A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 04 de novembro de 2008 Ano 7

Mesa-redonda abre a 2ª Semana de Informática da Católica
Por Cecília Pinho

A 2ª Semana de Informática da Católica foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (3). A mesa-redonda “Oportunidades do mercado de TI em Pernambuco” deu início ao evento, no auditório G2. Participaram da mesa, o consultor de negócios do Porto Digital Maurício Schneck, representando a Fiepe o gerente de TI do Senai PE Samuel Abreu e o representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado e professor da Católica Francisco dos Santos.

“Ano passado tivemos uma semana muito proveitosa, esperamos que este ano o sucesso se repita. São eventos como este que valorizam não só o curso, como também nosso centro”, disse o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) José Orlando Filho, na abertura do evento. A professora Ana Eliza Lopes, coordenadora da Semana e do curso de Ciência da Computação também estava presente.

Os palestrantes tinham na pauta assuntos como a conjuntura econômica, com foco na crise mundial e os possíveis impactos no mercado de tecnologia local, a estrutura de formação profissional na área de Tecnologia da Informação, capital humano qualificado. E, ainda, as futuras oportunidades de emprego que o desenvolvimento de Pernambuco vai gerar.

Maurício Schneck foi otimista em relação ao cenário econômico. “O Brasil começa a ser visto como um grande mercado para a tecnologia”. Ele enfocou bastante a sobra de vagas de emprego no mercado por conta da falta de profissionais qualificados. “O mercado de tecnologia muda muito e as pessoas não estão capacitadas. As empresas procuram pessoas, mas não encontram ninguém com o perfil exigido”, disse.

Em seguida, Samuel de Abreu disse ter boas expectativas para o mercado de Tecnologia do Estado. “Pernambuco é privilegiado porque temos nossas previsões em cima de grandes projetos. Então o ano de 2009 está praticamente garantido, não devem faltar recursos”. Mas deixou claro que é preciso mais do que qualificação profissional. “Hoje não tem gente que entende do negócio, não é só saber usar a ferramenta. A grande questão é como utilizar a tecnologia para a evolução da empresa”, concluiu.

O professor Francisco dos Santos começou a apresentação falando da ansiedade que os estudantes têm de ingressar no mercado de trabalho e focou bastante na temática do emprego e da formação profissional. “A área de informática é a mais promissora do país e isso é geral no mundo todo. É uma área chave”, afirmou. Na ocasião, o professor também deu um panorama de como estão os investimentos do Governo do Estado, em relação à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Após as três apresentações, o debate foi aberto aos alunos que fizeram perguntas aos palestrantes. Durante toda a semana, até a sexta-feira (7), o evento traz uma programação intensa com 11 palestras, uma mesa-redonda e 12 minicursos. Também está em andamento a 2ª Maratona de Programação e a exposição sobre a Evolução da Informática está aberta ao público no espaço receptivo, que fica no 1º andar do bloco G.

Confira a programação completa neste endereço: www.dei.unicap.br/sic2 

Computação em nuvens foi assunto da II Semana de Informática
Por Anne Mendes

A Web como fenômeno de massa; a confusão de conceitos com a computação em nuvens e do que se trata esse fenômeno foram os principais temas debatidos durante uma das palestras desta terça-feira (4), 2º dia da II Semana de Informática da Católica.

“Computação em nuvens... entendendo como o conceito de cloud computing vai mudar a maneira como se pensa na computação” foi ministrada pelo professor da Católica Emerson Alexandre de Oliveira Lima. Durante o encontro, ele abordou os aspectos da Internet ter se massificado. “A existência de um ciberespaço hoje já é consolidada, uma das provas é a cibercultura. Hoje a maioria das pessoas se conhece pela Internet e é daí por diante”, afirmou. Ele explicou que a economia virtual e a comunicação instantânea (acesso às informações) são também exemplos da Web como fenômeno de massa. ”A velocidade do desenvolvimento desse meio de comunicação torna possível, acessível e democrático esse meio de interação”, comentou.

Lima explicou que muitos conceitos são confundidos com o de cloud computing, entre eles o autonomic, network e grid. “Computação em nuvens não é nenhum desses termos, mas está relacionada a todos eles”, afirmou. Ele explicou que a computação autonômica envolve sistemas capazes de se autodiagnosticar; se reconfigurar, quando preciso; executar varreduras periodicamente e monitorar aspectos de segurança. Já o grid, é capaz de alcançar alta taxa de processamento dividindo tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou de longa distância.

Para finalizar, ele colocou quais seriam as principais características do cloud computing, que começou a receber investimento de empresas como a Dell e a Amazon em 2002. “Quando uma tecnologia é desenvolvida, se pensa primeiramente na viabilidade lucrativa dela. Conferida essa possibilidade, pesquisa-se a aceitação do mercado. Como o modelo cloud apresentou bons resultados até o momento, as empresas desejam aplicar capital”, explicou.

Para melhor compreender do que se trata à computação em nuvens, Lima detalhou a rede apresentando as vantagens e características. “Não é preciso nenhum alto investimento em fornecimento de serviços para fazer com que a cloud funcione, além disso, ela é uma rede muito mais segura”, afirmou.

Por fim, Lima adiantou que até o próximo ano a Microsoft deve lançar sua rede de armazenamento cloud, mas que se deve ter cautela com essa nova rede. “A Internet é o computador do futuro e uma rede em nuvens, onde todas as informações estariam disponíveis, numa conexão mais confiável é a modernidade fazendo parte de nossas vidas, mas é preciso cuidado, pois uma grande quantidade de informação estaria disponível para todos gratuitamente.”

Pastoral e Meradoxa promovem discussão sobre o processo eleitoral
Por Nathália Bormann

O grupo Meradoxa, projeto piloto que conta com o apoio da Pastoral da Católica e que é formado pelos alunos de Psicologia da Universidade, Rafael Gonçalves e Pedro Efken, e pelo aluno do Mestrado em Direito, Hugo Dias Barros, promoveu na noite desta terça-feira (4) a palestra “As eleições acabaram e agora?”. Para debater sobre o tema, foram convidados o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco e professor do Mestrado em Direito da Católica, Prof. Dr. José Elias Dubard, e o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Dr. Luís Vicente Vieira.

Durante o período pré-eleitoral é muito comum a discussão em torno da política, mas para onde esses questionamentos vão depois que os votos são “depositados” e os candidatos eleitos? Para esclarecer o papel do cidadão e do poder político, o promotor José Elias Dubard levantou questões como a utilidade da Câmara de Vereadores no município e o funcionamento do Orçamento Participativo, que é uma instituição constitucional. Dubard ressaltou que “o orçamento não funciona porque os vereadores não querem que ele funcione, pois precisam manter o assistencialismo, os currais eleitorais que existem na política”.

Outra questão abordada por ele foi os conselhos municipais. Segundo o promotor, os órgãos demoraram a ser instituídos porque “o poder político não quer a participação popular nas políticas públicas”. Ao concluir, Dubard enfatizou que o período eleitoral é oportuno para rediscutir o papel do município. “Ao invés de discutirmos se o povo é ou não sábio, está na hora de pensar se os órgãos responsáveis por representar a vontade popular estão ou não cumprindo seus papéis”, destacou.

O professor Luís Vieira chamou a atenção do público presente para elementos que podem explicar as distorções no processo eleitoral, como o uso do poder econômico, político, midiático, assim como os interesses que impedem os avanços políticos concretos. Para Vieira, “o discurso político na mídia hoje é moralista e reformista. A reforma política e a fidelidade partidária são exemplos de soluções equivocadas que representam essas distorções”.

O grupo Meradoxa tem a intenção de gerar grandes discussões e aprofundamentos de temas atuais a partir de opiniões simples do senso comum. A palestra foi realizada no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B da Católica.

Gérson Camarotti fala de jornalismo político na Católica
Por Anne Mendes

As campanhas eleitorais já acabaram, mas a discussão sobre a política continua sendo o centro das atenções dos jornais. Para debater juntamente com os alunos da Católica sobre o tema, a Universidade receberá na próxima quinta-feira (6), na sala 510, localizada no bloco A, uma visita especial. O jornalista e ex-aluno da Católica, Gérson Camarotti, virá à Universidade para ministrar uma palestra.

As experiências como repórter político nos mais de 10 anos de atuação nessa área, só em Brasília, e os bastidores do jornalismo político nacional serão apenas alguns dos assuntos abordados durante o encontro. É a segunda vez que Camarotti vem à Católica para falar de jornalismo político, a última visita aconteceu em 2006.

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote, que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “city tour” em Fortaleza e camisa, custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120

Católica promove Semana de Direitos Humanos

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, promove, entre os dias 12 e 14 de novembro, a Semana de Direitos Humanos. O evento contará com um seminário, painéis e mostra de cinema. As atividades estão sendo coordenadas pelo Mestrado em Direito e vão acontecer no campus como parte das comemorações pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A abertura será na quarta-feira (12), às 9h, no auditório G1, com palestras do Reitor, o Padre Pedro Rubens Ferreira; e do prefeito do Recife, João Paulo de Lima e Silva. Também farão parte da mesa, os professores Doutores da Unicap, Zuleica Dantas Pereira Campos e Pe. Ferdinand Azevêdo; além do professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Oliveira. Eles vão iniciar o seminário Pensando o Futuro: 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

Ao longo da semana, o seminário vai discutir, através de painéis, temas como diálogo inter-religioso, ressocialização, cultura, infância, juventude, hermenêutica, linguagem e gênero na perspectiva dos direitos humanos. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 20,00. A participação confere certificado de 25 horas de carga horária de atividade complementar. Estão sendo oferecidas 200 vagas.

Já a mostra de cinema, que também será realizada no auditório G1, tem entrada franca. Na quarta-feira (12), às 19h, será exibido o filme Anjos do Sol. Na quinta-feira (13), às 15h, Borboletas da Vida; e na sexta-feira (14), às 19h, O Oitavo Dia. Mais informações sobre a Semana de Direitos Humanos pelo telefone (81) 2119.4369.

Mestrado em Direito vai promover Semana de Direitos Humanos
Por Cecília Pinho

Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades atuais e futuras dos Direitos Humanos, o Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco promove, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no campus da Universidade, a Semana de Direitos Humanos 2008. Os participantes terão a oportunidade de discutir a respeito do significado histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano completa 60 anos. Durante todos esses anos, conquistas foram alcançadas em proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais a todas as pessoas.

Por isso, a Semana de Direitos Humanos 2008 vai reunir uma Mostra de Cinema com filmes relacionados com direitos humanos, palestras magnas envolvendo democracia e sistemas internacionais de proteção, e painéis com os temas variando entre diálogo inter-religioso e infância e juventude. O evento aborda ainda o significado dos direitos humanos nas constituições, legislações e políticas públicas.

Para acessar a programação CLIQUE AQUI

Abertas inscrições para curso básico de fotografia de estúdio

Especialista em Design da Informação pela UFPE, a professora do curso de Jornalismo da Católica e editora da Revista Gastrô, Renata Victor, irá ministrar curso básico de fotografia de estúdio, nos dias 10, 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h, na sala 002 do bloco G. Estão sendo oferecidas 30 vagas para pessoas interessadas na arte da fotografia em estúdio e estudantes e profissionais de comunicação. As inscrições podem ser feitas no site www.unicap.br e a taxa é de R$ 100,00, até 7 de novembro.

Abertas inscrições para curso básico de jornalismo esportivo

Mestre em Jornalismo pela University of Westminster, de Londres, o professor de Jornalismo da Católica Álvaro Filho irá ministrar curso sobre jornalismo esportivo, no período de 10 a 13 de novembro, das 8h às 11h, no auditório da Unicap Júnior. Serão oferecidas 60 vagas para pessoas interessadas em iniciar-se nas técnicas de jornalismo esportivo e para estudantes e profissionais de comunicação.

O conteúdo do curso inclui uma breve história do futebol no mundo e no Brasil; regras; evolução das táticas de futebol; a cobertura diária do jornalismo esportivo; as características e riscos do trabalho do setorista; o trabalho da assessoria de imprensa; o jornalismo opinativo; técnicas de entrevista no jornalismo esportivo; a reportagem esportiva: texto, contextualização histórica, recursos gráficos; estruturas de uma matéria de apresentação, planejando uma apresentação de partidas rotineiras, clássicos e finais de campeonato, as vinculadas, estatísticas, a ficha de apresentação; a cobertura de uma partida de futebol, as diferenças de cobertura entre os veículos de comunicação, a cobertura do repórter, a cobertura do comentarista e do narrador da partida, os vestiários, a ficha de resultado.

As inscrições devem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 100,00 até o dia 7 de novembro. 

Grupo Hegel abre inscrições para minicurso

O Grupo Hegel/ Unicap vai promover, nos dias 12 e 13 de novembro, minicurso sobre as bases hegelianas na psicanálise de Lacan. As aulas serão ministradas pela psicanalista e mestre em Filosofia, Ana Cabral. Os participantes receberão certificado de 8 horas/aula.

O objetivo do minicurso é articular o sujeito da psicanálise com o sujeito hegeliano, tomando como base as referências a Hegel, que Lacan utilizou no seu ensino. Os interessados devem se inscrever na sala 05, no térreo do bloco B, das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 2119.4067 ou pelo email: grupohegelunicap@gmail.com.

Diretório Acadêmico de História colabora para realização do 4º Epeh
Por Anne Mendes

Para levar o estudante de História a refletir sobre a temática da influência da cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana será promovida a quarta edição do Encontro Pernambucano de Estudantes de História (Epeh). De 14 a 16 de novembro, a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) sediará o evento.

A iniciativa é uma realização dos diretórios acadêmicos do curso de História da Católica; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Funeso; Universo e Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh).

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, comunicações e debates marcarão os três dias de atividades que devem abordar como a cultura afro-brasileira é vista hoje e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas. Para participar, os interessados devem procurar os Diretórios e Centros Acadêmicos das instituições e se inscreverem. O investimento é de R$ 20,00.

INSCRIÇÕES

PRAZO
ESTUDANTES
COMUNICAÇÃO
04/11 ao dia do evento R$ 20,00 + R$ 5,00

Os alunos que participarem do encontro receberão certificados que equivalem a 30 horas de evento; 6 horas de minicurso e 4 horas de oficina. Para a abertura já estão confirmadas as presenças do representante do Quilombo Cultural Malunguinho, João Monteiro; de um representante do Funcultura (Fundarpe) e da representante da casa do Carnaval da Prefeitura da cidade do Recife, Azenilde Simões. Durante a cerimônia, será ministrada uma palestra que tratará do tema central do 4º Epeh: “A cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana”.

O evento recebe o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife; Governo de Pernambuco; Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe); Fundarpe; Prefeitura de Olinda; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Informações:
coepeh2008@yahoo.com.br
coepeh2008.informes@gmail.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Manuela Ramos (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Daysiane Lins, Jeyse Araújo e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 

NOVEMBRO



DEZEMBRO




 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000