma palestra sob o tema “América Latina: diversidade cultural e elos de ligação”.

O segundo dia de atividades, que começa às 8h e vai até as 18h, será dedicado a realizações de mesas-redondas sobre os seguintes temas: “Caminhos do Desenvolvimento da América Latina – Uma Visão Geral”, “Há Alternativas para a América Latina?”, “Geopolítica e Defesa na América Latina” e “Temáticas Setoriais”. Nesse dia, atuarão como palestrantes o Prof. Dr. Marcos Guedes, da Universidade Federal de Pernambuco; Prof. Dr. Eurico de Lima Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense (RJ), e o Prof. Dr. Thales Castro, da Católica.

No encerramento (19), o tema central será sobre “Desigualdades Sociais e Pobreza na América Latina”. O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Associação das Universidades Informações: 2119.4067.

Católica realiza o 3o Encontro de Matemática
Por Lucélia Brito

A Universidade Católica de Pernambuco deu início na noite da última segunda-feira (15) ao 3º Encontro de Ensino de Matemática. O evento foi realizado na sala 113 do bloco D e teve na sua abertura a palestra “O futuro das tecnologias na educação”, ministrada pelo professor Dalton de Araújo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Durante a sua apresentação, o docente comparou as salas de aula de hoje com as do futuro, mas com cautela. “Devemos usar o bom senso para falar em tecnologias na educação, nada de abordar o tema com exageros”, afirmou. Em seguida, Dalton mostrou exemplos que podem dar certo, mas que ainda estão em fase de testes, como o uso da caderneta eletrônica e dos laptops (computadores portáteis) nas escolas.

O professor ainda questionou se as tecnologias realmente ajudam os alunos a desenvolver seus potenciais durante as aulas, lembrando que os professores ainda não são capacitados da maneira correta. “Os licenciandos precisam parar para pensar no que encontrarão quando saírem das universidades como alunos e se tornarem professores. A qualificação é fundamental”, disse.

Até a sexta-feira (19), o 3o Encontro de Matemática realiza palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. O encontro é aberto ao público, mas é necessário se inscrever na secretaria do curso de Matemática, localizada no 1º andar do bloco D, investindo a quantia de R$ 15,00.

Direito do trabalho na pós-modernidade é debatido na Católica
Por Jaime Mitchell

“Diálogo ítalo-brasileiro de Direito Constitucional do Trabalho: pós-modernidade e direito do trabalho digno” foi o tema debatido na manhã da segunda-feira (15), no auditório G1 da Católica.

Os professores da Unicap Amaro Valentino, Jayme Bevenuto, Fábio Túlio, Luís Henrique e Maria D’Lara explanaram sobre o tema e responderam perguntas dos alunos. O professor convidado Giancarlo Perone, da Universidade de Roma (Torvergata) falou da situação dos trabalhadores da Itália e num debate com os alunos fez um paralelo com os trabalhadores brasileiros.

O “Diálogo ítalo-brasileiro” é uma retomada do convênio entre a Unicap e a Universidade de Roma. Segundo o professor Marcelo Labanca, o convênio tem entre suas atividades a publicação de trabalhos dos professores e o intercâmbio de professores e alunos da pós-graduação.

Ritmoprática é aplicada na Católica
Por Jaime Mitchell

Na manhã desta terça-feira (16), discípulos do professor Tomio Kikuchi e interessados puderam participar de uma orientação e aplicação da Ritmoprática, na sala do grupo de Capoeira da Unicap. A Ritmoprática é uma série de exercícios em que as pessoas movimentam o corpo em uma espécie de aquecimento.

O professor Tomio Kikuchi nasceu no Japão, onde se formou em Pedagogia, Direito e Biologia. Ele veio morar no Brasil, mais precisamente em São Paulo, em 1955. O professor é criador da técnica batizada de Educação Vitalícia, que são exercícios para o que ele chama de pré-natal e pré-mortal. As duas coisas seriam o nascimento e a morte, ou seja, a Educação Vitalícia procura dar ao individuo uma vida tranqüila para quando chegar na morte ele ser capaz de morrer sem dor, com previsibilidade.

O grupo de Capoeira da Católica pratica a Educação Vitalícia há 22 anos, segundo o mestre Corisco. Durante sua passagem pelo Recife, o professor Kikuchi ministrou uma série de palestras e deu entrevistas sobre a Educação Vitalícia durante os dias 14, 15 e 16.

 

Minicurso sobre Carta aos Coríntios aborda história, cultura e sociedade grega
Por Tiago Cisneiros

Nesta terça-feira (16), das 17h às 18h20, foi ministrada, no Espaço Loyola (bloco B), a segunda aula do minicurso “A Palavra em defesa da vida na comunidade de Corinto”, pelo professor do curso de Teologia e coordenador da Pastoral da Católica João Luiz Correia Junior.

O professor abordou, com o auxílio de um texto-base, a geografia, a história e a cultura da sociedade grega – em especial, da comunidade de Corinto, onde Paulo de Tarso realizou a sua pregação cristã. A Bíblia como literatura poética israelense, as características de outras civilizações antigas, a influência cultural da Grécia no Cristianismo e um debate sobre o preconceito foram abordados neste dia.

Houve, ainda, um exercício de leitura coletiva, a fim de revelar as possíveis interpretações superficiais e contextualizadas do texto bíblico 1 Cor 1, 26-31 (1a. Carta aos Coríntios).

Freqüentemente, o professor abriu espaços para comentários e reflexões dos espectadores. Foram discutidos temas como juventude, problemas cotidianos, o papel da mulher na sociedade, o homossexualismo e a diversidade sócio-cultural. “Esse aspecto da cultura e sociedade pluralizadas é ponto comum entre a civilização de Corinto – há dois mil anos - e a atual. Existe, ainda, esse grande desafio de conviver com as diferenças”, frisou João Luiz.

O minicurso “A Palavra em defesa da vida na comunidade de Corinto” prossegue até a sexta-feira (19). A programação para os próximos dias é o aprofundamento na pregação do apóstolo Paulo de Tarso na cidade de Corinto e o exercício de interpretação da sua “Carta aos Coríntios”.

Ação de responsabilidade ambiental marcará Dia da Árvore na Católica
Por Anne Mendes

Na próxima sexta-feira (19), a Católica promove uma ação de responsabilidade ambiental em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). A partir das 14h30, no auditório G2, localizado no 1º andar do bloco G, será promovida uma cine-conferência.

O filme Árvore Sagrada (PE/ 2006), que traz a questão da ocupação inadequada da área de caatinga do Estado, será exibido. Em seguida, a conferência “Bioma da Caatinga: mitos e verdades” será ministrada pelo coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAA/PE), o Prof. Msc Elcio Alves de Barros.

No final do dia, em homenagem à terceira turma do curso de Engenharia Ambiental da Católica e ao Dia da Árvore, serão plantadas mudas de umbuzeiro e pau ferro.

Madrigal fará apresentações em comemoração ao aniversário da Católica
Por Anne Mendes

A Católica vai completar 57 anos de fundação em 27 de setembro e, para celebrar a data, o Madrigal Marlos Nobre fará apresentações especiais. Uma delas será no dia 19, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Soledade, no bairro da Boa Vista. A outra será no dia 27, na Igreja São Pedro Mártir, em Olinda. O recital “Tributo à Maria, Mãe do Salvador” trará desde clássicos da época da renascença até o romantismo. A regência fica a cargo do Irmão Lindbergh Pires, responsável pelo coral. Cornelius Verdom CK, Bona Ventura Somma; Antoni Tvorak e Rossini serão alguns dos autores interpretados.

Abertas inscrições para minicurso de Cuidadores de Idosos
Por Cecília Pinho

De 6 a 17 de outubro, a Católica irá promover o minicurso ‘Cuidadores de Idosos’. É uma oportunidade de estudantes, parentes e cuidadores de idosos aprenderem a lidar com todos os aspectos do envelhecimento, seja saudável ou com disfunções.

O conteúdo é multidisciplinar e reúne profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Geriatria. As aulas vão abordar os cuidados básicos para prevenção de quedas, a nutrição nos idosos, cuidados em relação ao manuseio dos dependentes funcionais, adequação postural dos que dependem de cadeira de rodas, crises convulsivas, alterações comportamentais e declínio cognitivo.

Com orientação das diversas áreas, os assuntos serão abordados de forma prática. Para a coordenadora do minicurso e professora de Terapia Ocupacional da Católica, Ana Luíza Rodrigues, esse é o diferencial das aulas. “O diferencial desse curso é que vão estar presentes profissionais de todas as áreas que cuidam do idoso, e são profissionais de longa data. O participante vai sair com uma boa noção de tudo, tanto da parte prática como da teórica”.

Com carga horária de 30 horas, o minicurso será ministrado de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30. Estão abertas 30 vagas e o investimento é de R$ 110. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, na Coordenação Geral de Extensão, na sala 302 do bloco G4.

Caravana da UNE chega à Católica em outubro

O projeto Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) – Saúde, educação e cultura chega à Universidade Católica de Pernambuco no dia 28 de outubro, com um debate, intervenções culturais e apresentações de grupos musicais. A caravana percorre todo o país desde o início de agosto e pretende visitar 41 universidades, realizando com a participação ativa dos estudantes atividades de formação, educativas, culturais e de prevenção.

Católica vai promover I Congresso Pernambucano de Direito Civil
Por Cecília Pinho

Em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB/PE, a Universidade Católica de Pernambuco promove, de 25 a 27 de setembro, no auditório G1, o I Congresso Pernambucano de Direito Civil. O evento é uma homenagem ao professor Sílvio Neves Baptista e propõe fazer um balanço geral de meia década de vigência do novo Código Civil, criado em 2003.

“O congresso traz a discussão dos principais temas atuais de Direito Civil como uma forma de homenagear um professor nosso da casa. Ele é um grande nome, uma referência em Direito Civil, como membro do Instituto Brasileiro do Direito da Família e por todos os outros feitos acadêmicos”, afirmou Marcelo Labanca, professor e coordenador do curso de Direito da Católica.

Na coordenação científica do evento estão o Prof. Dr. Torquato Castro Jr., o Prof. Msc. Marcus Venceslau (Esa-PE/Focca/UFPE) e a Profa. Dra. Fabíola Albuquerque (UFPE). Na comissão organizadora Prof. Dr. Marcelo Labanca (Unicap), Profa. Msc. Maria Rita de Holanda (Unicap), Prof. Msc. Venceslau Tavares (Esa-PE/Focca/UFPE) e Prof. Msc. Ronnie Duarte (Esa-PE).

“É uma oportunidade de chamar a atenção para pontos específicos da atualidade que estão sendo discutidos e, na verdade, é uma atividade complementar a da sala de aula. Só pelos nomes dos professores que estão participando já vale a pena”, destaca Labanca sobre a importância da participação dos estudantes de Direito.

Entre advogados, estudantes e interessados em participar do congresso, estão abertas 300 vagas. As inscrições podem ser feitas no Diretório Acadêmico do curso de Direito da Católica ou na Esa-PE.

Informações: Telefones: 3224 7282 / 3224 2425. Email: secretariaesa@smartsat.com.br. Site: www.oabpe.org.br

PROGRAMAÇÃO:

25/09
Solenidade de instalação dos trabalhos da Jornada
Conferência de Abertura
Presidente da mesa: Profa. Miriam de Sá Pereira (Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap)
19h30 – A indignidade como causa de exclusão do dever de prestar alimentos
Profa. Dra. Giselda Hironaka (Usp)

26/09
Parte Geral:
8h – A vinculação das entidades privadas aos direitos fundamentais
Mestranda Tatiane Goldhar (UFPE)
8h40 – Validade e eficácia dos negócios jurídicos no Código Civil de 2002
Prof. Msc. Blecaute Oliveira (Ufal)
9h20 – A problemática do início da personalidade: células tronco, anencefalia e outros casos difíceis
Prof. Msc. Pablo Falcão (Asces)

Relações jurídicas patrimoniais:
9h40 – Elementos para uma teoria da boa fé objetiva na posse
Prof. Msc. Venceslau Tavares (Esa-PE/Focca/UFPE)
10h10 – Função social do dano moral
Prof. Dr. Carlos Andrade (Focca/Facipe)
10h50 – Adimplemento Substancial
Prof. Msc. Marcus Ehrhardt (Ufal)
11h40 – Direito de superfície: entre as coisas e os contratos
Prof. Msc. Roberto Paulino (Faculdade Marista/ Fasne)

2ª Conferência
14h30 – Perspectivas dogmáticas do Estatuto Proprietário: Uma análise crítica
Prof. Dr. Eroulths Cortiano Jr. (UFPE)
Direito de Família:
16h – Afetividade nas relações familiares
Profa. Msc. Catarina Oliveira (Unicap/Asces)
16h40 – Guarda compartilhada
Prof. Msc. Maria Rita de Holanda (Unicap)
17h20 – O parto anônimo
Profa. Dra. Fabíola Albuquerque (UFPE)

27/09

Direito das Sucessões:
9h – O embrião no Direito das Sucessões
Prof. Msc. Sílvio Romero Beltrão (UFPE)
9h40 – Perspectiva da Sucessão Legítima
Prof. Dr. Torquato Castro Jr. (UFPE)
10h20 – O Testamento no Direito Civil brasileiro atual
Prof. Msc. Ivanildo Figueiredo (UFPE)
11h – Saudação de Ex-aluno
Profa. Isabel da Câmara Lima (Procuradora da República)

Conferência de encerramento:
11h20 – Dos regimes de bens: estudo comparativo
Prof. Msc. Sílvio Neves Baptista (UFPE/Unicap)

Inscrições abertas para Curso de Catequese Bíblico-Simbólica
Por Cecília Pinho

Durante os próximos dois meses, o Pe. Cláudio Sartori, ex-professor da Universidade Católica de Pernambuco, estará ministrando o Curso de Catequese Bíblico-Simbólica. As aulas estão marcadas para as sextas-feiras, no período de 26 de setembro a 28 de novembro, no auditório CTCH da Católica. O curso se divide em módulo I (14h-16h) e II (16h-18h), cada um com 20 horas/aula. O objetivo é promover um retorno à Bíblia como livro fundamental da catequese e atualizar a metodologia de leitura dos padres da igreja. O público-alvo são animadores de catequese de comunidades e paróquias e os demais interessados. Estão abertas 40 vagas. O investimento é de R$ 60 por módulo e as inscrições podem ser feitas no 1º andar do Bloco B. Outras informações pelo telefone 2119.4171.

Católica vai sediar o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas
Por Lucélia Brito

Entre os dias 10 e 14 de outubro, a Universidade Católica de Pernambuco sedia o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas.

Com o tema “Da prevenção à reabilitação – uma proposta terapêutica baseada em evidências”, o evento terá cursos, palestras, conferências e mesas-redondas. Entre os destaques, estão os cursos de fisioterapia em queimados, FNP em paralisia facial, massagem ayurvédica, drenagem linfática manual, fisioterapia neurológica no paciente crítico, pilates na gestação e atuação da fisioterapia respiratória no hospital geral.

As conferências também abordam assuntos diversos ligados à saúde, como a padronização de recursos avaliativos em pacientes neurológicos, a atuação da fisioterapia na prevenção de atraso no desenvolvimento de crianças em creches públicas do Recife, a fisioterapia em geriatria com uma terapêutica integrativa e a qualidade dos recursos termofototerapêuticos e seus efeitos nas diversas afecções.

Quem quiser conferir a programação completa do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas ou se inscrever para participar do evento deve acessar o site http://www.unicap.br/eventos/fisio/. As normas para a inscrição de trabalhos científicos no congresso também estão na página virtual.

Católica vai realizar Jornada da Terceira Idade
Por Lucélia Brito

Visando uma convivência familiar e social que favoreça o crescimento, a cumplicidade e a qualidade de vida, a Jornada da Terceira Idade na Católica será realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. O evento terá, na sua abertura, a palestra “Envelhecer com qualidade de vida”, ministrada pela professora Sandra Farias. Durante a jornada, ainda serão oferecidas oficinas de bijuteria, dança, internet, música, poesia, fisioterapia e espiritualidade bíblica. Serão disponibilizadas 30 vagas por oficina, com uma taxa de R$ 10,00 para inscrição e certificado. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4146.

Católica promoverá curso sobre Simone de Beauvoir

A Universidade Católica de Pernambuco irá promover entre os dias 21, 22 e 23 de outubro curso de introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir. A atividade faz parte da divulgação das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Nela-Unicap) no âmbito da Filosofia através do Grupo Hegel Unicap. O curso será ministrado pela pesquisadora Juliana de Albuquerque.

As aulas abordarão os seguintes temas: a) Para compreender Simone de Beauvoir (uma investigação da gênese do seu pensamento através do debate com a Filosofia Moral e a Fenomenologia, da parceria filosófica com Jean-Paul Sartre, da fundamentação da moral existencialista, dos conceitos chaves do pensamento de Beauvoir e da sua marca de originalidade); b) A existência enquanto experiência trágica (análise dos primeiros ensaios filosóficos de Beauvoir, da formação do romance metafísico; análise do conteúdo filosófico dos seus textos literários, diários e correspondências); c) Compreendendo a questão de gênero: O Segundo-Sexo (discussão de Simone de Beauvoir com as abordagens de Levinás e Teihard-Chardin; a proposição da pergunta 'o que é a Mulher?'; A mulher como outro; e o tópico final do curso em formato de conferência em apartado: Simone de Beauvoir – a mulher, a velhice e a morte: retrato de uma intelectual engajada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Núcleo de Estudos para América Latina, Bbloco G4, 7º andar, na Universidade Católica de Pernambuco. Para mais informações, ligar para (81)2119-4067, enviar e-mail para neal@unicap.br, ou acessar o site http://www.simonedebeauvoir.wordpress.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Carolina Sousa, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
agenda agosto

22 a 24: A literatura contemporânea em PE

Exposicão no Centro Cultural
até 26 -  Exposicão no Centro Cultural
26 a 28/11 - Curso em Catequese Bíblica: inscrições abertas

OUTUBRO

Minicurso de Cuidadores de Idosos
6 a 17 - Minicurso de Cuidadores de Idosos
 
Simone de Beauvoir
Workshop internaciona
27 a 29 - Workshop internacional sobre meio ambiente
 
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000