Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 22 de fevereiro de 2006 - ano 5

Unicap sedia encontro do Fórum de Direitos Humanos
Por Christiano Vasconcellos

direitos humanos

A UNICAP, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social promoveram, na manhã de hoje (22), o 1º Encontro do Ciclo de Palestras do Fórum de Direitos Humanos. O evento, ocorrido no auditório G2, teve as palestras da representante da Coordenadoria da Mulher do Recife, Dalvanice Nascimento, e da coordenadora do SOS Corpo, Betânia Ávila.

A abertura da série de palestras, que vai até novembro, contou com a presença do vice-prefeito Luciano Siqueira, da secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Carla Menezes, da conselheira municipal de direitos humanos, Marta Almeida, do representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Fernando Matos, da decana do CCS e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Miriam de Sá Pereira (representando o Reitor, Padre Pedro Rubens) e do professor Jayme Benvenuto.

Em sua apresentação, Dalvanice Nascimento lembrou que a Constituição Brasileira garante a igualdade a todos os indivíduos, no entanto, não é isso que a realidade mostra.”A gente precisa de políticas públicas para acabar com as desigualdades”, disse a palestrante. Ela ressaltou que a Prefeitura do Recife tem criado vários serviços que visam a atender a milhares de mulheres em situação de violência.

O alto índice de casos de mulheres assassinadas em Pernambuco também foi um fato lembrado pela palestrante. Ela afirmou que a Coordenadoria da Mulher do Recife abriga 49 mulheres que corriam risco de morte e que, por isso, conseguiram ficar fora da estatística negativa.

“Além das ações que reprimam a violência, é preciso diálogo que construa a paz”, afirmou a coordenadora do SOS Corpo, Betânia Ávila, iniciando sua palestra. Citando o livro Infância, do escritor Graciliano Ramos, a palestrante falou sobre o conceito de liberdade. “A liberdade tem que ser uma conquista”, afirmou.

Os direitos da mulher também foram abordados por Betânia Ávila. Ela explicou que a igualdade entre homens e mulheres ainda está longe de existir. Segundo a palestrante, as pessoas do sexo feminino que conseguem ocupar os cargos de chefia nas grandes corporações fazem parte da minoria do gênero.”As mulheres são a maioria dos trabalhadores nos lugares precários”, garante.

No entanto, as condições de luta por igualdade, do ponto de vista da palestrante, estão melhorando. “Até 20 anos atrás as mulheres eram assassinadas em nome da honra e do amor”, lembrou. Ela ainda se mostrou indignada com o descaso das autoridades competentes em relação à violência contra as mulheres. “Não se percebe um gesto de solidariedade com a dor dessas mulheres”, afirmou.

Ao final das duas palestras, houve um depoimento de uma familiar de mais uma vítima da violência contra a mulher. Ana Paula Diniz, prima de Carolina Diniz, estuprada e assassinada no reveillon de 2001, falou das dificuldades da família da vítima em conseguir fazer justiça. Os três acusados do crime ainda não foram condenados e um deles ainda se encontra foragido da Justiça. Em seguida, o evento contou com um debate com a participação da platéia.

Alunos aprovam abertura dos jardins do bloco G
Por Eduardo Travassos

piquinique O jardim interno da UNICAP foi aberto recentemente para que os alunos aproveitem os momentos de descanso e intervalo. Foram instalados bancos onde, agora, os estudantes podem conversar à vontade aproveitando o ambiente cheio de verde, contrastando com o cenário cinzento predominante do centro da cidade. Com entrada no hall do bloco G, o novo espaço da Universidade está sendo muito bem recebido.

“Nós adoramos! O novo Reitor para presidente!”, brincou a estudante do 3º período de Direito, Rayana Carvalho, sobre o fato do Pe. Pedro Rubens ter autorizado a abertura do jardim. Ela e seus colegas de turma estavam fazendo um piquenique no espaço, com frutas, brigadeiro e outras guloseimas. “É a primeira vez que estamos fazendo isto aqui. Pretendemos repetir o encontro ao menos uma vez por semana”, contou a estudante.

Já a caloura do curso de Direito Natália Laís estava aproveitando o ambiente para estudar, após o fim de sua carga horária de hoje (22). “O ambiente é ótimo, arejado. Depois de horas de aula numa sala fechada é bom entrar em contato com um ambiente natural”, contou, enquanto esperava a mãe para ir para casa.

As alunas Elizabete Tavares e Mariana Lefki também aprovaram o ambiente: “É muito bonito, estamos achando bom. É a primeira vez que viemos aqui, pretendemos voltar”, disse Elizabete.

Ex-aluna da Unicap apresenta programa de videoclipe no Canal 14
Por Bárbara Travassos

Marcela WanderleyA ex-aluna do curso de Jornalismo da UNICAP Marcela Wanderley, 24 anos, está fazendo sucesso apresentando o programa Salada Mix, transmitido pela Estação TV, Canal 14. Ela formou-se na Universidade em 2004 e, logo, conseguiu alavancar a audiência da emissora com a exibição de videoclipes de vários gêneros musicais.

O Salada Mix tem a participação do público através de telefonemas e de flashs das ruas, onde é possível fazer pedidos para a exibição de clipes. Bandas de rock, axé, pagode e forró, inclusive as regionais, ganham espaço no programa da Estação TV. A transmissão é ao vivo e tem a duração de uma hora, das 11h ao meio-dia. O Salada Mix é recordista de telefonemas da emissora, recebendo mais de mil ligações ao dia, onde os telespectadores dão sugestões, pedem clipes, participam do programa e tecem elogios. Até pela comunidade do site de relacionamento da internet, Orkut, “Salada Mix” os pedidos dos fãs são atendidos.

Marcela Wanderley já tinha passado pela TV Nova, Canal 22, onde foi repórter, apresentadora de telejornal e, também, apresentadora de um outro programa de videoclipes. Depois, foi chamada para apresentar um programa de entretenimento que estava com o projeto “na gaveta”, o Salada Mix, da Estação TV. “Topei o desafio de colocar o projeto na prática e, hoje, percebo que me encontrei na profissão”, afirmou Marcela.

Professor da Unicap participa de banca na Paraíba
Por Bárbara Travassos

O professor do Departamento de Química e Meio Ambiente João Manzi participou, hoje de manhã (22), de uma Banca Examinadora de Mestrado, a convite do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande – PB. O tema do trabalho avaliado fala sobre Controle de Processo, onde o objeto em estudo é uma substância perigosa e contaminadora presente na fabricação de cloro eletrolítico.

Semana da Mulher destaca trabalhos sociais
Por Bárbara Travassos

A Divisão de Ação Pastoral (DAP) promoverá de 6 a 10 de março a Semana da Mulher na UNICAP com o tema: Mulher, talento, mudança, inclusão social – “Levanta-te e vem para o meio”. O evento será realizado em parceria com a Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Proespe), a Biblioteca Central, Núcleo de Licenciatura em Arte, Literatura e Lingüística Aplicada e com os departamentos de Teologia, História e Letras.

Durante o evento, serão apresentados trabalhos cuja temática abordará questões sobre a mulher e que foram selecionados pelas professoras Maria da Graça, Maria Cristina Amazonas, Elizabeth Siqueira, Janice Albuquerque e a bibliotecária Ana Beatriz. A equipe homenageará, no dia 8 de março, a violonista Clarice Amazonas que desenvolve atividades sociais em favelas, com menores carentes, repassando conhecimentos musicais.

Unicap prepara abertura da Campanha da Fraternidade 2006
Por Priscila Assis

A Divisão de Ação Pastoral da UNICAP convida todos para a Abertura da Campanha da Fraternidade 2006 na instituição, que este ano tem como tema Fraternidade e Pessoas com Deficiência (Levanta-te, vem para o meio). A Celebração Eucarística será realizada pelo Reitor, Pe. Pedro Rubens, na quinta-feira (2), às 18h, na Capela da universidade.

A Campanha da Fraternidade 2006 tem início na Quarta-feira de Cinzas (1º) e termina no Domingo de Ramos. Ainda dentro das comemorações, a Pastoral realiza no próximo dia 12 de abril, às 18h, o Dia do Perdão na UNICAP. A Celebração Penitencial será realizada na Capela, em preparação para a Páscoa. De acordo com a organização, há possibilidade de confissão individual.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap