A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 1º de setembro de 2008 Ano 7

Católica dá início ao 1º Simpósio de Ciências Biológicas
Por Lucélia Brito

Promovendo um debate sobre os caminhos que biólogos e ambientalistas vêm trilhando nos últimos anos, a Católica deu início na noite desta segunda-feira (1º), no auditório G2, ao 1o Simpósio de Ciências Biológicas, com o tema “Ciências Biológicas no século XXI”.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, abriu o evento falando sobre o convívio e o cuidado que devemos ter com a natureza. Segundo ele, falar sobre assuntos relacionados ao meio-ambiente implica diretamente em discutir a nossa qualidade de vida. Para Padre Pedro, “existe uma necessidade de uma consciência ambiental de ‘cuidar’ no Brasil”. O compromisso da Católica com o cuidado ambiental também foi lembrado. “A nossa Universidade já nasceu urbana. É preciso fazer dessa cidade um campus. Transformar a cidade de pedra em um imenso jardim. Em segundo lugar, devemos assumir uma ação cidadã, uma política ambiental”, afirmou.

Seguido ao pronunciamento do Reitor, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), Aranildo Rodrigues de Lima, falou um pouco mais sobre o evento, lembrando que foi preparado com todo carinho e dedicação em comemoração ao Dia do Biólogo. Após a cerimônia de abertura, todos os presentes se reuniram no Espaço Receptivo da Católica, para uma confraternização ao som da Orquestra Metais Banda Show.

Nesta terça-feira (2), o simpósio terá continuidade a partir das 8h, com minicursos. À tarde está programada a mesa-redonda “Biotecnologia no século XXI”. A programação completa pode ser conferida através do site http://www.unicap.br/simcbio/programa.htm.

Professora de Jornalismo estréia peça no Teatro Barreto Júnior
Por Lucélia Brito

Poetas e amantes, Paul Verlaine e Arthur Rimbaud estão tendo suas vidas encenadas em Anjos de fogo e gelo. A peça estreou sábado (30), às 20h, no Teatro Barreto Júnior, e conta com a participação da professora do curso de Jornalismo da Católica Stella Maris Saldanha, no papel de Mathilde, esposa de Verlaine. A direção do espetáculo é de José Francisco Filho, ex-integrante do Teatro da Universidade Católica de Pernambuco (Tucap).

Na fase liderada por José Francisco Filho e Carlos Borba, entre 1973 e 1975, o Tucap se tornou um dos melhores grupos de teatro amador de Pernambuco, conquistando mais de 30 prêmios. Durante a sua trajetória no grupo, que durou até 1984, José Francisco Filho dirigiu as montagens Torturas de um coração (1972), A revolta dos brinquedos (1972), Prometeu acorrentado (1973), Os escolhidos (1974), A barca d’ajuda (1975) e A farsa do Mestre Pathelin (1984).

O retorno aos palcos da professora Stella Maris também era aguardado com expectativa.“Volto para o teatro depois de muitos anos de ausência. Nesse intervalo, que começou no final dos anos 80, interpretei Maria por duas vezes na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, mas não atuei por nenhuma temporada maior”, contou Stella Maris.

O espetáculo Anjos de fogo e gelo retrata o período no qual Verlaine, poeta já renomado, convida Rimbaud para morar com ele e sua mulher, Mathilde. A peça mostra momentos decisivos da vida dos dois poetas, a partir da cumplicidade e da paixão entre eles. A crise no casamento de Verlaine, a incompreensão da mãe de Rimbaud e reprovação da sociedade francesa diante do amor entre os poetas são alguns dos temas abordados. 

Dono de uma poesia lírica e singular, Paul Verlaine se casou com Mathilde Mauté de Fleurville numa tentativa de acomodar-se a uma vida familiar. Mas tudo mudou quando o poeta conheceu Jean-Nicolas-Arthur Rimbaud, jovem que o fascinava e se tornou seu amante. Rimbaud começou a escrever poemas quando tinha apenas 12 anos e aos 19 deu por encerrada sua obra literária. Precoce e cheio de inquietações, o poeta desenvolveu uma obra incomum, densa e delicada. Admirador de Verlaine, em 1871 Rimbaud escreveu sua primeira carta para aquele que seria seu maior companheiro.

A união dos poetas causou uma mágoa profunda em Mathilde, a esposa traída, levando Verlaine a se afastar de Rimbaud. Hostilizados pelo meio intelectual francês, Verlaine e Rimbaud se aventuraram pela Europa, numa viagem na qual escreveram poemas que modificaram para sempre a poesia ocidental. De volta ao continente europeu, Verlaine

trabalhou em "Romances sem Palavras", enquanto Rimbaud publicou "Uma temporada no inferno". Depois de várias rupturas e reconciliações, em 1873, Verlaine deu um tiro de pistola em Rimbaud, em Bruxelas.

A montagem Anjos de fogo e gelo tem texto de Moisés Neto e atuações de George Meireles, Roger Bravo, Stella Maris Saldanha e Ivonete Melo. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Barreto Júnior até o dia 16 de novembro, aos sábados e domingos, sempre às 20h.

Professor de Jornalismo coordena Núcleo de Pesquisa do Intercom em Natal

O Prof.Dr.Alexandre Figueirôa, do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), participará de 2 a 6 de setembro, em Natal, de mais um Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. No evento deste ano, Figueirôa, além de coordenar o Núcleo de Pesquisa Comunicação Audiovisual, irá participar do Libercom, onde irá falar sobre o panorama da pesquisa em comunicação audiovisual, hoje, no Brasil; e apresentará, no Publicom, o livro "Guel Arraes, um inventor no audiovisual brasileiro", resultado do trabalho  realizado pelo Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea, da Unicap, e editado por ele e pela Profa.Dra. Yvana Fechine (UFPE), cujo lançamento acontece durante o congresso.

Livro sobre Guel Arraes é lançado no Congresso da Intercom em Natal
Por Cecília Pinho

Dentro da programação do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Natal, está o lançamento do livro "Guel Arraes: um inventor no audiovisual brasileiro", editado pelos jornalistas Alexandre Figueirôa e Yvana Fechine. O trabalho reúne textos de seis pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que formam o grupo de pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea da Unicap. São eles: Alexandre Figueirôa, Aline Grego, Ana Paula Campos, Cláudio Bezerra, Maria Eduarda Rocha e Yvana Fechine.

No livro, os autores propõem uma discussão sobre os aspectos da atuação de Guel Arraes, desde a proposta ético-estética de qualidade na TV até as condições políticas, sociais e institucionais; e dos seus processos criativos até as relações entre cinema e televisão. Os textos não são novos, apenas foram reorganizados a fim de demonstrar a riqueza da obra de Guel a partir de diversos pontos de vista e interpretações.

“O livro é um pouco do resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2002. A gente analisa toda a produção dele, desde o início lá nos programas e minisséries da televisão brasileira como Armação Ilimitada, TV Pirata, Programa Legal, até a articulação das produções televisivas e cinematográficas, com O Auto da Compadecida e Caramuru, a Invenção do Brasil”, disse Figuerôa.

A publicação é da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O lançamento está marcado para o dia 4, no III Encontro de Autores e Leitores de Publicações em Comunicação, no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SERVIÇO: “Guel Arraes: um inventor no audiovisual brasileiro”, Alexandre Figueirôa e Yvana Fechine (editores), Companhia Editora de Pernambuco, 350 páginas. Preço: R$ 35,00.

Professores e ex-alunos de Publicidade lançam livro no Intercom
Por Anne Mendes

A partir desta terça-feira (2), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação promoverá o Intercom, um encontro anual para estudantes e profissionais da área da comunicação. A participação da Católica este ano será especial. Durante o encontro, que acontecerá em Natal/ RN, alguns ex-alunos e professores do curso de Publicidade da Universidade lançarão o livro Publicidade Ilimitada: Reflexos e Reflexões sobre Comunicação e Consumo.

A obra, que foi organizada pela professora Karla Patriota e traz diversos artigos acadêmicos sobre questões atuais da propaganda e do consumo como objeto de análise sobre diversas óticas, será lançada nesta sexta-feira (5) na Publicom, evento do encontro que lança novos livros com trabalhos relevantes para o estudo da comunicação.

 Publicidade Ilimitada: Reflexos e Reflexões sobre Comunicação e Consumo também será lançado no Recife até o final de setembro. Além do lançamento do livro, os professores Karla Patriota e Rodrigo Duguay participarão do evento apresentando no Núcleo de Pesquisa de Publicidade e Propaganda um trabalho. Perspectivas da Publicidade na Web Semântica: a Web 3.0 mostra o que acontecerá com a evolução da atual web colaborativa (2.0) em um novo cenário envolvendo bancos de dados relacionais e inteligência artificial.

AUTORES

Publicidade Ilimitada: Reflexos e Reflexões sobre Comunicação e Consumo
Circe Mascarenhas Ferrario (ex-aluna)
Elano Barbosa Lorenzato (professor Universo e funcionário Assecom)
Janaína de Holanda Calazans (professora PUP)
Joana Rizzo Carneiro da Cunha (ex-aluna)
José Renan Maranhão de Andrade (ex-aluno)
Karla Regina Macena Pereira Patriota (professora PUP)
Laura Cerqueira Borba
Rodrigo Duguay Pimenta da Hora (Professor PUP)
Rosânia Soares (professora PUP)
Viviane Toraci Alonso de Andrade (professora PUP da Universo)

Ex-aluna de Jornalismo lança livro dia 13
Por Anne Mendes

O trabalho fotográfico de Man Ray virou assunto de estudo da ex-aluna do curso de Jornalismo da Católica Georgia Quintas. A pesquisa rendeu um livro que será lançado no próximo dia 13, a partir das 19h, na Livraria Cultura.

Man Ray e a Imagem da Mulher – a vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas fala sobre a obra do fotógrafo, que foi um dos artistas mais importantes dos movimentos de vanguarda da década de 20 (surrealismo e dadaísmo), sob um aspecto da apropriação da imagem feminina.

Para Geórgia, as imagens de Man Ray são um misto de beleza, estranhamento e investigação; pois ele conseguia visualizar elegância sob o ícone da mulher, e não a vulgaridade, como muitos artistas da época faziam. “Ele foi um artista bem completo em relação aos questionamentos de vanguarda. Ray conseguia fazer o novo com a fotografia”, afirmou.

Georgia Quintas é doutora em Antropologia pela Universidade de Salamanca (Espanha) e é especializada em História da Arte, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP). A fotografia e a imagem sempre foi uma área pela qual teve interesse e se dedicava a estudar.

Hoje, Geórgia atua como professora do Bacharelado de Fotografia da Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso (Olinda) e é pesquisadora do Núcleo de Imagem & Som em Ciências Humanas do Programa de Pós-graduação em Antropologia (UFPE).

SERVIÇO:
Man Ray e a Imagem da Mulher – a vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas
QUINTAS, Geórgia
R$ 40,00

Simone de Beauvoir será tema de curso promovido pelo Neal
Por Anne Mendes

Juliana Albuquerque, colaboradora do Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) da Católica, ministrará curso de introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir, entre os dias 21 e 23 de outubro.

No primeiro dia, Juliana, que também é pesquisadora do Grupo Hegel da Católica, fará com que os participantes compreendam Simone de Beauvoir através do debate com a Filosofia Moral e Fenomenologia e dos conceitos chaves do pensamento dela.

A existência enquanto experiência trágica será o tema do segundo dia de atividades. Serão analisados os primeiros ensaios filosóficos da filósofa, o conteúdo dos textos literários, diários e correspondências.

Para finalizar, a compreensão do ‘segundo-sexo’ será proposta. Uma discussão de Beauvoir com as abordagens de Levinás e Teihard-Chardin será levada em consideração para essa análise.

As aulas acontecerão sempre no horário da tarde, das 14h às 17h, na sala de teleconferências da Católica, localizada no térreo do bloco G4 (anexo atrás do Unibanco). Os interessados devem se inscrever na sala do Neal, localizada no 7º andar do bloco G4. A taxa de inscrição custa R$ 15,00. Mais informações pelo 2119.4067 e pelo e-mail: neal@unicap.br

Católica firma parceria com o Instituto Cervantes
Por Cecília Pinho

A Católica firmou uma parceria com o Instituto Cervantes do Recife. Agora, os alunos, funcionários e professores da Universidade terão direito a 25% de desconto sobre o valor da matrícula nos cursos oferecidos pelo Instituto. São seis níveis diferentes de cursos, de longa duração ou intensivos. Para terem direito ao benefício, os alunos podem ir diretamente ao Instituto e apresentar um certificado de matrícula assinado e emitido pela Universidade, que ateste a situação de regularidade com as aulas. Já os funcionários e professores deverão apresentar documento que comprove o vínculo com a instituição.

A instituição de ensino da língua espanhola é oficial da Espanha, ligada ao Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação, e é o órgão que emite o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), certificado de maior importância mundial deste idioma, através do Ministério de Educação espanhol e reconhecido pelo Ministério de Educação brasileiro.

A cada 20 alunos com matrículas efetivadas nos cursos, o Instituto colocará à disposição da Universidade uma bolsa de estudos de 30 horas/aula.

SERVIÇO:
Instituto Cervantes de Recife
Av Gov. Agamenon Magalhães, 4535 – Derby 
50.070-161 - Recife – PE
Tel/Fax.: (81) 3423-0216
cenrec@cervantes.es

Abertas inscrições para Prêmio de Educação em Direitos Humanos
Com informações da Assessoria de Imprensa do Grupo SM

No ano em que se comemoram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos nasce o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos com a proposta de identificar, reconhecer e estimular experiências no âmbito da educação que promovam os Direitos Humanos. Trata-se de uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Ministério da educação e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.

Até o dia 06 de outubro, instituições públicas e privadas de educação básica e superior e secretarias estaduais e municipais de educação poderão inscrever seus trabalhos de educação em Direitos Humanos iniciados até janeiro de 2008, e concorrer em quatro categorias, dotadas de R$ 100 mil em prêmios.

A primeira categoria premia as secretarias estaduais e municipais com estratégias de inserção dos Direitos Humanos nos currículos da educação básica. Na segunda, concorrem escolas públicas e privadas que contemplem os Direitos Humanos em seus planos político-pedagógicos. No terceiro grupo estão aptas para inscrição universidades públicas e privadas que tenham a educação em Direitos Humanos em seus cursos e pesquisas em nível de graduação e pós-graduação. Por último, a quarta categoria é disputada por universidades que realizem trabalhos de extensão universitária. O vencedor de cada categoria receberá R$ 15 mil, e o segundo colocado, R$ 5 mil.

Mais informações, assim como o regulamento e ficha de inscrição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, estão disponíveis no site www.educacaoemdireitoshumanos.org.br

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Carolina Sousa, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
agenda agosto

22 a 24: A literatura contemporânea em PE

Exposicão no Centro Cultural
até 26 -  Exposicão no Centro Cultural
26 a 28/11 - Curso em Catequese Bíblica: inscrições abertas

OUTUBRO

Minicurso de Cuidadores de Idosos
6 a 17 - Minicurso de Cuidadores de Idosos
 
Simone de Beauvoir
Workshop internaciona
27 a 29 - Workshop internacional sobre meio ambiente
 
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000