Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 13 de março de 2006 - ano 5

Ilha de Itamaracá e estação ecológica em Abreu e Lima viram cenário de aula prática
Por Eduardo Travassos

Ilha de Itamaracá

A cadeira Ecodesenvolvimento, ministrada pelo professor Jorge Araújo, teve uma aula diferente sábado passado (11). Os alunos da turma do quinto período de turismo foram levados pelo docente à Estação Ecológica de Caetés, município de Abreu e Lima e à ilha de Itamaracá, onde foram visitadas a Vila Velha e o Projeto Peixe-Boi. O intuito da aula de campo foi, além de mostrar aos estudantes a importância do meio ambiente, identificar ramos que um turismólogo pode seguir em sua carreira profissional.

“Nesta visita observaremos o mundo de uma forma diferente, analisando as dificuldades e vantagens de um ambiente preservado”, explicou o professor enquanto o ônibus chegava à Estação Ecológica de Caetés, primeira parada da turma. E a estação, a primeira do Estado, impressionou todos. Segundo a coordenadora da reserva, Sandra Cavalcanti, a força dos moradores da região impediu que o espaço fosse transformado em depósito de lixo: “O aterro sanitário que funcionaria aqui foi embargado com as obras já concluídas. Tudo isso graças à comunidade, que lutou muito para evitar este crime”. E a sociedade impediu que a sobrevida de muitas espécies fosse reduzida. Atualmente, a reserva possui uma grande variedade de animais e plantas, algumas raras, como uma espécie de borboleta azul poucas vezes observada.

Após fazer um breve histórico e mostrar a maquete da área, Sandra levou os alunos para uma explicação sobre planejamento durante uma visita turística. No caminho, uma moradora da estação conquistou os visitantes: a preguiça Sandy, que se mostrou muito simpática e fez pose para fotos. Em seguida, todos entraram na mata, observando as orientações do professor e da coordenadora. Foi mostrada, inclusive, a vala, pronta, onde os detritos do aterro sanitário seriam depositados. Hoje, a escavação serve para treinamentos e a prática do rapel. “É importante vivenciar esta parte do meio ambiente. Estamos aprendendo sobre o turismo ecológico e pedagógico, além de aprender mais sobre a natureza”, disse o aluno Tércio Veras ao comentar a aula.

Em seguida o grupo seguiu para Vila Velha. Vilarejo que foi a primeira capital da então capitania hereditária de Itmaracá. Lá, foi observado o manguezal às margens do rio Paripe, “que possui perfil de rio preservado, por não possuir casas ou habitações próximas”, segundo o professor. As espécies da fauna e flora presentes neste ecossistema também foram analisadas. Depois, todos se dirigiram para o mirante da vila, utilizado antigamente para acompanhar a chegada e a saída de embarcações da ilha. A última parada da aula foi no Projeto Peixe-Boi. O cinema do instituto, que tem a forma do animal, exibiu curiosidades e informações sobre o mamífero. Em cartaz o filme Protegendo o Peixe-Boi.

A aula de Ecodesenvolvimento foi bem recebida até por quem não é da área de turismo. O estudante de Ciências Contábeis, Paulo Henrique Valença, achou bastante válida a iniciativa. Ele escolheu a disciplina como eletiva do curso para aliviar um pouco a pressão dos cálculos. “Foi sensacional. É muito mais agradável que a sala de aula. Estou chegando a conclusão de que estou fazendo o curso errado”. O filho de Paulo, Bruno, de 11 anos, acompanhou o pai na viagem e concordou com ele: “Estou achando ‘massa’. Vou querer voltar aqui”.

Unicap Júnior promove curso de Avaliação Psicológica
Por Bárbara Travassos

A Unicap Júnior promoverá, nos dias 24 e 25 deste mês, o curso Avaliação Psicológica, ministrado pela professora da UNICAP Ana Lúcia Francisco, pós-graduada em Psicoterapia e doutorada em Psicologia Clínica pela PUC-SP. O objetivo do curso é levar aos estudantes conceitos de saúde e doença, dar uma visão de processo de avaliação psicológica e orientá-los a confeccionar laudo e parecer psicológicos, esclarecendo as diferenças entre eles e especificando o uso de cada um.

O horário da aula da sexta-feira (24) é das 18h às 22h e do sábado (25), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados devem se inscrever na sede da Unicap Júnior, localizada na rua Almeida Cunha, 253, Boa Vista. O investimento para o curso é de R$ 90,00 ou duas parcelas de R$ 50,00. As vagas são limitadas. Outras informações pelo telefone 3423-7940.

Mestrado em Ciências da Religião promove palestra no dia 15
Por Christiano Vasconcellos

A Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, através do Programa de Mestrado em Ciências da Religião, vai promover a palestra A Proteção Constitucional das Pessoas Portadoras de Deficiência, com o Dr. Luiz Alberto David Araújo, da Instituição Toledo de Ensino. O evento acontecerá no dia 15 de março, às 9h, no Anfiteatro do Espaço Executivo da UNICAP, 3º andar do bloco G4.

Alunos de Jornalismo entrevistam âncora de TV
Por Bárbara Travassos

Alunos de Jornalismo entrevistamm ancora de TVHoje à tarde, o estúdio de Rádio do Departamento de Comunicação da UNICAP contou com a presença de uma figura expoente do jornalismo pernambucano: Graça Araújo. Ela foi entrevistada pelos alunos de Jornalismo Mariana Gallego e Pedro Moraes que produziram e apresentaram o perfil da apresentadora como parte da programação da cadeira de Rádio IV, lecionada pelo professor Carlos Benevides.

A jornalista Graça Araújo nasceu em Itambé, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, mas aos três anos de idade foi morar com a família em São Paulo onde estudou em escolas públicas e cursou jornalismo numa universidade particular. A jornalista passou por dificuldades em conciliar seus estudos com trabalho, pois desde cedo teve que ajudar a família. “Trabalhei como embaladora de enxoval de bebê, em uma fábrica de brinquedos e até em banco”, disse. O interesse pela área da comunicação surgiu na época em que trabalhava como secretária de uma revista. “Antes eu queria ser médica, como todo filho de família pobre que quer ajudar as pessoas. Mas achei no jornalismo a oportunidade de trabalhar o compromisso social”, revelou Graça.

Em 1983, Graça Araújo, já formada, veio tentar a vida no Recife. Ela tinha o desejo de trabalhar em rádio, mas ao longo da sua caminhada profissional, outras oportunidades foram lhe aparecendo. Graça chegou a trabalhar na Rádio Transamérica e na Rádio Clube. Nesta última, a experiência serviu como alicerce para continuar na sua jornada. “Foi na Clube que aprendi tudo sobre o que é jornalismo”, afirmou. O veículo televisão na vida dela surgiu como alternativa, mas, definitivamente, chegou para ficar. “Fui tirar férias da apresentadora Stella Maris do programa TV Mulher da Rede Globo e fiquei por um mês. A partir de então passei pela TV Manchete, TV Pernambuco e, hoje, TV Jornal”, afirmou.

Há 16 anos, Graça Araújo trabalha na afiliada do SBT na capital pernambucana. Começou como chefe de reportagem e, atualmente, assume a editoria e a apresentação do TV Jornal Meio-Dia. Há 4 anos, o rádio voltou a fazer parte da sua atividade profissional. Graça Araújo apresenta o programa Rádio Livre, da Rádio Jornal, pertencente ao Sistema JC de Comunicação. A atração vai ao ar de segunda à sexta das 14h às 16h.

A rotina de Graça Araújo é bastante atarefada. Ela acorda às 5h e começa a ler os jornais, ainda em casa. Às 6h 15, tem uma reunião de pauta por telefone Às 8h ela chega na emissora. “Considero a televisão um boing. Se você não souber conduzir, o telejornal pode declinar”, destacou Graça. A vontade de engrenar na profissão é um sonho concretizado pela jornalista. Mas ela ainda revelou um desejo: “Queria ser correspondente internacional antes. Mas, hoje, eu me contentaria em participar de um projeto de rede nacional daqui de Recife mesmo.”

O conteúdo do telejornalismo local é classificado por ela como apelativo. “A televisão está em busca de audiência. A qualidade dos nossos profissionais é excelente, mas os telejornais daqui estão explorando muito a área policial”, disse Graça. E ela ainda completou. “O bom jornalismo precisa de disposição, de investimento e estrutura. O nível do jornalismo no âmbito nacional vai melhor quando o nosso povo tiver uma alimentação e uma boa educação”, ressaltou.

A aluna Mariana Gallego disse que a idéia de trazer Graça Araújo para participar do programa da cadeira de Rádio IV partiu da constatação da larga experiência profissional que a jornalista tem. “O objetivo era entrevistar alguém como ela: uma perita na arte de entrevistar”, afirmou Mariana. Já o professor Carlos Benevides destaca a importância da atividade para os estudantes. “A intenção é preparar os alunos para desenvolverem o trabalho de reportagem”, afirmou.

 

 

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap