Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem

fotolog
dot blank dot
dot

Recife, 19 de janeiro de 2006 - ano 5

Padre Peters despede-se no Aeroporto Internacional dos Guararapes
Por Bárbara Travassos

despedida do reitor
O clima de emoção pela saída do Pe. Peters da Universidade Católica de Pernambuco não ficou restrito à cerimônia de transmissão do cargo ao seu sucessor o Pe. Pedro Rubens. Ontem à tarde (18) amigos do agora ex-Reitor da UNICAP foram se despedir dele no aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre.

Além do próprio Pe. Pedro, estiveram presentes a Pró-reitora Comunitária Fátima Breckenfeld; a esposa e os filhos do Pró-reitor Administrativo Altamir Soares; a diretora do Departamento de Admissão e Registro – DAR - Teresa Peretti; o coordenador do Núcleo de Informática e Computação Alexandre Peretti e o Padre Xú da PUC/RJ.

O Padre Theodoro Peters, depois de administrar por 20 anos a Universidade Católica de Pernambuco, agora vai, como ele mesmo enfatizou, “diminuir a ponte aérea” para continuar à frente da presidência da Associação das Universidades Católicas do Brasil. Antes de embarcar rumo a São Paulo ele ainda deixou uma mensagem para todos aqueles que fazem parte da Universidade. “Desejo a todos muito sucesso e boa sorte em todos os projetos e sonhos”, despede-se Pe. Peters.

Livro retrata os 20 anos de gestão do Pe. Peters
Por Jorge de Assis

Livro Uma história de avanços, expansões e desenvolvimento científico e tecnológico. Assim podem ser definidos os 20 anos do Padre Theodoro Peters como Reitor da UNICAP. Para reconstituir esta trajetória de gestão universitária desenvolvida entre os anos de 1986 e 2006, a Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA) está publicando o livro Intinerário de uma Missão, obra de autoria de uma comissão especial de professores da instituição.

A publicação tem o objetivo de responder como a gestão que se encerrou no último dia 17 atendeu ao desafio de consolidar a UNICAP como uma universidade de qualidade. Durante sete meses, a equipe coordenada pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos, pesquisou e elaborou uma síntese sobre as ações e avanços da Universidade. Após a redação dos textos, seguiu-se um trabalho de seleção e edição. “Foi difícil, pois foram muitos dados a serem selecionados, afinal, a gestão foi muito grande. Partimos de um roteiro inicial de onde selecionamos o nosso foco em tudo que contribuiu para a UNICAP”, explica o chefe do setor de Assessoria em Planejamento, Luiz Wanderley.

De acordo com a obra, os avanços da instituição aconteceram através de uma política de estruturação interna e da ampliação das relações com outras entidades em nível nacional e internacional. Para explicar este processo, o livro também aborda o período entre 1951 e 1986, ano da posse do Pe. Peters. O balanço sobre os vinte anos seguintes se divide em considerações gerais; desenvolvimento da instituição; evolução do ensino, pesquisa e extensão e investimentos em infra-estrutura e planejamento institucional.

As 190 páginas também incluem uma galeria de imagens e registros dos principais eventos e acontecimentos. Dez páginas também foram dedicadas às homenagens e testemunhos de professores, alunos e funcionários. Apesar de não estar sendo comercializado, o livro está disponível para consulta na Biblioteca Central da UNICAP.

Estudantes da UNICAP participam de missão educativa no Ceará
Por Sophia Marvão

VazantesCom a missão de incentivar alunos carentes a terminarem os estudos e tentarem uma vaga na universidade, alunos da UNICAP viajaram até Vazantes, no interior do Ceará, para dar aulas de reforço aos estudantes da localidade. Os estudantes das duas escolas públicas da região, uma municipal e outra estadual, receberam, de graça, aulas de reforço. A iniciativa é uma parceria da Universidade Católica de Pernambuco com o Projeto de Educação Popular, Fé e Alegria criado pela Universidade de Natal, RN.

O grupo formado coordenado pelo Pe. Antonio Mota teve como integrantes o pastoralista Renato César e mais seis alunos da UNICAP. Eles desenvolveram oficinas de artes plásticas, esportes e dinâmicas de grupo. Um dos objetivos do trabalho é o de mostrar aos alunos da UNICAP a realidade sócio-cultural nordestina. “Ter participado da missão foi oportunidade de aprendizado para mim também”, disse o voluntário e estudante de Direito Hugo Dias Barros.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap