Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 9 de junho de 2006 – ano 5

Madrigal promove recital dia 23
Por Rafael Sales

Irmao Pires

O segundo recital do 3º projeto Música Clássica no Campus, do Madrigal Unicap, acontecerá no próximo dia 23, às 20h, na capela da Universidade. O grupo, sob a regência do Irmão Pires, apresentará canções brasileiras de autores como Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, Baby de Oliveira, Heitor Villa-Lobos, entre outros.

O objetivo do recital é despertar o interesse por música brasileira. “Existe uma tendência ao consumo do que vem do estrangeiro. O brasileiro precisa conhecer, dar valor ao que é nosso e dar gosto aos alunos de interpretar o que é nosso”, destacou Irmão Pires. O último recital apresentado foi durante a Semana Santa.

Católica leva 4 troféus no Prêmio Estadão de Mídia

Pela primeira vez, a Universidade Católica de Pernambuco participou do Prêmio Estadão de Mídia - o mais respeitado prêmio da mídia publicitária no país - e de cara trouxe para casa 4 troféus. O prêmio é promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, com apoio do Grupo de Mídia de São Paulo, e a entrega aconteceu ontem (8), na Tom Brasil, em São Paulo.

Criado há 9 anos, o grande foco do prêmio está no incentivo ao aprimoramento técnico da mídia como atividade publicitária, valorizando planejamento estratégico, pesquisa e a busca de soluções que solidifiquem a excelência do setor e o surgimento de novos talentos.

Com a formatura de sua primeira turma de Publicidade e Propaganda em 2005, a Católica inscreveu dois trabalhos nas categorias monográficas, todos orientados pela professora Karla Patriota. O resultado foi gratificante. Concorrendo com trabalhos de todo o país, os enviados pela Universidade receberam ouro em suas categorias.

O aluno José Renan Maranhão ganhou o prêmio na categoria Monografia de Pesquisa com seu trabalho traçando um perfil psicográfico das novas tendências de comportamento do sexo masculino, em particular a übersexualidade.

A aluna Ana Carolina Cabral ganhou o prêmio na categoria Mídia Digital com o seu trabalho sobre o a TV Digital, onde traça tendências e questionamentos em relação ao formato e suas possibilidades, particularmente, para a área de publicidade e propaganda.

A supresa veio no prêmio máximo da noite, onde Ana Carolina subiu ao palco para receber o prêmio "Talento de Mídia" por ter apresentado o trabalho mais relevante entre todos os de pesquisa apresentados.

Ainda na mesma noite, a professora Karla Patriota, que também estava entre as finalistas da categoria profissional, levou o prêmio de Professora que mais contribuiu para qualidade do Prêmio no ano de 2006.

Alunos de Turismo apresentam trabalhos na XIV PLANTUR
Por Manuela Ferreira

Alunos concluintes do curso de Turismo da UNICAP apresentaram, na noite de ontem (8), os trabalhos de encerramento da disciplina Planejamento e Organização do Turismo III na XIV PLANTUR: Mostra de Planos Turísticos da UNICAP. “Projeto de fidelização turística OlindaCard”; “Circuito Olinda por inteiro” e “Propostas de requalificação do Mercado Eufrásio Barbosa” foram os temas defendidos pelos estudantes. A mostra prossegue hoje (9), na sala 510 do 5ª andar do bloco A, às 19h.

Apresentado pelas alunas Edja Paula, Gabriela Tôrres, Ana Clarice Rodrigues e Ana Carolina Cardin, o projeto de fidelização OlindaCard revelou que, como um dos destino turísticos preferenciais no Estado, Olinda pode adotar um cartão de benefícios e fidelização para seus visitantes. O objetivo seria conquistar mais turistas, melhorando os serviços e fortalecendo a economia da cidade, a exemplo de Salvador, na Bahia, que conta com um cartão-fidelidade oferecido pelo governo estadual.

“Circuito Olinda por inteiro” foi defendido pelos estudantes Ana Nunes, Lígia Maciel, Rogério Júnior, Deborah Gusmão e Natália Fernandes. “Propostas de requalificação do Mercado Eufrásio Barbosa”, por sua vez, foi elaborado por Adah Assis, Camila Ancelmo, Cláudia Soares e Tatiana Castro. Na banca examinadora, os professores Ciro Pedrosa, da UNICAP, e Maíse Cavalcante, da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife e do MBA em Gestão e Planejamento de Eventos da UNICAP.

Hoje, serão apresentados os projetos “Culturália do Espaço Cultural Itinerante”, “Guia de Artistas Plásticos de Olinda” e “Ve(r)nerável Recife do Projeto Baobá”.

Agerp promove exposição sobre a paixão dos brasileiros pelo futebol
Por Bárbara Travassos

Até o dia 9 de julho, a exposição “Nóis e o Brasil – o retorno da saga!” estará acontecendo em horário integral na Biblioteca da UNICAP. A mostra está sendo promovida pela Agência Experimental em Relações Públicas da Universidade (Agerp), com a orientação do professor Alfredo Sotero. A exposição tem o objetivo de ser um “guia” anárquico, futebolístico e político que retrata as mazelas dos brasileiros e suas relações de sobrevivência, num país de apaixonados pelo futebol e desapaixonados pela politicagem.

O título da exposição tem um erro gráfico proposital que chama a atenção de quem lê. O “nóis”, escrito com “i”, é muito mais que plural de nó (nós) – que os brasileiros vivem tentando desatá-los – bem como a inconseqüência cega, surda e muda do pronome pessoal “nós” – que representa “nós”, os brasileiros em época de Copa do Mundo. O evento é uma tentativa de despertar o público para acordar do encantamento que a Copa do Mundo traz à sociedade brasileira, que acaba esquecendo as politicagens, a pobreza, a miséria e os problemas econômicos enfrentados pelo país. O “Nóis e o Brasil – o retorno de uma saga!” é uma reedição e uma adequação do trabalho apresentado pelos alunos do curso de Relações Públicas na disciplina Técnicas de Relações Públicas II, em 2002.1.

Aluna de Trinidad e Tobago acompanha estréia de sua seleção na Copa
Por Christiano Vasconcellos

As ilhas de Trinidad e Tobago formam a república de mesmo nome localizada entre o mar do Caribe e o Oceano Atlântico. Os mais de 1 milhão de habitantes têm como esporte preferido o cricket. No entanto, a Copa do Mundo mudará a rotina do país nos próximos dias. A seleção de Trinidad e Tobago fará a sua estréia em um mundial de futebol amanhã (10), às 13h, contra a tradicional Suécia. Uma aluna da UNICAP em especial acompanhará o jogo de forma diferente. Malika Rouff, do 7º período de Relações Públicas e estagiária da Assessoria de Comunicação da Universidade, é natural das ilhas caribenhas e participa do Programa de Intercâmbio da Católica.

Ela, que mora na capital de Trinidad e Tobago, Port of Spain, afirma que o povo daquele país está ansioso para a primeira participação em Copas do Mundo. “A gente gosta muito de festejar”, afirma, tentando achar uma semelhança do seu povo com os brasileiros. Apesar de não ser muito ligada em futebol, Malika garante que assistirá às partidas dos Soca Warriors, os guerreiros do Soca - ritmo musical das ilhas -, como é chamado o time.

Trinidad e Tobago está no grupo B da Copa do Mundo juntamente com Suécia, Inglaterra e Paraguai. A falta de tradição e experiência contam contra as pretensões da seleção. “Será uma surpresa se a gente ganhar algum jogo. E eu ficarei muito feliz”, confessa a estudante. Segundo Malika, o maior benefício que o Mundial trará ao país é a união entre a população, uma vez que existe a divisão étnica entre negros, índios e brancos.

Expediente da Unicap no dia 13 irá até as 12h
Por Sophia Marvão

Na próxima terça-feira (13), na estréia do Brasil na Copa do Mundo na Alemanha, o expediente da Universidade irá até as 12h. À tarde, funcionarão apenas o Escritório Técnico, a Divisão de Serviços Gerais (DSG), a Astepi, o Núcleo de Informática e Computação (NIC), a Comissão para Aplicação de Vestibular (Coave), a Coordenadoria Geral de Esportes (Cogesp), as Oficinas, a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Liceu e o Espaço Executivo.

Alunos que perderam prova no dia 7 têm nova oportunidade
Por Sophia Marvão

Os alunos que não puderam comparecer à Universidade na quarta-feira (7) para fazer provas, em função das chuvas, devem entrar em contato com a secretaria do seu departamento ou com o 1º Ciclo para se informar sobre a nova data de aplicação das provas.

Alunos da Católica fazem shows no São João
Por Christiano Vasconcellos

Com a proximidade do São João, o que não falta são opções de festas juninas pela cidade e no interior do Estado. Alguns alunos da UNICAP participarão dos festejos, não apenas dançando o arrasta-pé no salão, mas em cima do palco, tocando e animando o público. Somente no curso de Jornalismo, três estudantes compõem bandas de forró: Rafael Tompson, do 3º período, canta no trio Nóis Quatro, que é empresariado por Diego Trajano, do 6º período, e Bruno Lins, do 5º período, é vocalista da banda Fim de Feira. Além deles, Paulo de Tarso, do 7º período de Psicologia, toca baixo no Território Nordestino e Jorge Neto, do 5º de Direito, comanda a Jorge Neto e Chamego do Forró.

Para o empresário e futuro jornalista Diego Trajano, a expectativa para esse São João é das melhores, já que o trio Nóis Quatro está com a agenda repleta de compromissos. “É a prova de que nosso trabalho está dando certo”, garante Trajano. A banda tem feito diversos shows fechados para empresas e se apresenta todas as sextas-feiras no forró da Super Oito, no Espaço Aberto. Além disso, já tem shows marcados no interior e no litoral do Estado. Depois de ter tocado em praticamente todas as casas da cidade, o trio Nóis Quatro lançará um CD em breve. Estão previstas 12 músicas, sendo 11 de autoria própria e uma regravação.

A banda Fim de Feira também fará muitos shows, inclusive fora de Pernambuco. O grupo se apresentará em Gravatá, Itacuruba e na cidade de Prata (PB). Além disso, no dia 22 de junho, a Fim de Feira se apresentará no Arraial da Tomazina, no Recife Antigo, em um projeto da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).

“Graças a Deus a agenda está quase lotada”, comemora Paulo de Tarso. Todos os sábados deste mês, o Território Nordestino se apresenta no Oitão Bar, onde também fará show nos dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo. Nos dias 23 e 29, a banda vai tocar em Cachoeirinha e São Caetano, no dia 30 em Caruaru e, no dia 1º de julho, em Goiana.

Jorge Neto e Chamego do Forró se apresentará amanhã (10), na Cachaçaria Carvalheira e na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). A banda fará show ainda na Casa do Forró, dia 17, e no Cabo de Santo Agostinho, nos dias 23 e 24.

Curso de canto lírico começa em julho
Por Rafael Sales

A Católica oferecerá entre os dias 3 e 15 de julho o 8º curso de extensão em canto lírico, que será ministrado pelo barítono Ângelo Dias, da Universidade Federal de Goiânia (UFGO). No dia 5 de julho, o professor fará um recital, às 20h, na capela da UNICAP. Na apresentação, o barítono apresentará árias de várias óperas e, na segunda parte, interpretará canções de autores brasileiros. No dia 15 de julho, às 16h30, na capela da Universidade, haverá recital dos alunos que tiverem participado do curso.

Biologia promove curso sobre nutrição
Por Christiano Vasconcellos

O Departamento de Biologia e o Espaço Executivo da UNICAP vão promover, entre os dias 10 e 14 de julho, o curso de extensão Atualidades em Nutrição. Com carga horária de 15 horas/aula, o curso será realizado no Espaço Executivo sempre das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho e custam R$ 60,00 para estudantes de graduação e R$120,00 para os profissionais.

O curso abordará os seguintes temas: Contagem de Carboidratos, Índice Glicêmico, Bomba de Insulina, Cirurgia Bariátriaca, Terapia Nutricional Enteral, Pré e Pró-bióticos, Terapia Nutricional no Paciente Crítico e Doença Cardiovascular. O evento será coordenado pelas nutricionistas Rosa Souza e Conceição Chaves e pelo Dr. Alberto Barros. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 2119-4344 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.

Coordenadora do NPCIAMB ministra aulas na Colômbia
Por Manuela Ferreira

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) da UNICAP, Profª Drª. Galba Takaki, ministrará aulas na Colômbia, entre os dias 11 e 17 de junho. Ela participará do curso sobre Microbiologia de Solos e Lodos da Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá.

A professora Galba Takaki é a única estrangeira participante do curso. Ela pertence à equipe do projeto de pesquisa intitulado “Uso de lodo de esgoto em plantas codimentares e medicinais na Zona da Mata de Pernambuco, Brasil”, financiado pela Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC). O projeto é coordenado pela Profª Drª Arminda Saconi Messias.

impressão versão para impressão

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap