Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 17 de março de 2006 – ano 5

Unicap discute os rumos da economia nacional
Por Bárbara Travassos

Unicap discute rumos da economia nacional

Hoje à tarde, no espaço Executivo da UNICAP, foi realizada a palestra Para Onde Vamos em 2006 promovida pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Neal). Os palestrantes foram o diretor da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan) Leonardo Guimarães Neto e o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Luiz Carlos Delorme Prado.

Leonardo Guimarães apresentou análises do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, que abordavam os problemas que impediam o crescimento econômico do País. De acordo com as pesquisas, no ano de 2005, a economia não cresceu por diversos fatores, entre eles a redução sistemática da capacidade de investimento nos setores público e privado e a crise política. Ainda de acordo com o Ipea, a expectativa para 2006 é que os índices de emprego aumentem, a distribuição de renda melhore e que nos terceiro e quarto semestres haverá um crescimento na economia.

Mas para Guimarães, a realidade do Brasil para 2006 é outra. “Acho que neste ano ficaremos no mesmo lugar. O crescimento previsto é 3,4% e não temos políticas definidas para impulsionar esse crescimento previsto”, ressaltou o diretor da Ceplan. Já para Luiz Carlos Prado a análise tem um outro ângulo. “Cresceremos um pouco mais que 2005 e menos que 2004. A distribuição de renda terá uma melhora, a exportação vai desacelerar, mas teremos um superávit no comércio exterior”, afirmou Prado.

Professor da Unicap realiza o curso Arte/Loucura
Por Sophia Marvão

As relações do ser individual com o mundo artístico e do artista com a sociedade estão sendo discutidas no curso Arte/Loucura, coordenado pelo professor Janilton Andrade, do Departamento de Letras da UNICAP. As aulas começaram sábado passado, continuam amanhã e no próximo dia 25.

As atividades são executadas de forma dinâmica e interativa, através do filme de Carlos Saura que revela a relação da arte e fantasia na vida do pintor Francisco Goya, artista do período barroco. Ele usava novas tendências artísticas no período de 1746 á 1828.

O grupo é formado por setenta alunos de vários cursos como de Jornalismo, Letras, História, Psicologia. As inscrições ainda estão abertas. Podem ser feitas no próprio Departamento de Letras. O curso vale como carga horária complementar. Mas informações no 6o andar do bloco A ou pelo 2119- 4166.

Estudantes de Jornalismo fazem do trabalho voluntário um aprendizado
Por Bárbara Travassos

Estudantes do 7º período do curso de Jornalismo da UNICAP estão desenvolvendo um trabalho beneficente para angariar donativos paro o Núcleo de Apoio aos Doentes do Interior (Nadi). O projeto faz parte da programação da cadeira de Redação IV que prevê ações de assessoria de comunicação e de voluntariado com Organizações Não-Governamentais (ONGs), cujo professor orientador é Carlos Benevides.

O Nadi atende, em média, 45 pacientes com câncer, a maioria de boca e garganta e, por isso, alimentos pastosos, roupas de cama, materiais de limpeza e higiene pessoal são os itens mais requisitados pelo núcleo. Existem 60 leitos disponíveis no Nadi, onde são abrigados os doentes, em grande parte idosos carentes, que estão em fase de tratamento e, por virem do interior do Estado, não têm para onde ir.

Cinco voluntários trabalham na instituição se revezando no atendimento aos pacientes. As alunas da UNICAP abraçaram esta causa e estão realizando campanhas para arrecadar donativos, alimentos e remédios para os doentes do Nadi. Para Cristina Sobreira, uma das integrantes do grupo, o trabalho é duplamente gratificante. “Além de estarmos exercendo a profissão de jornalismo, assessoria de comunicação, ajudamos pessoas que não têm condições de serem atendidas por um tratamento médico adequado”, ressalta a aluna.

O envolvimento dos estudantes de Jornalismo da Católica com as ações desenvolvidas pela entidade vem de muito tempo. A cada semestre ela é adotada para por em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula sobre assessoria de comunicação. Tanto que o engajamento de um outro grupo de alunos no semestre passado virou tema do Minuto UNICAP, programa de 60 segundos veiculado na TV Globo Nordeste. O resultado pode ser conferido a qualquer momento no intervalo da programação da emissora e também no site da Universidade.

Os interessados em contribuir com a campanha para ajudar o Nadi podem deixar os donativos na Assessoria de Comunicação da Universidade, situada na rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, ou na Secretaria da Divisão de Ação Pastoral da UNICAP que fica no Bloco A, sala 014, térreo. O endereço do Nadi é Av. Correia de Brito, nº 360, Sítio Novo, Olinda e o telefone é o (81) 3242-1040.   

“O matuto que subiu no topo do mundo” estará na Unicap
Sophia Marvão

Os versos do cordelista J. Borges vão dar um show de cultura popular nordestina na UNICAP. Ele participará de palestra organizada pelos alunos do 8o período do curso de Publicidade e Propaganda que estão desenvolvendo trabalhos acadêmicos da disciplina Cultura Brasileira. O tema abordado será “O matuto que subiu no topo do mundo parece cordel, mas é a vida de J. Borges”. O evento será realizado às 19h, no auditório G2.

Unicap vai realizar 3º Encontro Nacional das Águas
Por Eduardo Travassos

A UNICAP vai realizar, entre os dias 17 e 19 de maio, o 3º Encontro Nacional das Águas, que este ano terá como tema Água Superficial, Residuária e Sedimento. Durante o encontro serão discutidos assuntos como os impactos ambientais severos provocados pelo desenvolvimento urbano desorganizado; a deterioração da qualidade da água; e o aumento da produção de sedimentos devido à falta de proteção das superfícies e à produção de resíduos sólidos.

Estão programados conferências, apresentação de painéis, minicursos, apresentações orais e mesas-redondas, com participação de profissionais de diversas áreas e instituições. Os interessados em participar das apresentações orais e sessões técnicas de painel podem inscrever seus trabalhos até o dia 31 de março. A comissão científica sugere alguns temas de interesse, como Águas residuais urbanas; Águas residuais industriais; Aplicações da água reciclada; Modelagem hidrogeológica; Gestão de água doce; Qualidade e meio ambiente; Legislação de águas superficiais; Hidroagricultura; Sedimentologia; Hidroterapia; Geração de energia; Aqüicultura; e Hidrovias. A ficha de inscrição pode ser encontrada no site www.unicap.br/aguas2006 e deve ser enviada para o e-mail aguas@unicap.br identificando o tema de interesse. A notificação aos autores acontecerá até o dia 30 de abril.

O evento será promovido pela UNICAP em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e a Marinha do Brasil. O encontro conta ainda com o apoio da Facepe, IPA, Banco Real, Bandepe, Unibanco, Livraria Modelo, Ágora Comunicação, Senac.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap