Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 8 de maio de 2006 – ano 5

Unicap lamenta morte trágica de estudante de Administração
Por Christiano Vasconcellos

Unicap lamenta...

O aluno do 6º período do curso de Administração, Marcos Correia Oliveira Pereira, morreu na manhã de ontem (07), vítima de afogamento em um açude na Vila de Cimbres, em Pesqueira. O jovem de 22 anos participava de uma visita à aldeia dos índios Xucurus, promovida pelo Grupo Caminhos, da Divisão de Ação Pastoral da UNICAP.

A atividade começou na sexta-feira à noite com uma celebração, antes da viagem, na Capela da Universidade, na qual estava presente a família de Marcos. Eles vieram trazer uma doação de revistas para ser entregue a uma biblioteca da região. Às 2h do sábado, o grupo, formado por 44 pessoas, chegou a Pesqueira e dormiu no seminário da cidade. Às 7h eles tiveram uma reunião com o vice-cacique Xucuru e educadoras das comunidades vizinhas.

Após a reunião, foi feita uma caminhada de 3 horas de duração passando pelas aldeias de Pedra d’Água, São José e Cimbres aonde o grupo assistiu a um ritual de Toré. Segundo o estudante Augusto Melo, o clima entre as pessoas era de descontração e alegria. Ele foi convidado a participar da atividade pelo próprio Marcos. À noite, houve uma missa, jantar e uma confraternização entre os participantes.

No domingo, às 6h, o grupo fez uma caminhada até o Sítio da Guarda. Das 9h30 às 10h40 houve uma reunião de avaliação das atividades e os participantes tiveram um tempo livre até as 12h30. Neste intervalo, Marcos, que era nadador e participava do Grupo de Capoeira da UNICAP, resolveu ir nadar no açude da aldeia em companhia de um amigo e de um índio Xucuru.

Quando atravessavam o açude, o índio e o amigo de Marcos perceberam que ele havia afundado. Os índios ainda ajudaram nas buscas, mas o corpo do estudante só foi resgatado às 16h pelos bombeiros e levado ao Instituto Médico Legal (IML), do Recife.

A aluna de Engenharia Civil, Rafaela Xavier, era amiga de Marcos e o considerava uma boa pessoa. “Ele era muito bom pra todo mundo”, garante. Segundo o coordenador do curso de Administração, professor José Sales Vidal, o estudante era “educado, simples e participativo”.

Colegas prestam homenagem durante velório e sepultamento
Por Bárbara Travassos

Colegas prestam homenagemA tristeza e a emoção tomaram conta da Capela da Universidade hoje à tarde durante a celebração da missa de corpo presente do estudante Marcos Correia Oliveira Pereira. Familiares, amigos, professores e funcionários da UNICAP formaram uma rede de solidariedade. A celebração eucarística foi realizada pelos Padres Jaime Trudel, coordenador da Pastoral da UNICAP; Antônio Mota; Paulo André; Kiko Secchim; Ferdinand Azevedo e Ademir Carvalho.

O professor de teologia Gilbraz Aragão fez a leitura do salmo e o Pe. Antônio Mota leu a carta enviada pelo ex-Reitor da UNICAP, o Pe. Theodoro Peters, que trazia palavras de “luz, consolação, paz, solidariedade e um abraço amigo”. Ainda na carta, Pe. Peters escreveu: “Deus é bom e dará forças a familiares, amigos e a comunidade acadêmica.” No final da missa, foi cantada a Oração de São Francisco de Assis e todos saíram da Capela para assistir à homenagem feita por integrantes do Grupo de Capoeira UNICAP, do qual Marcos Pereira fazia parte.

Em frente à Capela, os integrantes do grupo jogaram capoeira em homenagem a Marcos Pereira ao som de palmas. O mestre de capoeira da UNICAP, Corisco, falou algumas palavras aos presentes. “Esse horário, 16h, é quando nosso grupo treina. Tenho certeza que Marcos está participando deste momento e que está bem”, afirmou o mestre de capoeira. Corisco disse que Marcos era um rapaz novo e extrovertido e ainda que “o corpo vai, mas a alma permanece”.

Depois da homenagem, amigos e familiares foram se despedir de Marcos Pereira no cemitério de Santo Amaro. O Pe. Antônio Mota fez a bênção da sepultura, rezou junto a todos o Pai Nosso e falou sobre amor e esperança. “Marcos foi um rapaz de gestos solidários. Em Cimbres, ele foi levar cestas básicas a famílias carentes. Além disso, ele participava da Ronda Noturna da Pastoral da UNICAP, fazendo visitas às pessoas que moram na rua e distribuindo comida”, afirmou Mota. Para complementar o jesuíta disse que “a caridade eterniza e Marcos era uma pessoa solidária”.

Na próxima segunda-feira (15), às 17h45, será celebrada, na Capela da UNICAP, a Missa de 7º Dia de Marcos Pereira. O Reitor Pe Pedro Rubens Ferreira Oliveira conduzirá a celebração eucarística em homenagem ao aluno.

Abertas as inscrições para o concurso Documenta Brasil
Com informações do setor de Audiovisual – Min. da Cultura - NE

Promover a aproximação da produção independente com a TV brasileira. Este é um dos objetivos do concurso Documenta Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI - TV), Petrobrás e o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.

O concurso vai selecionar 4 documentários. Cada um deles receberá 550 mil reais em recursos para executar o projeto. Os documentários estão previstos para serem exibidos em maio do ano que vem pelo SBT e, posteriormente, em versões longa-metragem nas salas de cinema digital.

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho. Podem concorrer empresas brasileiras de produção independente e projetos inéditos com conteúdo nacional. A seleção ficará a cargo de uma comissão especial formada por profissionais indicados pelas instituições e empresas parceiras da iniciativa. O regulamento está disponível no site oficial do concurso Documenta Brasil: www.documentabrasil.abpitv.com.br.

Comunidades Pina e Chico Mendes são beneficiadas por projetos sociais da Unicap
Por Eduardo Travassos

O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UNICAP está desenvolvendo, juntamente com o Núcleo de Apoio aos Movimentos Populares (Nuampo), os projetos Negócio em Casa e Mãe Maré. Os dois visam uma melhoria social em duas áreas carentes do Recife: as comunidades do Pina e a Chico Mendes. Em parceria com outras organizações, os profissionais da Universidade estão ajudando a coordenar os trabalhos de desenvolvimento de cada região.

O Negócio em Casa é uma parceria com a ONG internacional Habitat Para a Humanidade. Os integrantes da organização escolheram a comunidade Chico Mendes, nas proximidades da Avenida Mascarenhas de Morais, para promover um programa de micro-crédito visando a reforma das casas e a possibilidade da criação de pequenos negócios e a geração de renda nas próprias residências dos moradores.

A Universidade foi procurada pela Habitat por conta do trabalho que o Nuampo realiza na área, sendo conhecedora profunda da realidade daquelas pessoas. Seis alunos bolsistas da UNICAP fazem estágio curricular no programa, sob a supervisão da professora Davina Maria Guimarães. A coordenadora do Nuampo, Odalisca Cavalcante, também faz a coordenação geral do projeto, que tem quase um ano de atividades.

Já o projeto Mãe Maré surgiu a partir do Ministério do Desenvolvimento Social, que abriu inscrições para projetos elaborados por universidades visando financiamentos de trabalhos para mudança de realidade de comunidades carentes. O Departamento de Ciências Sociais elaborou uma proposta que visava um trabalho social na comunidade do Pina, em parceria com a entidade religiosa católica Medianeiras da Paz, que já realiza ações na área.

O projeto foi aprovado e uma verba vinda do Governo Federal e da Organização das Nações Unidas (ONU) de mais de R$70.000 foi disponibilizada para ser gerenciada pela UNICAP, através do Nuampo e do Departamento, em prol da comunidade. O Reitor da Universidade, Pe. Pedro Rubens, foi convidado para no próximo dia 11 ir a Brasília assinar o convênio com o Governo. Os trabalhos serão iniciados assim que o dinheiro for disponibilizado.

Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão realiza capacitação no Recife
Com informações do setor de Audiovisual – Min. da Cultura - NE

Para enfrentar os desafios do mercado interno e externo, a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI –TV) está desenvolvendo um programa de capacitação para os produtores de audiovisual. O 1º Programa de Melhor Aproveitamento e Inovação Setorial - MAIS - tem o apoio do Sebrae Nacional, Apex Brasil e Ministério da Cultura.

Dentro das atividades do programa, o Sebrae estadual estará realizando, no dia 17 de maio, palestras abordando a gestão interna das empresas, a importância do associativismo no plano mercadológico, leis de incentivo a cultura etc. O Seminário também dará espaço para as redes de televisão públicas ou privadas exporem as suas relações com o mercado de produtores independentes.

O programa já teve atividades realizadas em várias capitais brasileiras, entre elas o Rio de Janeiro. Em Salvador houve a participação da Rede Bahia; A TV Anhanguera participou em Goiânia e em Brasília, o canal 21, ligado ao grupo Bandeirantes, esteve entre as empresas participantes. As inscrições podem ser feitas no site da abpitv.com.br – ou no endereço abpitv@abpitv.com.br.

Palestra do cientista-chefe do C.E.S.A.R marca o encerramento da Jornada de Novas Tendências
Por Manuela Ferreira

O trabalho do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife foi apresentado aos alunos da UNICAP na última sexta-feira (05), no encerramento da IV Jornada de Novas Tendências, promovida pelo Departamento de Economia, Administração e Ciências Contábeis. A palestra foi realizada pelo professor Dr. Silvio Meira, um dos fundadores e cientista-chefe do C.E.S.A.R, considerado uma das figuras mais influentes no setor no Brasil. Ele falou sobre a inovação como ferramenta no campo da tecnologia da informação.

De acordo com Silvio Meira, a tecnologia da informação não pode existir em espaços fechados. É necessário ampliá-la para uso e aprendizado geral. “Inovação não é ciência ou tecnologia apenas, está ligada à sociedade eà economia do País”, explica. Segundo o professor, existem 250 empresas de desenvolvimento de software no Estado, que foram responsáveis por 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano no ano passado. “Em 2000, ess índice era de 1,6%. O fortalecimento do mercado local é cada vez mais evidente”, atestou.

Para o cientista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) essa elevação poderia ser ainda maior se as idéias saíssem dos laboratórios rumo às empresas com maior freqüência. “Não há rede de investimentos em empresas de sistemas avançados, algo que limita o crescimento. É preciso mudar, também, o comportamento de quem produz e consome teconologia”, afirmou.

Em dez anos de existência, o C.E.S.A.R coleciona premiações. Em 2005, recebeu o prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software do Brasil. Em 2001, foi escolhido como exemplo de criação de negócios de tecnologia da informação no Terceiro Mundo pelo World Economic Fórum. Ainda no ano passado, criou, junto com a Microsoft e o MCT, o primeiro Centro de Excelência em Web Services da América Latina. Atualmente, abriga três empresas incubadas, possui 650 colaboradores e faturou 33 milhões de reais no ano passado.

Premiações do CNPq incentivam a divulgação da ciência e a preservação da memória nacional
Por Eduardo Travassos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) receberá, até o dia 12 de maio, inscrições para os prêmios Érico Vanucci Mendes e José Reis de divulgação científica. O primeiro é oferecido a quem contribuiu significativamente para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do público leigo, enquanto o segundo é concebido a pesquisadores que possuam destaque em estudos e pesquisas sobre a cultura brasileira e a preservação da memória nacional.

O prêmio José Reis de Divulgação Científica, que homenageia o médico, jornalista, educador e Pesquisador José Reis, está em sua 26º edição. Podem candidatar-se à premiação veículos de comunicação coletivo ou instituição, na modalidade Instituição; pesquisadores e seus trabalhos individuais, na categoria Divulgação Científica; e jornalistas especializados na divulgação dos avanços em ciências, tecnologia e inovação na modalidade Jornalismo Científico. As duas últimas categorias premiam seus vencedores com troféu e US$4.500. Os vencedores da primeira receberão diploma e certificado.

Já o prêmio Érico Vanucci Mendes, uma parceria do CNPq com Marta Vanucci, mãe de Érico, tem como objetivo estimular o estudo da cultura brasileira em todos os aspectos. É destinado àqueles que se destacaram nesta missão, principalmente na preservação da cultura e memórias populares, dando continuidade ao trabalho do pesquisador que empresta seu nome ao prêmio. O vencedor ganhará cinco mil reais em dinheiro e receberá a premiação no encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, na cidade de Florianópolis.

Regulamentos, fichas de inscrição e outras informações podem se obtidas no site www.cnpq.br/sobrecnpq/premios ou pelo telefone (61) 2108-9414.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap