A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 19 de novembro de 2008 Ano 7

Católica é heptacampeã no Prêmio JC Recall de Marcas

A Universidade Católica de Pernambuco ganhou, pelo sétimo ano consecutivo, o Prêmio JC Recall de Marcas de 2008. Na pesquisa: “as marcas mais lembradas pelos pernambucanos” realizada pelo Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado, a maioria dos 500 entrevistados respondeu que na categoria Universidade Particular a Unicap era a marca mais lembrada. Na premiação, que aconteceu na noite desta terça-feira (18), no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, foram agraciados o Pró-reitor Administrativo Luciano Pinheiro, representando o Reitor Padre Pedro Rubens, e Bruno Andrade, um dos diretores da Ágora Comunicação.

O Pró-reitor Luciano Pinheiro fala da importância desse reconhecimento para a Unicap. “Para a Universidade Católica é importante ter esse reconhecimento público, porque ele reflete o trabalho que vem sendo feito há 57 anos. A gente sabe que essa manifestação do público é espontânea. Então, é o reconhecimento a todo protagonismo da Unicap no ensino superior aqui em Pernambuco. A Universidade fica feliz, pois os trabalhos e programas desenvolvidos estão sendo reconhecidos.”

O JC Recall de Marcas, que nesta 11ª edição premiou 69 categorias, é uma parceria entre o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e o Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado. O levantamento foi feito a partir de entrevistas pessoais e domiciliares, estruturadas por sexo, idade e áreas geográficas. Foram entrevistadas 500 pessoas das classes A, B e C, com idades acima dos 16 anos e residentes no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Alunos e egressos de Relações Públicas participam do 10º Eneerp
Por Nathália Bormann

O auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco foi palco, na noite desta terça-feira (18), da 10ª edição do Encontro de Estudantes e Egressos em Relações Públicas (Eneerp). O evento reuniu profissionais renomados no mercado de trabalho como Ivan Alecrim, da agência Comuniqué, Renato Batista, da Idea 1, e Dionice Campos, da Comunique Eventos. As ex-alunas da Católica Lara Mafra e Vanessa Ramos e da Escola Superior de Relações Públicas (Esurp) Jeane Ferreira e Cínthia Peixoto apresentaram os projetos experimentais Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) e Gatos de Rua, respectivamente.

A abertura do evento foi realizada pela aluna do 8º período de Relações Públicas Sandra Nunes. Ela enfatizou que o encontro tem como principal objetivo promover a integração dos alunos de Relações Públicas sempre em parceria com a Esurp. A edição deste ano teve como tema “Relações Públicas na Geração de Negócios”. Sandra destacou, ainda, a atuação desses profissionais em um mercado que se encontra cada vez mais desafiador e exige das empresas uma postura ética e responsável.

A organização do Eneerp faz parte da atividade da disciplina Prática de Relações Públicas II, orientada pela professora da Católica Theresa Sampaio. Durante o evento, cada palestrante teve 15 minutos para suas exposições, enquanto os projetos experimentais foram apresentados em 10 minutos cada. Todos os palestrantes convidados foram ex-alunos da Católica. A mediadora da mesa foi a aluna Daysiane Lins, também do 8º período.

Dionice Campos, da Comunique Eventos, falou do pioneirismo da sua empresa no Recife, na época em que foi criada, no ano de 1994, de como surgiu a logomarca da empresa e os serviços desenvolvidos pela Comunique. A palestrante aproveitou para falar sobre empreendedorismo, destacando que o profissional de relações públicas precisa identificar a “sazonalidade”, ou seja, as boas oportunidades de investimento na área. Dionice concluiu dizendo: “Empreendedorismo é ousar. Nós somos gente que faz”.

Renato Batista falou da sua experiência com a agência Idea 1, bastante nova no mercado e que trabalha principalmente com o meio online, criando espaços na Internet para a venda de materiais publicitários. Ele destacou que para ser um empreendedor é preciso, primeiramente, ter esse perfil, o qual requer do profissional iniciativa, liderança, organização, tomada de decisões e perseverança. Além disso, Renato também deu dicas de quais são os primeiros passos para a criação de uma empresa.

Ivan Alecrim, da Comuniqué, conversou com o público presente, estimulou os alunos a usarem a Internet como ferramenta de divulgação de trabalhos. “Precisamos parar de pensar na Internet apenas como uma ferramenta de bate-papo”, afirmou. Ivan destacou também que uma das qualidades do empreendedor é ajudar as pessoas sem pensar em receber algo em troca, mas pelo simples fato de achar uma idéia, um projeto legal.

Em seguida, as ex-alunas da Universidade Católica Lara Mafra e Vanessa Ramos apresentaram o trabalho de conclusão de curso Museu Mamam, explicando que um dos fatores impulsionadores do projeto foi o fato de o museu estar localizado no centro da cidade, na Rua da Hora, e muitas pessoas não conhecerem, além da carência de comunicação da instituição. Na seqüência, as alunas da Esurp apresentaram “Gatos de Rua”, um trabalho de comunicação dirigida sobre o projeto de responsabilidade social, Gatos de Rua, da grife de confecção Beto Kelner.

No final do evento, a professora Cristina Maranhão, da Esurp, foi homenageada pela criação do Eneerp. “O Eneerp surgiu de uma necessidade detectada pelos próprios alunos para obter um conhecimento maior sobre o curso de Relações Públicas”, contou. Cristina também explicou a importância de fazer com que uma disciplina prática seja um verdadeiro aprendizado para os alunos: “É importante que eles conheçam a dinâmica da profissão e conheçam o leque de opções que o curso oferece no mercado. Infelizmente, a comunicação para algumas empresas ainda é tida como gasto, mas, na realidade, é um investimento”, frisou.

A professora Eliane Costa, da Esurp, foi homenageada pela parceria com a Católica no evento. Ruth Magalhães, que também ensina na mesma instituição recebeu homenagem pela participação em algumas edições anteriores.

O 10º Eneerp foi organizado pelos alunos do 8º período da Católica e teve o apoio do Diario de Pernambuco, Emlurb (Coleta Seletiva), Instituto Embelleze, Gráfica Adesivo, Livraria do Mec e Market Paper. A orientação foi da professora Theresa Sampaio, que fez uma avaliação positiva do encontro. “O Eneerp atingiu o objetivo, a proposta do tema Relações Públicas na Geração de Negócios. Nós trouxemos quatro ex-alunos da Universidade que estão em atuação no mercado. O resultado foi extremamente positivo”, concluiu.

Painel aborda questão étnica e racial
Por Cecília Pinho

A questão étnico-racial como desafio brasileiro foi o tema do painel de abertura do “Negritude Brasil – 120 anos de abolição?”, na noite desta terça-feira (18) e contou com a saudação do Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens. “O questionamento que fazemos com esse evento, não é em relação à data e sim a efetivação do processo de abolição e do compromisso de uma verdadeira democracia”, disse o Reitor, dando as boas-vindas aos participantes.

Os convidados para o painel foram a coordenadora do grupo de estudo da cultura afro-brasileira e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria Auxiliadora Gonçalves, o assessor nacional da pastoral afro-brasileira, Padre Clóvis Cabral, e o secretário-executivo de promoção da igualdade étnico-racial de Pernambuco, Jorge Arruda.

Iniciando os trabalhos, a professora Maria Auxiliadora chamou a atenção para o fato de a questão étnico-racial ser considerada um desafio. “Se pensarmos, 120 anos não representam uma grande distância em relação à situação dos negros”. A partir de uma sintética cronologia, apontou as diversas conquistas como o movimento negro que surgiu em 1978 e o dia da consciência negra que foi instituído em 1980.

A professora expôs a respeito da lei que coloca nos currículos escolares a disciplina de Cultura Afro, apontando como grande empecilho o despreparo dos educadores. “As pessoas envolvidas precisam estar capacitadas e unir o saber teórico e prático. É necessário que as instituições reelaborem os princípios”. E concluiu: “Se o negro não teve acesso ao conhecimento da sua própria história, a sombra da escravidão estará sempre presente”.

Em seguida, o Pe. Clóvis Cabral se baseou em um artigo jornalístico que falava da figura histórica de Zumbi. Cabral enfatizou as desigualdades de gênero e raça que existem na sociedade inclusive dentro do ensino. Segundo ele, a população negra no Brasil enfrenta 4 tipos de pobreza, “o negro não tem, pobreza econômica; o negro não pode, pobreza política; o negro não é, pobreza histórica; e o negro não sabe, pobreza educacional”, explicou.

Cabral disse ainda, que existi há 120 anos um longo e tenebroso 14 de maio de 1888 que se estende até hoje, “temos que ser sinceros, não temos nada que comemorar”. O padre ressaltou, que nessa luta, os segmentos da sociedade têm que atuar juntos. “O movimento negro vem construindo um processo e convocado a população a levar a sério o quadro da desigualdade racial”.

Concluindo o painel, o secretário Jorge Arruda retornou ao tema da lei do ensino da cultura afro dentro de escolas e universidades. Para ele, “é preciso respeitar o diálogo à diferença, através da fé, amor e arte”. O secretário afirmou que as pessoas não podem entrar na escola e saírem iguais. “Elas têm que ser pessoas, aprender a ser e conviver”. Arruda concluiu enfatizando que a educação sobre a cultura afro é essencial.

Após o painel, foi feita uma homenagem a personagens importantes que vivem a cultura afro em Pernambuco. Manoel Nascimento Costa (Manoel Papai), Ivo de Xambá, Pai Raminho de Oxossi, Mãe Biliu, Padrinho Walfrido, Mãe Graça de Xangô e Pai Edu receberam uma placa e um pilão de xangô do Reitor Padre Pedro Rubens.

Jornalista debate escravidão na Católica
Por Jaime Mitchell

Fazendo parte da programação da Semana da Negritude, na manhã desta quarta-feira (19) o G2 recebeu o jornalista e escritor Francisco Albuquerque Pereira para falar sobre o tema: “Negros Escravizados: Trabalho e Tortura”. A coordenação da mesa ficou por conta da professora Odalisca Cavalcanti, da Unicap.

Francisco Albuquerque é cearense radicado no Recife desde 1955 e já trabalhou em Jornal, Rádio e Televisão. Seu livro “Oração pelo Negro” ganhou o Prêmio de Poesia 2005 da Academia Pernambucana de Letras (APL). O jornalista faz parte da Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE).

“Essa hipocrisia brasileira de que não existe preconceito de cor é difícil de superar”, disse Francisco Albuquerque ao abordar a questão do preconceito que ainda existe no Brasil, mesmo depois da Abolição da Escravatura. “A persistência desse preconceito tem sido uma ferida aberta na cabeça de muitos intelectuais.”

Na época da escravidão, não se cometia crime ao comprar e vender escravos. Segundo ele, a Lei Áurea aboliu a escravatura, mas os donos de escravos queriam indenização pois, o negro era propriedade.

Francisco Albuquerque leu poemas de sua autoria que falavam sobre a situação do escravo na viagem da África para o Brasil. Muitas vezes chegavam menos da metade dos negros que partiam de sua terra. Eles ficavam amontoados nos navios e quando adoeciam eram jogados no mar. Outro poema dele fala das torturas que os negros sofreram durante a escravidão.

Biblioteca realiza exposição fotográfica sobre consciência negra
Por Manuela Ramos

A Biblioteca Central da Católica abre espaço para uma exposição sobre Consciência Negra. “Negritude Brasil: 120 anos de abolição?” faz parte da programação da Semana da Negritude. Realizada pelo bibliotecário da Católica, Tiago Silva, a exposição mostra fotos de crianças deslocadas de campos de concentração, na África.

“A idéia da Exposição é chocar as pessoas para que elas possam ver os negros com outros olhos e, com isso, ajudar a diminuir o preconceito”, afirmou Tiago. As fotos selecionadas são de Sebastião Salgado e Pierre Verger e foram escolhidas por serem fonte de inspiração para a reflexão sobre a luta do povo negro pela liberdade. As fotografias mostram o sofrimento dos pequenos através das expressões no rosto, do olhar triste. As fotos das crianças foram feitas nos campos da Província de Zambeze, Moçambique; do Campo de Cazombo 2, em Luanda; Campo de Trânsito de Mbamba Bay, na Tanzânia; Campo de Natinga, Sul do Sudão e Campo Quilômetro 42, no Zaire. Elas podem ser conferidas até o dia 27 de novembro, no hall da biblioteca das 7h30 às 21h30 ou através deste link.

Madrigal fará recital no dia 28
Por Lílith Perboire

O Madrigal Marlos Nobre apresentará o Recital “Robert Schummann in Concert”, no dia 28 de novembro, às 20 h, na Capela da Universidade Católica de Pernambuco.

Robert Schummann nasceu no dia 8 de junho de 1810, na Alemanha. Tinha um grande sonho de se tornar solista, o que não aconteceu devido a um misterioso incidente, ficando sem movimento do quarto dedo da mão esquerda.

Em 1834 fundou com amigos e intelectuais um jornal voltado para música “Neue Zeitschrift Musik” (Nova revista para música). Com ele, Schummann teve uma rica produção artística. Devido a sua grande importância, o compositor será o grande homenageado da apresentação.

Durante apresentação, os solistas do Madrigal interpretarão os Ciclos Dichterliebe, Liedekreis e Lieder.

Programação:

Lied “Die baiden Grenadiere”, Op.49, nº 1 Versos de Heine..

Solista: Fernando Almeida do Nascimento.
 
01. Do Ciclo Myten,
02. a. Du bist wie eine Blume” de Heine
      b. Widmung” Op.25, nº 1 de Rückert.

Solista: P
atrícia Maria da Silva.  
03. Do Ciclo “Liederkreis”, Op.39 de Einchendorff
In der Fremde
Die Stille

Solista: Mary Ruth.

Mondnacht
Schöne Fremde

Solista: Adriana Lara. 
05. Do Ciclo “Dichterlibe”, Op.48 de Heine
Im wundershönen Monat Mai
Wenn ich in deinen Augen seh.
Im Rheim, in Heilligen. Strome.
Ich Grole nicht.

Solista: Adonis  Bezerra da Silva. 

06.Do Ciclo “Dichterliebe”, Op.48. Poeta: Heine
e. Höch isch das Liedchen klingen
f. Am leuchtenden Sommorgen
g. Und wüssen’s die Blumen, die Klein
h. Das ist ein Flöten und Geigen.

Solista: Wellington Moura. 
08. Do Ciclo “Dichterliebe, Op.48 Poete Heine
i.Aus alten Märchen.
j.Die alten, bösen Lieder.

Solista: Ivan F. de Lima Jr. 
09. Do Ciclo “Zweistimmige Lieder, Op.43
Dueto: Herbstlied.                                                                                                                                                                       
Solistas: Adonis Bezerra da Silva e Wellington Moura. 
10. Ciclo “Drei Gedichte” Op.29
Dueto: “Ländliches Lied”
Solistas: Patrícia Maria e Valmir Calado.

Mestrados da Católica abrem inscrições
Por Anne Mendes

A Católica está com inscrições abertas para os Mestrados. Estão sendo oferecidas vagas nos cursos de Ciências da Linguagem (21), Desenvolvimento em Processos Ambientais (20), Direito (25), Engenharia Civil (18), Psicologia Clínica (22) e Ciência da Religião (23).

Para concorrer às vagas disponibilizadas, o candidato deve se inscrever no site da Católica www.unicap.br e providenciar a seguinte documentação (original e cópia):
- uma foto 3 x 4 colorida e recente;
- RG e CPF;
- certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de - divórcio;
- título de eleitor com comprovante da última eleição;
- certificado de quitação com o serviço militar;
- diploma de graduação, devidamente registrado em órgão competente, ou certificado de conclusão do curso (a cópia do diploma devidamente registrado deverá entregue até a matrícula);
- histórico escolar da graduação;
- requerimento justificando o interesse pelo curso e pela linha de pesquisa;
- projeto de pesquisa (proposta preliminar);
- curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPQ (www.cnpq.br - Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar a documentação pertinente;
- comprovante da inscrição

Os documentos devem ser entregues, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, na Secretaria dos Mestrados, localizada na sala 003 do bloco G4.

Depois de inscritos, os candidatos participarão de um processo seletivo, em cinco etapas. Num primeiro momento, eles responderão a uma prova escrita, com base na bibliografia sugerida nos editais, que podem ser conferidos no link http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os aprovados terão seus projetos de pesquisa e curriculums em modelo Lattes avaliados. Em seguida, uma entrevista será realizada com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita. Por fim, um exame de proficiência de língua estrangeira (francês ou inglês) será realizado.

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote, que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “citytour” em Fortaleza e camisa, custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife 

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Daysiane Lins, Jeyse Araújo e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 

NOVEMBRO



DEZEMBRO




 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000