Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 4 de maio de 2006 – ano 5

Professor Gilvandro de Vasconcelos: 60 anos de sala de aula
Por Christiano Vasconcellos

Professor Gilvandro

Os 60 anos de docência do professor Gilvandro de Vasconcelos Coelho serão comemorados em uma missa na capela da UNICAP, no próximo dia 19 de maio, às 19h.Formado em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1945, ele começou a carreira advogando em um escritório. No ano seguinte passou a lecionar a disciplina Instituições de Direito Público e Direito Privado na então Faculdade de Economia da Universidade.

Ao mesmo tempo em que dava aulas na UNICAP, o professor Gilvandro advogava em empresas privadas. Em 1963 ele foi o secretário da ata da fundação do curso de Direito da Universidade e passou a lecionar a disciplina Introdução à Ciência do Direito. Ao longo da sua carreira, atuou como Procurador do Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER-PE) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), além de ter sido secretário de Administração de Pernambuco durante o governo de Nilo Coelho.

O professor Gilvandro também foi decano do Centro de Ciências Sociais (CCS) e participou como membro de diversos conselhos do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) e da Universidade. Hoje ele ministra aulas de Deontologia Jurídica para os alunos do 4º período do curso de Direito. Além disso, é colaborador do Diario de Pernambuco, presidente da União dos Juristas Católicos de Pernambuco, ministro da Ordem 3ª de São Francisco do Recife, membro do Lyons Clube do Recife Centro e editor da revista Jus Et Vites, uma publicação do Departamento de Ciências Jurídicas.

Durante as seis décadas de ensino, o professor Gilvandro escreveu três livros: Legados, Ética e Direito e Vivências, este último de crônicas. Fazendo um balanço das seis décadas dedicadas ao ensino, o docente se mostra bastante satisfeito. “Eu me sinto realizado como professor”, garante. O tempo não é problema para ele, pelo contrário: “Não deve haver ruptura entre a geração nova e a geração velha”. Prova de que tenta adaptar sua experiência aos hábitos modernos é o site www.deogilvandro.kit.net no qual disponibiliza o conteúdo de suas aulas para os alunos.

Jornada de Novas Tendências recebe deputado estadual
Por Manuela Ferreira

Novas tendências A IV Jornada Novas Tendências, realizada pelo Departamento de Economia, Administração e Ciências Contábeis (DEAC) da UNICAP com o apoio da UNICAP Júnior, teve início ontem e prossegue até a próxima sexta-feira. A abertura do evento contou com palestra inaugural do deputado estadual Raul Henry. Ex-aluno da Universidade, Raul Henry é economista e falou sobre os principais investimentos estruturais em Pernambuco. Estão previstas ainda palestras com a economista Tânia Bacelar, o administrador Glayson Ferrari, o cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançado do Recife (Cesar) Sílvio Meira e os professores do DEAC Emanuel Leite e Thales Castro.

De acordo com o parlamentar, que ocupou o cargo de secretário estadual de Planejamento até o final de março, Pernambuco vive um período de retomada do crescimento econômico. Ele defendeu que entre as maneiras mais eficazes de incrementar os avanços locais estão os investimentos em educação e políticas sociais focadas em uma melhor distribuição de renda. “Essas são as melhores formas de reduzir as desigualdades, que acarretam em criminalidade e desemprego, por exemplo”, avaliou.

Raul Henry destacou, ainda, as estratégias adotadas pelo governo do Estado para promover o crescimento econômico. “Tentamos promover a modernização da gestão com equilíbrio das finanças públicas, atração de investimentos e requalificação da infra-estrutura”, afirmou. Como resultado dessa política, o ex-secretário de Planejamento apontou as grandes obras que serão instaladas no complexo industrial portuário da região de Suape, como a Refinaria de Petróleo e o estaleiro da empresa Camargo Correia.

Dinamismo da Jornada de Dependências Químicas surpreende o público
Por Eduardo Travassos

A VI Jornada de Dependências Químicas, este ano promovida numa parceria entre a UNICAP e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco, teve como tema Trânsito e Álcool: Cidadania e Vida. A abertura, na manhã de hoje (4), foi realizada pelo Reitor da Universidade, Pe. Pedro Rubens Oliveira, com a participação do chefe da Divisão de Ação Pastoral, Pe. Jaime Trudel e do diretor-presidente do Detran, Laedson Bezerra, que também foi o primeiro palestrante. Falaram também ao público que compareceu ao auditório GI o advogado Mauro Ramos e a integrante da ONG Assista Enildes Melo.

No discurso de abertura, o Pe. Pedro Rubens afirmou que a dependência química tira a liberdade humana, e a mistura de drogas com direção é extremamente perigosa: “O ser humano não aprendeu a usar o progresso das técnicas que cria. A medida que elas progridem, o homem se torna mais abusivo. A velocidade é uma conquista humana, não deve ser usada como arma”. Para finalizar, ele disse que a campanha não é contra o álcool, “que tem fins medicinais e faz bem ao espírito quando consumido em doses moderadas”, mas contra o uso indiscriminado e perigoso.

O Pe. Jaime Trudel deu dois exemplos de uso racional de bebidas alcoólicas, um deles vem da sua própria família. Ele contou que tem uma irmã que sempre volta dirigindo quando marido bebe. O outro é relacionado ao projeto Canadense Nariz Vermelho, onde uma pessoa embriagada chama motoristas para o levar em casa e outro para levar seu carro.

Antes da palestra do diretor presidente do Detran, uma cena inusitada assustou um pouco o público presente: um casal começou a brigar em voz alta, ele dizendo que ia embora e ela afirmando que ele já estava bêbado e deveria assistir à jornada. Antes dele sair do auditório, já com a chave do carro na mão, um grupo de orientadores de trânsito, fantasiados de palhaços, interrompeu a ação explicando o projeto Amigo da Vez, quando uma pessoa se dispõe a deixar de ingerir bebida alcoólica para levar os demais para casa. Na verdade, tudo não passava de uma encenação. Laedson até afirmou ter um pouco de receio por temer que as pessoas acreditassem realmente na cena.

Na palestra em si, intitulada Consumo Responsável de Álcool no Trânsito, ele contextualizou as regras do código para motoristas, promulgado em 1997 com a medida que considera essencial para a mudança de comportamento das pessoas quando dirigem: a educação. “Não adianta encher as ruas de policiais armados até os dentes. Temos que investir na conscientização até que cada um de nós tenha um agente de trânsito na cabeça”. Apesar de apresentar dados que indicam uma melhora significativa nos índices referentes a acidentes, ele afirmou que ainda há muito a ser feito para que um resultado satisfatório seja atingido. Entre as medidas tomadas pelo Detran atualmente, estão a campanha Amigo da Vez, uma série de matérias em parceria com o Diario de Pernambuco e o Fórum de Mobilização Social Para o Consumo Responsável de Bebidas Alcoólicas, que promove palestra sobre o tema.

Para finalizar o dia, falou a integrante da ONG Centro de Assistência e Assessoria Terapêutica em Dependência Química (Assista). Através de Slides com fotografias curiosas relacionadas à bebida, Enildes Melo, explanou como hoje vivemos em uma cultura onde “uma pessoa não pode dizer que não bebe sem causar estranheza”. Além disso, ela explicou os fatores que contribuem para o nível de embriaguez, como o peso, o sexo e a altura.

Depoimento de advogado emociona platéia
Por Eduardo Travassos

Entre as falas do Diretor-Presidente do Detran, Laedson Bezerra, e da integrante da Assista, Enildes Melo, um depoimento verídico emocionou o público da VI Jornada UNICAP de Dependências Químicas. O advogado Mauro Ramos contou sua história de vida. Ele é pai de três filhos, todos, inclusive, formados na Universidade. Um deles, Maurinho, era formado em Direito, estava bem empregado e já possuía uma corretora de seguros. Aos 28 anos, após provavelmente ter bebido durante a noite, cochilou ao volante e bateu com o carro numa árvore. Teve morte instantânea. Quem estava no auditório GI ouviu, sob o mais profundo silêncio, os detalhes desta tragédia.

Ainda no início de sua fala, Mauro contou que estava em Brasília no dia do acontecido, 11 de abril de 2004. As cinco horas da manhã, seu colega de quarto o acordou dizendo que ele tinha que voltar imediatamente para Recife, pois seu filho havia morrido. “É uma situação muito difícil. Na noite anterior ao acidente, ele estava fazendo a lista de convidados do casamento. Ele perdeu a juventude, a noiva, o filho que poderia ter tido. Perdeu as festas, natal, semana santa. Perdeu a vida”, disse o palestrante. A esta altura, já podiam ser vistas pessoas da platéia chorando assim como o Mauro, que explicou que sempre que falava a respeito se emocionava muito.

Ainda dominado pela emoção, Mauro afirmou que não tem como objetivo se tornar palestrante. Estava ali “apenas como pai, prestando um depoimento”. Com a esposa ele criou um movimento, “uma forma de luto”, chamado Vida Urgente. “Através disto, lutamos pela aprovação de leis que coíbam o uso de álcool, como a que proíbe a venda de bebidas em lojas de conveniência. Também trocamos experiência com pessoas que passaram pelo mesmo que nós”, explicou. Disse também que era uma forma de homenagear e manter viva a memória de Maurinho. Contatos com o movimento Vida Urgente podem ser feito pelo e-mail nossosfilhos@yahoo.com.br.

Semana do Brasil na Espanha teve a participação do Reitor da Unicap
Por Tatiana Roma

O Reitor da UNICAP, Padre Pedro Rubens participou da II Semana Cultural do Brasil na Espanha, realizada na cidade de Valladolid entre os dias 25 e 28 de abril. Este ano, a semana contou com o tema: Pernambuco, Flor do Nordeste.

Padre Pedro Rubens esteve presente na mesa redonda: Os programas internacionais de cooperação tecnológica. A palestra enfatizou o programa Tordesilhas que existe entre Brasil e Espanha, através do qual os brasileiros podem estudar pós-graduação, mestrado e doutorado na Espanha com a ajuda de uma bolsa mensal.

Além de palestras e conferências, a semana cultural incluiu a III Semana de Cinema Brasileiro, que este ano teve entre os premiados Amarelo Manga, Lisbela e o Prisioneiro, dos diretores pernambucanos Cláudio Assis e Guel Arraes.

Ainda dentro da programação cultural, os espanhóis conheceram um pouco mais de Pernambuco através de comidas regionais, como bolo de rolo, feijoada e caipirinha. Outra forma de conhecer essa cultura tão rica foi através da dupla de repentistas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano. O grupo pernambucano Mombojó fez o show de encerramento do evento.

“Esta semana é muito importante porque faz com que os espanhóis conheçam e respeitem nossa cultura, a partir de hoje muitos vão sair daqui com a certeza de que o Brasil não é só futebol ou carnaval, temos boas universidades e uma tecnologia avançada”, pondera o estudante de Engenharia Industrial, Vitor Barreto.

Abertas inscrições para XII Semana de Teologia
Por Sophia Marvão

Será realiza entre os dias 9 e 12 de maio a XII Semana de Teologia, que traz como tema Crise e Renovação da Pertença Religiosa no Mundo Atual. As inscrições poderão ser feitas até o primeiro dia do evento das 14h às 17h ou das 18h ás 21h no Departamento de Teologia, na sala 105, no bloco B. Estão disponíveis 70 vagas e só terão que pagar a taxa de R$ 20,00 da inscrição os interessados em obter o certificado. Informações sobre as inscrições pelo número 2119.4171.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap