Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 10 de janeiro de 2006 - ano 5

Cinema da Fundação Joaquim Nabuco exibe filme de professor da UNICAP
Por Bárbara Travassos

The Lastnote.com

The Last Note.com é o nome do curta produzido pelo professor do curso de Publicidade e Propaganda da UNICAP Leonardo Falcão que foi exibido, ontem, no cinema da Fundação. No filme, os atores Lázaro Ramos e Gustavo Falcão atuam na trama que conta a história de pessoas que usam sites de internet para vários fins.

O curta-metragem foi lançado em 2004 e já participou de vários eventos de audiovisual, entre eles os Festivais Internacionais de Curtas de São Paulo e Belo Horizonte. No Cine PE, a película faturou as categorias melhor filme, na avaliação do júri popular, e trilha sonora. Além dos troféus da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas. Fora do país, The Last Note.com foi exibido em Chicago (Estados Unidos), Toronto (Canadá), Guadalajara (México) e Mar del Plata (Argentina).

Há cinco anos na vida acadêmica, Falcão revela que a sua pretensão era seguir pela arte das tiras em quadrinhos. "Acabei descobrindo o cinema e me interessando muito", afirma. Em 2002, o outro curta que teve roteiro e direção de Leonardo Falcão, Lugar Comum, também participou do Festival Internacional de Curtas de São Paulo e também da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas.

Aos 30 anos, o roteirista e diretor de curtas já tem planos para produzir, pelo menos, três longas-metragens. "Estou escrevendo o roteiro de três filmes, mas ainda não tenho idéia de quando vou terminá-los", revela. Dividido entre as artes de lecionar e produzir filmes, Falcão diz que o mercado de cinema em Pernambuco não é valorizado. "Pernambuco tem uma forte expressão na arte cinematográfica, mas a atividade é pouco rentável. O mais gratificante no fato do seu filme ser premiado é ver o eco que ele tem no público" afirma .

Remanejados se matriculam na UNICAP
Por Eduardo Travassos

remanejadosComeçaram hoje (10) e vão até amanhã (11), no auditório G2, as matrículas dos candidatos classificados no vestibular 2006 e que foram remanejados. Nesta manhã, efetuaram sua entrada na Universidade os calouros dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. E, assim como os primeiros aprovados, a alegria era grande por estar garantindo uma vaga na Unicap.

“Sei que o curso que escolhi é bom, com boa estrutura. Estou gostando”, contou uma das mais novas estudantes de publicidade Mariana dos Passos, contente por ter a oportunidade de entrar numa universidade. Partilhava da mesma alegria Edna dos Passos, mãe de Mariana, que ao acompanhar a matrícula de sua segunda filha se sentia realizada: “Sinto que meu papel está sendo feito, agora só depende dela”, comentou. Inclusive, a mãe deu muito apoio à filha estudar na UNICAP: “mesmo se ela passasse em uma instituição pública eu preferiria que ela estudasse aqui”, afirmou.

Quem também estava se matriculando em publicidade era Rafaela Amaral, 18 anos. Empolgada, contou que “tinha boas informações do curso, professores, estrutura”, de forma que a ansiedade para o início das aulas cresce cada vez mais. Porém, mais empolgada que Rafaela estava Patrícia Amaral, a mãe dela que acompanhava a nova aluna em sua matrícula. “Estudei aqui, me formei em direito em 86 e foram os melhores anos da minha vida. Ela passou em outras instituições, mas preferiu a UNICAP. Gostei, porque quero que minha filha passe os mesmos momentos bons que passei”, contou.

O auxiliar administrativo da Sessão de Admissão e Registro, Eduardo Barros, considerou o movimento tranqüilo. “As matrículas estão acontecendo normalmente. Ainda chegam alguns alunos com problemas na documentação, mas nada que não possa ser contornado”, explicou.

Grupos culturais integram alunos, ex-alunos e funcionários
Por Christiano Vasconcellos

Grupo WaveMotivar, integrar e socializar o alunos, ex-alunos e funcionários da Unicap. Esses são alguns dos objetivos dos quatro grupos culturais da universidade. A Coordenação Geral Comunitária (CGC) é responsável pelo MPB Unicap, o Wave, o Mandacaru e a Capoeira,todos coordenados pelo professor Armando da Costa Carvalho. Para participar de algum desses grupos, o candidato é submetido a um teste de aptidão.

O objetivo dos grupos não é ensinar, mas explorar e fazer com que evolua a aptidão natural do aluno. É com esta finalidade que funciona, há 24 anos, o MPB Unicap. Composto por 29 integrantes, o grupo faz duas temporadas de shows por ano no teatro da universidade, uma no mês de maio e outra em outubro. Durante todo o seu tempo de existência, o MPB Unicap já promoveu espetáculos baseados na obra de grandes nomes da música nacional. Entre os homenageados pode-se destacar Altemar Dutra, Roberto Carlos, Elis Regina, Cartola, Vinícius de Morais e Tom Jobim.

Os espetáculos do MPB Unicap já foram apresentados em cidades do interior pernambucano como Garanhuns e Escada. Freqüentemente o grupo é convidado a se apresentar na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, em festas beneficentes promovidas pelas paróquias locais. No entanto, as primeiras apresentações sempre acontecem no teatro da universidade. “As estréias acontecem obrigatoriamente na UNICAP. É uma idiossincrasia do coordenador”, brinca o professor Armando.

Com sete anos de existência, o Wave é um grupo de música instrumental formado por 13 músicos que também tocam no MPB Unicap. O tema das suas apresentações já variou de clássicos dos Beatles a repertórios compostos por chorinhos. Segundo o professor Armando, os shows do Wave também contam com números cantados, como forma de atrair uma maior quantidade de espectadores. “O objetivo é divulgar a música instrumental”, enfatiza.

Além dos grandes espetáculos, os grupos musicais da UNICAP também apresentam trechos de shows em aberturas de seminários e encontros, tanto na cidade como nacionalmente. Mas o aspecto social também está presente neles. A Atividade de Auxílio Fraterno leva os músicos da universidade a se apresentarem, em um número reduzido de componentes,para um público especial em hospitais, creches e asilos. “Sempre vinculam os grupos à UNICAP e à assistência social. É o que justifica a existência deles”, garante o professor Armando.

O Mandacaru, grupo de dança da UNICAP que existe há 15 anos, também se apresenta no teatro da universidade, em creches, asilos e em outros tipos de evento. Recentemente, o grupo (composto por 15 integrantes) apresentou suas coreografias na missa de Natal no auditório G2. O grupo de Capoeira, coordenado pelo mestre Corisco, também tem a mesma idade do Mandacaru. É composto por aproximadamente 30 integrantes e se destaca por trabalhar com portadores da síndrome de Down.

 

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap