Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem

fotolog
dot blank dot
dot

Recife, 20 de janeiro de 2006 - ano 5

UNICAP tem nova Pró-reitoria: Proesp
Por Bárbara Travassos

Professor Junot

O novo reitorado já está trazendo novidades no organograma da UNICAP. A Universidade agora possui três Pró-reitorias. A mais nova é a de Extensão, Pesquisa e Ensino que está sob o comando do professor Junot Matos. As atribuições da antiga Prograde (Graduação e Ensino) foram incorporadas a Proesp.

A iniciativa de unificar as pró-reitorias partiu do Pe. Theodoro Peters. A mudança está de acordo com o novo estatuto da Universidade, implantado em dezembro do ano passado. Segundo Junot Matos, a missão da Proespe será “liderar um trabalho”, assegurando a articulação das atividades acima citadas. “A Carta de Princípios da Universidade tem como proposta a busca da qualidade. A junção das antigas Pró-reitorias tem a missão de potencializar as ações e evitar a fragmentação dos setores acadêmicos”, explicou.

Estudantes da UNICAP participam de missão educativa no Ceará
Por Daniel França e Sophia Marvão

VazantesCom a missão de incentivar alunos carentes a terminarem os estudos e tentarem uma vaga na universidade, alunos da UNICAP viajaram até Vazantes, no interior do Ceará, para dar aulas de reforço aos estudantes da localidade. A viagem durou dez dias. Os alunos das duas escolas públicas da região, uma municipal e outra estadual, receberam de graça, aulas de reforço. Cerca de 450 estudantes dos ensinos fundamental e médio foram beneficiados. A idéia surgiu do Pe. Pedro Rubens, antes mesmo de ele assumir a reitoria. “Vi as pessoas comprando giz, papel e os professores fazendo bingo para terminarem o ano. Isso me chocou”, disse Pe. Pedro.

A iniciativa teve o apoio do projeto de educação popular Fé e Alegria, desenvolvido pela Companhia dos Jesuítas na América Latina. A regional de Natal (RN) deu o apoio pedagógico para a realização das atividades. Foi o Pe. Pedro quem intermediou o contato da instituição com as lideranças comunitárias de Vazantes. Ele também tomou a iniciativa de montar um grupo da UNICAP para ajudar na iniciativa: “Precisamos criar a cultura do voluntariado, tão comum em países como França e Chile”, explicou.

O grupo foi coordenado pelo Pe. Antonio Mota e teve como integrantes o pastoralista Renato Arruda e mais seis alunos da UNICAP, além de quatro estudantes jesuítas. Todos voluntários. Eles desenvolveram oficinas de artes plásticas, esportes, teatro e dinâmicas de grupo. Houve até aulas para quem se preparava para fazer o vestibular. Um dos objetivos do trabalho é mostrar aos alunos da UNICAP a realidade sócio-cultural nordestina. “Ter participado da missão foi oportunidade de aprendizado para mim também”, disse o voluntário e estudante de Direito Hugo Dias Barros.

A mobilização da comunidade também chama a atenção. Atualmente 71 voluntários estão participando da iniciativa. Um sentimento que contagiou os participantes da UNICAP. Eles estão programando uma nova viagem para julho deste ano. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com a Divisão de Ação Pastoral e falar com o Pe. Mota ou Renato Arruda pelo telefone 2119.4238

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email