Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 16 de maio de 2006 – ano 5

3º Encontro Nacional das Águas começa amanhã
Por Christiano Vasconcellos

Encontro das Águas

Começa amanhã (17) e vai até a próxima sexta (19), no auditório G2 da Universidade, o 3º Encontro Nacional das Águas. Este ano o evento terá como tema Água Superficial, Residuária e Sedimento. A programação contará com atividades nos períodos da manhã, tarde e noite. O seminário é fruto de uma parceria da UNICAP com a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Marinha do Brasil.

Na quarta-feira (17), às 14h30, haverá a cerimônia de abertura do evento. Na ocasião estarão presentes o Reitor da UNICAP, Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; o Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Junot Cornélio Matos; a coordenadora de Pesquisa da Universidade, professora Arminda Saconi; o Capitão dos Portos de Pernambuco, Jorge Augusto Baltazar de Lara; o Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), José Carlos Vieira Wanderley; o Presidente da Chesf, Dilton da Conti; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), Antônio Félix da Costa; e a secretária de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SECTMA), Fátima Maria Miranda Brayner.

Ainda na tarde do dia 17, às 15h, será realizada a celebração da Água, iniciativa da Divisão de Ação Pastoral da UNICAP. Em seguida, o superintendente de Programa e Projetos da Agência Nacional de Água (ANA) do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Lopes Varella, ministrará uma conferência com o tema A problemática da Gestão das Águas no Brasil.

Já no período da noite, às 18h30, haverá a mesa-redonda Uso da água pela Marinha do Brasil: água de lastro e navios não poluentes. O mediador será o capitão dos Portos de Pernambuco, Jorge Augusto Baltazar de Lara, e o debate contará com os representantes da diretoria de Portos e Costas, Fernando Sérgio Nogueira de Araújo e do Centro de Projetos de Navios do Rio de Janeiro (RJ), Élson Ferreira Machado.

No segundo dia do Encontro, às 13h30, haverá a Sessão Técnica Painel, no hall da Biblioteca Central. Mais tarde, às 14h30, o evento contará com uma conferência do professor do Institue for Technical Chemistry-Karlsruhe da Alemanha, Wolfgang H. Höll. Ele falará sobre o tema Água Superficial, Residuária e Sedimento: um enfoque internacional. O auditório GII receberá a Sessão Técnica Oral, às 16h30.

A conferência Manejo de Sistemas Aquáticos será realizada às 18h pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento de São Carlos (SP), professora Maria do Carmo Calijuri. Já às 19h30, a gerente da Divisão de Indústrias Químicas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA) de Belo Horizonte (MG) ministrará a conferência Minimizando a Contaminação por Arsênico em Águas Superficiais e Subterrâneas em Áreas do Quadrilátero Ferrífero: um estudo de caso.

Na sexta-feira, último dia do evento, às 13h30, no hall da Biblioteca Central haverá a Sessão Técnica Painel. O grupo MPB Unicap fará uma apresentação às 14h. A conferência Planejamento de Uso e Conservação de Solo e Água em Bacias Hidrográficas, ministrada pelo chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa SOLOS do Rio de Janeiro (RJ), Aluísio Granato de Andrade, acontecerá às 15h.

Às 17h30, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SECTMA), professora Fátima Maria Miranda Brayner, apresentará a conferência Arranjos Produtivos no Semi-árido de Pernambuco: impactos sobre a qualidade da água e do meio ambiente. A última conferência do Encontro acontecerá às 19h com o tema Gerenciamento de Recursos Hídricos. A apresentação ficará por conta do representante do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), professor Carlos Eduardo Morelli Tucci. Outras informações e a programação completa no www.unicap.br/aguas2006.

Mercado reconhece a competência da Unicap JR
Por Eduardo Travassos

Com a prestação de serviços a outras empresas, A UNICAP Júnior Consultoria, formada por alunos de vários cursos da Universidade e supervisionada por professores está se consolidando cada vez mais no mercado de trabalho. São vários projetos em diversas áreas de atuação. Um dos exemplos é o Instituto Sumaúma que contratou a equipe para o desenvolvimento de seu web site. Já a Incorporadora Ferreira Pinto receberá uma avaliação da situação física de um edifício construído há mais de 20 anos.

Alunos de engenharia, computação, arquitetura, entre outros cursos, estão ganhando um diferencial no momento da chegada ao mercado de trabalho: a experiência. Além disso, unem a teoria à prática e, dependendo do trabalho, são remunerados. Os professores da Universidade, que realizam supervisão nos projetos em andamento, também são remunerados. “Além disso, se for o caso, eles também podem voltar à prática. Isto é importante para o trabalho na sala de aula”, avaliou o diretor de projetos da UNICAP JR. André Ricardo Tavares.

A professora de estatística Cristina Moraes está orientando e ajudando na elaboração dos questionários pedidos pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (Sintrajuf). O sindicato quer saber como anda a satisfação de seus filiados. Para isso, contratou a empresa Júnior da Universidade. “É gratificante ver os alunos aplicando a matéria. Esta também é uma forma de aprendizado”, explicou a docente, envolvida no projeto desde novembro passado. Ela defende uma maior participação de professores de todas as áreas na Unicap JR, “apesar da pouca disponibilidade de tempo de todos”.

Alunos também podem procurar a UNICAP Júnior Consultoria para trabalhar nos projetos. Os interessados devem levar currículos e esperar serem chamados, à medida que as oportunidades vão aparecendo. Estudantes de todos os cursos podem se inscrever. Contatos para alunos e professores podem ser realizados pelo telefone 3423.7940.

Secretário de comunicação da PUC/MG participa de palestra na Unicap
Por Sophia Marvão

Na próxima sexta-feira (19), a UNICAP vai receber o Secretário de Comunicação da PUC/MG, o jornalista Maurício Lara. Ele ministrará palestra, às 19h, no anfiteatro do Espaço Executivo. Lara vai falar sobre “As sete portas da Comunicação Pública – como enfrentar os desafios de uma assessoria” e também da “Campanha de Rua – a cobertura jornalística de uma eleição presidencial”, títulos de dois, dos quatro livros publicados pelo jornalista.

O evento contará com a presença de representantes do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e do editor de Política do Diário de Pernambuco, Sergio Miguel Buarque. O coordenador do curso de Jornalismo, Ricardo Mello, vai ser o mediador. Maurício Lara já foi repórter; editor e produtor da TV Manchete; repórter especial do Jornal Hoje em Dia; e repórter da sucursal do Jornal do Brasil.

Pesquisadores da Unicap selecionados para congresso internacional de arquivos e bibliotecas
Por Manuela Ferreira

PesquisadoresQuatro pesquisadores da UNICAP foram selecionados para participar do 2º Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus (Integrar), que acontecerá entre os dias 25 e 30 de junho em São Paulo. Milton Pereira, aluno de Publicidade e Propaganda; Heleno Nunes, estudante de Psicologia e as bibliotecárias Simone Rosa de Oliveira e Ellys Regina de Barros são os autores do trabalho escolhido.

Intitulada “Acessibilidade: design for all, construindo fronteiras para uma sociedade inclusiva”, a pesquisa analisa as iniciativas tomadas pela Biblioteca da UNICAP, que visam a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. Alguns dos quais foram baseados na arquitetura do local, como os acessos físicos, por exemplo.

De acordo com um dos pesquisadores, Milton Pereira, também foram estudados os serviços referentes à inclusão digital dos portadores de necessidades especiais, a exemplo do acervo voltado para pessoas com deficiência visual.

“Verificamos que a Universidade tem bons acessos. Diversas obras de pedagogia e da área de saúde já estão em Braille e muitos textos podem ser consultados com um aplicativo especial de leitura”, explica. “A Biblioteca possui ainda dois leitores de tela virtual, que são utilizados em computadores. Esses são pontos positivos, que ajudam a transpor as barreiras que impedem o conhecimento dos portadores de necessidades especiais”, avalia.

Ainda segundo o estudante, que é deficiente visual e estagiário da Biblioteca da UNICAP, a meta é que o trabalho possa ajudar na conscientização sobre a importância da igualdade de oportunidades para todos, portadores de necessidades especiais ou não.

Minicurso discute a convivência em sociedade
Por Bárbara Travassos

O minicurso O Pensamento Judeu Moderno teve como tema, hoje à tarde, a vivência em comunidade.O evento que é promovido pelo Departamento de Teologia e pelo Mestrado em Ciências da Religião terminará nesta quinta-feira. O professor do minicurso, Carlos Mendoza, é doutor em Teologia pela Universidade de Friburgo – Suíça – e coordenador do mestrado em Teologia e Mundo Contemporâneo da Universidade Iberoamericana da Cidade do México.

Durante a aula, Carlos Mendoza explicou que a sociedade é quem legitima um código moral. Ainda segundo ele, a luta pela conquista dos direitos humanos implica em valorizar-se os direitos individuais, coletivos e sócio-políticos. Mendoza afirmou que as sociedades pós- modernas são mais tribais e primam pelos direitos coletivos.

Mendoza abordou a discussão entre dois grandes pensadores atuais: Habermas e o Papa Ratzinger, que pode ser encontrada no site www.zenit.org . Bento XVI afirma que os direitos humanos não existem sem os direitos religiosos. Por outro lado, Habermas, que publicou o livro “Por uma ética sem teologia”, afirma que é possível se alcançar uma ética mundial e se conquistar os direitos humanos, através do que ele nomeia razão comunicativa – onde uma teoria moral possibilitaria um novo princípio moral em contextos sociais estruturados.

Unicap sedia Primeira Oficina de Sensibilização em Fonoaudiologia
Por Mhatteus Sampaio

A UNICAP vai sediar, a partir da próxima quinta-feira (18), a Primeira Oficina de Sensibilização de Docentes e Discentes em Fonoaudiologia para o Sistema Único de Saúde. A iniciativa partiu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) e terá participantes de todos os estados nordestinos. O evento faz parte do circuito de cinco oficinas regionais. As anteriores aconteceram em São Paulo, Belo Horizonte e Goiás e, depois de Pernambuco, Santa Catarina finalizará o ciclo de palestras.

Após as oficinas regionais, um representante de cada estado vai se integrar aos demais no Encontro Nacional de Sensibilização de Docentes e Discentes em Fonoaudiologia para o SUS, que será realizado em São Paulo, onde os participantes poderão mostrar os resultados alcançados em cada oficina.

De acordo com o organizador do evento, o secretário nacional das Oficinas de Sensibilização para o SUS, Mozart Amorim, esse é um grande passo para a Fonoaudiologia. “O objetivo principal é sensibilizar os docentes, já que eles são os agentes multiplicadores. É preciso que entenda a importância da fonoaudiologia para o Sistema Único de Saúde”, avalia Mozart. “A inserção da fonoaudiologia nos concursos, por exemplo, ainda está muito tímida. O governo precisa disponibilizar mais vagas para os profissionais, uma vez que hospitais públicos, postos de saúde devem ter profissionais capacitados. Para que isso aconteça, os professores são os que mais podem ajudar nesse processo de conscientização, principalmente dos alunos”, finaliza.

Dentro da programação do evento estão discussões sobre temas como “Quais as ações que podem ser implementadas pelas Universidades para contribuir com a Política de Recursos Humanos do SUS” e “Como adequar os projetos pedagógicos para atender o perfil profissional proposto nas Diretrizes Curriculares de Fonoaudiologia”.

Todas as palestras e discussões serão realizadas no Bloco J. Mais informações sobre vagas disponíveis e inscrições pelo telefone 8815-0194 ou pelo e-mail oficinafonosus@yahoo.com.br

Veja a programação completa do evento:

Programação

18 / 05 / 2006 – 5ª feira
8:00 – 9:00
Recepção e Entrega de Pastas // Café de Boas Vindas
9:00 – 10:30

Abertura -
10:30 – 11:00
Metodologia de Trabalho de Grupos

11:00 – 12:30
Palestra de Aquecimento:

12:30 – 14:00
ALMOÇO
14:00 – 16:00
Trabalhando em pequenos grupos: Problema 1 – Quais ações podem ser implementadas pelas Universidades para contribuir com a Política de Recursos Humanos do SUS?
16:00 –16:30
Café com prosa
16:30-17:30
Plenária para fechamento de propostas do problema 1

19 / 05 / 2006 – 6ª feira
8:00 – 9:30
Palestra de Aquecimento:
9:30 – 10:00
Café com prosa
10:00 - 12:00
Trabalhando em pequenos grupos: Problema 3 - Como mudar a graduação para buscar a integralidade?
12:00 – 13:30
ALMOÇO
13:30 – 14:30
Plenária para fechamento de propostas do problema 2
14:30 – 16:00
Palestra de Aquecimento:
16:00 – 16:30
Café com prosa
16:30 – 18:30
Trabalhando em pequenos grupos: Problema 2 – Como adequar os projetos pedagógicos para atender ao perfil profissional proposto nas Diretrizes Curriculares da Fonoaudiologia?

20 / 05 / 2006 – sábado
8:00 – 9:00
Plenária para fechamento de propostas do problema 3
9:00 – 11:00
Eleição dos representantes para a Oficina Nacional
11:00 – 11:30
Café com prosa
11:30 – 13:30
Plenária Final e Avaliação da Oficina

DEI discute a gestão do conhecimento em palestra
Por Bárbara Travassos

O Departamento de Estatística e Informática da UNICAP promoverá, amanhã (17), a palestra Gestão do Conhecimento: Sobre a Importância da Extração da Informação. O palestrante será o professor Antônio Mendes da Silva Filho que abordará o tema em três pilares: consultar, compartilhar e elaborar. O evento será realizado, às 18h, na sala 112, 1º andar do Bloco A.

 

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap