Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem

fotolog
dot blank dot
dot

Recife, 11 de julho de 2006 – ano 5

Nutricionistas debatem sobre diabetes em curso de nutrição na Unicap
Por Manuela Ferreira

Nutrição

A Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Proespe), o Departamento de Biologia e o Espaço Executivo da UNICAP deram início, ontem (10), ao curso de extensão Atualidades em Nutrição. O primeiro dia do evento contou com palestra da nutricionista Conceição Chaves. Entre os temas que vão ser abordados no curso, que termina na próxima sexta-feira, estão Contagem de Carboidratos, Índice Glicêmico, Bomba de Insulina, Cirurgia Bariátrica, Terapia Nutricional Enteral, Pré e Pró-bióticos, Terapia Nutricional do Paciente Crítico e Doença Cardiovascular.

No primeiro dia do curso, assuntos como fibras e índice glicêmico foram abordados por Conceição Chaves. Cerca de 90 pessoas participam do evento. Entre elas está a nutricionista Mariana Diniz. “Resolvi participar para me atualizar no assunto. É bom trocar experiência com outros colegas”, afirmou. Segundo a nutricionista Conceição Chaves, o objetivo do curso é auxiliar os profissionais da nutrição a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “A medicina já oferece muitos recursos para que diabéticos, por exemplo, vivam melhor”, explicou Chaves.

O evento discutirá novidades. Um exemplo disso é como a insulina inalada, por exemplo, pode ajudar no controle do diabetes. A abertura foi realizada pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Junot Mattos, junto com o chefe do Departamento de Biologia, professor Aranildo Rodrigues. Entre os palestrantes do evento estão o Dr. Gustavo Caldas (PE), Dr. Hilton Chaves (PE), além das nutricionistas de São Paulo Renata Rosseto, Lúcia Caruso e Rosana Perin.

Professores de Mestrado participam de Congresso em BH
Por Bárbara Travassos

Os professores do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP Gilbraz Aragão, João Luiz Junior, Sergio Sezino Vasconcelos e Zuleica Dantas estão participando do congresso Religião e Transformação Social no Brasil Hoje. O evento promovido pela Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) está sendo realizado em Belo Horizonte (MG) desde ontem e se estenderá até quinta-feira (13). O congresso contará com mesas-redondas e debates sobre diversos aspectos, como por exemplo, a explosão do plurarismo religioso, e como isso vem sendo explorado na sociedade.

Vestibular 2006.2 bastante procurado na internet
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para o vestibular do meio do ano ficam abertas até o domingo (16). A taxa, de R$ 65, no entanto, pode ser paga até a segunda feira (17). Até agora mais de 740 pessoas se inscreveram pelo site www.unicap.br. Os links da Universidade nos portais Pe 360 graus e JC On-Line também estão sendo bastante acessados. Até a manhã de hoje (11), este último havia recebido quase 20 mil cliques.

No exame do meio do ano, os candidatos podem optar por um dos sete cursos oferecidos, totalizando 300 vagas. Administração de Empresas, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Ciências Biológicas, Licenciatura em História e Licenciatura em Português são as opções do vestibulando.

A UNICAP traz uma novidade para este vestibular. Os aprovados nos três primeiros lugares de cada curso receberão uma bolsa de estudos no valor de 25%. “Decidimos premiar o aluno por seu mérito, independentemente de sua condição financeira”, explicou o Reitor, Padre Pedro Rubens. Os contemplados terão o benefício durante todo o curso. Já na primeira mensalidade, os primeiros colocados terão desconto de 100%, os segundos de 75% e os terceiros de 50%. Mais informações pelo telefone 2119.4143.

Coordenador de Economia nomeado para comissão assessora do Inepe
Por Eduardo Travassos

O novo coordenador do curso de Economia da UNICAP, professor Thales de Castro, foi nomeado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos de Pesquisa Educacionais Anisio Teixeira (Inepe), Reynaldo Fernandes, membro da comissão assessora de avaliação da área de ciências econômicas da instituição. Também fazem parte da comissão, os professores Marina Almeida Melo (PUC-RS), Mauro Borges Lemos (UFMG), Natermes Guimarães Teixeira (U. Sorocaba-SP), Paulo Picchetti (USP), Paulo Sérgio Francalanza (U. Estadual de Campinas) e Sandra Maria Buenafunte (UFRR). A nomeação consta na portaria do Inepe nº82 de 29 de junho de 2006, publicada no Diário Oficial no dia 30 do mesmo mês.

Esta comissão tem como atribuições propor diretrizes, objetivos e outras especificidades necessárias à elaboração dos instrumentos de avaliação a serem aplicados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) da graduação em ciências econômicas e à avaliação in loco destes cursos, além de elaborar os produtos resultantes dessas análises. A comissão está vinculada à Diretoria de Estatística de Avaliação da Educação Superior do Inepe.

impressão versão para impressão

agenda

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email