Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 6 de março de 2006 - ano 5

Alunas de Terapia Ocupacional desenvolvem trabalho com grupo de idosas
Por Bárbara Travassos

Terapia Ocupacional

Alunas do 9º período do curso de Terapia Ocupacional da UNICAP estão desenvolvendo um trabalho de atendimento ao idoso saudável, visando a promoção de saúde e prevenção de doenças para alcançarem um envelhecimento bem-sucedido. A turma é orientada pela professora Mauricéa Tabosa que leciona a disciplina Estágio Supervisionado I, da qual faz parte o atendimento do grupo de 10 idosas, entre 60 e 80 anos de idade. Estas, foram solicitadas ao Hospital Pan de Areias (Programa de Atenção ao Idoso – PAI) que já desenvolve um trabalho terapêutico com elas, sob a coordenação de Célia Nogueira.

Durante o desenvolvimento da disciplina Estágio Supervisionado I, as alunas trabalham com o grupo de idosas, estimulado suas habilidades e potencialidades, através de quatro oficinas: leitura e memorização, jogos de raciocínios lógicos, expressão corporal e alongamento e criatividade e auto-expressão. Durante as mesmas, as estagiárias observam as habilidades e potencialidades destas idosas, encaminhando-as para um tratamento clínico, quando necessário, ou inserindo-as nas atividades disponíveis na comunidade, de acordo com cada perfil. Por exemplo, se na região em que mora uma idosa com talentos artísticos tiver uma escola de teatro, ela será encaminhada para o teatro. Mas, se algum problema patológico, a exemplo de um quadro demencial for detectado, o tratamento terapêutico ocupacional será dado como solução para o caso, encaminhando a mesma para clínica da UNICAP.

A idéia do trabalho não é apenas ocupar as pacientes como o próprio nome do curso (Terapia Ocupacional) pode sugerir, a quem não o conhece. “Através de atividades significativas, bem selecionadas, é possível se prevenir problemas funcionais como acidentes, quedas além de otimizar a memória, pois trabalhamos corpo e mente para que um envelhecimento sadio se concretize”, explica Mauricéa Tabosa. A aluna Ivy Anne Barbosa alerta para outro fator importante: “A expectativa de vida dos brasileiros está aumentando, portanto temos cada vez mais idosos na população. As doenças crônicas estão na listagem das que mais matam ou incapacitam e, com o olhar clínico da Terapia Ocupacional, muitas delas podem ser prevenidas”, ressaltou.

Para a paciente Severina de Carvalho, 69 anos, o trabalho desenvolvido pelas alunas da UNICAP já está surtindo efeito. “Estou me redescobrindo. Quando nos foi proposta a atividade de ninar a colega, eu voltei à minha infância e me emocionei. Refleti muito sobre as minhas potencialidades e, hoje, já posso dizer que tenho um projeto de vida. Mas só irei revelá-lo no fim do curso”, fez tom de mistério Severina. E ela foi mais longe. “Acho que este tipo de projeto deveria chegar nas ações da Prefeitura para que mais pessoas sejam beneficiadas com este tratamento”, sugeriu.

Professora da UFPE participa do “Quinta na Química”
Sophia Marvão

Na próxima quinta (9), a programação da Quinta na Química, contará com a presença da Profª. Dra. Patrícia Farias do Departamento de Biofísica da UFPE. Na palestra, ela irá abordar o tema, Nanotecnologia: químicas das dimensões reduzidas. A palestra será realizada as 17h30 na sala 113 do bloco D.

Unicap inaugura espaço de convivência para os funcionários
Por Mhatteus Sampaio

Os funcionários da UNICAP agora têm um local onde podem descansar nos intervalos do trabalho, conversar com os colegas de departamento, além de conhecer outras pessoas que, por causa da rotina estressante do dia-a-dia, mal têm tempo de se falar. A Pró-reitoria Administrativa (PRAD) inaugurou nesta segunda (06) o espaço de convivência para os funcionários da Universidade.

O local funciona na antiga sala de recepções, ao lado da capela da UNICAP e dispõe de mesas para refeições e jogos de dominó, dama e xadrez, sofás, além de tv, vídeo e som. A sala também conta com quatro condicionadores de ar e uma copa para dar maior conforto e praticidade àqueles que merecem alguns momentos de descanso durante o dia.

Participaram da inauguração o Reitor Padre Pedro Rubens, a Pró-reitora Comunitária, Fátima Breckenfeld, o Pró-reitor Administrativo, Altamir Soares de Paula, o Pró-reitor de Ensino Pesquisa e Extensão Junot Matos, além de funcionários de diversos departamentos da Universidade.

Para a funcionária Mariluce Barbosa, do departamento de Biologia, o espaço chegou num momento oportuno. “Essa iniciativa vem em boa hora e vai possibilitar a nossa integração com funcionários que a gente nem conhece direito”, disse.

O Reitor fez um pequeno discurso lembrando que o espaço deve ser aproveitado ao máximo. A sala que já existia agora vai ficar completa com a presença dos funcionários. “Eu acho que é um espaço nobre da Universidade e ele foi recriado para que seja um momento de encontro, de repor as energias, jogar, comunicar uns com os outros. É uma alegria para todos o uso desse espaço. Devemos lembrar que isso só foi possível também graças às gestões passadas, mais recentemente a do Padre Peters”, lembrou o padre Pedro Rubens.

TV Digital é tema de debate na UNICAP
Sophia Marvão

A TV Digital vai ser tema de debate no Departamento de Comunicação Social da UNICAP. O Diretor Executivo da TV Jornal, empresa do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e afiliada do SBT no Recife, Luiz Carlos Gurgel estará entre os palestrantes. A jornalista Rosário de Pompéia também participará da discussão representando o Centro de Cultura Luiz Freire e da Organização-Não-Governamental Intervozes. A palestra será nesta quarta-feira, dia 8, na sala 510 do bloco A às 18h30.

Ética em Pesquisa é tema de curso na UNICAP
Por Bárbara Travassos

Na última sexta-feira (3), foi realizado o Módulo Temático I do Curso de Formação para Ética em Pesquisa, no anfiteatro do Espaço Executivo da UNICAP. O objetivo do curso é capacitar os membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade e professores, nos campos da ética e bioética, visando a subsidiar a avaliação e a construção dos projetos de pesquisa. A Comissão Organizadora do evento é composta pelos professores Karl Heinz, Arminda Saconi, Maria Luiza Timóteo e Wanilda Cavalcanti.

O tema da primeira aula foi Surgimento e Consolidação dos CEPs e do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, CONEP. O professor Fábio Gadelha é membro do CONEP e falou sobre o surgimento da temática. Segundo ele, as questões éticas começaram a ser debatidas em 1947, como surgimento do Código de Nuremberg que era uma espécie de guia das pesquisas médicas, onde se enfatizava o respeito à autodeterminação do ser humano (autonomia). No Brasil, a preocupação com o tema veio com a Resolução nº1/88, quando a pesquisa médica era estudada, abordando-se questões como ética e vigilância sanitária.

Em 1996, a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) mudou a forma de se estudar o campo das pesquisas. Neste ato, passou-se a ser obrigatória a preocupação com pesquisas envolvendo seres humanos, em qualquer área do conhecimento, e não apenas em pesquisas médicas. A partir daí, surgiu o CONEP como uma instância colegiada, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e responsável pelos aspectos éticos da pesquisa. Desde então, CEPs vêm sido criados em universidades públicas, particulares e em clínicas.

A função dos Comitês de Ética em Pesquisa é dar o aval para que pesquisas possam ser desenvolvidas ou não de acordo com as questões éticas analisadas. Mas o CONEP não dá instruções aos CEPs para que os projetos sejam analisados, somente, em seus princípios éticos: autonomia, beneficência, não-maleficência, justiça e equidade. As pesquisas devem ser analisadas em seus aspectos científico e técnico para que possam ser aprovados.

Semana da Mulher discute os direitos da mulher na sociedade
Por Sophia Marvão

A Inclusão Social da Mulher na Ação de Jesus é o tema do minicurso oferecido na programação da Semana da Mulher da UNICAP ministrado pelo Prof. Dr. João Luiz Corrêa Junior. O evento começou de maneira descontraída. A secretária da Pastoral da UNICAP Sandra Valéria e o pastoralista Gilmar cantaram e tocaram músicas em homenagem às mulheres.

A platéia formada por 89 participantes recebeu a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade junto com material de utilidade pública contendo telefones de organizações de apoio às mulheres.

Num minuto de silêncio os alunos refletiram sobre a violência contra a mulher. Este ano mais de 50 mulheres já foram assassinadasem Pernambuco. Temas como igualdade, liberdade, solidariedade, justiça e paz também foram temas de discussão.

Campanha salarial 2006 fechada em tempo recorde
Por Bárbara Travassos

O Reitor da UNICAP padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira abriu os trabalhos de negociação da campanha salarial 2006 que foi fechada em tempo recorde. Em apenas duas reuniões, realizadas entre os dias 20 e 23 de fevereiro, a nova gestão da Universidade finalizou as negociações, mostrando o interesse em estabelecer o bem-estar entre funcionários e a UNICAP.

Este ano, foi criada a Comissão de Interesses Gerais para analisar e negociar as reivindicações dos auxiliares de administração escolar, o que agilizou todo processo. Na formação da Comissão estão o Pró-Reitor Administrativo Altamir Soares de Paula, o Coordenador Geral Comunitário Armando da Costa Carvalho, o contador Dimas Ferreira, a chefe da Divisão de Pessoal Valdice Dantas, o assessor jurídico Dioval Spencer Barros e o advogado Luciano Pinheiro Barros.

Uma das conquistas dos funcionários da Universidade foi a abertura de uma sala de descanso que contém aparelhos de som TV e vídeo, além de jogos de dama e xadrez para que os auxiliares administrativos possam ter um momento de lazer nos intervalos do trabalho. Outro benefício que os funcionários adquiriram este ano é o abono de faltas em casos de doença do filho de até 10 anos de idade.

Na questão de bolsas de estudo, os funcionários também receberam boa notícia. Os beneficiários que já tiverem cursado pós-graduação em uma outra instituição de ensino superior, terão direito a fazer uma pós-graduação na UNICAP, o que antes não era permitido. Outra novidade é que aqueles dependentes de funcionários que reprovaram cadeira em seu curso, não perderão a bolsa de estudo, arcando apenas com o custo dos créditos da(s) disciplina(s) em que tenha reprovação.

Uma alteração importante nesta campanha salarial é que a partir de 2007, o adiantamento de 50% do 13º salário será efetivado no dia 30 de setembro. Para este ano, o valor será pago até o dia 31 de maio. Para a nova medida, precauções terão de ser tomadas. “É de suma importância que os funcionários da UNICAP, a partir do ano que vem, não comprometam o bônus salarial com prestações de compras, por exemplo, até o início do próximo ano”, alerta o advogado da assessoria jurídica da Universidade, Luciano Pinheiro Barros. Ainda segundo Luciano, o valor das horas extras a partir de agora será de 50%, de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Quanto ao valor do reajuste salarial dos funcionários, o porcentual ainda não foi definido e está na pauta de negociações.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco, SINTEEPE, Sérgio Botelho, analisou a Campanha Salarial 2006. “Dentro de um contexto geral, a avaliação é positiva. Tivemos avanços significativos na cláusula das bolsas de estudo e da própria sala de convivência dos funcionários”, afirmou Sérgio. Já Maria Gorete Santana que representou os funcionários da UNICAP na negociação se surpreendeu com a agilidade do processo. “Eu fiquei impressionada pelo fato das negociações serem fechadas tão rápido. Pensei que iria demorar mais porque a gestão da Universidade estava em transição”, disse Gorete.

O Reitor Padre Pedro Rubens, também, ficou satisfeito com o fechamento da campanha salarial 2006. “Havia uma expectativa e uma disposição para o diálogo entre as partes da negociação. Considero isso muito positivo, além de ser um amadurecimento da própria comunidade acadêmica em prol do avanço institucional”, ressaltou o Reitor.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap