A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 26 de novembro de 2008 Ano 7

Reajuste das mensalidades de 2009 será de 5,5%

A Universidade Católica de Pernambuco anunciou sexta-feira (21) que o reajuste das mensalidades para o ano letivo de 2009 será de 5,5%. O percentual, embora não atenda às necessidades financeiras da instituição, foi estabelecido levando-se em conta a realidade econômica do País e do Nordeste, particularmente dos alunos da Universidade. De acordo com o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, a Católica preocupou-se em fixar o menor percentual possível para não onerar demasiadamente o orçamento das famílias de seus alunos.

O índice de reajuste, calculado a partir da projeção de inflação feita pelo Banco Central para 2009, foi aprovado na durante a reunião do Conselho Superior, do qual faz parte também representante dos estudantes. Antes de ser submetida aos conselheiros, a proposta foi debatida em reunião da Mesa Diretora. A resolução do Conselho Superior nº 014/2008 está afixada na mônita do bloco R.

Católica firma convênio com o Crea-PE

A Universidade Católica de Pernambuco firmou, na tarde de hoje (26), um convênio com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, órgão que fiscaliza e regulamenta essas profissões. O projeto chamado de Crea Júnior vai desenvolver ações voltadas para os estudantes de Engenharia Civil da Unicap.

O objetivo principal é preparar e orientar o aluno para a vida profissional através de palestras, minicursos e eventos elaborados por representantes do Conselho. A assinatura do convênio foi no anfiteatro do bloco G4 e contou com a presença do Reitor da Católica, o Padre Pedro Rubens; do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o professor José Orlando; e do presidente do Crea-PE, Roberto Muniz.

“Vamos para dentro da Universidade apoiar o aluno e prepará-lo para o que ele vai enfrentar quando deixar a vida acadêmica e entrar na vida profissional. Mostrar a eles os direitos e deveres da profissão. Vamos oferecer aos futuros engenheiros minicursos de gerenciamento e planejamento de projetos”, explica o presidente do Crea-PE, Roberto Muniz. Ele destaca ainda que os estudantes podem fazer parte da comissão do Crea Jr.

As primeiras ações estão previstas para o semestre 2009.1. A Unicap é a primeira instituição de ensino superior do Estado a firmar este convênio, que está preste a ser desenvolvido também em outras universidades pernambucanas. O Crea Jr. já existe em Minas Gerais e no Amazonas. De acordo com Muniz, o Brasil tem cerca de 900 mil profissionais de engenharia, destes 22 mil estão em Pernambuco.

Fórum - A assinatura do convênio aconteceu durante a abertura do Fórum de Gestores da Unicap, reunião que congrega coordenadores de cursos e de setores acadêmicos e administrativos da Universidade. Após a solenidade com o Crea, os gestores discutiram os critérios e a preparação da Católica para receber os membros da Comissão de Avaliação Institucional do Ministério da Educação.

Segundo dia de oficina abordou “o desejo de saber e a escola”
Por Cecília Pinho

Os participantes da oficina “Vivenciando uma Maternidade e Paternidade Autêntica” tiveram nesta quarta-feira (26), o segundo encontro. A psicóloga Neusa Maia e o estagiário de Psicologia Heleno Pereira abordaram o tema “O desejo de saber e a escola”, tratando dos segredos familiares e seus efeitos.

A oficina foi iniciada com um relaxamento de 10 minutos, para atrair a paz e a tranqüilidade. Em seguida, foi feita uma reflexão a respeito da história infantil Patinho Feio, que seria o estranho na família. Na conversa, os participantes puderam tirar dúvidas e entender como as crianças podem acabar se sentindo quando sabem que são adotadas. “É importante que a criança saiba que ela é fruto do desejo de um casal de ter filho”, disse a Neusa Maia.

Heleno Pereira explicou que é muito importante eles saberem identificar a função dos pais. “Queremos inserir eles na questão dos lugares de pais, que é bem diferente dos de genitores. Porque pai e mãe independe da questão biológica”. A dinâmica foi encerrada dando continuidade a um trabalho que os participantes estão desenvolvendo durante os encontros, a metáfora de arquivo, onde usam cartolina, lápis e revistas para retratar os momentos desde o primeiro contato com a criança até o último dia da oficina.

A professora Ercília Machado de Souza adotou sua filha há cinco anos, desde que era bebê. Para ela, a oficina está sendo bastante proveitosa. “Gostei demais, refletir sobre algumas coisas, sobre a minha ansiedade e tudo que nós estamos vivenciando aqui. A dinâmica é muito positiva, pois aprendemos com as pessoas que também têm filhos adotados”, declarou.

“Os lugares na família”, com enfoque para o lugar dos pais biológicos, dos pais adotivos e a inserção na família expandida (avós, tios adotivos) será o tema do dia 1º de dezembro. Já no último encontro, do dia 3, a temática será em torno de “O medo do abandono”, enfatizando o medo da perda pelos pais biológicos ou adotivos e a dificuldade de estabelecer limites.

Alunos de Publicidade participam de concurso
Por Jaime Mitchell

“Pavilhão Sonoro!” foi o nome do concurso organizado por alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda, no qual eles competiram, em grupos, uns contra os outros na produção de spots (propaganda falada com um fundo musical) e jingles (propaganda cantada). A atividade faz parte da disciplina Audiovisual I, ministrada pela professora Elisa Barreto, na qual os alunos trabalham o rádio e como produzir para esse meio.

Durante o semestre, os alunos produziram jingles e spots como atividade de sala de aula. Segundo a professora Elisa foram feitos mais de 60. A idéia de fazer o concurso surgiu dos próprios alunos. Uma banca de professores fez uma pré-seleção de 23 trabalhos que foram os apresentados na manhã desta quarta-feira (26), na sala 510 do bloco A.

Os 23 trabalhos foram apresentados para uma banca composta por profissionais da área de Publicidade, Música e Administração: Cacá Barreto, sócio da Muzak – Produções em Áudio e do selo alternativo Candeeiro Records; Nando Lobo, proprietário da TOQUE Produções em parceria com a REC Produtores Associados e João Melo Neto, da Talkbox. Para eles, trabalhos como esses ajudam a preparar melhor os alunos. “Tudo o que precisa é trabalhar bem o conteúdo, os textos”, falou João Melo Neto.

Os spots e jingles falavam de cursos, hospitais, produtos como margarina, picolés e bolachas. A banca decidiu não classificar os alunos em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar. Eles perguntaram a turma se poderiam escolher os quatro melhores, pois cada grupo foi bom em uma parte: uns na música e outros na métrica. Foram escolhidas quatro propagandas na categoria spot e quatro na categoria jingle. Os vencedores ganharam kits da Red Bull, que deu apoio ao concurso, livros, certificados e DVD’s.

Para a aluna Keila Borges, uma das ganhadoras, eventos como esse ajudam a “estimular os alunos a se dedicarem mais e estimula também o espírito competitivo”. No fim, Nando Lobo destacou que houve muito frescor de idéias e Cacá Barreto achou muito legal a métrica musical nas propagandas.

Aluno desenvolve jogo para crianças portadoras de deficiência
Por Cecília Pinho

O aluno Bruno Cosmo, concluinte do curso de Sistemas de Informação da Católica, desenvolveu um jogo educativo que pode ser jogado também por crianças portadoras de deficiência auditiva ou visual. O jogo “Pesca Letras” foi desenvolvido na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação do Prof. Dr. Francisco Madeiro Bernardino Junior. É um projeto interdisciplinar que atende os requisitos de design universal voltados para crianças com deficiências ou não.

O jogo visa desenvolver habilidades cognitivas com o teclado do computador, já que no Brasil nunca foi projetado um jogo que seja acessível para crianças portadoras de deficiência. Para o estudante é uma forma de promover a integração, socialização das crianças, especialmente as que têm deficiências visuais e auditivas, e, ao mesmo tempo, conscientizar profissionais de Informática para desenvolver produtos nesse mercado.

“Eu tentei seguir os sete princípios do design universal. Não é um jogo somente para portadores de deficiência, e sim um jogo que todas as crianças podem jogar. Consegui na verdade a integração e é muito gratificante o reconhecimento, a gente conseguiu um bom resultado e já tem crianças utilizando”, disse o Bruno.

O trabalho já rendeu muitos frutos ao estudante, que obteve 1º lugar na Mostra de Trabalhos Acadêmicos realizada durante a II Semana de  Informática, participou do 1° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e também apresentou o jogo aos alunos do curso de Pedagogia da UFPE. Bruno Cosmo apresentou o trabalho à banca examinadora do projeto no dia 24 de novembro.

Missa de Sétimo Dia de falecimento do Monsenhor Guedes será na Capela da Católica

A missa pela celebração do sétimo dia de falecimento do padre Ayrton Guedes será realizada na Capela da Universidade Católica de Pernambuco nesta segunda-feira (1), às 19h. Monsenhor Guedes, como era mais conhecido morreu aos 102 anos de idade em conseqüência de uma infecção generalizada. A saúde dele começou a ficar debilitada nos últimos seis anos, quando sofreu três derrames cerebrais. Nascido na cidade de Bezerros, Agreste de Pernambuco, Monsenhor Guedes era o padre em exercício mais antigo do mundo. Ele teve 80 anos de vida sacerdotal. O corpo dele foi sepultado no cemitério de Santo Amaro, área Central do Recife.

Madrigal fará recital no dia 28
Por Lílith Perboire

O Madrigal Marlos Nobre apresentará o Recital “Robert Schummann in Concert”, no dia 28 de novembro, às 20 h, na Capela da Universidade Católica de Pernambuco.

Robert Schummann nasceu no dia 8 de junho de 1810, na Alemanha. Tinha um grande sonho de se tornar solista, o que não aconteceu devido a um misterioso incidente, ficando sem movimento do quarto dedo da mão esquerda.

Em 1834 fundou com amigos e intelectuais um jornal voltado para música “Neue Zeitschrift Musik” (Nova revista para música). Com ele, Schummann teve uma rica produção artística. Devido a sua grande importância, o compositor será o grande homenageado da apresentação.

Durante apresentação, os solistas do Madrigal interpretarão os Ciclos Dichterliebe, Liedekreis e Lieder.

Inscrições para o Vestibular 2009 da Católica seguem até 9 de dezembro

O Vestibular 2009 da Católica está oferecendo 3.050 vagas em 28 cursos de graduação. Este ano, quem se inscrever até o dia 30 de novembro terá um desconto de R$ 10,00, ou seja, pagará R$ 70,00. Após o dia 30, a taxa será de R$ 80,00. As inscrições devem ser feitas pelo site www.unicap.br. As provas estão marcadas para o dia 20 de dezembro, das 8h às 13h, no campus da Universidade. Os ‘feras’ também poderão participar do processo seletivo através da média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio 2008.

Os três melhores colocados em cada uma das graduações receberão a bolsa prêmio, que concede redução de 25% no valor das mensalidades ao longo do curso. Eles ainda terão benefícios na matrícula. Os primeiros lugares terão um desconto de 100% no valor da primeira mensalidade. Os segundos colocados, 75%; e os terceiros lugares, 50%. O acesso a uma das maiores instituições de ensino superior do Norte Nordeste é facilitado por vários outros programas de bolsas e financiamentos. Confira:

1 – BOLSA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Programa criado para atender ao aluno comprovadamente carente, que concede uma redução de 25% nas mensalidades. A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br

2 – PROUNI (PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS): É um programa do Ministério da Educação, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. A Católica aderiu ao Programa desde o início de sua criação, com bolsa de 100%. Informações pelo site: www.mec.gov.br/prouni

3 – FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES):  É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um desconto de 30 a 50%. É preciso apresentar um fiador. Maiores informações no site: www3.caixa.gov.br/fies.

4 - CRÉDITO EDUCATIVO CATÓLICA: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil). É concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo. Faz-se necessário apresentar um fiador. É reembolsável, em parcelas e tempo equivalente a sua utilização, após um ano do aluno formado. A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

5 - PROGRAMA FIDELIDADE: Redução de 10% sobre o valor da mensalidade para quem tem dependentes matriculados na Católica. O benefício vai contemplar os alunos que comprovarem dependência fiscal perante os pais, tutores ou avós, conforme disposto na legislação do Imposto Sobre a Renda. O incentivo é válido somente a partir do segundo irmão matriculado, desde que o mesmo não possua bolsa ou financiamento estudantil de qualquer tipo.

Inscrições abertas para admissão extravestibular em Teologia

Estão abertas as inscrições para o processo de admissão extravestibular para o curso de bacharelado em Teologia oferecido pela Católica. As inscrições podem ser feitas até 17 de dezembro no setor de Admissão, no térreo do bloco R, de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h30. A taxa de inscrição custa R$ 100,00. Os candidatos serão submetidos a uma entrevista a ser realizada por professores e a uma redação. Outras informações pelo www.unicap.br ou pelo telefone (81) 2119-4171.

Liceu-Nóbrega abre inscrições para cursos profissionalizantes

O Complexo Educacional Nóbrega está oferecendo 200 vagas para os cursos profissionalizantes de Administração e Contabilidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro, exclusivamente pelo site www.unicap.br/nobrega e a taxa custa R$15,00. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4112.

MBAs com inscrições abertas

A Pró-reitoria Acadêmica está com inscrições abertas para dois cursos de MBA. Estão sendo oferecidas 40 vagas para Gestão de Negócios e outras 40 vagas para Finanças e Controladoria. As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro no Espaço Executivo, localizado na Rua Almeida Cunha, 245, 3º andar, sala 303, bairro da Boa Vista. Os cursos têm 18 meses de duração. O investimento é de R$ 460,00 mensais. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4344 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.

Mestrados da Católica abrem inscrições
Por Anne Mendes

A Católica está com inscrições abertas para os Mestrados. Estão sendo oferecidas vagas nos cursos de Ciências da Linguagem (21), Desenvolvimento em Processos Ambientais (20), Direito (25), Engenharia Civil (18), Psicologia Clínica (22) e Ciência da Religião (23).

Para concorrer às vagas disponibilizadas, o candidato deve se inscrever no site da Católica www.unicap.br e providenciar a seguinte documentação (original e cópia):
- uma foto 3 x 4 colorida e recente;
- RG e CPF;
- certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de - divórcio;
- título de eleitor com comprovante da última eleição;
- certificado de quitação com o serviço militar;
- diploma de graduação, devidamente registrado em órgão competente, ou certificado de conclusão do curso (a cópia do diploma devidamente registrado deverá entregue até a matrícula);
- histórico escolar da graduação;
- requerimento justificando o interesse pelo curso e pela linha de pesquisa;
- projeto de pesquisa (proposta preliminar);
- curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPQ (www.cnpq.br - Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar a documentação pertinente;
- comprovante da inscrição

Os documentos devem ser entregues, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, na Secretaria dos Mestrados, localizada na sala 003 do bloco G4.

Depois de inscritos, os candidatos participarão de um processo seletivo, em cinco etapas. Num primeiro momento, eles responderão a uma prova escrita, com base na bibliografia sugerida nos editais, que podem ser conferidos no link http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os aprovados terão seus projetos de pesquisa e curriculums em modelo Lattes avaliados. Em seguida, uma entrevista será realizada com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita. Por fim, um exame de proficiência de língua estrangeira (francês ou inglês) será realizado.

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote, que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “citytour” em Fortaleza e camisa, custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife 

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Daysiane Lins, Jeyse Araújo e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 

NOVEMBRO



DEZEMBRO




 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000