Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 5 de junho de 2006 – ano 5

Ex-aluna de Engenharia recebe homenagem da Odebrecht
Por Manuela Ferreira

Raquel Almeida

A ex-aluna do curso de Engenharia Civil da UNICAP Raquel Almeida da Mota Carvalho recebeu, na última sexta-feira (2), o 2º Prêmio Odebrecht de Engenharia. A solenidade, que aconteceu na casa de recepções Arcádia de Boa Viagem, é uma homenagem aos estudantes laureados dos cursos de Engenharia Civil da UNICAP, UFPE e UPE. Raquel Almeida, que se formou no segundo semestre do ano passado com média 7,95, foi contemplada com um troféu e um cheque de R$ 10 mil.

Ela recebeu a premiação das mãos do superintendente da Odebrecht em Pernambuco, João Pacífico, e do chefe do Departamento de Engenharia e Arquitetura da UNICAP, José Orlando Vieira Filho. A cerimônia também homenageou o engenheiro Emir Glasner, de 80 anos, que participou de cerca de 500 serviços de engenharia em mais de 50 anos de profissão. Ele aconselhou os recém-formados a serem persistentes na profissão. “Para os jovens, posso dizer que é grande a satisfação de enfrentar um desafio, iniciar e concluir uma obra durante toda a vida”, disse Emir Glasner.

Única mulher homenageada nos dois anos da premiação, Raquel Almeida se dedica, hoje, às aulas da pós-graduação em Engenharia do Petróleo e Gás, no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Pernambuco (CREA-PE), e pretende ingressar no Mestrado em Engenharia Civil da UNICAP no próximo ano.

No encerramento do evento, o navegador Amir Klink falou sobre a experiência na construção de barcos de pequeno, médio e grande portes, além dos desafios enfrentados em mais de 20 anos de viagens pelo mar.

Projeto Horizonte vai comemorar 10 anos
Por Christiano Vasconcelos

Perto de completar dez anos de existência, o Projeto Horizonte atende a portadores da Síndrome de Down, autismo, surdez e deficiências mentais, através de aulas de informática e trabalhos de estimulação cognitiva. A fundadora do projeto, professora Tânia Nery, explica que inicialmente a intenção era fazer uma inclusão digital com alunos com dificuldades no aprendizado e portadores de deficiência auditiva.

A primeira turma era formada por quinze adolescentes carentes e o mesmo número de portadores de surdez. Atualmente, o Projeto Horizonte atende a 79 pessoas entre alunos e mães de estudantes. Conta com 38 voluntários, sendo 34 estudantes da UNICAP, dois alunos universitários de outras instituições e dois artistas plásticos que estão dando aulas de artesanato junto às mães. A atividade faz parte de um programa de geração de renda.

Os voluntários atuam por no mínimo duas horas por semana ensinando aos alunos a lidar com computadores e trabalhando a estimulação cognitiva. Além disso, eles participam das reuniões de planejamento das aulas. As turmas, geralmente, são formadas por 15 alunos que utilizam softwares e jogos de computador nas atividades.

“Desde a época do magistério eu gostava de desafios, e trabalhar com quem tem esses tipos de dificuldade é muito significativo”, diz a professora Tânia, justificando a criação do Projeto Horizonte. Para ela, um dos momentos mais marcantes, foi quando um aluno portador da Síndrome de Down disse: “Esse projeto é a minha vida”. A evolução dos alunos e a afetividade vinda deles são recebidas como incentivos para a professora. “Me dá muita alegria ver as mães felizes ao perceber que seus filhos estão se desenvolvendo”, destaca.

A intenção da professora Tânia é dar início a uma nova fase do projeto na comemoração dos dez anos de sua criação, no próximo dia 14 de agosto. Devem ser implantados cursos de artesanato (visando à geração de renda), supletivos e pré-vestibular, além de terapia de grupos, tudo destinado às mães dos alunos.

Professor da Unicap coordena Olimpíada de Matemática
Por Eduardo Travassos

O professor Vicente Francisco de Souza Neto, do Departamento de Matemática da UNICAP, foi convidado a ser um dos coordenadores regionais do Projeto 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ele fará parte de um comitê que ajudará a organizar a edição nacional da disputa, numa promoção do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O professor atuará junto às secretarias municipais e estaduais de educação, incentivando a participação de todas as escolas em todas as fases do projeto.

Curso de Turismo vai realizar a XIV PLANTUR
Por Sophia Marvao

O curso de Turismo vai realizar nos dias 8 e 9 de junho a XIV PLANTUR: Mostra de Planos Turísticos da UNICAP. Serão apresentados três projetos por dia. A mostra terá início às 19h, na sala 510, 5o andar do bloco A.

Na quinta-feira (8), serão apresentados os projetos: “Proposta de Requalificação do Mercado Eufrásio Barbosa”, “Olinda Card do projeto Cartão Fidelidade” e “Olinda por Inteiro do projeto Transporte Alternativo”. Já na sexta-feira (9), serão apresentados os projetos “Culturália do Espaço Cultural Itinerante”, “Guia de Artistas Plásticos de Olinda” e “Ve(r)nerável Recife do Projeto Baobá”.

Ex-aluna de Economia fará mestrado em Portugal
Por Bárbara Travassos

A ex-aluna do curso de Ciências Econômicas da UNICAP Lourdes Ferreira de Andrade está de viagem marcada para Portugal. Na Europa, ela começará o Mestrado em Economia de Empresas, no dia 6 de outubro, na Universidade de Aveiro. Lourdes se formou na Universidade em 94 e sempre teve vontade de fazer um mestrado.

Após ter se formado, ela abriu uma microempresa na área de representação comercial. A ex-aluna, durante esses anos de formada, se dedicou ao trabalho e à família, mas nunca esqueceu a idéia de se especializar e realizar um sonho. “Só agora tive a oportunidade de realizar o sonho de fazer o mestrado. Pretendo lecionar e quem sabe até na UNICAP”, revela Lourdes. A economista não pára por aí. “Ainda quero fazer doutorado e, se possível, na Universidade de Aveiro, pois gostei muito da estrutura oferecida. Além disso, os professores de lá têm ótimas referências e uma relação muito boa com os professores da UNICAP”, afirma Lourdes, que agradece o incentivo dado pelo chefe do Departamento de Economia, Administração e Ciências Contábeis, Leonel Morais, e pelo professor Emanuel Leite.

Madrigal apresenta recital no dia 23
Por Bárbara Travassos

O Madrigal Unicap apresentará, no dia 23 de junho, o Recital Canções Brasileiras. A apresentação terá início às 20h e será realizada na Capela da Universidade, com entrada franca. O Recital abordará os elementos formadores da música brasileira, desde a contribuição rítmica dos escravos negros africanos à consolidação da música nacionalista com Villa Lobos.

Os solistas Josias Bezerra, Adonis da Silva, André Menezes, Valmir Calado, Marcelo Ferreira, Charles Henrique, Adriana Moura, Patrícia Maria, Bellani Segunda, Gleyce Melo e Moema Cardoso interpretarão o recital. Na apresentação, o público poderá viajar com as músicas e conhecer as influências de portugueses, com o tonalismo e a quadratura estrófica; espanhóis, com seus fandangos e boleros; franceses, com os cantos infantis; e italianos com a ópera.

impressão versão para impressão

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap