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Recife, 14 de fevereiro de 2006 - ano 5

Publicidade, um curso em sintonia com o mercado de trabalho
Por Christiano Vasconcellos

Publicidade

Dos quatro cursos vinculados ao Departamento de Comunicação Social (DCS) da UNICAP, o de Publicidade e Propaganda é o que foi criado mais recentemente. A primeira turma de publicitários se formou no começo deste ano. Eles tiveram à disposição um corpo docente composto por quatro professores doutores, 13 mestres e seis com especialização. Além disso, puderam contar com uma estrutura acadêmica composta de três laboratórios e uma Agência Experimental.

Para o coordenador do curso, professor Rodrigo Duguay, o fato de estar vinculado a um setor com a tradição e a estrutura do DCS é uma grande vantagem. “A gente herda um pouco dessa carga de excelência do departamento”, garante. Segundo Duguay, os alunos são levados a ter uma formação equilibrada entre a teoria e a prática.

Um dos fatores que colaboram com este equilíbrio é o fato de os professores das disciplinas técnicas terem, além da formação acadêmica, um histórico profissional no mercado de trabalho. “Não são profissionais puramente teóricos nem puramente práticos”, declara Duguay. Ele mesmo já atuou durante dez anos como diretor de planejamento da agência Creatto. Outro exemplo é a recém-contratada professora Janaína Calazans. Ela, que tem mestrado, trabalha como redatora da Farachi Comunicação.

Atualmente, a parte de relacionamento com os meios de comunicação é a área mais promissora do meio publicitário. Esta função é exercida pelo mídia, profissional capacitado a fazer o planejamento estratégico de uma campanha. De acordo com o professor Rodrigo, os alunos focam muito na criação e acabam não dando tanta atenção aos outros setores existentes nas agências. No entanto, o curso de Publicidade da UNICAP procura formar profissionais qualificados a atuar nos mais diversos departamentos da profissão. “O curso já está contemplando a complexidade existente nas agências”, declara Duguay.

E para auxiliar em sua formação, o curso de Publicidade e Propaganda conta com o estúdio laboratório de produção de filmes publicitários. Ele está equipado com uma ilha de edição principal (na qual são finalizados os trabalhos) e três menores que podem ser manuseadas pelos próprios estudantes. “Posso assegurar que em nenhuma faculdade de Pernambuco os alunos têm esse acesso”, diz Duguay.

Além disso, o curso possui um laboratório de produção gráfica equipado com computadores Macintosh (equipamento mais utilizado nas agências) e um laboratório de fotografia com estúdio fotográfico no qual são feitos, entre outros trabalhos, revelação e tratamento de imagem.

A Aê, Agência Experimental de Publicidade, é outro meio de o aluno ter contato com o mercado de trabalho. Lá, o estudante pode conhecer os vários setores de uma agência real. “A Aê simula a realidade e ainda tem um lado social, pois atende algumas Ong’s”, garante Duguay. Vários trabalhos produzidos pelo setor já foram premiados em eventos com o Enecom. “É a UNICAP, com um curso tão recente, competindo nacionalmente”, completa.

Hall do bloco A ganha novos bancos
Por Bárbara Travassos

Bancos NovosHoje à tarde, o hall do bloco A da UNICAP ganhou um novo visual. Novos bancos de madeira foram instalados no lugar dos antigos de cimento. A idéia partiu do Reitor, Padre Pedro Rubens, que pensou no conforto dos alunos na hora dos intervalos das aulas, quando muitos se reúnem para conversar ou fazer um lanche.

A mudança agradou a todos que freqüentam ou, até mesmo, passam pelo local. “Agora transitar por aqui está bem melhor. A disposição dos novos bancos deixa o ambiente mais espaçoso, além de ter um visual mais moderno”, comentou a estudante do 3º período de Psicologia Eladjane Rocha.

Mas não é só por facilitar a passagem dos alunos que a “pracinha” ganhou elogios. O professor do Departamento de Biologia Aluízio Bezerra lembrou de outro detalhe da disposição dos bancos que beneficia seus usuários. “Antes, se chovesse, quem estava sentado ficava molhado. A localização dos bancos atual possibilita que os alunos possam continuar a conversar, sem mudar de lugar para não ‘pegarem’ chuva”, ressaltou o professor.

Os banquinhos também ganharam a simpatia dos namorados. O casal de alunos do curso de Ciência da Computação Danilo Costa (9º período) e Mariana Brandão (7º período), também aprovaram a mudança. “São mais confortáveis e aconchegantes”, falou Mariana. Para Danilo, o conforto dos bancos atinge a um número maior de pessoas. “Com essa nova disposição deles, além de ter mais passagem livre, mais gente pode usufruir da praça para conversar, fazer novas amizades. Agora, como os bancos estão mais próximos uns dos outros, grupos de amigos ficam mais à vontade para bater papo”, disse o estudante.

2º Publishop acontece no dia 16 de fevereiro
Por Christiano Vasconcellos

O curso de Publicidade e Propaganda da UNICAP promoverá, no dia 16 de fevereiro, o 2º Publishop. O evento, que terá a palestra da presidente do Grupo de Mídia e sócia da Talk Comunicação, Karla Meira, acontecerá, no auditório G2, das 9h às 11h.

Unicap participa do Programa Benchmarking Industrial
Por Bárbara Travassos

O professor do Departamento de Economia e Administração da UNICAP José Raposo participou, entre os dias 6 e 8 deste mês, da capacitação na área de Benchmarking Industrial, em Florianópolis. A seleção dos nomes para o treinamento, oferecido a consultores e professores de todo o Brasil, foi realizada por entidades empresariais, sendo em Pernambuco representada pelo Instituto Euvaldo Lodi, IEL-PE. José Raposo (UNICAP) e Wilson Sotero (UPE) foram os indicados no Estado.

O Benchmarking Industrial é uma ferramenta pela qual as empresas de médio e grande portes podem comparar seus desempenhos com performances das líderes mundiais num mesmo segmento. As práticas que envolvem custo, qualidade, flexibilidade e atendimento ao cliente são melhoradas, através de uma metodologia que permite comparações sistemáticas com outras empresas.

O IEL-SC, em 1996, estabeleceu uma cooperação internacional com o Internacional Institute for Management Development (IMD) para a transferência do método e do banco de dados do Made in Europe. Um dos objetivos do programa é instituir no Brasil um próprio banco de dados com a compilação das informações as maiores empresas e organizações nacionais.

Um parceiro importante do Programa Benchmarking do Brasil é a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que vem trabalhando junto a universidades, centros de pesquisas e núcleos regionais do IEL, medindo o nível do desempenho de empresas, incluindo as receptoras do financiamento Finep. A UNICAP, ao participar do Programa, irá se beneficiar com uma estrutura de conhecimentos, de pesquisas e de construção de um network , rede de trabalho, junto ao meio empresarial e outras instituições de ensino e pesquisa. A idéia da UNICAP é credenciar facilitadores para a aplicação do benchmarking de todo o País.

Facepe concede mais 20 bolsas para pesquisadores
Por Eduardo Travassos

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) anunciou o aumento de quotas de Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) – Facepe/CNPq. Mais 20 pesquisadores doutores serão contemplados, totalizando agora 50 bolsas concedidas no âmbito do acordo entre as instituições.

Os pesquisadores selecionados receberão, mensalmente, durante três anos, bolsas com valores que variam entre R$2.800 e R$5.200, de acordo com a experiência de cada um. O objetivo da ampliação é estimular a experiência científica, tecnológica ou inovadora, em instituições de reconhecida competência profissional em instituições de pesquisa, empresas e microempresas públicas e privadas que atuem na investigação científica. Mais informações pelo site www.agil.facepe.br/modalidades/dcr.php.

Professor de Direito lança livro sobre idosos
Sophia Marvão

O professor do Departamento de Ciências Jurídicas José Maria lançará o livro Encontros de Vida, amanhã (15), na livraria Cultura, às 19h. O livro fala sobre o envelhecer e o tratamento que a sociedade dá aos idosos. O livro foi escrito em parceria com a ex-professora do Departamento de Psicologia da UNICAP Rute Bacelar, o geriatra João Campos, a psicóloga Araci Neusa de Castilho e a fonoaudióloga Teresinha Ponce de Leon.

Unicap oferece vagas para especialização em Patrimônio Cultural
Por Mhatteus Sampaio

A UNICAP está disponibilizando vagas para os interessados na especialização em Patrimônio Cultural no Nordeste. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de fevereiro e as aulas deverão ter início no dia 20 de março. Dentre os temas que serão abordados no curso estão Patrimônio Cultural, Memória e Identidade, História da Cultura e Patrimônio Religioso no Nordeste e Turismo Cultural. O objetivo da UNICAP em realizar esta especialização é qualificar profissionais das áreas de História, Turismo, Administração, Gestão Pública, Arquitetura e áreas afins.

De acordo com a professora do Departamento de História Emanoela Ribeiro, quando se fala em patrimônio histórico e cultural é necessário levar em conta dois aspectos: o primeiro fica por conta da preservação. “Esse primeiro aspecto leva em consideração os patrimônios materiais e os imateriais. Pode ser tudo o que se refira a uma cultura, como por exemplo, um banco de uma praça, o acarajé da Bahia, traços arquitetônicos, peças de decoração, os santos de uma igreja, um terreiro de candomblé. O que se leva em conta são os fatores culturais, traços que fazem parte do dia-a-dia de uma população e que os tornam especiais para serem tombados”, revela a professora.

O segundo aspecto a que a professora Emanoela se refere é o econômico. “Um patrimônio cultural pode fazer parte da vida de uma sociedade sem que ela tenha acesso. Por exemplo, casas que são aproveitadas como áreas de lazer para edifícios de luxo. Existe sim o aspecto da preservação, mas se uma construtora levanta um prédio e no seu terreno está o imóvel antigo, necessariamente ele fará parte do imóvel como um todo, e logicamente, nem todas as pessoas terão acesso a ele”.

Os bens que fazem parte do patrimônio cultural podem ser tombados ou não, como explica a professora.”Se existe no seu bairro uma casa que faça parte da história do lugar, os moradores podem pedir o seu tombamento, independentemente se ela foi usada como residência de alguma celebridade ou figura política da época em que foi construída. O importante é que as pessoas tenham sensibilidade suficiente para incorporar essas áreas ao seu dia-a-dia e mantê-las vivas. Além disso, é necessário conhecimento específico para que precauções possam ser tomadas quanto à preservação desses bens. E por causa disso, a UNICAP está ofecerendo a especialisação em Patrimônio Cultural no Nordeste, como uma forma de conscientização para o que temos em nossa volta e para que as pessoas possam ajudar a reconstruí-las”, finaliza a professora Emanoela Ribeiro.

Os interessados em participar da especialização em Patrimônio Cultural no Nordeste, devem se dirigir à Secretaria de Pós-graduação da UNICAP, que fica na Rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19. Telefone 2119-4134. Outra opção é fazer a inscrição pelo site da UNICAP www.unicap.br ou pelos Correios, mediante postagem da documentação até o dia 23 de fevereiro. O curso será ministrado em 14 meses, com parcelas fixas de R$ 260 e a carga horária é de 390 horas, com aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

 

 

 

 
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