Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


      

Recife, 3 de janeiro de 2006 – ano 5

Começam as matrículas dos novos alunos
Por Eduardo Travassos

Matrículas

Começaram hoje (3) as matrículas para os aprovados no vestibular 2006 da UNICAP. Efetuaram a inscrição nesta manhã os alunos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Letras (lic. em português), Letras (lic. em português e inglês) e Letras (lic. em português e espanhol). O clima de ansiedade era visível, tanto entre os pais quanto entre os alunos. “Sei que minha filha está entrando em um mundo dentro do mundo”, comentou Maria Zélia Lima, mãe da estudante Helena Lima, que estava se matriculando no curso de Ciências Contábeis.

E Helena, 18 anos, que pela primeira vez se matriculou numa universidade, sentiu que estava realizando um sonho: “Sempre quis entrar numa instituição de renome e prestígio como a UNICAP. Estou ansiosa pelo primeiro dia de aula”, contou a caloura. E sua mãe, que acompanhou atentamente todo o processo de matrícula, estava bastante orgulhosa por sua filha: “Tenho certeza que ela vai se dar muito bem neste curso. Já trabalhamos na área e o sonho dela sempre foi estudar aqui”, confessou.

Mas nem só no lado profissional pensam os novos estudantes da UNICAP. O agora aluno do curso de Letras Danilo Almeida espera “encontrar o verdadeiro eu” na universidade. “Sou apaixonado por literatura. Viver praticamente sete dias por semana em contato com este tema é um sonho. Estou orgulhoso de cumprir minha meta de chegar aqui”, afirmou. Ele espera ainda mesclar os conhecimentos que obterá neste curso com uma graduação em filosofia que pretende fazer e atuar na área de bioética. O que estes dois cursos podem ajudar nesta área? Ele responde: “A literatura nos ensina mais que as ciências, não é verdade?”, indagou.

A diretora de Admissão e Registro da UNICAP, Teresa Peretti, avaliou o processo de matrícula como bastante satisfatório: “Tentamos fazer uma triagem de todos os documentos necessários para que não haja problemas na hora da matrícula. Se alguém esquece alguma coisa nós orientamos para que não aconteça do aluno perder a matrícula. Estamos fazendo de tudo para evitar que os alunos precisem se matricular no dia dos retardatários”, frisou.

Novos alunos dizem porque escolheram a Unicap
Por Bárbara Travassos

À tarde, das 14h às 17h, foi a vez dos feras dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Engenharia Civil, Sistemas de Informação com ênfase em Telemática, e Terapia Ocupacional efetuarem as suas matrículas.

Kalyne Virgínia Sales, 22 anos, matriculou-se no curso de Psicologia. Ela estava morando há 3 anos na Bélgica e quando soube que a UNICAP tinha convênios com universidades no exterior, inclusive, na Bélgica, resolveu matricular-se aqui. Além disso, o fato do seu pai Virgílio Sales, 53 anos, ter se formado em Estatística, em 1979, na UNICAP contribuiu para que escolhesse a Católica para fazer o seu curso superior. “Existem muitas faculdades particulares, hoje, mas preferi a Universidade Católica, que tem tradição e é bem reconhecida”, afirma Virgílio Sales.

O fera do curso de Psicologia Flávio Oliveira, também, matriculou-se hoje na UNICAP. Ele afirmou que tem alguns amigos que já estudam aqui na Universidade e elogiam muito a estrutura e a qualidade dos cursos. Ele prestou vestibular para Psicologia na UFPE, mas garantiu que mesmo se passar na Federal, continuará a estudar na UNICAP para adiantar o curso, devido às greves da UFPE. Cleonice Oliveira, mãe de Flávio, disse que seu filho mais velho, Antônio Oliveira Junior, estuda há dois anos e meio na UFPE e já enfrentou três greves. “Este ano, Antônio prestará vestibular, também, na UNICAP. Aqui você sabe o ano em que entra na universidade e pode planejar quando terminará o curso”, afirma Cleonice.

Amanhã (4), será o dia de matrícula dos candidatos aprovados nos cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Filosofia, História e Fonoaudiologia. Pela manhã, das 8h às 12h, os aprovados na primeira entrada em Direito devem se dirigir ao auditório G1, enquanto os classificados na segunda entrada, dirigem-se ao G2. No horário das 14h às 17h, os aprovados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação devem comparecer ao auditório G1. Ainda à tarde, os candidatos classificados nos cursos de Filosofia, História e Fonoaudiologia deverão se dirigir ao G2.

No dia 5, quinta-feira, no horário das 8h às 12h, os candidatos aprovados nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo devem comparecer ao auditório G2 para efetuarem a matrículas. Ainda pela manhã, os aprovados em Ciências Biológicas, Fisioterapia, Serviço Social deverão se dirigir ao G2. Entre 14h e 17h, os classificados nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Licenciatura em Química devem encaminhar-se para o auditório G1 e aqueles aprovados em Licenciatura em Física, Física com ênfase em Física Médica, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Teologia devem comparecer ao G2.

No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada da carteira de identidade e certidão de nascimento, cópia autenticada do comprovante de estar em dia com o serviço militar (para maiores de dezoito anos do sexo masculino), cópia autenticada do título eleitoral e do comprovante do exercício eleitoral (para maiores de dezoito anos), original do histórico escolar (ensino médio) acompanhado do certificado de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente, uma foto 3x4, solicitação de matrícula assinada pelo candidato (ou pelos pais em caso de menores de idade), além da apresentação da ficha de compensação devidamente quitada, correspondente à primeira parcela da semestralidade.

Quem perder a data de sua matrícula poderá efetuá-la no dia 6 de janeiro, quando haverá o atendimento aos retardatários. No dia 7 será divulgada a primeira lista de remanejados. Outras informações podem ser obtidas no manual do vestibular ou pelo telefone 2119-4132.

Fundação oferece bolsas de pós-graduação na Espanha

A Fundação Carolina, criada pelo governo espanhol para promover relações culturais e a cooperação nas áreas educativa e científica entre a Espanha e o resto do mundo, especialmente entre os países da comunidade ibero-americana (Brasil incluído), mantém um programa permanente de bolsas de estudo naquele país europeu, voltado para especialização, pós-graduação, pesquisa e formação de professores.

As bolsas oferecidas pela Fundação Carolina se destinam preferencialmente a jovens graduados, profissionais e pesquisadores dos países que integram a Comunidade Ibero-Americana.

O período de solicitação das bolsas varia de acordo com o programa oferecido pela instituição. Nesta edição 2006-2007, há oportunidades em mais de 200 programas, sendo que serão oferecidas mais de 1.500 bolsas (1.055 para pós-graduação, 332 para doutorado ou pesquisas de curta duração e 125 para formação permanente). Mais informações pelo site www.fundacioncarolina.es

Inscrições para mestrados terminam no dia 6
Eduardo Travassos

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP está com inscrições abertas até 6 de janeiro para os mestrados em Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Engenharia Civil, Ciências da Religião e Desenvolvimento em Processos Ambientais, todos credenciados e aprovados pela Capes. Os interessados devem se inscrever até o 6 de janeiro, pelo site www.unicap.br/propesp e entregar os documentos na Secretaria da pós-graduação, na Rua Almeida Cunha, 245, sala 303, Boa Vista. As inscrições custam R$150,00.

O Mestrado em Psicologia Clínica, coordenado pela Profª Drª Edilene Queiroz, oferece 20 vagas e a opção de três linhas de pesquisa: Intervenções Clínicas na Abordagem Fenomenológica-Existencial; Psicopatologia Fundamental e Psicanálise; e Construção da Subjetividade na Família. A duração do mestrado é de no mínimo 18 meses e no máximo 24.

Já o mestrado em Ciências da Linguagem, coordenado pela profª Drª Marígia Aguiar, disponibiliza quatro linhas de pesquisa: Teoria e Análise Lingüística; Procedimentos e Implicações Psicossociais nos Distúrbios de Linguagem; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita e Linguagem, Educação e Organização Sócio-cultural. São 20 vagas para o curso, que tem duração de 24 meses.

Coordenado pelo Prof. Romilde Almeida, o Mestrado em Engenharia Civil mantém duas linhas de pesquisa: Materiais de Construção Civil; e Tecnologia das Construções. São oferecidas 18 vagas. Já o Mestrado em Ciências da Religião, que tem a coordenação do Prof. Dr. Sérgio Sezino, oferece as seguintes linhas de pesquisa: Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade e Tradição Judaico-Cristã, Cultura e sociedade. Também são 20 vagas com duração de 24 meses. O Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, coordenado pela Profª Drª Galba Takaki, tem como linhas de pesquisa a Modelagem, Controle e Otimização de Processos; e Tecnologia e Meio Ambiente. Estão sendo oferecidas 20 vagas. Mais informações pelo telefone 2119-4134 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.

Cursos do Univerão começam no dia 9

A UNICAP está com inscrições abertas para os 43 cursos de extensão que irá oferecer no período de 9 a 27 de janeiro. Os cursos do Univerão 2006 são dirigidos a pessoas interessadas em investir em capacitação e qualificação profissional.

Entre os cursos oferecidos estão Estatística ao alcance de todos; Imigração e Direitos Humanos – perspectivas e fronteiras; Psicologia e violência racial – experiências no contexto escolar; Básico de Autocad; Português na comunicação empresarial; Palanque eletrônico: a política na era da comunicação; Exercícios e análise filmíca – caminhos estéticos do cinema contemporâneo; Comunicação e voz para TV e rádio. As inscrições deverão ser feitas na sala 12, no térreo do bloco A, pela manhã, à tarde ou à noite. Mais informações pelo fone 2119.4242, no site www.unicap.br ou pelo e-mail univerao@unicap.br.

Confira a relação completa dos cursos oferecidos >>

Inscrições para os cursos de especialização vão até fevereiro
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para os 31 cursos de especialização, oferecidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, podem ser feitas até 03 de fevereiro. A seleção está programada para acontecer entre os dias 06 e 08 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 10 do mesmo mês. As matrículas acontecerão entre 13 de fevereiro e 07 de março. As aulas terão início no dia 20 de março.

Os cursos oferecidos são: Audiologia, Coordenação Pedagógica, Ciências Criminais, Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direitos Humanos, Dependência Químicas, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino de Matemática, Finanças Corporativas, Gestão Escolar, História Regional do Brasil: Nordeste, Intervenções em Psicologia Clínica, Jornalismo Cultural, Logística Estratégica, Literatura Brasileira e Ciências Humanas, Linguagem, Língua Portuguesa II, Psicologia nas Organizações, Relações Internacionais na Era da Globalização, Redes de Computadores, Serviço Social na Área de Saúde, Serviço Social na Área Jurídica e Especialização em Sexualidade Humana.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.unicap.br ou na Secretaria dos Cursos de Especialização, localizada na Rua Nunes Machado, 42, bloco J, sala 19, Boa Vista, ou pelos Correios, mediante a postagem da documentação até o dia 03 de fevereiro. Outras informações pelo fone 2119.4134.

 

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap