Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 2 de maio de 2006 – ano 5

Unicap brilha no tênis de mesa
Sophia Marvão

Unicap brilha no tênis de mesa

Os atletas do tênis de mesa da UNICAP brilharam no Campeonato Pernambucano de Duplas, realizado domingo (30), no Colégio Independente, em Caruaru. Pela primeira vez na história do torneio, promovido desde 1975, uma equipe conquista o título em todas as categorias, não dando chance para os demais concorrentes. A competição contou com a participação de 35 duplas de diversas instituições, incluindo o Clube Português (Recife), Colégio Cândido Ferrari (Paulista), Cenecista (Timbaúba), Astra6, Independente/Central (Caruaru) e ABTM e UNICAP.

A UNICAP disputou cinco categorias, vencendo em todas. Em algumas conquistou o 1o e 2o lugares. No infantil masculino, os universitários conquistaram o título através dos atletas Eric Moraes e Willyam França, derrotando na final o time de Caruaru, Independente/Central. Na categoria juventude masculino, as duplas Daniel Ribeiro e Rafael Cartim levaram a medalha de ouro e Antônio Neto e Francisco Ivo ficaram com o segundo lugar. Nessa categoria, a UNICAP conquistou o tricampeonato.

No absoluto feminino, as atletas Iara Borba e Taciana Saldanha derrotaram a dupla formada pelo Português e Cenecista. No absoluto masculino, Edmar Azevedo e Rafael Taveira saíram como campeões e Chen Chuan e Paulo Matos como vices. Na partida mista, Rafael Taveira e Taciana Saldanha conquistaram o primeiro lugar e Chen Chuan e Iara Borba, o segundo.

Aluna do Mestrado em Ciências da Linguagem defende dissertação
Por Christiano Vasconcellos

Aluna de Mestrado defende dissertaçãoO Mestrado em Ciências da Linguagem promoveu, na manhã de hoje (2), a defesa de dissertação da aluna Maria Carolina Didier. Com o tema Narrativas e Representações Sociais sobre a Atuação Fonoaudiológica na Escola, o trabalho teve a orientação da professora Wanilda Cavalcanti. Fizeram parte da banca examinadora, além da orientadora, a professora da UNICAP Maria de Fátima Vilar de Melo e a docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ana Augusta de Andrade Cordeiro.

A mestranda iniciou a apresentação falando sobre a escolha do tema abordado. “Tenho interesse desde o 2º período da graduação pela Fonoaudiologia Escolar”, disse. Ela também afirmou que são poucas as escolas da Região Metropolitana que têm fonoaudiólogos. Em seguida, Maria Carolina falou sobre as Teorias de Bakhtin e Moscovici, fez um paralelo entre a profissão em Pernambuco e em São Paulo.

Os aspectos metodológicos também foram abordados pela mestranda. Ela falou sobre os materiais e procedimentos usados para a obtenção dos dados da pesquisa. Mostrou também a análise dos resultados obtidos nas entrevistas com professores e profissionais da Fonoaudiologia.

Os fonoaudiólogos entrevistados para a dissertação responderam questões sobre o valor da triagem na prática da Fonoaudiologia na escola e postura do profissional diante de alunos com dificuldades de linguagem dentro de uma perspectiva inclusivista. Já os professores foram questionados sobre a percepção do trabalho fonoaudiológico em escolas. “É importante dividir os grupos de entrevistados”, afirmou a mestranda.

Nas considerações finais, Maria Carolina enfatizou que “A Fonoaudiologia Escolar permanece imersa numa visão reducionista no tocante à atividade desenvolvida pelo fonoaudiólogo na escola”. Ela fez também o perfil comparativo entre os profissionais. “O fonoaudiólogo que atua em escola tem uma visão mais ampla”, afirmou, mostrando que o profissional só adquire esse ponto de vista depois de um tempo atuando no ensino.

Encontro das Águas vai oferecer 12 minicursos
Por Eduardo Travassos

O III Encontro Nacional da Águas, que acontecerá na UNICAP entre os dias 17 e 19 de maio, oferecerá aos seus participantes 12 minicursos. O valor para a participação nos cursos é de R$35,00 e as inscrições podem ser feitas pelo site HYPERLINK "http://www.unicap.br/aguas2006" www.unicap.br/aguas2006. Após a inscrição no encontro, no mesmo site, o participante pode escolher o minicurso desejado na área reservada. Cada um possui 40 vagas e carga horária de 12 horas. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (5). Segue abaixo a programação completa.

1.Título: Água para o Uso em Hemodiálise: legislação e qualidade da água
Ministrante: MSc. Ivanilda Ramos de Melo e MSc. Genilda M.O. de Souza Ferreira – Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP – Recife/PE.
Ementa: Discussão sobre o tratamento da água, parâmetros exigidos na legislação e adequação das unidades de hemodiálise
2.Título: As águas e suas Implicações na Literatura Brasileira
Ministrante: MSc. Fabiana Câmara Furtado – Departamento de Letras – UNICAP - Recife/PE.
Ementa: Leitura e interpretação de textos da literatura brasileira que abordem a água e sua importância para o indivíduo; a água como elemento unificador da sociedade; a função social do artista.
3.Título: Dimensionamento e Operação de Bombas Centrífugas: transporte de águas
Ministrante: Dr Valdemir Alexandre dos Santos – Departamento de Química – UNICAP – Recife/PE.
Ementa: Princípios de funcionamento; classificação; curvas características; cálculo de potência de acionamento; particularidades operacionais.
4.Título: Ecossistemas Aquáticos: empreendedorismo versus ação antrópica
Ministrantes: Dra Goretti Sônia da Silva – Departamento de Biologia – UNICAP e a Especialista Viviane Barros de Brito - Recife/PE.
Ementa: Fundamentação teórica-prática que inclua o conhecimento geral dos ambientes aquáticos, ressaltando a compreensão de práticas operacionais de gestão ambiental (empreendedorismo /sustentabilidade), bem como o entendimento dos impactos ambientais sobre esses ecossistemas.
5.Título: Fisioterapia Aquática: mobilizações, massoterapia e relaxamento
Ministrante: Dr Jader Carneiro Junior- Departamento de Biologia - UNICAP – Recife/PE.
Ementa: Demonstração prática de técnicas hidroterapêuticas de mobilização, massoterapia e relaxamento de maneira geral e inespecífica, dando noção da aplicabilidade em algumas áreas de atuação da fisioterapia.
6.Título: O Simbolismo das Águas nas Religiões
Ministrante: Dr João Luiz Correia Júnior – Departamento de Teologia e Ciências da Religião - UNICAP – Recife/PE.
Ementa: Um mergulho na dimensão simbólica da vida; o simbolismo das águas nas tradições religiosas; as águas na tradição religiosa judaico-cristã; exigências ético-religiosas de preservação das águas, fonte da vida.
7.Título: Potabilidade de Água: legislação e controle de qualidade.
Ministrantes: Dra Alexandra Amorim Salgueiro, Dra Maria Helena Gazineu, Especialista Sérgio Carvalho de Paiva, Especialista Roberto Pereira Rego – Departamento de Química – UNICAP - Recife/PE.
Ementa: Conscientizar sobre a importância da qualidade de água; enumerar fatores que contribuem para poluição da água; discutir sobre as conseqüências da poluição da água; interpretar a legislação de água para consumo humano; higienizar reservatórios e tubulações de água; ilustrar técnicas de controle de qualidade bacteriológica e físico-química de água; interpretar laudos de análise de água de consumo humano.
8.Título: Produção e Aplicação de Biossurfactantes
Ministrantes: Dra Galba Maria de Campos Takaki e Dra Leonie Asfora Sarubbo – Departamento de Química – UNICAP - Recife/PE.
Ementa: Microrganismos produtores de biossurfactantes; aplicação de biossurfactantes na remoção de metais pesados em sedimentos e água.
9.Título: Recife, Século XX: dos mangues e alagados à modernização urbana
Ministrante: Dr Luis Manuel Domingues – Departamento de História – UNICAP – Recife/PE.
Ementa: História urbana: modernidade e modernização; aspectos gerais da história urbana do Recife; as reformas urbanas do recife (1907 a 1985); a lógica das modernizações urbanas do Recife; Modernidade e modernização na história recente do Recife (1985 a 2005); um diagnóstico histórico: o Recife dos mangues, das águas e do concreto.
10.Título: Recuperação de Mata Ciliar
Ministrante: Dra Rita de Cássia Araújo Pereira – Laboratório de Botânica e Meio Ambiente da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária – IPA – Recife/PE.
Ementa: Levantamento botânico de vegetação ciliar; diagnóstico de erodibilidade/sedimentação; preparação de mudas; importância da mata ciliar.
11.Título: Tratamento das Águas com Trocadores Iônicos
Ministrante: Dr Wolfgang Hoell Höll – Institute for Technical Chemistry – Karlsruhe / Alemanha
Ementa: Tipos e tecnologia de íons trocadores; fundamentos de equilíbrio cinético; processos de desmineralização de água; aplicação de trocadores seletivos; tratamento de água industrial, residuária e potável.
12.Título: Tratamento de Efluentes Industriais
Ministrante: Dra Marta Duarte – Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP – Recife/PE.
Ementa: Importância dos processos de tratamento de efluentes na tecnologia ambiental; processos de tratamento: conceituação e operação; tratamento preliminar; tratamento primário e tratamento secundário.

Ex-alunos de Psicologia oferecem atendimento à população
Por Eduardo Travassos

Quem for à Clínica de Psicologia da UNICAP e não conseguir uma vaga em função da grande procura pelos serviços tem uma alternativa para não deixar de ser atendido. Desde 2001, existe uma rede de atendimento voluntária formada por alunos recém-formados da Universidade que fazem, em seus consultórios, consultas à população pelos preços cobrados na clínica-escola. “Esta rede cumpre dois papéis: além de dar aos pacientes o acompanhamento necessário, apóia o psicólogo que tem um começo difícil de carreira”, explicou a coordenadora da clínica, Vera Oliveira.

“Ficávamos angustiados porque não tínhamos vagas e não queríamos mandar as pessoas para o SUS”, completou a coordenadora. Atualmente, aproximadamente 60 voluntários recém-formados de diversas áreas da Psicologia atuam em seus consultórios com os clientes da clínica. Para fazer parte da rede, existem critérios a serem seguidos que garantam a capacidade de atuação do profissional, como ser filiado ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) e, se for formado há menos de três anos, ter a supervisão de um professor. Cerca de 10% dos atendimentos da Clínica de Psicologia da Universidade já são realizados neste sistema.

Os recém-formados podem, também, ser voluntários na própria clínica. Os grupos de atendimentos, também supervisionados por professores, são formados por três pessoas, o que pode incluir os psicólogos novatos. “Esta modalidade de voluntariado também é importante porque eles podem cuidar de casos mais graves que os estudantes ainda não têm condição. Acontece uma troca de experiências muito válida, um que já viveu aquilo e outro que está começando”, afirma Vera Oliveira.

Podem ser assistidos pela rede, assim como pela clínica, alunos e funcionários da Universidade e pessoas físicas que procuram o atendimento ou são encaminhadas pelas 20 instituições médicas, públicas e privadas, e organizações não-governamentais (ONGs) filiadas ao serviço prestado pela UNICAP. Mais informações no fone 2119-4115.

ABIH promove concurso para alunos de Turismo
Por Eduardo Travassos

O ano de 2006 foi institucionalizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o ano do turismo. Para valorizar as idéias de futuros profissionais do segmento hoteleiro e turístico, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Pernambuco lançou um concurso de monografias para os estudantes dos cursos de turismo e hotelaria. O tema é Como Transformar a Cultura Pernambucana em Produto Turístico. Os participantes devem contribuir com soluções práticas e sugestões de como a riqueza cultural do nosso estado pode ser transformada em atrativo para os visitantes.

Para participar, o estudante tem que estar regularmente matriculado em um curso de graduação em turismo ou hotelaria sediado em Pernambuco. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, na ABIH-PE ou pelo e-mail abih@netpe.com.br, e devem trazer as seguintes informações: nome completo do aluno ou da equipe com seus respectivos participantes, curso, período, idade, e-mail, endereços completos e telefones de contato, além do nome do professor orientador participante, se for o caso. As inscrições só serão efetivadas mediante a entrega dos trabalhos, prevista para no máximo 11 de agosto. Informações na Duxi Comunicação, pelo telefone 3424-2598 ou pelo e-mail tnotaro@duxi.com.br, com atenção à Tatiana Notaro.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap