Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 24 de maio de 2006 – ano 5

Professores da Unicap participaram de projeto de TV digital
Por Eduardo Travassos

TV digital

A tentativa do desenvolvimento de um sistema de transmissão e recepção de TV digital genuinamente brasileiro contou com a participação de profissionais da UNICAP. Os professores do Departamento de Estatística e Informática (DEI) Robson Pequeno, Francisco Madeiro e Robson Lins pesquisaram o modelo da resolução das imagens em três aspectos: resoluções espaciais e temporais e a taxa de codificação. Os resultados dos estudos foram apresentados em Brasília no início do ano. Agora, fica a cargo do governo federal a seleção do sistema a ser utilizado. Também participaram do projeto a Unicamp (SP), a UNB (DF), a Fitec (SP), a Iecom (PB), além da Semp Toshiba como empresa intermitente.

Já existem três modelos de TV digital: o europeu, o japonês e o americano, cada um com suas particularidades. A criação de um sistema brasileiro tem como objetivo o barateamento dos custos, proporcionando assim o acesso de todas as camadas sociais à nova tecnologia. Um dos fatores que pode encarecer a transmissão é a resolução, que quanto mais alta for mais ocupa espaço em bites, tornando mais alto o preço da transmissão. A pesquisa dos professores do DEI visa justamente identificar uma forma de compressão destas imagens de forma que seja mais fácil recebê-las sem perder qualidade através de um transmissor.

“Nós identificamos dois tipos de compressão, o MPEG2 e H.264, que poderiam ser utilizados. Chegamos à conclusão que o H.264 seria o mais indicado”, afirmou o professor Robson Lins. Porém, tudo indica que o governo brasileiro adotará um dos padrões internacionais, encerrando assim as pesquisas sobre o tema. “Está provado que é viável um sistema de TV digital nacional, várias demonstrações já foram realizadas”, comentou o professor Robson Pequeno. A pesquisa fez parte da primeira tentativa de desenvolvimento de uma tecnologia digital para as TVs brasileiras. A UNICAP foi a única universidade particular do Nordeste a participar dos trabalhos.

Representante de multinacional visita a Unicap
Por Eduardo Travassos

A representante da multinacional de produtos eletrônicos e telecomunicações BenQ, Cristiane Souza, esteve na UNICAP, na manhã de hoje (24), para uma reunião com integrantes do Departamento de Estatística e Informática (DEI). O encontro surgiu do interesse da corporação em mapear no Brasil instituições com potencial para realizar parcerias na área tecnológica. Participaram do encontro o chefe do DEI, Jessé Gomes de Oliveira, e vários professores/pesquisadores de informática.

Inicialmente, Cristiane apresentou a BenQ: “Esta empresa tailandesa surgiu há quatro anos e tem boa colocação em vários mercados de produtos eletrônicos no oriente. Produz televisores, dvds, sistemas de som e muitos outros equipamentos, com a preocupação de unir tecnologia com diversão”. Recentemente, a multinacional comprou a divisão de celulares da Siemens, criando um novo departamento, a BenQ Mobile, responsável pela chegada da empresa ao ocidente. “Precisávamos de uma marca forte de telefonia móvel deste lado do mundo. E o Brasil é o nosso centro na América Latina”, explicou.

Em seguida, o professor Francisco Madeiro apresentou a Universidade à visitante, mostrando as pesquisas desenvolvidas pelo DEI atualmente. A partir desta apresentação, surgiram as coincidências de interesses entre a empresa e o que está sendo estudado na UNICAP, principalmente na área de responsabilidade social. Ficaram para serem acertados encontros e contatos futuros, a fim que esta análise seja aprofundada e que parcerias e convênios possam ser estabelecidos.

O professor Jessé ficou satisfeito com os andamentos das conversas, considerando o resultado da reunião “excelente”, acreditando que possíveis parcerias são viáveis. A representante da BenQ também achou o encontro muito válido, mostrando interesse em projetos de programas de computador que ajudem na alfabetização de pessoas com dificuldades e em pesquisas que resolvam problemas na área da telefonia móvel, principal interesse da empresa.

Caco Barcellos faz palestra amanhã na Unicap
Por Bárbara Travassos

Caco BarcellosO repórter especial da TV Globo Caco Barcellos estará na Unicap amanhã (25). Ele vai ministrar palestra sobre segurança e cidadania, no auditório G1, às 19h. O evento, realizado pelo Departamento de Comunicação Social e Turismo, é aberto ao público.

Caco Barcellos trabalhou em veículos alternativos na época da ditadura militar, quando escreveu seu primeiro livro A Revolução das Crianças, sobre a vitória dos guerrilheiros sandinistas na guerra civil da Nicarágua. Em 1992, o segundo livro dele foi lançado, Rota 66, que relata a matança de pessoas no patrulhamento de uma unidade da Polícia Militar (PM) de São Paulo, desde o ano de 1970, quando foi criada a PM. Rota 66 ganhou o prêmio Jabuti-Reportagem, em 93, além de mais seis prêmios jornalísticos.

Em 2003, o jornalista lançou a obra Abusado, uma reportagem investigativa que aborda a entrada do Comando Vermelho nas favelas do Rio de Janeiro e a formação de uma geração de traficantes. Neste livro, Caco Barcellos revela a ligação do crime organizado com intelectuais e pessoas de destaque da sociedade.

O jornalista Caco Barcellos, há quase 30 anos na profissão, já trabalhou em revistas como Repórter, Isto É e Veja, cobrindo guerras, catástrofes naturais e guerrilhas, na linha do jornalismo investigativo. Em 1985, foi trabalhar na Rede Globo, como repórter do Jornal Nacional, do Fantástico e do Globo Repórter. Em 2002, Caco Barcellos assumiu o cargo de correspondente internacional, em Londres, pela Rede Globo.

Biblioteca amplia horário de funcionamento aos sábados
Por Christiano Vasconcellos

A Biblioteca Central da UNICAP estenderá o horário de funcionamento aos sábados durante o período de provas. Visando proporcionar um tempo de estudos maior, o espaço ficará aberto aos alunos até as 16h nos dias 27 de maio, 3 e 10 de junho. A iniciativa tem como finalidade atender melhor à comunidade acadêmica possibilitando o uso das instalações e da infra-estrutura de maneira mais confortável.

O espaço climatizado das salas de estudo em grupo e individual, as cabines isoladas, além de todo o acervo da Biblioteca, estarão à disposição dos alunos por mais quatro horas aos sábados. O horário de funcionamento, fora do período de provas, é das 8h às 12h.

Unicap Júnior é destaque na revista do Sebrae
Por Priscila Assis

A Unicap Júnior foi destaque na revista Direção, do Sebrae. Na reportagem, que tem o título “Empreendedorismo nas Universidades”, o diretor-presidente da empresa e aluno do curso de Ciências Contábeis, Daniel Araújo, falou sobre a visão global de mercado adquirida pelos estudantes que participam do projeto. Os investimentos feitos pela Unicap na área de empreendedorismo, como palestras, seminários e feiras, também foram citados.

A Unicap Júnior existe há quase cinco anos e atua em todas as áreas profissionais. Atualmente, ela conta com uma equipe de estágio voluntário formada por 20 alunos. Entre os principais trabalhos desenvolvidos está o Projeto Incubadora, realizado em convênio com o Sebrae.

Coordenador do curso de Jornalismo ministra aula em Maceió
Por Priscila Assis

O coordenador do curso de Jornalismo da UNICAP, Ricardo Mello, vai ministrar neste final de semana aula sobre Comunicação Interna e Cultura Organizacional, no Centro de Estudos Superior de Maceió (CESMAC), em Alagoas. A aula faz parte do curso de Pós-Graduação em Comunicação Empresarial. O convite surgiu depois que o professor realizou palestra sobre Comunicação e Interesse Público, no Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação, no ano passado, em Maceió.

Alunos de Direito promovem cine-debate
Por Sophia Marvão

O Movimento Universitário para o Desenvolvimento Acadêmico do curso de Direito da UNICAP vai exibir sexta-feira (26), às 14h, no auditório G1, o filme “Quanto vale ou é por quilo?”. O cine-debate terá como convidados o sociólogo Ronaldo Sales e o professor de Direito do Trabalho Sérgio Torres. O evento será realizado em parceria com o Diretório Acadêmico do curso de Direito da UFPE. O encontro vai valer como atividade complementar para os alunos do curso.

Abertas inscrições para Prêmio Santander Banespa
Por Eduardo Travassos

Foram abertas ontem (23) as inscrições para a segunda edição do Prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação. O objetivo do concurso é estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico. Podem participar graduandos, pós-graduandos e doutores, tanto individualmente quanto em equipe. São quatro categorias e cada uma premia seu vencedor com R$ 50 mil para o desenvolvimento do projeto. Na edição passada, 897 trabalhos de 244 cidades do País participaram da seleção.

 

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap