Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 15 de março de 2006 - ano 5

Professor da PUC-SP faz palestra na Unicap
Por Christiano Vasconcellos

Professor da Puc-SP faz palestra na Unicap

A Proteção Constitucional das Pessoas Portadoras de Deficiência foi o tema de uma palestra realizada na manhã de hoje (15), no Anfiteatro do Espaço Executivo da UNICAP. O Prof. Dr. Luiz Alberto David Araújo, livre docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi o palestrante. O encontro foi uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, através do Programa de Mestrado em Ciências da Religião.

Antes da palestra, o Reitor, Padre Pedro Rubens, deu as boas-vindas ao professor Luiz Alberto e falou das razões da UNICAP para tê-lo convidado. O renome na área do Direito Constitucional e o compromisso com a causa das pessoas com deficiência são dois dos motivos declarados pelo Reitor.

O professor Luiz Alberto iniciou a apresentação falando do conceito de igualdade presente na Constituição. Para ele, o termo é descrito de várias formas em diferentes partes do documento e que isso não seria necessário uma vez que o artigo 5º quando diz que “todos são iguais perante a Lei” já é bastante claro. O palestrante explica que esta palavra aparece em vários outros incisos. “É uma forma de reafirmar, um hábito do brasileiro”, disse.

Segundo o professor Luiz Alberto, 15% da população brasileira têm alguma deficiência. No entanto, este dado não pode ser visualizado no dia-a-dia. “A gente não vê essas pessoas pelas ruas. É um problema de integração social”, declarou. Essa exclusão se dá desde os tempos de escola, quando as crianças deveriam se habituar a conviver com indivíduos portadores de deficiência física.

“Nós temos uma certa dificuldade em lidar com os portadores de deficiência”, avaliou o palestrante. E completou: “A origem disso é a ausência de uma educação inclusiva”. Com isso, os 85% da população sofrem exclusão. “Nós fomos privados do convívio de pessoas com deficiência”, avaliou.

A palestra prosseguiu com a questão do lazer e transporte. “De que me adianta dar direito ao trabalho se eu não consigo chegar no trabalho?”, questionou o professor Luiz Alberto. Ele explicou que existem três agentes que podem requerer uma tutela coletiva, instrumento que pode ser usado para ajudar as causas dos portadores de deficiência. O primeiro é um conjunto formado pela união, estado e municípios, o segundo consiste do Ministério Público e o último abrange as associações civis.

Os grupos, no entanto, se deparam com três problemas. A união, o estado e os municípios são vítimas da falta de vontade política. “São os que mais descumprem as regras”, criticou.O Ministério Público sofre com a ausência de conhecimento técnico. E as associações perecem com a carência de conhecimento da tecnologia jurídica. “São raras as associações no Brasil bem estruturadas, porque não temos a cultura de nos associarmos”, disse.

Ao final da apresentação, o Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Cornélio Matos, convidou a platéia a debater o tema com o professor Luiz Alberto.

Unicap prestigia Olimpíada do Conhecimento
Por Christiano Vasconcellos

Olimpíadas do ConhecimentoA cerimônia de encerramento da 4ª Olimpíada do Conhecimento, ocorrida na noite de ontem (14) no Chevrollet Hall, contou com a presença de um representante da UNICAP. O assessor de Fomento e Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Francisco Luiz dos Santos, participou de todos os dias do evento como avaliador de empresa. Ele avaliou a modalidade de robótica industrial, uma das premiadas da noite.

O professor Francisco avaliou cinco equipes de diferentes estados. A classificação final teve São Paulo como vencedor, Minas Gerais em segundo lugar e Pernambuco na terceira posição. “Os competidores apresentavam os projetos falando dos custos dos robôs, no início da avaliação”, explicou.

A tecnologia envolvida foi outro critério de avaliação. Segundo o professor Francisco, somente duas equipes usavam sensores nos robôs, eram os projetos dos pernambucanos e dos mineiros. Os que não possuíam este recurso são chamados de robôs cegos. “O robô de São Paulo, apesar de cego, era muito preciso, por isso conseguiu ganhar”, declarou.

“O principal problema de Pernambuco é que o robô era muito baixo e pequeno e em determinado trecho ele ficava preso porque o solo afundava”, disse o professor, justificando a terceira posição. “Foi uma ótima colocação para o Estado porque nunca disputou nessa categoria e só em São Paulo ficam de 40% a 50% das escolas Senai do Brasil”, esclarece.

A participação como um dos avaliadores da 4ª Olimpíada do Conhecimento rendeu ao professor Francisco Luiz um convite para ser o coordenador na área de robótica industrial na próxima competição programada para ser realizada em 2008.

Professor da Unicap realiza oficina de Jornalismo Esportivo
Sophia Marvão

O professor Álvaro Filho, do Departamento de Comunicação Social da UNICAP, está realizando uma oficina de Jornalismo Esportivo. O curso, iniciado no dia 6 de março, prossegue até o dia 11 de abril. As aulas estão sendo ministradas na sede do Pernambuco Futebol Clube, na Rua das Pernambucanas, 144, Graças, e contam com a participação do jornalista Paulo Augusto.

O principal objetivo da oficina é familiarizar os alunos que têm interesse em trabalhar com futebol com o ambiente dos estádios e se acostumar com as rotinas de trabalho. A oficina é totalmente prática e inclui visitas a clubes, jornais e emissoras de rádio e TV. No final, os alunos acompanharão uma partida de futebol. Mais informações pelos fones 3221.5461, 8896.5990 ou 8896.5991.

Unicap participa do Fórum Brasileiro de Educação Internacional
Por Bárbara Travassos

A Pró-reitora Comunitária da UNICAP participará, entre os dias 29 e 31 deste mês, do I Fórum Brasileiro de Educação Internacional – ForBEI, que será realizado em São Paulo, na sede do Sesc da Vila Mariana. Durante o evento, acontecerão conferências e mesas-redondas, abordando temas que buscam explorar possibilidades de ações conjuntas para dinamizar o potencial do Brasil como destino para estudantes internacionais.

O encontro está sendo promovido pelo Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (FAUBAI), Bureau Brasileiro de Intercâmbio, Embratur e Brazilian Education & Language Travel Association. O evento tem o apoio dos ministério do Turismo, da Educação e das Relações Exteriores e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.

O ForBEI, também, será apoiado por instituições diplomáticas brasileiras e organizações internacionais a exemplo das embaixadas dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália, do Reino Unido, da Espanha, do Chile e da Alemanha. Dentre os assuntos debatidos nas mesas-redondas, estão a divulgação no exterior do setor educacional brasileiro e os aspectos legais e financeiros da vinda de estudantes e professores estrangeiros ao Brasil.

Assessor da Unicap participa de Fórum de Entidades Beneficentes
Por Bárbara Travassos

O assessor jurídico da UNICAP, Dioval Spencer, participará, no dia 5 de abril, do I Fórum de Debates – Entidades Beneficentes de Assistência Social, que será realizado no Rio de Janeiro. O evento tem como subtemas Prestação de Contas ao Ministério da Justiça e ao INSS e Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, onde serão explanados aspectos de como se deve administrar entidades sem fins lucrativos.

Palavra de jornalista é tema de palestra na Unicap
Sophia Marvão

Os alunos do 5o e 7o períodos do curso de Jornalismo assistiram, ontem à noite (14), a uma palestra sobre o lançamento do livro Palavra de Jornalista, organizado por Gilson Oliveira e Evaldo Costa.

O objetivo do livro é o de preservar a história do jornalismo e oferecer para o grande público as histórias de vida e profissionais de alguns dos jornalistas mais importantes que exerceram e exercem a profissão em Pernambuco. Segundo Evaldo Costa, o título do livro Palavra de Jornalista serve de provocação, pois, como o jornalista só diz o que pode atribuir a alguém, nesse livro eles têm a palavra.

O jornalista Evaldo Costa foi chefe de reportagem do Jornal do Commercio, trabalhou nas sucursais do Jornal do Brasil no Recife e em São Paulo, foi editor de Esportes do Diário de Pernambuco e foi assessor de comunicação do ex-governador Miguel Arraes. Também trabalhou em Angola, na África, coordenando o trabalho dos jornalistas angolanos numa agência de notícias. O lançamento do livro será realizado hoje (15), a partir das 18 horas, na Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, 1.596, Ponte D’Uchoa.

Professora da Unicap participa de banca na UFPE
Sophia Marvão

A Profª Drª Galba Takaki, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais da UNICAP, participará como membro titular da defesa de tese da doutoranda Eliana Santos de Lyra Mancilha, que será realizada no dia 18 de março, às 9h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas da UFPE.

Unicap sedia a III Jornada Tomista de Pernambuco
Por Bárbara Travassos

Entre os dias 24 e 26 de abril, a UNICAP sediará a III Jornada Tomista de Pernambuco, promovida pelo Departamento de Filosofia da Universidade, em parceria com o Instituto Salesiano de Filosofia e o Instituto de Pesquisa Filosófica Santo Tomás de Aquino. O objetivo do evento é estimular, na sociedade, o interesse pelo pensamento filosófico-cristão, especificamente o tomismo, além de promover o intercâmbio entre pesquisadores do Recife e do Brasil.

O Prof. Dr. da Universidade de Assunção (SP) Francisco Catão fará a Conferência de Abertura, junto ao professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Prof Dr. Jorge Augusto Santos Bento, que ministrará, também, o minicurso O Problema dos Universais.

As inscrições para apresentação de sessões de comunicação serão aceitas até o dia 20 deste mês, onde os interessados devem enviar um resumo com, no máximo 200 palavras, acompanhadas de três a cinco palavras-chaves. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2119-4171.

Chefe da DPA participa de reunião da Abruc
Por Bárbara Travassos

O chefe da Divisão de Programação Acadêmica da UNICAP, Hélio Lima, participará, amanhã (16), da reunião da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), em São Paulo. No encontro, será discutida proposta do Ministério da Educação (MEC) sobre o decreto ponte que regulamenta pontos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996) e da Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap