Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 13 de janeiro de 2006 - ano 5

Padre Peters: 20 anos de UNICAP
Por Eduardo Travassos

Peters

“Vou carregar comigo a boa imagem dos estudantes, das pessoas daqui”. Este sentimento é o que o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Theodoro Paulo Severino Peters, levará a São Paulo, onde estabelecerá base nos próximos meses, assim que a cerimônia de transmissão do cargo ao Padre Pedro Rubens for concluída, na próxima terça-feira (17). Após 20 anos à frente da UNICAP, Pe. Peters poderá dedicar-se a outras missões que lhe serão atribuídas, mas sem esquecer esta, prevista inicialmente para durar quatro anos e que atravessou a barreira das décadas.

E, neste período, A UNICAP passou por mudanças que abrangeram todos os seus setores e aspectos. Desde a estrutura física, que cresceu com a construção de novos prédios e a modernização de suas instalações, até o quadro de funcionários e professores, que conta com profissionais à procura de uma constante qualificação.

No setor de pesquisa, uma preocupação: A busca por projetos que auxiliem no desenvolvimento da região Nordeste do Brasil, como o Projeto Rio Formoso. E para atingir este objetivo, fronteiras foram ignoradas: “Nos trouxemos do Japão dois pesquisadores que vêm todo ano, assim como um professor nosso vai para lá anualmente. Eles estão estudando fungos que prejudicam a vida do povo do Rio Formoso. Isso é uma coisa muito importante”, avalia o Reitor.

Para que estes objetivos fossem alcançados, muito trabalho foi feito. Trabalho que não envolve apenas burocracia: “É tentar o equilíbrio entre o sonho e a realidade, a expectativa e a esperança. Não posso fazer nada fora do meu contexto. Parece complexo, porque não existe solução pronta para nada, temos que criá-las. Eu não tenho medo, mas me assusto como qualquer pessoa, em situações de perigo, por exemplo”.

E no exercício da reitoria, alguma coisa o assustou? Sim. “Na época que concluíamos o prédio em que hoje é a biblioteca (final da década de 80), estávamos passando por dificuldades financeiras. Apesar das parcerias firmadas e doações que recebemos, não tínhamos recurso para adquirir estantes novas nem equipamentos de segurança, por exemplo, além de que naquela época grupos invadiam imóveis e se apossavam deles. Por isso tínhamos que ocupar logo o prédio, o que conseguimos e transformamos em um grande bem”, contou o padre.

E para enfrentar estes desafios, o paulistano do bairro da Bela Vista, que decidiu ser padre aos 15 anos, se preparou em várias instituições. Graduado em Filosofia, Teologia e Pedagogia, fez vários cursos em instituições nacionais e internacionais, Pe. Peters já havia sido diretor e Reitor de outras instituições, tanto do ensino médio quanto do ensino superior. Possui diversos trabalhos e artigos publicados, além de ser detentor de vários títulos e prêmios, como o de Cidadão Recifense, Cidadão Pernambucano e professor Honoris Causa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Mas o Reitor da UNICAP também tem seus momentos de descontração. “Minha vida é muito divertida. Converso muito, o dia inteiro, seja por carta, telefone ou pessoalmente. Gosto muito disso”. E, para relaxar e se exercitar, Pe. Peters costuma praticar esportes, como a caminhada, em parques e quadras, como a Jaqueira; e a natação, onde até a semana passada, praticava no Clube Português. “Geralmente, é quando estou fazendo estes exercícios que faço minha oração matinal, preparo meus discursos, etc.”

Agora, o Padre Theodoro Paulo Severino Peters continuará sua missão à frente da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, onde é presidente desde 1997. Para melhor desenvolve-la, irá passar os próximos seis meses, pelo menos, em São Paulo, mas a disposição do novo Reitor, Pe. Pedro Rubem. “A UNICAP ainda será minha prioridade nos próximos meses. Estarei pronto para ajudar o Padre Pedro no que for necessário”.

Quando perguntado se havia conseguido atingir seus objetivos na Universidade, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento regional, ele foi enfático: “Seria muito pretensioso da minha parte dizer se mudamos alguma coisa na sociedade, principalmente numa região como o Nordeste que para se desenvolver precisa trabalhar muito sua credibilidade e auto-estima, além de convencer as pessoas de que elas são capazes transformar sua realidade. Deixo o cargo certo que tentamos avançar neste sentido”, concluiu o reitor.

Novo Reitor é ex-aluno da UNICAP
Por Christiano Vasconcellos

Novo reitor Pedro Rubens

Um ex-aluno da UNICAP assumirá a Reitoria da Universidade na próxima terça-feira (17), às 19h, em solenidade no auditório G2. Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, 44 anos, natural de Vazantes, no Ceará, lecionou até o ano passado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Lá, ele era professor de Teologia Fundamental.

Por volta dos 18 anos, Padre Pedro havia acabado os estudos colegiais e tudo o levava a seguir a carreira médica. No entanto, a “forma dinâmica de viver a fé” apresentada pela Igreja Católica, atuante politicamente no início dos anos 80, foi fundamental para o jovem estudante mudar de idéia quanto à verdadeira inclinação. “A vocação da gente é sempre uma releitura da nossa história. Ela pode se dar em qualquer momento da vida”, garante.

Sua trajetória na vida religiosa começou através dos Jesuítas. Foi acompanhando pelo interior do Ceará um padre que também era médico, que o novo reitor da UNICAP vivenciou a rotina das duas carreiras que pretendia seguir. “Surgiu essa oportunidade de decidir o meu futuro com alguém que tinha articulado os dois desejos que estavam em conflito na minha vida”, afirma.

“O que sempre me atraiu muito na vida dos Jesuítas é o que a gente chama de espiritualidade. Uma forma de viver com Deus, mas no meio mundo”, declara Padre Pedro justificando as inúmeras mudanças de cidade ocorridas em sua vida. O Noviciado foi realizado durante dois anos, em Salvador. Em João Pessoa ocorreu o Juniorado pelo período de 12 meses. Na cidade de Belo Horizonte, se tornou bacharel em filosofia.

Em seguida, sua vinda para o Recife o levou a trabalhar no Colégio Nóbrega como coordenador de disciplina. Mas foi na UNICAP que ele conseguiu a licenciatura em Filosofia. De volta à capital mineira, Padre Pedro se tornou bacharel em Teologia e já estava apto a se tornar sacerdote. Foi em dezembro de 1993, em sua cidade natal, que ocorreu sua ordenação sacerdotal. A cerimônia atraiu cerca de 4 mil pessoas vindas de dez comunidades locais.

Em 1994, Padre Pedro seguiu para a França. Foi no Centre Sévres das Faculdades Jesuítas de Paris que ele fez seu mestrado em Patrística e o doutorado em Teologia Fundamental. A tese que defendeu para se tornar doutor foi publicada recentemente em língua francesa. E acaba de ser traduzida pelo Padre Paulo Menezes, como um “presente de posse” ao autor.

Poliglota, Padre Pedro é fluente nas línguas espanhola e francesa, além de conhecer também o inglês. Nas ocasiões em que não está trabalhando, o novo reitor costuma caminhar na praia ou em parques como forma de “repouso”. Outra maneira de diversão que o agrada é se reunir com amigos em restaurantes. A leitura também faz parte das suas horas de lazer. “Ler um bom romance é ótimo, a gente viaja com o autor”, declara o religioso que está acabando de ler A Misteriosa Chama da Rainha Loana, do autor italiano Umberto Eco.

“Entrar em Pernambuco pelas obras de Arte, pela Literatura”, é a intenção do novo reitor, que costuma acompanhar, sempre que pode, o Balé Popular do Recife. Nos dois últimos finais de semana, Padre Pedro visitou a Cidade de Olinda onde pôde acompanhar apresentações do Maracatu Nação Pernambuco. Além disso, ele costuma assistir à peças teatrais e ir ao cinema.

Unicap firma parceria com Federação Internacional das Universidades Católicas
Por Jorge de Assis

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unicap está dando início a uma parceria com a Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC) para implementação de uma pesquisa acadêmica sobre o reaproveitamento de resíduos poluentes do solo. O Projeto é sobre a utilização de lodo de esgoto em plantas condimentares e medicinais da Zona da Mata pernambucana. O tema representa uma nova maneira de adubação que poderá beneficiar o plantio de vegetais em propriedades de pequeno porte.

Estudos semelhantes também estão sendo realizados por universidades da região Sul e Sudeste. Na UNICAP, as atividades estão sendo coordenadas pela professora do Departamento de Química da Universidade, Arminda Sacconi. Ao todo, 11 professores estão participando, sendo dois do curso de biologia, dois de engenharia, e sete de química. Outras instituições como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) e a Empresa Pernambucana de Pesquisas Agropecuárias (IPA).

Nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro, a FIUC e os coordenadores dos projetos brasileiros se reúnem em Bogotá, capital da Colômbia, para definir o cronograma de atividades práticas. “À partir daí, definiremos os próximos rumos, mas já sabemos que estão previstos três anos de projeto com a equipe de trabalho”, afirma a professora Arminda Sacconi.

Inscrições para os cursos de especialização vão até fevereiro
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para os 31 cursos de especialização, oferecidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, podem ser feitas até 03 de fevereiro. A seleção está programada para acontecer entre os dias 06 e 08 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 10 do mesmo mês. As matrículas acontecerão entre 13 de fevereiro e 07 de março. As aulas terão início no dia 20 de março.

Os cursos oferecidos são: Audiologia, Coordenação Pedagógica, Ciências Criminais, Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direitos Humanos, Dependência Químicas, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino de Matemática, Finanças Corporativas, Gestão Escolar, História Regional do Brasil: Nordeste, Intervenções em Psicologia Clínica, Jornalismo Cultural, Logística Estratégica, Literatura Brasileira e Ciências Humanas, Linguagem, Língua Portuguesa II, Psicologia nas Organizações, Relações Internacionais na Era da Globalização, Redes de Computadores, Serviço Social na Área de Saúde, Serviço Social na Área Jurídica e Especialização em Sexualidade Humana.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.unicap.br ou na Secretaria dos Cursos de Especialização, localizada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 19, Boa Vista, ou pelos Correios, mediante a postagem da documentação até o dia 03 de fevereiro. Outras informações pelo fone 2119.4134.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap