Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 9 de fevereiro de 2006 - ano 5

Professor Sérgio Paiva é aprovado em 1º lugar no mestrado
Por Eduardo Travassos

Professor Sérgio Paiva

Investigar certos tipos de reações que podem comprometer a vida útil do concreto endurecido. Esta é a base da dissertação que o professor da UNICAP Sérgio Paiva apresentará ao final do Mestrado em Engenharia Civil, no qual acabou de ser selecionado em primeiro lugar. Engenheiro químico, o professor espera aprofundar-se na área de materiais, pesquisando as reações classificadas como álcali-agregadas, possíveis responsáveis por problemas estruturais em diversos prédios em nosso estado. O objetivo é alcançar formulações que evitem este risco.

“Preferi fazer mestrado em civil porque este ramo tem muito a ver com a química, principalmente com a área de materiais, escolhida por mim”, revelou. Sob a futura orientação do professor Valdemir Alexandre, ele espera conseguir resultados de interesse da sociedade: “Estas reações podem ter sido as responsáveis pelo desabamento do edifício Areia Branca, em Piedade”, explicou o professor, que espera identificar e diagnosticar, em suas pesquisas, lugares propícios a este tipo de problema: “Estas reações geralmente acontecem nas fundações dos prédios, onde não temos acesso. Então temos que nos antecipar e tentar dar uma solução a isso antes que algo de maior aconteça”, explicou o mestrando.

Além dos casos recorrentes em Pernambuco, há outro motivo que leva o professor a estudar estes fenômenos: o fato de boa parte deste tipo de estudos e a maioria dos testes, para saber o que está acontecendo com o concreto, só serem realizados em São Paulo ou em outras regiões. “Tentaremos implementar aqui na Universidade estas pesquisas, para fazermos nós mesmos estas avaliações. Se conseguirmos, seremos pioneiros no Nordeste”, afirmou.

Para escolher o tema, o professor explicou que levou em consideração “além dos problemas que estamos vivendo nesta área em nosso estado, o intercâmbio, principalmente na área de materiais, entre os departamentos de química e engenharia na UNICAP foi muito importante”. Sobre a seleção em que foi classificado em primeiro lugar, o professor Sérgio, formado na Universidade e professor da casa há 20 anos, conta que ficou surpreso: “Eu não esperava ser o primeiro, pois sou engenheiro químico. Talvez este resultado se deva ao fato de eu ministrar química aplicada a turmas de civil e de dar apoio a trabalhos ligados a materiais”.

Museu de Arqueologia está aberto a visitações
Por Bárbara Travassos

O Laboratório e Museu de Arqueologia da UNICAP está com portas abertas para visitação de alunos, professores, funcionários e prestadores de serviço, bem como aos estudantes do ensino fundamental e médio e público em geral. Nos seus 22 anos de existência, o Laboratório tem trabalhado na formação de recursos humanos para a pesquisa científica e a extensão universitária, em parceria com os cursos de Biologia, História, Turismo e Direito.

O Laboratório, junto a outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, desenvolve pesquisas nas áreas da arqueologia, pré-história, história, bioarqueologia, antropologia cultural, turismo, paleoambiente e turismo científico e cultural. Além disso, alunos da Universidade podem estagiar voluntariamente e concorrer a bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Professores, pesquisadores e estudantes que necessitam de informações para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e investigáveis visitam freqüentemente o Laboratório, mantendo um intercâmbio constante com entidades científicas. Este setor da Universidade fica situado no 4º andar do Bloco G, sala 401.

O Museu de Arqueologia, implantado há 19 anos, atua na extensão universitária, divulgando parte dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Arqueologia. Através de uma exposição permanente “Um Cemitério Indígena de 2.000 Anos”, os trabalhos divulgados funcionam como uma ferramenta pedagógica no ensino da pré-história do Nordeste brasileiro, sendo as visitações guiadas e gratuitas. Os interessados em agendar uma visita devem ligar para o telefone 2119-4192. Outras informações podem ser obtidas no site www.unicap.br/arqueologia .

DCE tira carteira de estudante até o dia 17
Por Christiano Vasconcellos

Os alunos interessados em solicitar a Carteira de Estudante 2006 têm até dia 17 de fevereiro para fazer a solicitação no hall do bloco G. O aluno deve apresentar cópias do comprovante de matrícula, carteira de identidade e CPF, além de uma foto 3x4. A taxa a ser paga é de R$ 10,00 para sair com o documento pronto, ou R$9,00 para quem se dispuser a esperar por 15 dias. Após o dia 17, os interessados devem tirar a Carteira de Estudante na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNICAP, que fica bem próximo a universidade, na Rua Eduardo de Carvalho, 89 Santo Amaro.

DCE promove feira de artesanato
Por Christiano Vasconcellos

Começou hoje (09) e vai até amanhã (10) a Feira de Artesanato promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNICAP. Estão à venda trabalhos de artesãos da Escola Livre de Desenvolvimento Solidário de Olinda. Quem passar pelo térreo do bloco G pode adquirir bijuterias, bolsas, brinquedos e objetos decorativos, entre outras peças. A iniciativa faz parte do trote cidadão promovido pelo DCE.

DA de Administração promove trote cidadão
Por Jorge de Assis

O Diretório Acadêmico de Administração da UNICAP, com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), está promovendo o chamado trote cidadão neste sábado (11), na praia de Boa Viagem. A proposta é construir a cidadania através da conscientização ambiental, distribuindo sacolas plásticas, panfletos sobre doenças sexualmente transmissíveis e preservativos. “De trote, a ação só tem o nome. Não vai haver nenhuma pintura nem coisa do tipo. Queremos ajudar a formar cidadãos”, afirma o presidente do DCE, o aluno de Psicologia, Magno Augusto.

O trote cidadão é um projeto da Federação Nacional dos Estudantes de Administração. Na manhã do sábado, um ônibus irá levar até 50 alunos da UNICAP de graça para a praia. O veículo sairá às 8h da frente da sede do DCE. Os alunos também ganharão camisa, além de café da manhã.

Um outro evento que será promovido pelo DCE da UNICAP é a já conhecida calourada alternativa. O evento irá acontecer de graça em frente à sede do Diretório Central dos Estudantes com bebidas a preço de custo. “Além do clima de carnaval, este ano vamos contar com uma surpresa. Garantimos que todos irão gostar muito”, avisa o presidente do DCE.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap