Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 3 de maio de 2006 – ano 5

Neal promove curso sobre Inovação e Desenvolvimento
Por Bárbara Travassos

Inovação e ∂esenvolvimento

O Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) da UNICAP está promovendo o curso Inovação e Desenvolvimento. As aulas vão até sexta-feira. O professor de economia da Universidade da Beira Interior – Portugal – Felisberto Marques Reigado está ministrando o curso que aborda questões como fatores para o desenvolvimento e o entendimento do processo de inovação.

Segundo Reigado, o processo de inovação torna-se mais claro, quando enquadrado em um contexto global, levando-se em consideração as dimensões temporal, espacial, setorial e social. Para o professor, o fator tempo é um dos pontos fundamentais da inovação. “O homem é um misto de história, presente e futuro e tem três formas de se posicionar em relação ao tempo. A primeira idéia á a de atraso, a segunda parte daqueles que se acomodam e deixam o tempo passar e a terceira é quando antecede-se ao tempo, geralmente, isso ocorre com líderes e homens que fazem a história”, explicou Reigado.

No segundo dia do curso, Felisberto Reigado trabalhará com o significado de meio inovador, que implica em observar as condições regionais, espaciais, inovação em educação, ciência e tecnologia, recursos humanos e a existência de empresários inovadores. Os conceitos de crescimento e desenvolvimento, também, serão discutidos. “O crescimento pode ser medido pelo rendimento (per capita). Já o desenvolvimento não ignora a questão do crescimento, mas leva em conta a distribuição do rendimento, a acessibilidade à cultura, educação, saúde, justiça, vivência de liberdade e democracia, tudo com a participação do indivíduo. O crescimento é um fator do desenvolvimento”, afirmou Reigado, antecipando a próxima aula.

Reitor participa da II Semana Cultural do Brasil na Espanha

O Reitor da UNICAP, Padre Pedro Rubens participou da II Semana Cultural do Brasil na Espanha, realizada na cidade de Valladolid entre os dias 25 e 28 de abril. Este ano, a semana contou com o tema: Pernambuco, Flor do Nordeste.

Padre Pedro Rubens esteve presente na mesa redonda: Os programas internacionais de cooperação tecnológica. A palestra enfatizou o programa Tordesilhas que existe entre Brasil e Espanha, através do qual os brasileiros podem estudar pós-graduação, mestrado e doutorado na Espanha com a ajuda de uma bolsa mensal.

Além de palestras e conferências, a semana cultural incluiu a III Semana de Cinema Brasileiro, que este ano teve entre os premiados Amarelo Manga, Lisbela e o Prisioneiro, dos diretores pernambucanos Cláudio Assis e Guel Arraes.

Ainda dentro da programação cultural, os espanhóis conheceram um pouco mais de Pernambuco através de comidas regionais, como bolo de rolo, feijoada e caipirinha. Outra forma de conhecer essa cultura tão rica foi através da dupla de repentistas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano. O grupo pernambucano Mombojó fez o show de encerramento do evento.

“Esta semana é muito importante porque faz com que os espanhóis conheçam e respeitem nossa cultura, a partir de hoje muitos vão sair daqui com a certeza de que o Brasil não é só futebol ou carnaval, temos boas universidades e uma tecnologia avançada”, pondera o estudante de Engenharia Industrial, Vitor Barreto.

Programa de intercâmbio é apresentado a estudantes
Por Manuela Ferreira

O Programa de Intercâmbio Estudantil de Graduação da UNICAP foi apresentado aos estudantes da Universidade, em palestra, na noite de ontem (2). Promovido pelas Pró-reitorias Comunitária (Procom) e de Ensino, Pesquisa e Extensão, o programa oferece a chance de estudo em universidades de países da Europa e das Américas Latina e do Norte, além de alguns estados brasileiros. Todas as instituições de ensino estrangeiras são conveniadas com a UNICAP. Os alunos interessados no intercâmbio devem estar entre o 3º e antepenúltimo período do curso.

Segundo a assistente administrativa da Procom, Paula Barros, o próximo grupo de estudantes que participará do programa deverá embarcar no segundo semestre. “Oferecemos intercâmbios que possam se encaixar nas necessidades do aluno da UNICAP. O tempo mínimo de estudos fora do País é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis”, explica Paula Barros.

Ela frisa que os estudantes interessados no programa devem se preparar para a série de exigências que deverão ser cumpridas antes mesmo da viagem.“É importante estar entre o terceiro e o antepenúltimo período do curso para participar do intercâmbio, ser um bom aluno e não possuir reprovações no currículo. O objetivo é que a viagem seja uma formação complementar para o estudante”, ressalta.

Outros requisitos para participar do programa é ser maior de 18 anos e conhecer o idioma do país anfitrião. Todos os custos da viagem, como passagens aéreas, moradia e alimentação ficam a cargo do estudante. O processo seletivo para o intercâmbio passa ainda por um entrevista. Informações no site www.unicap.br ou pelo número 2119-4146.

Funcionários da Assembléia Legislativa fazem especialização na Unicap
Por Christiano Vasconcellos

O curso de Especialização em Ciência Política da UNICAP conta com oito alunos ligados à Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os funcionários participam do Plano de Ações Integradas através de um programa de formação continuada, que oferece bolsas de estudo para pós-graduação.

A diretora geral da Escola da Alepe, Lúcia Galindo, explica que são oferecidas 10 bolsas integrais para os funcionários, assessores parlamentares e para os próprios deputados. Neste semestre, oito dessas vagas foram preenchidas com o curso oferecido na UNICAP por opção dos funcionários.

Os cursos oferecidos pela Alepe levam em conta os benefícios que o funcionário mais qualificado trará à Assembléia.

Os funcionários beneficiados com as bolsas assinam um termo de compromisso no qual concordam em, no final do curso, dar uma aula para os colegas da Assembléia sobre o assunto estudado. Além disso, a monografia de conclusão dos alunos será publicada no site da Alepe.

Segundo Lúcia Galindo, os deputados incentivam os funcionários a participar dos cursos oferecidos, como forma de se especializarem. “Há por parte dos parlamentares um interesse muito grande que seus assessores participem dos cursos”, assegura.

Alunos da Escola do Recife visitam o Museu de Arqueologia da Unicap
Por Bárbara Travassos

Cerca de 40 estudantes do ensino fundamental da Escola do Recife visitaram, hoje, o Museu de Arqueologia da UNICAP. A iniciativa foi do professor de história do colégio André Soares. Ele considera importante que as crianças conheçam um pouco da rotina dos homens pré-históricos.

Bruno Lopes, 10 anos, achou interessante o modo como as pessoas eram enterradas na Pré-História. “Os adultos eram enterrados de cócoras e as crianças, de forma ereta. Além disso, esteiras eram colocadas por cima dos corpos para evitar que urubus e animais carniceiros se alimentassem ali”, explicou Bruno, usando as informações adquiridas durante a visita.

Enquanto um grupo de alunos visitava o museu, outro colocava os conhecimentos no papel, confeccionando cartazes que reproduziam a rotina dos pré-históricos. “Nós fizemos pinturas rupestres. E eu aprendi a diferença entre furna e caverna”, disse Gabriel Oliveira, 11 anos. Qual é a diferença? O aluno explica: “A furna é diferente da caverna porque é um abrigo formado por rochas que se formaram, ali, naturalmente.”

Jornada de Dependência Química será amanhã
Por Eduardo Travassos

Amanhã (4), a Universidade vai dedicar o dia à VI Jornada UNICAP de Dependências Químicas. O tema deste ano será Trânsito e Álcool: Cidadania e Vida. Estão organizando o evento, a Clínica e o Departamento de Psicologia em conjunto com o Detran-PE. Também apóiam a iniciativa, a Assessoria de Assistência Terapêutica em Dependências Químicas (Assista) e a Divisão de Ação Pastoral da UNICAP (DAP). O evento será no auditório G1 e tem como objetivo conscientizar o público dos perigos da bebida quando se está dirigindo.

O Reitor da UNICAP, Pe. Pedro Rubens Oliveira e o Chefe da Pastoral, o Pe. Jaime Trudel farão a abertura às 9h. A conferência sobre o Consumo Responsável de Álcool no Trânsito ficará sob o comando do diretor presidente do Detran Laedson Bezerra. Às 10 horas será realizada a mesa redonda Uso e Abuso do Álcool no trânsito, sob a coordenação de Irinéa Catarino. As 11h30 acontecerá um debate. Já na parte da tarde, as 14h30, acontecerá a mesa redonda Ações Comunitárias na Prevenção de Uso e Abuso do Álcool, sob a coordenação de Andréa Alcoforado. As 16h30 haverá um outro debate. O enecerramento está previsto para às 18h.

>> Clique aqui e confira a programação completa.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap