A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 06 de novembro de 2008 Ano 7

Católica participa de homenagem ao centenário de Dom Helder Câmara
Por Anne Mendes

A Católica participou, na tarde desta quinta-feira (6), da sessão solene em homenagem ao centenário de Dom Helder Câmara, no plenário da Casa José Mariano, Câmara Municipal do Recife. O Padre Antônio Mota, da Divisão de Ação Pastoral da Universidade, e o professor Luiz Carlos Marques do curso de História, compareceram à solenidade.

A Universidade Católica foi convidada pelo vereador Josenildo Sinesio, que durante a homenagem falou sobre a vida de Dom Helder, que se ordenou padre aos 22 anos e era um defensor das causas dos direitos humanos. “Este homem levou seu clamor por justiça social e paz como bandeira por toda sua vida e essa grande e importante iniciativa deve ser lembrada sempre”, comentou.

Sinesio apontou as realizações de Dom Helder, entre elas, sua atuação no campo da educação e o programa O olhar sobre a cidade. “Um dos grandes feitos dele foi o programa exibido no Rádio, pois cada dia um novo assunto era abordado. Era uma oportunidade de conhecer a sábia opinião dele e escutar as doces palavras sobre os assuntos do nosso cotidiano”, recordou.

Durante a solenidade, o vereador citou inúmeras frases de Dom Helder entre ela uma da qual muito se agrada. “’Ajudar aos outros é mostra-lhes que são capazes de pensar’. Sábias palavras de Dom Helder”, afirmou.

O olhar sobre a cidade
Em homenagem ao centenário de Dom Helder o programa “O olhar sobre a cidade” está sendo reapresentado diariamente, às 6h45, na Radio Olinda AM - 1.030 KHz.

Estudante da Católica apresenta trabalho na Espanha
Por Cecília Pinho

Na noite desta quarta-feira (5), na 2ª Semana de Informática, o aluno concluinte do curso de Ciência da Computação da Católica, Carlos Renato Azevedo, ministrou a palestra “Computação quântica e informação quântica: implicações e aplicações”. Na apresentação o estudante abordou a mecânica quântica, as teorias, as aplicações e as implicações da computação quântica.

Através de experimentos mostrados em data show, Carlos Renato mostrou alguns fenômenos quânticos, como emaranhamento, superposição e interferência. Sistemas quânticos, processamento da informação, circuitos reversíveis, probabilidade e algoritmo foram termos bastante citados enquanto o palestrante apresentava a diferença entre computação clássica e quântica.

Essa participação na Semana de Informática não é a primeira contribuição do estudante em eventos dessa área. Entre os dias 12 e 14 de novembro, Carlos Renato apresenta seu trabalho "Terrain-Based Memetic Algorithms for Vector Quantizer Design" no "III International Workshop on Nature Inspired Cooperative Strategies for Optimization" (NICSO 2008), em Puerto de La Cruz, Tenerife, Espanha.

É a segunda apresentação internacional do aluno, que, em setembro de 2007, participou do Congresso de Inteligência Artificial, também na Espanha. O trabalho é uma aplicação do sistema inteligente computacional inspirado na natureza, a um problema da engenharia elétrica. Carlos Renato é o único estudante da América Latina no Workshop. “Para mim, que estou iniciando a carreira acadêmica, é fantástico. Uma oportunidade de interagir com alguns pesquisadores renomados, conhecer, discutir e trazer novas idéias para cá”, afirmou.

Divisão das cotas do campeonato brasileiro de futebol é tema de monografia
Por Cecília Pinho

Com o objetivo de propor uma discussão mais ampla sobre a gestão de recursos no futebol brasileiro, o estudante concluinte do curso de Direito da Católica, Emanuel Júnior, vai transformar sua monografia “A divisão das cotas do campeonato brasileiro de futebol à luz do princípio da igualdade”, em um livro.

Por ser um tema pouco abordado, mas de interesse de torcedores e clubes, o estudante resolveu mostrar a injusta divisão dos recursos arrecadados pelo o contrato do Clube dos Treze com a emissora de televisão transmissora do Campeonato Brasileiro na TV aberta. O trabalho aborda a desigualdade existente e propõe uma reformulação no sistema, pensando em alguma mudança dentro da constituição.

“O grande diferencial é essa questão das cotas como mecanismo de chegar a um sistema mais democrático no futebol brasileiro”, disse Emanuel Júnior. O autor define seu tema com um termo que acredita definir bastante o que pensa e defende, o “apartheid futebolístico”. Também sugere algumas propostas que poderiam regulamentar a situação, respeitando o princípio constitucional da igualdade.

Emanuel planeja iniciar a adaptação do trabalho para o livro após a apresentação da monografia. Ele vai partir para uma adaptação complementar com outras coisas que não estavam no foco do trabalho. A monografia será defendida em 25 de novembro e o estudante também tem apresentação sobre o tema marcada no IV Salesius, evento promovido pela Faculdade Salesiana, de 10 a 13 de novembro.

Professora da Católica vence o Concurso Banco Real Talentos da Maturidade
Por Jaime Mitchell

O Concurso Banco Real Talentos da Maturidade visa dar espaço ao idoso, incentivando sua produção artística, e também procura discutir o seu papel na sociedade. O Concurso está na sua décima edição e é dividido em várias categorias, dentre elas: artes plásticas, literatura, música vocal, contador de história, programas exemplares, e monografia. Esse último a professora do curso de Publicidade e Propaganda Rosânia Soares ganhou com a monografia intitulada: “Jovens de 60: uma velhice cheia de juventude”. “Foi um artigo que partiu da minha dissertação de mestrado” disse a professora. A dissertação também é voltada para a questão do idoso, no meio publicitário e tem o título “Jovens de 60, identidade discursiva do sexagenário na Publicidade”.

A idéia de discutir o papel do idoso na publicidade surgiu durante uma aula em que ela falava da questão do jovem no mundo da propaganda. Discutindo com os alunos viu que esse mundo não tinha como foco os idosos. “O estudo sobre idosos é uma coisa que me encanta”. A professora soube do prêmio pela mãe, Olga Carneiro de Almeida, que participa do concurso na categoria de pintura.

Para a professora Rosânia, o idoso deve ser mais focado, pois “estamos numa sociedade que está ficando mais velha, só que os idosos não estão parados. Hoje eles viajam, compram bastante, se divertem e voltam a trabalhar. Ocupam cargos importantes, por causa da sua experiência.”

A cerimônia de premiação será no Chevrolet Hall, no dia 18 de novembro, onde a professora irá receber um prêmio em dinheiro pela sua vitória.

A preocupação com os idosos não termina com o fim do mestrado. A professora Rosânia Soares está se preparando para o doutorado, tendo como pesquisa ainda esta questão.

Católica promove Semana de Direitos Humanos

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, promove, entre os dias 12 e 14 de novembro, a Semana de Direitos Humanos. O evento contará com um seminário, painéis e mostra de cinema. As atividades estão sendo coordenadas pelo Mestrado em Direito e vão acontecer no campus como parte das comemorações pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A abertura será na quarta-feira (12), às 9h, no auditório G1, com palestras do Reitor, o Padre Pedro Rubens Ferreira; e do prefeito do Recife, João Paulo de Lima e Silva. Também farão parte da mesa, os professores Doutores da Unicap, Zuleica Dantas Pereira Campos e Pe. Ferdinand Azevêdo; além do professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Oliveira. Eles vão iniciar o seminário Pensando o Futuro: 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

Ao longo da semana, o seminário vai discutir, através de painéis, temas como diálogo inter-religioso, ressocialização, cultura, infância, juventude, hermenêutica, linguagem e gênero na perspectiva dos direitos humanos. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 20,00. A participação confere certificado de 25 horas de carga horária de atividade complementar. Estão sendo oferecidas 200 vagas.

Já a mostra de cinema, que também será realizada no auditório G1, tem entrada franca. Na quarta-feira (12), às 19h, será exibido o filme Anjos do Sol. Na quinta-feira (13), às 15h, Borboletas da Vida; e na sexta-feira (14), às 19h, O Oitavo Dia. Mais informações sobre a Semana de Direitos Humanos pelo telefone (81) 2119.4369.

Mestrado em Direito vai promover Semana de Direitos Humanos
Por Cecília Pinho

Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades atuais e futuras dos Direitos Humanos, o Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco promove, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no campus da Universidade, a Semana de Direitos Humanos 2008. Os participantes terão a oportunidade de discutir a respeito do significado histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano completa 60 anos. Durante todos esses anos, conquistas foram alcançadas em proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais a todas as pessoas.

Por isso, a Semana de Direitos Humanos 2008 vai reunir uma Mostra de Cinema com filmes relacionados com direitos humanos, palestras magnas envolvendo democracia e sistemas internacionais de proteção, e painéis com os temas variando entre diálogo inter-religioso e infância e juventude. O evento aborda ainda o significado dos direitos humanos nas constituições, legislações e políticas públicas.

Para acessar a programação CLIQUE AQUI

Abertas inscrições para curso básico de fotografia de estúdio

Especialista em Design da Informação pela UFPE, a professora do curso de Jornalismo da Católica e editora da Revista Gastrô, Renata Victor, irá ministrar curso básico de fotografia de estúdio, nos dias 10, 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h, na sala 002 do bloco G. Estão sendo oferecidas 30 vagas para pessoas interessadas na arte da fotografia em estúdio e estudantes e profissionais de comunicação. As inscrições podem ser feitas no site www.unicap.br e a taxa é de R$ 100,00, até 7 de novembro.

Abertas inscrições para curso básico de jornalismo esportivo

Mestre em Jornalismo pela University of Westminster, de Londres, o professor de Jornalismo da Católica Álvaro Filho irá ministrar curso sobre jornalismo esportivo, no período de 10 a 13 de novembro, das 8h às 11h, no auditório da Unicap Júnior. Serão oferecidas 60 vagas para pessoas interessadas em iniciar-se nas técnicas de jornalismo esportivo e para estudantes e profissionais de comunicação.

O conteúdo do curso inclui uma breve história do futebol no mundo e no Brasil; regras; evolução das táticas de futebol; a cobertura diária do jornalismo esportivo; as características e riscos do trabalho do setorista; o trabalho da assessoria de imprensa; o jornalismo opinativo; técnicas de entrevista no jornalismo esportivo; a reportagem esportiva: texto, contextualização histórica, recursos gráficos; estruturas de uma matéria de apresentação, planejando uma apresentação de partidas rotineiras, clássicos e finais de campeonato, as vinculadas, estatísticas, a ficha de apresentação; a cobertura de uma partida de futebol, as diferenças de cobertura entre os veículos de comunicação, a cobertura do repórter, a cobertura do comentarista e do narrador da partida, os vestiários, a ficha de resultado.

As inscrições devem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 100,00 até o dia 7 de novembro. 

Grupo Hegel abre inscrições para minicurso

O Grupo Hegel/ Unicap vai promover, nos dias 12 e 13 de novembro, minicurso sobre as bases hegelianas na psicanálise de Lacan. As aulas serão ministradas pela psicanalista e mestre em Filosofia, Ana Cabral. Os participantes receberão certificado de 8 horas/aula.

O objetivo do minicurso é articular o sujeito da psicanálise com o sujeito hegeliano, tomando como base as referências a Hegel, que Lacan utilizou no seu ensino. Os interessados devem se inscrever na sala 05, no térreo do bloco B, das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 2119.4067 ou pelo email: grupohegelunicap@gmail.com.

Diretório Acadêmico de História colabora para realização do 4º Epeh
Por Anne Mendes

Para levar o estudante de História a refletir sobre a temática da influência da cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana será promovida a quarta edição do Encontro Pernambucano de Estudantes de História (Epeh). De 14 a 16 de novembro, a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) sediará o evento.

A iniciativa é uma realização dos diretórios acadêmicos do curso de História da Católica; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Funeso; Universo e Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh).

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, comunicações e debates marcarão os três dias de atividades que devem abordar como a cultura afro-brasileira é vista hoje e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas. Para participar, os interessados devem procurar os Diretórios e Centros Acadêmicos das instituições e se inscreverem. O investimento é de R$ 20,00.

INSCRIÇÕES

PRAZO
ESTUDANTES
COMUNICAÇÃO
04/11 ao dia do evento R$ 20,00 + R$ 5,00

Os alunos que participarem do encontro receberão certificados que equivalem a 30 horas de evento; 6 horas de minicurso e 4 horas de oficina. Para a abertura já estão confirmadas as presenças do representante do Quilombo Cultural Malunguinho, João Monteiro; de um representante do Funcultura (Fundarpe) e da representante da casa do Carnaval da Prefeitura da cidade do Recife, Azenilde Simões. Durante a cerimônia, será ministrada uma palestra que tratará do tema central do 4º Epeh: “A cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana”.

O evento recebe o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife; Governo de Pernambuco; Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe); Fundarpe; Prefeitura de Olinda; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Informações:
coepeh2008@yahoo.com.br
coepeh2008.informes@gmail.com

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote, que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “city tour” em Fortaleza e camisa, custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Daysiane Lins, Jeyse Araújo e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 

NOVEMBRO



DEZEMBRO




 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000