A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 18 de novembro de 2008 Ano 7

Alunos de Arquitetura elaboram projeto para o Criança Esperança
Por Manuela Ramos

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica desenvolveram um projeto para a construção da nova sede do Criança Esperança, na Vila Olímpica, em Olinda. Para participar do estudo preliminar da sede administrativa, foram selecionados oito alunos do 7o e 8o períodos do curso, que juntos desenvolveram o projeto que vai beneficiar cerca de duas mil crianças.

O projeto que vinha sendo desenvolvido há um mês e meio, sob orientação das professoras Andréa Câmara e Isabella Trindade, foi apresentado nesta segunda-feira (17) para alguns representantes do Criança Esperança. “Estou encantada por ver o compromisso que esse grupo de jovens teve ao elaborar um projeto de excelente qualidade para que possamos melhor atender as crianças e adolescentes. Me sinto feliz por ver que os jovens de hoje se preocupam com o futuro das pessoas. Assim, podemos acreditar que o país tem jeito”, afirmou a assessora pedagógica do Criança Esperança, Socorro Araújo.

Os alunos também se sentem felizes em poder contribuir. “Espero que o projeto seja construído e seja satisfatório para as crianças e adolescentes. Estou satisfeita por participar do trabalho que vai ser bom para o meu futuro profissional”, disse a aluna Lilianne Dantas. Segundo o aluno Rafael Rangel, os anos na faculdade estão valendo a pena. “O projeto é fruto do aprendizado e da união do grupo, que foi muito importante para um bom trabalho”, afirmou. A orientadora Andréa Câmara não esconde a satisfação. Estou muito satisfeita com o projeto desenvolvido pelos alunos. Vamos fazer de tudo para que ele seja executado”, concluiu.

Professora de Direito visita creche em Peixinhos
Por Anne Mendes

“Era uma vez...” Com uma história, a professora do curso de Direito da Católica Andréa Campos começou a abordagem na visita realizada à Creche Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos/ Olinda) na tarde desta terça-feira (18). Na ocasião, ela contou a história do Patinho Feio para orientar os alunos sobre os Direitos Fundamentais, nesse caso que todos são iguais perante a lei.

“As histórias são uma forma de prender a atenção deles. Hoje eles perceberam que não se deve maltratar ou desrespeitar ninguém. Independentemente das diferenças, todos têm o direito de serem respeitados”, explicou.

A professora desenvolve o trabalho há mais de um ano. Começou a trabalhar com o projeto numa creche na cidade de São Paulo (SP) e, juntamente com o coordenador do curso de Direito, Marcelo Labanca, trouxe a idéia para a Católica. Na Universidade, as visitas vão completar um ano. Todas as terças-feiras uma instituição no Ibura recebe a professora. “Trabalhar dessa forma é muito prazeroso. Hoje não consigo mais viver sem ver essas crianças pelo menos uma vez por semana”, afirmou.

Segundo Andréa, existem planos de ampliar o projeto. “No próximo ano vamos tentar intercalar as visitas semanais em unidades diferentes para que todos possam ser privilegiados”, comentou.

Alunos de Relações Públicas promovem Mostra Universitária de Curtas

Com o objetivo de estimular a prática da produção de vídeos amadores feitos por universitários da Região Metropolitana do Recife (RMR), os alunos do 6º período do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco realizarão nesta quarta-feira (19) a Mostra Universitária de Curtas - MUC.

O evento, que atende às exigências da disciplina Oficina de Relações Públicas I, ministrada pela professora Theresa Sampaio, conta com a apresentação de “curtas” desenvolvidos por estudantes graduandos da área da comunicação social, cinema, animação e áreas afins, enquanto atividade acadêmica.

Além de divulgar a importância da produção cinematográfica dentro das instituições de ensino superior, potenciais produtoras dos filmes neste formato, a diversidade de talentos, tanto os mais quanto os menos expressivos, oferece a possibilidade de troca infinita na riqueza de informações, revelando novas tendências estéticas e padrões para o cinema, considerado uma das paixões dos brasileiros.

Serviço:

Mostra Universitária de Curtas – MUC
Dia 19/11/08 – 19h – Sala A 510 – Católica
Entrada Franca
Informações: (81) 8631.9513

A Coordenação de Ação Comunitária realiza Campanha de Natal
Por Lílith Perboire

A Coordenação de Ação Comunitária (CAC), antiga CGC, está realizando, este ano, sua sétima campanha de Natal. Esta será a segunda vez que farão as doações para o NADI (Núcleo de Apoio ao Doente do Interior).

A casa de apoio a doentes que vêm do interior para realizar tratamentos nos diversos hospitais do Recife abriga aproximadamente 40 adultos e idosos que sofrem, principalmente, por terem câncer. O núcleo consegue se manter através de doações feitas pelas comunidades.

Os interessados em participar da campanha poderão doar material de limpeza, de uso pessoal ou alimentos não-perecíveis até o dia 19 de dezembro, na sala 002, térreo do bloco B.

Serviço:

O NADI fica na Avenida Luiz Correia de Brito, número 360, Sítio Novo- Olinda. Próximo ao Mercado Público
Telefone: 32421040

Madrigal fará recital no dia 28
Por Lílith Perboire

O Madrigal Marlos Nobre apresentará o Recital “Robert Schummann in Concert”, no dia 28 de novembro, às 20 h, na Capela da Universidade Católica de Pernambuco.

Robert Schummann nasceu no dia 8 de junho de 1810, na Alemanha. Tinha um grande sonho de se tornar solista, o que não aconteceu devido a um misterioso incidente, ficando sem movimento do quarto dedo da mão esquerda.

Em 1834 fundou com amigos e intelectuais um jornal voltado para música “Neue Zeitschrift Musik” (Nova revista para música). Com ele, Schummann teve uma rica produção artística. Devido a sua grande importância, o compositor será o grande homenageado da apresentação.

Durante apresentação, os solistas do Madrigal interpretarão os Ciclos Dichterliebe, Liedekreis e Lieder.

Programação:

Lied “Die baiden Grenadiere”, Op.49, nº 1 Versos de Heine..

Solista: Fernando Almeida do Nascimento.
 
01. Do Ciclo Myten,
02. a. Du bist wie eine Blume” de Heine
      b. Widmung” Op.25, nº 1 de Rückert.

Solista: P
atrícia Maria da Silva.  
03. Do Ciclo “Liederkreis”, Op.39 de Einchendorff
In der Fremde
Die Stille

Solista: Mary Ruth.

Mondnacht
Schöne Fremde

Solista: Adriana Lara. 
05. Do Ciclo “Dichterlibe”, Op.48 de Heine
Im wundershönen Monat Mai
Wenn ich in deinen Augen seh.
Im Rheim, in Heilligen. Strome.
Ich Grole nicht.

Solista: Adonis  Bezerra da Silva. 

06.Do Ciclo “Dichterliebe”, Op.48. Poeta: Heine
e. Höch isch das Liedchen klingen
f. Am leuchtenden Sommorgen
g. Und wüssen’s die Blumen, die Klein
h. Das ist ein Flöten und Geigen.

Solista: Wellington Moura. 
08. Do Ciclo “Dichterliebe, Op.48 Poete Heine
i.Aus alten Märchen.
j.Die alten, bösen Lieder.

Solista: Ivan F. de Lima Jr. 
09. Do Ciclo “Zweistimmige Lieder, Op.43
Dueto: Herbstlied.                                                                                                                                                                       
Solistas: Adonis Bezerra da Silva e Wellington Moura. 
10. Ciclo “Drei Gedichte” Op.29
Dueto: “Ländliches Lied”
Solistas: Patrícia Maria e Valmir Calado.

 

Grupo de capoeira vai realizar apresentação especial

Em clima de confraternização de fim de ano, os alunos de capoeira do Projeto Horizonte vão realizar uma apresentação especial na próxima quarta-feira (19), às 19h, no teatro do bloco B da Católica. A iniciativa marca o batismo e graduação de mais uma turma do projeto. Ao todo, 15 participantes com idades entre 8 e 28 anos com Síndrome de Down e outras necessidades especiais vão mostrar as técnicas adquiridas ao longo do ano.

Alguns participantes fazem parte do grupo há cinco anos. Na ocasião, os veteranos vão receber a terceira corda (uma espécie de avanço na graduação que vai até sete, semelhante às cores das faixas usadas no judô). “Esta formatura significa o reconhecimento do treino do ano todo e o incentivo à continuidade em 2009”, ressalta o Mestre Corisco, responsável por repassar os conhecimentos da capoeira aos jovens.

Logo após a apresentação, que é aberta ao público, os organizadores vão oferecer um coquetel macrobiótico. Outras informações sobre o grupo pelo telefone da Coordenação Geral Comunitária (CGC) (81) 2119-4186.

Mestrados da Católica abrem inscrições
Por Anne Mendes

A Católica está com inscrições abertas para os Mestrados. Estão sendo oferecidas vagas nos cursos de Ciências da Linguagem (21), Desenvolvimento em Processos Ambientais (20), Direito (25), Engenharia Civil (18), Psicologia Clínica (22) e Ciência da Religião (23).

Para concorrer às vagas disponibilizadas, o candidato deve se inscrever no site da Católica www.unicap.br e providenciar a seguinte documentação (original e cópia):
- uma foto 3 x 4 colorida e recente;
- RG e CPF;
- certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de - divórcio;
- título de eleitor com comprovante da última eleição;
- certificado de quitação com o serviço militar;
- diploma de graduação, devidamente registrado em órgão competente, ou certificado de conclusão do curso (a cópia do diploma devidamente registrado deverá entregue até a matrícula);
- histórico escolar da graduação;
- requerimento justificando o interesse pelo curso e pela linha de pesquisa;
- projeto de pesquisa (proposta preliminar);
- curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPQ (www.cnpq.br - Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar a documentação pertinente;
- comprovante da inscrição

Os documentos devem ser entregues, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, na Secretaria dos Mestrados, localizada na sala 003 do bloco G4.

Depois de inscritos, os candidatos participarão de um processo seletivo, em cinco etapas. Num primeiro momento, eles responderão a uma prova escrita, com base na bibliografia sugerida nos editais, que podem ser conferidos no link http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os aprovados terão seus projetos de pesquisa e curriculums em modelo Lattes avaliados. Em seguida, uma entrevista será realizada com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita. Por fim, um exame de proficiência de língua estrangeira (francês ou inglês) será realizado.

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote, que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “citytour” em Fortaleza e camisa, custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife 

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120.

Aliança Francesa revisita o ano de 68
Com informações da Assessoria de Comunicação da Aliança Francesa

O ano de 68 foi emblemático para a História Ocidental. É nesta época que surgiram transformações políticas, sociais, culturais e comportamentais que marcaram definitivamente a segunda metade do século 20. Neste sentido, foi na França, no famoso Maio de 68, que eclodiram protestos iniciados nas Universidades (Nanterre e Sorbonne) e que progressivamente tomaram outros setores da sociedade, como a classe operária. Em seguida, o movimento revolucionário espalhou-se por toda a Europa chegando, inclusive, ao Brasil. Para discutir a importância e os 40 anos deste fato histórico, a Aliança Francesa do Recife promove o Café Cultural Revisitando Maio 68. O evento, que é aberto ao público, ocorrerá nesta sexta-feira (21), às 19h, no auditório André Malraux.

Para debater o assunto foram convidados os professores José Arlindo Soares, Lourival Holanda e Manoel Afonso. O primeiro vai falar sobre a dimensão sociológica, destacando todo o contexto sócio-histórico que envolvia os países na época. Já Lourival, pretende discutir o aspecto filosófico e artístico do movimento revolucionário. Ele também contará como foi a sua experiência na França na época, pois no início da década 70 estava no país para cursar filosofia na Sorbonne. Manoel Afonso vai abordar a sua dimensão comportamental e cultural, destacando o papel da juventude nas ações políticas.  O professor da Aliança Francesa e doutorando em História pela Universidade de Toulouse-Le Mirail Samuel Carvalheira será o mediador do debate.

A idéia do evento é possibilitar as novas gerações uma reflexão sobre o fato histórico levando em consideração, sobretudo, o papel da juventude e da França no cenário político internacional. Revisitando Maio 68 pretende também abordar a influência dos protestos franceses no Brasil. “Acredito que muito do que somos hoje se deve às transformações sócio-políticas que ocorreram em 68, portanto, para nós é fundamental, compreendermos quais as nuances e aspirações daquele movimento para em seguida refletirmos sobre o contexto contemporâneo”, afirma o presidente da Aliança Francesa, Armando Vasconcelos, um dos idealizadores deste Café.

 

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Daysiane Lins, Jeyse Araújo e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 

NOVEMBRO



DEZEMBRO




 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000