Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 7 de março de 2006 - ano 5

Mesa-redonda discute a mulher e a literatura
Por Eduardo Travassos

Semana da Mulher

Teve início na noite de ontem (6) a Semana da Mulher, evento promovido pela UNICAP com o intuito de homenagear o sexo feminino na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Na primeira mesa-redonda da programação, realizada no auditório do bloco B, foi discutido o tema Mulher e Literatura, com a participação das professoras do Departamento de Letras Clélia Geha e Marluce Dantas e dos alunos bolsistas do Pibic Luciana Nóbrega e Jarmerson Moura, sob a coordenação da professora Elizabeth Siqueira.

A primeira a falar foi a professora Clélia, que abordou seu trabalho Maya Angelou: A Nova Mulher Negra, desenvolvido a partir da análise do poema Phenomenal Womam, escrito pela poeta negra Maya Angelou. Este, recitado na ocasião pela atriz e ex-aluna da UNICAP Sheyla Laet, descreve como se sente uma mulher de origem africana em relação às de descendência americana, em sua maioria brancas. O título, Mulher Fenomenal, em português, já demonstra parte deste conteúdo, que aborda características físicas e comportamentais das negras. Para chegar a este ponto, a professora explicou como se deu e algumas das características da literatura desta raça, com destaque para o que os escravos escreviam: “Os escravos eram impedidos de ler e escrever. Uma vez livres, fugiam para o norte dos Estados Unidos onde contavam com a ajuda dos abolicionistas para divulgar suas denúncias”.

As mulheres gregas foram abordadas pela professora Marluce Dantas, através da obra de Eurípides, Medeia. Nela, a personagem que dá nome obrd trai seu povo por um grego, Jasão, com quem se casa. Mas ele a trai com uma mulher mais nova, provocando a ira e a vingança de Medeia, que mata os filhos que tiveram como forma de atingir o esposo. Em seu trabalho, a professora Marluce analisa esta estória e a situação das mulheres daquela época, “sem cidadania e participação social alguma”. Ela explicou que a personagem central era tida como anjo maligno, assim como todas as mulheres da época, em contrapartida aos homens, tidos como anjos bons tentados pela maldade feminina. É justamente contra este sistema opressivo que Medeia se insurge, tornado-se clássica na obra de Eurípedes, autor tido como um dos que mais entenderam a alma feminina. Esta obra foi escrita cinco séculos antes de Cristo.

Para encerrar os trabalhos, os alunos bolsistas do Pibic Luciana Nóbrega e Jarmerson Moura apresentaram a pesquisa que estão ajudando a desenvolver, intitulada A Palavra (In)visível: A Literatura Feminina Contemporânea em Pernambuco, com o objetivo de valorizar e divulgar autoras da terra. No trabalho foram analisados, em uma fase anterior, o poema das autoras pernambucanas, estudando a convergência de temas e quais são as funções da literatura no universo feminino. Na fase atual do projeto, estão sendo estudados os contos e como as autoras contemporâneas estão mudando os paradigmas desta forma de escrever, tornando-a uma forma de expressão mais moderna. Foi citado e lido um conto de Djanira Silva, A Grande Descoberta do Ser Humano, do livro A Maldição do Serviço Doméstico e Outras Maldições, de mesma autoria. Nele, a escritora descreve situações que acabam acontecendo na vida de casada de uma mulher, estas nem sempre agradáveis.

Ciências Contábeis, um curso dinâmico
Por Christiano Vasconcellos

Criado em 1970, o curso de Ciências Contábeis da UNICAP tem a duração de quatro anos e é oferecido nos turnos da manhã e noite. Atualmente, o curso possui um corpo docente exclusivo de 13 professores com graduação, dois mestres e oito especialistas, sendo dois cursando mestrado. Após sofrer uma reformulação há quase dois anos, a graduação passou a ter uma característica mais dinâmica. Segundo o coordenador do curso, professor Josiel Francisco Barbosa, as modificações ocorridas repercutiram dentro e fora da Universidade. “Os alunos estão aceitando muito bem e pessoas de fora também gostaram das mudanças”, garante.

Contando com os laboratórios do Núcleo de Informática e Computação (NIC), os alunos de Ciências Contábeis podem colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria. O software Account - Contabilidade Didática é um exemplo de ferramenta que o futuro contador pode utilizar para praticar o que conheceu em sala de aula. “Esse programa ajuda a entender a Contabilidade, mas é preciso saber a teoria”, comenta o professor.

A teoria e a prática também estão presentes, segundo o professor Josiel, nas monografias de final de curso. Para ele, o trabalho de conclusão “vai ensinar o aluno a pesquisar. E isso é muito bom na vida prática, no trabalho, e não só na vida acadêmica”. A intenção do curso é formar um contador que tenha uma visão globalizada. “Hoje em dia ele tem que antever os problemas”, explica.

Dentro da UNICAP, o aluno de Ciências Contábeis pode fazer parte da empresa de consultoria júnior. A Unicap Júnior conta, atualmente, com dois diretores que cursam contabilidade. “Isso ajuda muito na formação do profissional”, explica o professor Josiel. Segundo ele, experiências como essa fazem com que o estudante seja “bem aceito pelo mercado” e se tornem “profissionais de destaque”.

Formado há três anos pela UNICAP, o contador Sandro Coutinho se diz satisfeito com a formação que obteve durante a graduação. Para ele, atualmente o mercado de trabalho está bastante amplo na área contábil. “Existe um grande nicho de mercado. Você é um profissional, você não é um cargo”, declara Coutinho mostrando que o profissional de Ciências Contábeis pode exercer funções como auditor, fiscal, perito e professor, entre outras.

Com o início das aulas, o professor Josiel teve uma grata surpresa. Três alunos do 1º período o procuraram para dizer que estavam cursando Ciências Contábeis na UNICAP por sua influência. É que durante palestra realizada em escolas particulares para alunos do ensino médio, o professor, em sua apresentação, incentivou os estudantes a seguir a carreira de contador. “É importante convencer os alunos que ainda não se decidiram”, assegura.

Pré-selecionados do ProUni devem entregar documentos até sexta-feira
Por Bárbara Travassos

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para os alunos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni) entregarem a documentação necessária de comprovação de informações. A entrega deve ser efetivada até o dia 10 (sexta-feira), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, no auditório G1 da UNICAP.

Mulheres intelectuais da Idade Média é tema de palestra quinta-feira
Por Christiano Vasconcellos

O Projeto Cinco e Meia, do Departamento de Filosofia da UNICAP, vai promover a palestra Mulheres Intelectuais da Idade Média com o Prof. Dr. Marcos Nunes Costa. O evento acontecerá quinta-feira (9), às 17h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no 1º andar do bloco B. A entrada é franca.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap