Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 2 de março de 2006 - ano 5

Primeira turma de Fisioterapia vai se formar este ano
Por Eduardo Travassos

Fisioterapia

Criado em 2001, o curso de Fisioterapia da UNICAP estará formando no próximo semestre sua primeira turma. Estes alunos levarão como experiência as práticas laboratoriais, hospitalares e ambulatoriais oferecidas pela Universidade, em suas próprias instalações e em hospitais conveniados. “Nossa idéia é que nossos estudantes tenham uma formação generalista. Percebemos que boa parte deles vem do interior, e queremos que eles voltem para lá levando tudo isso, ajudando a descentralizar o atendimento fisioterápico”, explicou a coordenadora do curso, professora Francisca Mota.

Em breve, estará à disposição a clínica-escola, que trará aos alunos um estágio obrigatório de ambulatório sob a supervisão dos professores. O atendimento visará à comunidade, principalmente a mais carente, que muitas vezes sofre com a superlotação dos hospitais. Serão oferecidos, entre outros, tratamentos pediátricos, neurológicos, cardio-respiratórios. Atualmente, os alunos atendem gratuitamente a pacientes nos laboratórios, com o mínimo de duas sessões por semana, dependendo do caso. “Muitos pacientes já vêm encaminhados por seus próprios médicos, que conhecem nosso trabalho. Outros por indicação de pessoas que já fazem tratamento conosco”, afirmou Francisca.

Para que o nível de satisfação dos pacientes continue em alta e o objetivo do curso seja cumprido, os alunos estudam diversas áreas, passando da pediatria até a geriatria. Utilizam laboratórios, entre outros, de anatomia e citologia no bloco A, e cinesiologia, cinesioterapia, massoterapia e eletrotermoterapia, no bloco G4. Esta estrutura mantém uma boa avaliação da graduação por parte de estudantes e professores. “Tenho conversado com alguns alunos e percebo que a reação está sendo boa”, disse a coordenadora do curso.

Dentro da Universidade, um grupo de alunos é responsável pelo projeto Alongando e Relaxando, que orienta professores e funcionários sobre a importância de uma boa postura e da prática de exercícios. “Começamos este trabalho em parceria com a Comissão de Interna de Prevenção ao Acidente (Cipa) da UNICAP, levando uma vez por semana a cada setor um momento de conscientização e relaxamento através de movimentos simples. Pretendemos levar este trabalho aos alunos, talvez utilizando o espaço do Ponto Final”, contou a coordenadora.

Equipe da Unicap investiga novo sítio arqueológico em Gravatá
Por Mhatteus Sampaio

O professor Albérico Nogueira, coordenador do Laboratório e Museu de Arqueologia da UNICAP, recebeu recentemente a notícia de um possível novo sítio arqueológico, no município de Gravatá. Neste sábado (4), uma equipe composta por professores e alunos da Universidade vai realizar uma visita para constatar in loco se as pinturas encontradas em rochas de uma propriedade local são realmente pinturas rupestres.

De acordo com o professor Albérico, não existe nenhum registro de que Gravatá seja um sítio arqueológico. “Apesar de as descrições fornecidas pelo proprietário do terreno onde foram achados os indícios terem grandes chances de serem realmente pinturas rupestres, somente com a visita nós vamos poder afirmar com mais precisão. Não existe nenhum registro de sítio arqueológico em Gravatá, mas é possível que haja. Para isso, é preciso realizar uma pesquisa bibliográfica, um levantamento histórico para, a partir disso, descobrir se, de fato, Gravatá tem algum sítio. Até o momento, eu desconheço”, declarou o professor Albérico.

O que chamou mais a atenção do professor Albérico Nogueira e despertou o seu interesse pela região foi a precisão com que os detalhes foram descritos pelo proprietário do terreno. “O fato de que havia desenhos, algo diferente, já nos chamou a atenção. Determinadas características que sabemos ser a comprovação de material antropológico já nos alerta para possíveis descobertas. Só nos falta a comprovação”, diz.

Além das possíveis pinturas encontradas em numa rocha do terreno, uma pedra foi descoberta e também será material de estudo do professor Albérico. “Foi mencionada uma pedra que, segundo o dono do terreno, pesava bastante, apesar de ser pequena. Ele disse ainda que o material é semelhante a ferro. Uma coisa que chamou nossa atenção é que o óxido de ferro em estado bruto realmente forma rochas, mas não tão pesadas como relatado”, enfatiza o professor.

Para a expedição, estarão presentes além do professor Albérico Nogueira, Flávio Augusto e Valdimir Maia Neto, ex-alunos da UNICAP e atualmente mestrandos em Arqueologia pela UFPE, as alunas Priscila Bayer Vieira (bolsista do PIBIC), Carmen Vieira e Renata Costa, alunas do curso de História e estagiárias do Laboratório e Museu de Arqueologia da UNICAP.

A principal expectativa do professor Albérico Nogueira é de que o local seja um sítio arqueológico. “Uma vez constatado que seja realmente um sítio arqueológico, após essa verificação, serão efetuados os procedimentos de praxe, que são remarcar uma nova visita ao local, traçar um plano de atividades a serem realizadas em campo e também os contatos com o proprietário do terreno para a entrada no local, desta vez para fazer uma coleta de sedimentos ou quaisquer materiais que estejam associados a esse sedimento. São etapas a serem pensadas após essa visita”, completa o professor Albérico.

Aluno do Mestrado em Engenharia Civil apresenta dissertação no dia 22
Sophia Marvão

Leonardo Barbosa Cavalcanti, aluno do Mestrado em Engenharia Civil, fará no dia 22 a defesa da sua dissertação, que traz como tema: Determinação de condições adequadas de desidratação do minério de gipsita para obtenção de gesso beta reciclável. O trabalho conta com a orientação dos professores Valdemir Alexandre dos Santos e Mohand Benachour.

A dissertação mostra possíveis mudanças na resolução do CONAMA 307/02. Nessa resolução, o gesso é considerado resíduo de classe C, isto é, não-reciclável. O trabalho de Leonardo apresenta condições para reciclagem total de resíduos de gesso, através de tecnologia simples e de baixo custo. Membros da comunidade empresarial do Pólo Gesseiro do Araripe serão convidados a assistirem à defesa da dissertação.

Biblioteca Central oferece seção de multimeios
Por Christiano Vasconcellos

A Biblioteca Central da UNICAP possui, além de todo o acervo de livros, um setor destinado a outro tipo de estudo. A Seção de Multimeios oferece aos professores, alunos e funcionários diversas salas de vídeo, de computação com impressoras e cabines de áudio.

Segundo a diretora em exercício da Biblioteca, Catarina Duarte, estão disponíveis três salas de vídeo. Uma de uso individual, uma em equipe (com capacidade para 14 pessoas) e outra destinada a aulas para uma platéia de até 80 pessoas. As duas últimas precisam de agendamento prévio para serem utilizadas. “O aluno tem acesso a fitas de vídeos, K7, CDs-rom, DVDs, CDs de áudio e slides”, garante Catarina Duarte.

A Seção de Multimeios tem um acervo de 3,521 mil títulos de fitas de vídeo e 6,670 mil exemplares com conteúdos que abrangem as áreas de todos os cursos da UNICAP. Inclusive, o setor possui cópia de todos os trabalhos de conclusão de curso dos alunos do Departamento de Comunicação Social (DCS). Além disso, existem 328 títulos de CDs-rom, 61 de DVDs, e 39 de fitas K7.

As três salas de computação da Seção de Multimeios possuem, no total, 45 computadores e três impressoras, sendo duas matriciais e uma a jato de tinta. A chefe do setor, Ana Cristina Figueiredo, lembra que todos os alunos têm acesso à internet, mas que o benefício deve ser usado com responsabilidade. “É um lugar no qual o aluno pode pesquisar, mas com a finalidade acadêmica”, concluiu.

Time de futebol da Unicap é campeão do torneio do Sinteepe
Sophia Marvão

O time de futebol dos funcionários da UNICAP foi o campeão do torneio promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinteepe), realizado no dia 18 de fevereiro. A equipe conquistou o título inédito ao vencer o Colégio das Damas por 5 x 0. O time da UNICAP é formado pelos funcionários Braga (portaria do bloco A), Carlos (NIC), Fernando (Comissão de Avaliação), Flávio Pedrosa (DAR), Marcello Paiva (DAR), Tércio Veras (DAR), Gregório (Biblioteca), Gustavo (Departamento de Engenharia) e Nivaldo (Residência bloco C).

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap