Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 25 de janeiro de 2006 - ano 5

Curso de Serviço Social ajuda comunidades carentes
Por Christiano Vasconcellos

idosos

O Núcleo UNICAP de Apoio aos Movimentos Populares (Nuampo) é uma iniciativa do curso de Serviço Social e está vinculado ao Departamento de Sociologia da Universidade. Sob a coordenação da professora Odalisca Cavalcanti, o grupo atua em diversas regiões carentes do Recife. Atualmente as comunidades de Chico Mendes, João de Barros e Pina recebem a assistência do projeto.

A ação visa colaborar para a formação profissional de estudantes da UNICAP e no atendimento às necessidades sociais das áreas menos favorecidas. Para isso estão envolvidos alunos (estagiários) e professores do curso de Serviço Social. Além deles, outros setores da Universidade contribuem com o Nuampo. Entre eles estão as clínicas de Fonoaudiologia e Psicologia. "As pessoas não têm condições de ter um atendimento psicológico ou de fonoaudiólogos, então a gente pede para os estagiários das clínicas nos auxiliarem", diz a professora Odalisca.

O Nuampo trabalha com crianças, adolescentes e idosos nas comunidades em que atua. Além disso, as famílias dessas pessoas também são envolvidas nos atendimentos. Atualmente, o trabalho de maior destaque do núcleo é o projeto Negócio em Casa, na comunidade de Chico Mendes. A iniciativa, uma parceria com a ONG Habitat, promove micro créditos para os moradores abrirem estabelecimentos comerciais ou reformarem suas casas.

Prestes a completar 14 anos de existência, o Nuampo já atuou em mais de dez Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). Entre elas estão as comunidades do Coque, Mustardinha, Alto do Pascoal, Caixa D'água e Borborema. Quem tiver interesse em contar com o auxílio do Núcleo deve entrar em contato, por intermédio dos conselhos ou associações de moradores, com a coordenação, no 8º andar do bloco A da UNICAP.

Ex-aluna de jornalismo da UNICAP selecionada para trainee do Grupo Abril
Por Eduardo Travssos

A ex-aluna de Jornalismo da UNICAP Cristiane Diniz Dourado, formada em 2005.1, foi selecionada para participar do Curso Abril, um dos mais prestigiados programas de treinamento para recém-formados do País. Ela passará um mês em São Paulo assistindo à palestras, participando de workshops e trabalhando em uma editoria da empresa. Após o período de experiência, os 60 selecionados entre os mais de 2.000 inscritos poderão ser aproveitados em estágios ou mesmo contratados pela Editora Abril.

Cristiane foi selecionada para trabalhar na editoria da revista Plug, uma publicação anual dividida em onze minirevistas distribuídas para os profissionais da Editora Abril, órgãos da imprensa e universidades que possuam cursos de comunicação, com conteúdo referente ao andamento do treinamento. "É uma ótima oportunidade. Eles fornecem toda a estrutura, redações, arquivos. Além disso, é muito útil para conhecer pessoas que atuam nesta área, pois o Grupo Abril é um dos maiores conglomerados de comunicação do País", comentou a participante.

Selecionada após mandar seu currículo e uma redação de tema "quem eu sou e por que escolhi o jornalismo como profissão", Cristiane foi selecionada como um dos dois recém-formados do estado de Pernambuco. Após uma entrevista, foi chamada para fazer o curso em São Paulo. Agora, espera crescer na profissão: "Algumas matérias podem ser aproveitadas nas revistas que vão para as bancas. Já soube de casos de participantes do curso que foram publicados na Super Interessante, além de outras revistas. Minhas perspectivas são as melhores possíveis".

DAR facilita entrega de diplomas
Por Jorge de Assis

A Seção de Expedição e Registro de Diplomas da UNICAP (SERD-DAR) está fechando as estatísticas de diplomas emitidos no ano de 2005. De acordo com os números parciais divulgados, agosto foi o período recorde de entrega de documentos do tipo, quando 450 concluintes retiraram os certificados junto ao setor.

Com o processo simples e, atualmente, isento de taxas, o requerimento do diploma é o processo seguinte a conhecida colação de grau. A conclusão do curso é realizada junto ao departamento ao qual o aluno possui vínculo em audiência pré-agendada. De acordo com a Serd, esta é uma condição para a solicitação do documento, já que o aluno precisa estar quite com todas as disciplinas acadêmicas. "Quando a colação é confirmada e o aluno solicita o diploma, em 30 dias ele fica pronto. O sistema informatizado tem agilizado muito o processo", explica a chefe da Serd, Mirian de Sá Barbosa.

O prazo é considerado uma evolução se comparado ao tempo necessário para o mesmo processo na década de 80. Na época, os diplomas eram requeridos à Universidade Federal de Pernambuco. Porém, isso foi mudado em 1998, quando a UNICAP passou a registrar e emitir seus próprios documentos. "Nosso departamento foi criado em 98 justamente com o propósito de se dedicar aos diplomas e ao registro deles", lembra Mirian Barbosa. Ainda assim, um aspecto curioso sobre os trabalhos do setor é a quantidade de ex-alunos que solicitam o diploma, mas por algum motivo, não o retiram. São oito gavetas de arquivo com um total de 649 documentos à espera dos concluintes. Mudança de endereço e casos excepcionais de falecimento são algumas das razões apontadas pela Serd.


Para os graduados da UNICAP que solicitaram e ainda não foram buscar seus diplomas, a Serd fica localizada no Bloco R da Universidade, em frente ao corredor que dá acesso ao Bloco G. O horário de atendimento é das 10h às 11h30 e das 14h às 16h. Para a retirada, é necessária a apresentação de um documento de identificação e o título de eleitor com o último comprovante de votação. O telefone para outras informações é o 2119-4018. A consulta também pode ser feita por e-mail no endereço serd@unicap.br.

Inscrições para os cursos de especialização vão até fevereiro
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para os 31 cursos de especialização, oferecidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, podem ser feitas até 03 de fevereiro. A seleção está programada para acontecer entre os dias 06 e 08 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 10 do mesmo mês. As matrículas acontecerão entre 13 de fevereiro e 07 de março. As aulas terão início no dia 20 de março.

Os cursos oferecidos são: Audiologia, Coordenação Pedagógica, Ciências Criminais, Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direitos Humanos, Dependência Químicas, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino de Matemática, Finanças Corporativas, Gestão Escolar, História Regional do Brasil: Nordeste, Intervenções em Psicologia Clínica, Jornalismo Cultural, Logística Estratégica, Literatura Brasileira e Ciências Humanas, Linguagem, Língua Portuguesa II, Psicologia nas Organizações, Relações Internacionais na Era da Globalização, Redes de Computadores, Serviço Social na Área de Saúde, Serviço Social na Área Jurídica e Especialização em Sexualidade Humana.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.unicap.br ou na Secretaria dos Cursos de Especialização, localizada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 19, Boa Vista, ou pelos Correios, mediante a postagem da documentação até o dia 03 de fevereiro. Outras informações pelo fone 2119.4134.


 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap