Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 10 de fevereiro de 2006 - ano 5

Patusquinho pára a rua do lazer
Por Jorge de Assis

Patusquinho

Por meia hora, quem passou pela rua do lazer no início da noite de ontem se surpreendeu com o som do Patusquinho, um grupo de samba formado por crianças e adolescentes da Ilha do Maruim, em Olinda. Os pequenos músicos fazem parte de um projeto social do já conhecido grupo Patusco, que nesta época promove ensaios pré-carnavalescos.

Quem escutava de longe não imaginava que crianças com oito anos tocavam os instrumentos. “É excelente. Parei porque foi contagiante. E são meninos!”,afirma, impressionada, a estudante de Jornalismo Maia Michele.

O Patusquinho foi criado há 16 anos para praticar música com os filhos dos integrantes do Patusco. Hoje ele é o início de um projeto social já submetido à prefeitura de Olinda e com boas chances de aprovação. Na UNICAP, o grupo esteve sob o comando do professor Wagner Mendes Santos. “Trabalhamos com as crianças e jovens da Ilha do Maruim até os 18 anos”, afirmou.

Primeira colocada em Mestrado vai pesquisar as igrejas de Goiana
Por Eduardo Travassos

“Sempre fui uma boa aluna, mas nunca tinha tirado primeiro lugar em nenhuma seleção. Foi uma surpresa para mim”, contou, sorrindo, a primeira colocada na seleção para o mestrado em Ciências da Religião Maria de Jesus Santana Silva. Formada em história e professora do Instituto Maria Auxiliadora e da Faculdade de Formação de Professores de Goiana , ela escolheu este curso e este tema justamente pela rica história política e religiosa da cidade onde trabalha: “Na época do Brasil-Colônia, Goiana foi tão importante quanto Recife e Olinda”, explicou.

Um dos pontos a serem abordados em sua pesquisa será as Irmandades Leigas, tipos de organizações que vieram de Portugal com os colonizadores e promoviam, durante o século XVIII, a manutenção e a construção de igrejas, além da evangelização e do assistencialismo: “Eram grupos, na grande maioria dos casos, formados por homens brancos e com recursos. Havia, inclusive, testes para comprovar a ‘pureza’ do sangue dos candidatos. Eles mantinham as festas de padroeiras, os padres, ou seja, toda a organização eclesiástica. Uma Irmandade disputava com outra a que iria trazer mais enfeites ou iria realizar a maior festa”, explicou.

“E, olhar estas irmandades era, naquela época, olhar a organização social”. Este também foi um dos motivos do interesse da pesquisadora. “Quem não fazia parte de uma Irmandade era segregado da sociedade. Quem não era integrante não podia ser sepultado em igrejas, exclusivas para participantes. Como todos os enterros eram feitos nos templos, os não participantes simplesmente não eram sepultados”, explica Maria de Jesus. Igrejas, aliás, muitas vezes construídas com recursos próprios: “A que hoje é o Museu de Arte Sacra, de Nª Senhora do Rosário dos Homens Pretos, é uma delas”.

Sobre o direcionamento de sua tese e a escolha do mestrado em Ciências da Religião, ela comenta: “Não me sinto fugindo do tema dos meus estudos de história, principalmente porque em história a multidiciplinaridade é um dos pontos fortes. Aliás, é a riqueza deste projeto”.

Alunos do CTCH recebem boas vindas
Por Christiano Vasconcellos

Os novos alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Arquitetura e Urbanismo receberam as boas-vindas oficiais, na manhã de hoje (10), no auditório G2 da UNICAP. Participaram do evento a Pró-reitora Comunitária e Coordenadora Geral do 1º Ciclo, professora Fátima Breckenfeld, a decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e Chefe do Departamento de Psicologia, professora Lúcia Galindo, as coordenadoras dos cursos de Arquitetura e Urbanismo Andréa Dornelas e do curso de fonoaudiologia, Maria Luiza Lopes.

Além delas, receberam os calouros, o chefe do Departamento de Biologia Aranildo Rodrigues, o coordenador do curso de Terapia Ocupacional Nilton Oliveira e o funcionário da Pastoral e aluno do 5º período de Arquitetura e Urbanismo, Alex Azevedo. A professora Lúcia Galindo foi a primeira a falar e mostrou alguns benefícios que os alunos irão encontrar. Entre eles, pode-se destacar as clínicas de Fonoaudiologia, Psicologia e a de Fisioterapia, que está em fase de acabamento.

O professor Nilton disse que a principal função de um terapeuta ocupacional é “criar uma ferramenta que propicie um caminho para que as pessoas tenham qualidade de vida”. Ele lembrou dos três laboratórios que os futuros terapeutas passam a ter à disposição e da clínica de Fisioterapia que será inaugurada ainda este semestre. A professora Andréa mostrou que o curso de Arquitetura teve o mais alto conceito na última avaliação do Ministério da Educação (MEC). “É um curso novo, mas com muito gás”, garante.

A professora Maria Luiza lembrou que a clínica de Fonoaudiologia é uma “referência na região Norte e Nordeste”. E explicou qual a sua principal função. “É uma clínica para servir à comunidade e à formação do aluno”, disse. O professor Aranildo foi breve em suas palavras e convidou os alunos a conhecerem os laboratórios.

O aluno de Publicidade Alex Azevedo convidou os estudantes a conhecerem a Pastoral da UNICAP. Ele aconselhou aos calouros a procurarem se diferenciar durante a formação acadêmica. “Busquem, dentro da Universidade, o diferencial”, disse. A professora Francisca disse que costuma participar de todos os eventos que envolvem o MPB Unicap, o Wave e as demais festas ocorridas no campus. E concluiu aconselhando: “trabalhe, ame e estude que com certeza você terá uma boa formação”.

Novatos do CCS recebem boas vindas
Por Jorge de Assis

Na noite da quinta-feira, foi a vez dos alunos do Centro de Ciências Sociais (CCS) receberem as boas vindas da UNICAP. Estudantes dos cursos de Economia, Ciências Contábeis, Administração, Serviço Social, Jornalismo e Relações Públicas estiveram presentes no auditório G2 para conhecer mais sobre a Universidade e sobre o curso no qual estarão inseridos nos próximos anos.

Para falar aos presentes, o convidado da noite foi o ex-aluno da instituição, o hoje funcionário da Assessoria Jurídica da UNICAP, Luciano Pinheiro. Em breve discurso, ele lembrou aos alunos que o sentimento de festa que todos sentem no início do curso é algo que eles devem valorizar. “É um sonho que se realiza. Se o desânimo ameaçar bater, não deixem a bola cair”, aconselhou.

O Reitor da Universidade, Parde Pedro Rubens também esteve presente. Mais uma vez ele passou uma mensagem de reflexão aos alunos ao lembrá-los que o Brasil é um país de contradições. A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Maria Cleidejane Esperidião completou lembrando que cabe aos universitários o desafio de tentar mudar essa realidade. “Vocês têm um papel estratégico na ajuda para mudar as contradições da nossa região”, afirmou.

Vários líderes dos centros acadêmicos (C.A) dos cursos ainda falaram antes do encerramento da acolhida. Concluindo os trabalhos da noite, a professora Fátima Breckenfeld convidou os presentes a prestigiarem o show dos grupos musicais da UNICAP.

Em um palco montado no gramado do Bloco G, os grupos MPB (Música Popular), Wave (música instrumental) e Mandacaru (Dança), se apresentaram em revezamento. O público acompanhou e aprovou. “Achei ótima essa iniciativa da acolhida. Faz a gente se sentir mais bem-vindo e provoca um entrosamento muito bom”, elogiou o calouro de Economia, Francisco de Lima.

DA de Administração promove trote cidadão
Por Jorge de Assis

O Diretório Acadêmico de Administração da UNICAP, com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), está promovendo o chamado trote cidadão neste sábado, na praia de Boa Viagem. A proposta é construir a cidadania através da conscientização ambiental, distribuindo sacolas plásticas, panfletos e preservativos. “De trote, a ação só tem o nome. Não vai haver nenhuma pintura nem coisa do tipo. Queremos ajudar a formar cidadãos”, afirma o presidente do DCE, o aluno de Psicologia, Magno Augusto.

O trote cidadão é um projeto da Federação Nacional dos Estudantes de Administração. Na manhã do sábado, um ônibus levará até 50 alunos da UNICAP de graça para a praia. O veículo sairá às 8h da frente da sede do DCE. Os alunos também ganharão camisa, além de poderem tomar café da manhã no local antes da viagem à praia.

Calourada – Um outro evento que será promovido pelo DCE da UNICAP é a já conhecida calourada alternativa. O evento irá acontecer de graça em frente à sede do Diretório Central com bebidas a preço de custo. “Além do clima de carnaval, este ano vamos contar com uma surpresa. Garantimos que todos irão gostar muito”, avisa o presidente do DCE.

Cogesp: Há 28 anos educando através do esporte
Por Bárbara Travassos

A Coordenação Geral de Esportes (Cogesp) da UNICAP existe desde 1978, educando através da prática desportiva. Durante todo este tempo, foram conquistados vários títulos de campeonatos estaduais e nacionais com as equipes de futebol de salão, vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa e atletismo. Alunos da Universidade, matriculados e que freqüentam, regularmente as aulas, compõem os times que disputam os campeonatos universitários. Existe uma outra associação desportiva que engloba atletas que são ex-alunos da Universidade e de outras instituições de ensino, mas ela é formada por 70% de alunos da UNICAP.

Só no ano passado, os atletas de tênis de mesa venceram a Copa Brasil – Copa de Clubes, sendo o time Campeão Nordeste 2005, com a equipe veterana masculina. Na Jubs – Olimpíadas Universitárias, realizada no Recife também no ano passado, a UNICAP conquistou a terceira colocação no judô – masculino. A equipe de handebol – adulta feminina – foi vice-campeã na Liga Nordeste de Handebol.

Para os atletas que possuem uma boa qualificação técnica são distribuídas bolsas de incentivo à prática esportiva que variam de 10% a 100% de desconto nas mensalidades. Cerca de 130 alunos têm essa bonificação, mas o coordenador da Cogesp, Fernando Lapa, ressalta que as bolsas não são concedidas de acordo com o nível de renda de cada um. “As bolsas não são de assistência social. Gostaríamos muito de unir o útil ao agradável. A divisão dos descontos que são concedidos é feita de acordo com a qualidade do desempenho dos atletas”, explicou Lapa.

Roupa de chita é um dos destaques da feira de artesanato
Sophia Marvão

A peça de chita é um dos destaques da feira de artesanato promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNICAP. No stand, que ficou localizado no térreo do bloco G, artesãos venderam bolsas, camisas masculinas, saias e colares. O material foi produzido pela artesã Rinalda Santana (49). Ela passou a produzir as peças de chita a partir da 3ª edição do projeto da prefeitura de Olinda, Arte em toda parte. Ela veio para a UNICAP a convite do DCE. As peças de Rinalda podem ser encontradas no Alto da Sé em Olinda.

Inscrições abertas para crisma 2006
Sophia Marvão

O aluno UNICAP que tem interesse em fazer crisma precisa ficar atento. As inscrições já começaram e vão até o fim do mês. O universitário poderá escolher o horário de acordo com a sua disponibilidade. Uma ficha deverá ser preenchida e entregue na secretaria da Divisão de Ação Pastoral, bloco A, sala 14. Os encontros terão início no dia 06.03.06 e terminarão no final de novembro.

As reuniões vão ter uma hora de duração e serão semanais.Além dos assessores, a equipe é formada pelos professores Gilmar Araújo, Renato Arruda e Evandro Ribeiro, Pe Mota e Pe Ednaldo, Ir. Amara Silva e Ir. Rosário Cláudio.Confira os horários: 9h30 ás 10h30, 11h ás 12, 17h ás 18h, 19h ás 20h, sempre de segunda a sexta. Mais informações: 2119.4238 ou por e-mail: pastoral@unicap.br

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap