A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 14 de novembro de 2008 Ano 7

"Raça, Etnia e Direitos Humanos" são discutidos na Católica
Por Jaime Mitchell

Na manhã desta sexta-feira (14), último dia da Semana dos Direitos Humanos, o tema exposto no auditório G1 da Católica foi "Raça, Etnia e Direitos Humanos". Representando o Observatório Negro de Pernambuco, Rebeca Oliveira Duarte contou como os negros foram tratados em alguns momentos históricos importantes. Segundo ela, após a Revolução Americana, os Estados Unidos, ao discutirem a formulação da declaração americana, questionaram o que seria dos escravos. Por ser a escravidão uma questão estruturante, o negro foi mantido na situação de escravo, declarado como propriedade. Na Revolução Francesa, houve a emancipação dos escravos. Por ter feito a emancipação a França passou a ser o berço de teorias que diziam ser o negro inferior. Já os ingleses tinham uma postura diferente em relação aos negros. Eles diziam que havia salvação cristã para esses povos. "Não defendiam esse povo pelo princípio de igualdade, mas pelo princípio de salvação cristã", disse Rebeca. Sobre a situação do negro no Brasil, ela falou da questão do acesso dessa parte da população a serviços básicos como saúde e educação. "Apesar da população negra ser metade da população brasileira, ela está mais vulnerável à violação dos Direitos Humanos."

A professora Maria Betânia Silva, da Unicap, falou que conhecer o passado ajuda a enfrentar os obstáculos do presente, contudo o racismo ainda está presente na sociedade. Antigamente era pela escravidão, hoje pela herança dessa escravidão. "Como um Estado pode libertar os negros e deixá-los sem os direitos básicos como saúde e educação?" questionou a professora. "Os Direitos Humanos não posso dizer que são prontos e acabados. Eles são historicamente produzidos."

Sandro Henrique Calheiros, representando o Conselho Indigenista Missionário, abordou a questão dos índios e os Direitos Humanos. Ele disse que todo processo histórico foi de dizimar ou aldear esses povos. "Embora considerados seres humanos, os índios eram considerados seres inferiores", destacou Sandro.

Por último falou Mãe Elza de Iemanjá sobre o candomblé. "O povo de candomblé só quer ter o direito a orar da sua forma, a crer da sua forma, a praticar da sua forma", enfatizou Mãe Elza, pedindo que nos juntemos, independentemente da nossa diversidade, para respeitar esses direitos.

As relações entre a linguagem e os Direitos Humanos foram tema de painel
Por Anne Mendes

Os Direitos Lingüísticos foram o tema do painel de encerramento do último dia da Semana de Direitos Humanos, promovida pela Católica em parceria com a Prefeitura do Recife Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adair Pimentel Palácio falou sobre as influências que a língua brasileira sofre de outros idiomas. “Quando algo cultural ‘explode’, numa localidade, a mesma automaticamente se expande para o mundo. Um caso típico é o da palavra okay, de origem norte-americana, que hoje é utilizada mundialmente no sentido de que está tudo bem”, explicou.

Em seguida, o professor da UFPE Francisco Gomes de Matos fez um retrospecto da Declaração dos Direitos Lingüísticos, lançada em 1996, em Barcelona (Espanha). “O documento existe, mas ainda não é tido como válido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Mas os direitos de importar termos de outros países, de ouvir e ser ouvido, ou seja de respeitar a comunicação dos outros, está reservado”, afirmou.

Por fim, os professores da Católica Karl Heinz e Wanilda Cavalcanti abordaram as relações da linguagem e dos Direitos Humanos. Segundo eles, nas leis já se encontra uma exclusão relacionada à comunicação. “No próprio Direito identificamos um pecado. Os textos jurídicos não são de fácil compreensão, trazem termos hermenêuticos, que só conseguem ser decifrados por quem os estuda. A linguagem deveria ser universalizada”, comentou Heinz.

Alunos de Arquitetura apresentam projetos para centro comunitário em Camaragibe
Por Manuela Ramos

Um sonho cada vez mais próximo de se tornar realidade. Os alunos do 4o período do curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolveram projetos para deixar a Associação de Moradores do Loteamento São Pedro e São Paulo, em Camaragibe, de “cara nova”. O desafio foi lançado em setembro.

Os alunos idealizaram e desenharam projetos para a Associação adequados às necessidades do local. Um espaço escuro, quente e mal distribuído ganhou sala de oficina, vestiário, fraldário e até sala multimídia na visão dos alunos. Um sonho para quem vai freqüentar o espaço. Maria Lima, vice-presidente da Associação, ficou encantada com os projetos. A entidade atende a população carente, incluindo 60 crianças da ONG Moradia e Cidadania. “É um sonho para a gente e para os moradores da comunidade. Eu acredito que vai melhorar para todos os moradores”, afirmou.

Dos 35 projetos, apenas um deles será escolhido por profissionais e pela comunidade para ser executado. Nesta quinta-feira (13), os trabalhos dos alunos da Católica foram apresentados para alguns membros da Associação e do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, a rede Coep, que é formada por 40 empresas, entre elas a Caixa Econômica Federal.

A aluna Carolina Drahomiro se sente realizada com o seu trabalho. “Eu fiz tudo o que podia, pesquisei bastante para fazer um bom projeto. E acho que atendi as expectativas do pessoal da comunidade. São muitos projetos bons e, se outro for escolhido, vai ser bom para eles”. Com um sorriso estampado no rosto, Maria Josefa não esconde a alegria. “Estou vendo que todos os projetos estão contemplando as nossas necessidades e estou muito feliz com isso. Os meninos trabalharam com muito amor e agora estamos em dúvida em relação a qual escolher”, disse.

A professora Andréa Scoth também se sente orgulhosa. “É sempre muito gratificante trabalhar com a realidade e poder ajudar os moradores da comunidade. Foi uma experiência extremamente positiva”, concluiu.

O trabalho não pára por aqui. Os próprios alunos lançaram a campanha “Arquitetando para um mundo melhor” para ajudar os moradores do local. As doações de roupas, calçados e alimentos não-perecíveis podem ser entregues na Pastoral da Unicap, no térreo do bloco “A”.

Professores da Católica lançam livro sobre Guel Arraes
Por Cecília Pinho

A obra de Guel Arraes se tornou ponto de partida de seis pesquisadores para a realização de um estudo sobre a televisão brasileira e o resultado foi o livro “Guel Arraes – um inventor no audiovisual brasileiro”, lançado na noite desta quinta-feira (13), no JCPM Trade Center. O trabalho reúne textos de acadêmicos da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que formam o grupo de pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea da Unicap. São eles: Alexandre Figueirôa, Aline Grego, Ana Paula Campos, Cláudio Bezerra, Maria Eduarda Rocha e Yvana Fechine.

O lançamento contou com a presença de Guel Arraes, que também tem um texto publicado no livro. “Existe pouco trabalho sobre a televisão e menos ainda bons trabalhos, dentro dos bons temos uma boa parte que é sociológica, que vê a televisão como um impacto, sem valor estético. O ponto de partida de onde eles analisaram a televisão já é em sim algo valoroso, uma visão da academia, sem preconceitos sobre uma produção audiovisual que é muito desconsiderada”, disse o cineasta sobre o livro.

Os autores propõem uma discussão sobre os aspectos da atuação de Guel Arraes, desde a proposta ético-estética de qualidade na TV até as condições políticas, sociais e institucionais; e dos seus processos criativos até as relações entre cinema e televisão. Os textos não são novos, apenas foram reorganizados, editados por Alexandre Figueirôa e Ivana Fechine, a fim de demonstrar a riqueza da obra de Guel a partir de diversos pontos de vista e interpretações.

“Acho que estamos tendo uma excelente aceitação do livro, inclusive entre professores, porque traz uma reflexão não só sobre Guel, que é importantíssimo, mas sobre a televisão brasileira de uma maneira geral nos últimos anos”, contou Alexandre Figueirôa.

SERVIÇO:
Guel Arraes – um inventor no audiovisual brasileiro
Organizadores: Alexandre Figueirôa e Yvana Fechine
Companhia Editora de Pernambuco, 350 páginas
R$ 35,00

Professor da Católica lança livro sobre João Cabral
Por Cecília Pinho

Na noite desta quinta-feira (13), na Livraria Cultura, o professor do curso de Letras da Católica, Janilto Andrade, lançou seu mais novo livro “Erotismo em João Cabral”. O autor faz uma análise da obra de João Cabral de Melo Neto de uma forma diferente, buscando um olhar mais atencioso sobre as características eróticas do texto.

No lançamento, alunos, ex-alunos e professores da Universidade prestigiaram Janilto Andrade, que fez uma breve apresentação de sua obra. “A gente está aqui para reverenciar a obra desse poeta. Eu cito os versos dele e a poesia, porque é o lugar de vivência de grandes emoções. Estamos aqui vivendo um grande culto à poesia de João Cabral naquilo que ela tem de erotismo e de amor”.

O professor, que se dedicou dois anos ao livro, afirma que a obra tem um ângulo inédito de estudo sobre a vida e obra de João Cabral. Segundo ele, o erotismo é uma realidade nos textos do autor, mas aparece delicadamente, e as pessoas que agora lerem vão também encontrar esses elementos. Na narrativa, Andrade dedicou uma grande parte para identificar as diferenças entre erotismo e pornografia, termos que muitas pessoas confundem. O livro é publicado pela Calibán Editora.

SERVIÇO:
Erotismo em João Cabral
Janilto Andrade
Calibán Editora, 104 páginas
R$ 15,00

Aluno de Jornalismo recebe prêmio Aldemar Bonates
Por Nathália Bormann

A paixão pela escrita começou quando ainda era criança. O primeiro conto surgiu a partir do contato com a obra de Nelson Rodrigues, seu grande influenciador. Foi assim que o estudante do 7º período de Jornalismo da Católica e pós-graduado em História Regional do Brasil, Leandro Tabosa, enveredou pelo caminho da escrita e faturou recentemente o prêmio Aldemar Bonates, na categoria Texto Teatral para Adultos, do concurso Prêmios Literários Cidade de Manaus 2008.

O texto premiado foi Mandacaru Selvagem, que nasceu a partir da fascinação do autor pelo escritor Luís Fernando Veríssimo, quando publicou em 1994 Comédias da Vida Privada, buscando referências também nos dramas das telenovelas mexicanas com auge nos anos 90. Trata-se de uma comédia popular sobre o cotidiano de duas famílias que vivem em situações absurdas. Uma mistura de humor sarcástico carregado de elementos melodramáticos.

Leandro é autor de vários textos inéditos de teatro e cinema, e foi a primeira vez que se inscreveu em um concurso literário e faturou um prêmio de abrangência nacional, concorrendo com 25 trabalhos inscritos. Para Leandro, ganhar um prêmio como esse significa o reconhecimento de um processo, de uma caminhada que iniciou ainda na infância, quando começou a escrever poesias. O concurso Prêmios Literários da Cidade de Manaus foi criado em 2005 e é oferecido pela Fundação de Cultura da Prefeitura de Manaus, com o objetivo de distinguir, anualmente, obras inéditas de autores brasileiros, em língua portuguesa.

Católica promove encontro para discutir negritude
Por Nathália Bormann

Na próxima segunda-feira (17) começa o “Negritude Brasil: 120 anos de abolição?”. O evento, que segue até o dia 20, será promovido pela Universidade Católica de Pernambuco juntamente com o Governo do Estado e com o apoio da Prefeitura do Recife.

A programação conta com mesas-redondas, palestras, seminários e exibição de documentário relacionados ao tema. Entre os assuntos que serão debatidos durante quase toda a semana, estão pontos relacionadas à cultura, às raízes do povo negro, como a questão étnico-racial, a escravidão (trabalho e tortura), a contribuição das mulheres negras na história de Pernambuco e terreiros como territórios sagrados.

O evento começa às 19h do dia 17 com a apresentação do Coco de Umbigada, no hall do bloco A. No dia 18, a abertura oficial do evento será feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens.

Confira a programação:

17/11

PONTO DE CULTURA – O Coco de Umbigada (Organização.: Bete de Oxum)
Coordenação: AGERP/UNICAP
Local: Hall do Bloco A
Hora: 19h às 21h

18/11

ATIVIDADE CULTURAL
Local: Hall do Bloco A
Hora: 16h40 às 18h30

SAUDAÇÃO DO MAGNÍFICO REITOR
Local: Auditório G2
Hora: 19h às 19h20

PAINEL DE ABERTURA: A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL COMO DESAFIO BRASILEIRO
Palestrantes: Profª Maria Auxiliadora Gonçalves da Silva / Pe. Clovis Cabral, S.J. / Jorge Arruda (Secretário Executivo – Gabinete do Governador / FIPPIR).
Coordenação - Profª Zuleica Dantas
Local: Auditório G2
Hora: 19h20 às 21h20

HOMENAGENS
Manoel Nascimento Costa (Manoel Papai), Ivo de Xambá,
Pai Raminho de Oxossi, Mãe Biliu, Padrinho Walfrido
Mãe Graça de Xangô, Pai Edu
Local: Auditório G II
Hora: 21h20 às 22h

19/11

PALESTRA: NEGROS ESCRAVIZADOS: TRABALHO E TORTURA
Palestrante: Francisco Albuquerque Pereira
Coordenação – Profª Vitória Machado
Local: Auditório G2
Hora: 09h30 às 11h

SEMINÁRIO: A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
14h – Mesa de abertura e assinatura do Memorando de Entendimento entre a Prefeitura do Recife e a Unicap para trabalhos comuns na promoção da eqüidade de gênero e direito das mulheres (Juliana César – Coordenadoria da Mulher do Recife/ Suzana Maranhão – Secretaria Especial da Mulher/ Pe. Pedro Rubens Ferreira – Reitor da UNICAP/ Mirian de Sá Pereira – Diretora do CCJ/Unicap.

14h30 – A contribuição das mulheres negras na história de Pernambuco (Inaldete Pinheiro – Mestre em Ciências Sociais pela UFPE / Rejane Pereira – Fórum de Mulheres de Pernambuco/ Ana Paula Maravalho – Observatório Negro / Coord.: Ana Paula Santana – Coordenadoria da Mulher)

16h30 – A vivência das mulheres negras sob a ótica da religião, saúde e educação (Dra. Vera Baroni – Rede de Mulheres de Terreiro / Fátima Oliveira – GTErê, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, professora Unicap e Procuradora de Justiça / Coord.: Rosilene Rodrigues – Diretora de Igualdade Racial)
Local: Auditório G2
Hora: 14h às 18h

APRESENTAÇÃO CULTURAL
Local: Hall do bloco G
Hora: 16h40 às 18h30

MESA-REDONDA: NEGRO: A COR AUSENTE ?
Estatuto da Igualdade Racial - Questão de Renda e Gênero
Palestrantes: Prof. Valteir Silva / Profª Valdenice José Raimundo / Deputado Isaltino Nascimento
Coordenação – Profª Vera Borges
Local: Auditório G2
Hora: 18h30 às 20h15

COMUNICAÇÃO ORAL-LEITURA DRAMATIZADA SOU NEGRA, E DAÍ?
Estudante: Rosália Cristina (aluna Unicap)
Local: 20h15 as 20h30
Hora: Auditório G2

PALESTRA: A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS e A EXPRESSÃO DO SAGRADO
Palestrante: Jorge Arruda (Secretário Executivo – Gabinete do Governador / FIPPIR)
Debatedor: Prof. Gilbraz Aragão
Coordenação – Pe. Hugo Ara
Local: Auditório G2
Hora: 20h30

PALESTRA: O RACISMO SOB A PERSPECTIVA JURÍDICA
Palestrantes: Dra. Vera Baroni / Profª Maria Betância Silva / Profª Maria Bernadete Martins Azevedo
Coordenação - Prof. Marcelo Labanca
Local: Auditório G1
Hora: 20h30 às 22h

20/11

QUILOMBOS E QUILOMBOLAS: Resistência e Cidadania
Local: Auditório G2
Hora: 9h30 às 11h

DOCUMENTÁRIO ACOMPANHADO DE DEBATE ATLÂNTICO NEGRO
Coordenação - Prof. Alexandre Figueirôa
Local: Auditório G2
Hora: 13h às 15h

QUINTA ESPECIAL - VÁRIAS APRESENTAÇÕES
Coordenação – Profª Haide e Gilmar
Local: Hall do Bloco G
Hora: 16h40 às 18h30

PALESTRA: TERREIROS: TERRITÓRIOS SAGRADOS
Palestrantes: Mãe Graça de Xangô / Mãe Elza de Iemanjá / Pe. Clovis Cabral, S. J.
Coordenação – CEPIR (Governo do Estado)
Local: Auditório G2
Hora: 20h30 às 21h30

FALA DE ENCERRAMENTO DO MAGNÍFICO REITOR
Hora: 21h30 às 21h40

O RUFAR DOS TAMBORES
Coordenação - Pai Bri-bri de Xangô
Local: JARDIM EM FRENTE À BIBLIOTECA
Hora: 21h40 às 22h

21/11

HIP HOP: CULTURA FORA DE PAUTA?
Coordenação – Prof. Alfredo Sotero
Local: ESPAÇO MULTIUSO - Bloco A- sala 510
Hora: 18h30 às 22h

20 a 21/11

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS A MULHER NEGRA FORÇA E RESISTÊNCIA
Hora: 09h às 21h

18,19 e 20/11

COMUNICAÇÕES ORAIS – RESULTADOS DE PESQUISAS ALUNOS/DOCENTES UNICAP.
Coordenação: Profa. Zuleica Dantas
Local: Salas Bloco G4 (mais informações no hall do Bloco G4)
Hora: 16h40 às 18h30

Católica vai promover oficina para candidatos a pais adotivos

O Serviço de Orientação à Filiação Adotiva (Sofia), vinculado à Clínica de Psicologia da Universidade Católica, irá realizar nos dias 17, 19, 24 e 26 de novembro, das 17h30 às 20h, a Oficina Vivenciando uma Maternidade e Paternidade Autêntica, voltada para candidatos a pais adotivos.

O objetivo da oficina é promover a reflexão sobre os sentimentos enquanto pais adotivos, proporcionar espaço para troca de experiências entre pais sobre a integração do filho na família e identificar dificuldades no exercício das funções de pai e de mãe.

A oficina constará de quatro encontros. No primeiro, será abordado o tema “Adotar perfilhando”, abordando a gestação, adoção e criação. No segundo, o tema discutido será “Os lugares na família”, com enfoque no lugar dos pais biológicos, dos pais adotivos e a inserção na família expandida (avós, tios adotivos). No terceiro, o assunto principal será “O desejo de saber e a escola”, quando vão ser tratados os segredos familiares e seus efeitos. Já no último encontro, a tem central será “O medo do abandono”, enfatizando o medo da perda pelos pais biológicos ou adotivos e a dificuldade de estabelecer limites.

A oficina terá como facilitadora a psicóloga Neusa Maia, com apoio do aluno e estagiário da Clínica de Psicologia, Heleno Pereira. O trabalho será supervisionada pela Profª Drª Edilene Freire de Queiroz. Mais informações pelo fone 2119-4115.

Alunos de Relações Públicas vivenciam prática profissional no 10º Eneerp
Por Nathália Bormann

Na próxima terça-feira (18), estudantes e professores do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco, juntamente com alunos da Escola Superior de Relações Públicas (Esurp) vão se reunir na 10ª edição do Encontro de Estudantes e Egressos em Relações Públicas (Eneerp).

O encontro, que terá como tema “As Relações Públicas na Geração de Negócios”, vai acontecer no auditório G1 da Católica e será promovido pelos alunos do 8º período do curso de Relações Públicas da Universidade, como atividade da disciplina Prática de Relações Públicas II.

O evento será promovido sob a orientação da professora da Católica Theresa Sampaio e sob a coordenação das alunas Jeyse Araújo e Carla Daniel, além de Rochana Santos na parte de divulgação. De acordo com a professora, essa é uma oportunidade de os alunos entrarem em contato com a prática da profissão, reunindo conteúdos como comunicação organizacional e empreendedorismo, usando todas as ferramentas de Relações Públicas.

Para a aluna Jeyse Araújo, estar na coordenação do Ennerp é um grande aprendizado. “O trabalho desenvolve a capacidade de liderança e organização de eventos. A turma foi dividida em subgrupos e nós, da organização, orientamos cada equipe. Vamos desenvolver estratégias de divulgação a partir dessa participação no Encontro”, explicou.

A aluna Carla Daniel, que também está na coordenação do evento, explica que é um trabalho importante pelo qual todos os alunos devem passar. “É importante essa participação no final do curso, pois estamos adquirindo experiência e amadurecimento, além de ser um prazer estar dividindo nosso aprendizado no curso”, afirmou.

Rochana Santos, que também é aluna e participa da divulgação, ressaltou a importância de vivenciar na prática conteúdos vistos em sala de aula. “A gente vê na prática a elaboração de um bom planejamento, o desenvolvimento de questões essenciais como cronograma e pesquisa para a realização de um evento, fundamentais para conseguir patrocinadores, por exemplo”, destacou.

O encontro vai contar com a participação de nomes como Dionice Campos, da Comunique Eventos, e Renato Medeiros, da Idéia 1, graduados em Relações Públicas pela Católica. Durante o debate, também serão apresentados dois projetos experimentais, sendo um da Esurp e um da Católica.

Para os interessados em participar, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail eneerp2008@gmail.com até do dia 14 de novembro, ou na própria Universidade Católica. Os participantes receberão certificado ao final do evento.

Grupo de capoeira vai realizar apresentação especial

Em clima de confraternização de fim de ano, os alunos de capoeira do Projeto Horizonte vão realizar uma apresentação especial na próxima quarta-feira (19), às 19h, no teatro do bloco B da Católica. A iniciativa marca o batismo e graduação de mais uma turma do projeto. Ao todo, 15 participantes com idades entre 8 e 28 anos com Síndrome de Down e outras necessidades especiais vão mostrar as técnicas adquiridas ao longo do ano.

Alguns participantes fazem parte do grupo há cinco anos. Na ocasião, os veteranos vão receber a terceira corda (uma espécie de avanço na graduação que vai até sete, semelhante às cores das faixas usadas no judô). “Esta formatura significa o reconhecimento do treino do ano todo e o incentivo à continuidade em 2009”, ressalta o Mestre Corisco, responsável por repassar os conhecimentos da capoeira aos jovens.

Logo após a apresentação, que é aberta ao público, os organizadores vão oferecer um coquetel macrobiótico. Outras informações sobre o grupo pelo telefone da Coordenação Geral Comunitária (CGC) (81) 2119-4186.

Mestrados da Católica abrem inscrições
Por Anne Mendes

A Católica está com inscrições abertas para os Mestrados. Estão sendo oferecidas vagas nos cursos de Ciências da Linguagem (21), Desenvolvimento em Processos Ambientais (20), Direito (25), Engenharia Civil (18), Psicologia Clínica (22) e Ciência da Religião (23).

Para concorrer às vagas disponibilizadas, o candidato deve se inscrever no site da Católica HYPERLINK "http://www.unicap.br" www.unicap.br e providenciar a seguinte documentação (original e cópia):
- uma foto 3 x 4 colorida e recente;
- RG e CPF;
- certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de - divórcio;
- título de eleitor com comprovante da última eleição;
- certificado de quitação com o serviço militar;
- diploma de graduação, devidamente registrado em órgão competente, ou certificado de conclusão do curso (a cópia do diploma devidamente registrado deverá entregue até a matrícula);
- histórico escolar da graduação;
- requerimento justificando o interesse pelo curso e pela linha de pesquisa;
- projeto de pesquisa (proposta preliminar);
- curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPQ (www.cnpq.br - Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar a documentação pertinente;
- comprovante da inscrição

Os documentos devem ser entregues, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, na Secretaria dos Mestrados, localizada na sala 003 do bloco G4.

Depois de inscritos, os candidatos participarão de um processo seletivo, em cinco etapas. Num primeiro momento, eles responderão a uma prova escrita, com base na bibliografia sugerida nos editais, que podem ser conferidos no link http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm. Os aprovados terão seus projetos de pesquisa e curriculums em modelo Lattes avaliados. Em seguida, uma entrevista será realizada com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita. Por fim, um exame de proficiência de língua estrangeira (francês ou inglês) será realizado.

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote, que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “citytour” em Fortaleza e camisa, custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife 

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120.

Prorrogadas inscrições do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero
Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Mulher de Pernambuco

Devido à grande procura no último dia de inscrições (31.10), a Secretaria da Mulher de Pernambuco resolveu prorrogar o prazo para estudantes e professoras/es do ensino médio e estudantes de graduação e pós-graduação inscreverem seus trabalhos no Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. As inscrições, que começaram no dia 11 de agosto, agora seguem até o dia 05 de dezembro de 2008. A seleção pública vai premiar 06 (seis) artigos científicos, 10 (dez) relatos de experiência, 10 (dez) redações e 01 (um) roteiro para vídeo-documentário de curta-metragem digital.

O Prêmio Naíde Teodósio é uma realização da Secretaria da Mulher de Pernambuco, em parceria com as secretarias de Educação, de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente/Facepe (Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

As inscrições podem ser feitas pela internet, através do site www.facepe.br, e pelos correios, através do endereço Rua Benfica, nº 150, Madalena, Recife-PE, CEP: 50.720-001.

Os três estudantes de pós-graduação selecionados receberão R$ 8 mil cada um. Já os três de graduação receberão R$ 5 mil cada um. As(os) dez estudantes do ensino médio que chegarem à final do Prêmio ganharão um computador e uma impressora cada um, e as(os) dez professoras(es) receberão um laptop e uma impressora multifuncional cada um.

A novidade desse ano é a inclusão das(os) estudantes de graduação da área de comunicação social. Nesta categoria, será selecionado o roteiro de um vídeo-documentário de curta metragem digital e a(o) autor(a) receberá R$ 20 mil para produzir o vídeo. No total, são cerca de R$ 110 mil em prêmios.

Os temas da 2ª edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero são: (i) violência doméstica e sexista; (ii) inserção das mulheres nos espaços de poder; (iii) mulher e meio ambiente; (iv) mulher e cultura; (v) agricultoras familiares e reforma agrária; (vi) feminização da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis; (vii) a participação da mulher negra na formação da sociedade pernambucana; e, (viii) a participação da mulher indígena na formação da sociedade pernambucana.

O objetivo da premiação é estimular a produção crítica de conhecimento sobre a relação entre homens e mulheres na sociedade, contemplando as dimensões de raça, etnia e classe social. A divulgação das(os) ganhadoras(es) será realizada a partir de fevereiro de 2009 no site da Facepe. Para ter acesso ao edital do Prêmio e outras informações acesse: www.facepe.br.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Daysiane Lins, Jeyse Araújo e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 

NOVEMBRO



DEZEMBRO




 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000