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Recife, 2 de fevereiro de 2006 - ano 5

Começa a Semana de Estudos Docentes
Por Eduardo Travassos

Semana docente

Teve início ontem (1º), no auditório G2, a XVI Semana de Estudos Docentes da Universidade Católica de Pernambuco, com o intuito de discutir, nesta edição, a Avaliação Institucional da UNICAP: Resultados e Perspectivas. Sob o olhar atento de professores, coordenadores e funcionários, foram realizados o momento oracional, a apresentação da programação, a saudação de abertura, realizada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e a conferência inaugural “Uma trajetória de fortalecimento da Avaliação Institucional da UNICAP”, ministrada pelo ex-Reitor Pe. Theodoro Peters.

O Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos, fez um breve resumo da programação, explicando-a. Ladeado pelos professores Lúcia Galindo, Maria Helena Carvalho, César Cerqueira e Verônica Brayner, também integrantes da comissão organizadora do evento que formaram a mesa, ele destacou alguns detalhes e o que será abordado em cada ponto do evento, de forma que o objetivo da avaliação interna e externa da instituição seja alcançado.

Encerrada a apresentação da programação, uma nova mesa foi formada, desta vez composta pelo ex-Reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, pelo Diretor de Estatística e Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Jaime Giolo, pelos pró-reitores Administrativo, Altamir Soares de Paula, Comunitária, Fátima Breckenfeld e de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos, além do Reitor Pe. Pedro Rubens, responsável pela saudação de abertura.

Nela, o Pe. Pedro destacou a importância do evento: “Considero uma feliz coincidência que o primeiro evento que presido como Reitor seja justamente esta Semana Docente, que para mim representa a celebração de um exercício da qualidade comunitária de nossa Universidade”. Sobre o tema da Semana, o Reitor afirmou: “Avaliar é, antes de tudo, avaliar-se diante de critérios objetivos. Refletir sobre a avaliação é exercitar enquanto corpo docente a salutar arte da crítica, indispensável à vida universitária. Esse exercício implica partir da identificação dos pontos a serem efetivados ou redimensionados, o que supõe um processo de abertura e depende de toda a comunidade acadêmica”.

Padre Peters faz conferência de abertura da Semana Docente
Por Christiano Vasconcellos

O ex-Reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters, realizou, na noite de ontem (1º), a conferência inaugural da XVI Semana de Estudos Docentes. Ele abordou o tema Uma Trajetória de Fortalecimento da Avaliação Institucional da UNICAP. Padre Peters abriu os trabalhos do evento, que comandou em todas as edições anteriores, a convite do atual Reitor, Padre Pedro Rubens.

Padre Peters iniciou sua fala mostrando a trajetória percorrida no caminho da avaliação. “A UNICAP criou uma história capaz de imantar a todos os que configuram a sua comunidade de ensino, pesquisa, extensão e espiritualidade”, disse. Ele lembrou da implantação da Semana de Estudos Docentes, em 1991, como uma “oportunidade ímpar de ampla e dinâmica participação do corpo docente”.

Em seguida, Padre Peters analisou os rumos que o mundo está tomando e como isso influi na vida acadêmica. “A globalização trouxe inúmeros benefícios, tornando mensagem viva, anúncio de novas possibilidades e denúncia de situações desumanas em que se condiciona boa parte da população do planeta”, ressaltou. E abordou a situação da Igreja Católica dentro do quadro atual. “A Igreja experimentou as vantagens da mídia, a necessidade de globalizar a esperança, consertar as ações em vista de anunciar a toda a humanidade a mensagem da qual se reconhece detentora: anunciar que Deus está conosco agora e sempre, para o que der e vier, e disso ele não abre mão”, declarou.

Avaliando as Semanas Docentes passadas, Padre Peters disse ser necessário “olhar os passos dados, registrá-los, confrontá-los e permitir que o passado não engesse, mas seja avalista do futuro”. Padre Peters então fez uma breve apresentação dos projetos analisados e implantados em todas as Semanas Docentes. Em 1991, a semana inaugural foi “diretamente ao tema da avaliação institucional”. O palestrante mostrou trechos dos seus discursos em diversos anos do evento.

Ao final da apresentação, o Padre Peters agradeceu a dedicação de todos durante as edições anteriores do evento.“As nossas Semanas de Estudos Docentes, ao longo destes 16 anos de história, debate, participação e comunhão, construiu parte de nossa história e crescimento”, encerrou.

Diretor do Inep realiza palestra na Semana Docente
Por Christiano Vasconcellos

A XVI Semana de Estudos Docentes da UNICAP teve prosseguimento na manhã de hoje (2), com a palestra A Avaliação Institucional no Horizonte da Reforma Universitária, ministrada pelo professor Jaime Giolo, diretor de Estatística e Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Amaro Lins, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Antônio Inocêncio Lima, debateram o tema abordado pelo palestrante. O evento foi mediado pela professora Creuza Maria Gomes Aragão, coordenadora da Escola de Magistratura do Tribunal Regional da 5ª região.

No início da sua fala, o professor Jaime Giolo se disse “bem impressionado com a história de avaliação da UNICAP durante esses 16 anos”. Ele abordou a temática da reforma universitária dizendo que o contexto da educação superior brasileira é “agitado e preocupante”. Pontuou a história do ensino superior em três momentos. Na época da Independência, com a criação das primeiras universidades (dominadas pelas elites), no começo dos anos 50, com o processo de urbanização e desenvolvimento industrial, e dos anos 70 até os dias atuais.

Falando acerca dos rumos da sociedade mundial, Giolo foi enfático: “A globalização não dá chance a quem não se qualifica intelectualmente”. Analisou também a questão dos investimentos feitos pelo Governo no ensino superior do Brasil. “Chega a ser constrangedor fazer visitas a determinados campus pelo nível de prostração a que estão jogados”, declarou. E prosseguiu: “reuniões desse tipo (a Semana de Estudos Docentes) numa Federal são difíceis de fazer”.

Quando, inevitavelmente, o ensino superior foi aberto à iniciativa privada, surgiu a preocupação de se avaliar a qualidade da educação oferecida. Segundo o professor Jaime, avaliações como o Provão não servem de parâmetro para se eliminar os cursos pouco qualificados. “As pessoas não deixam de freqüentar as instituições que obtêm conceitos D e E”, assegurou. Para ele, o lado financeiro conta muito. “O que move fundamentalmente as pessoas a fazerem uma escolha não é a qualidade de ensino, da qual elas nem têm idéia do que seja”, concluiu.

Ao final da apresentação, o professor Jaime destacou os dois pontos fundamentais da reforma universitária: salvar as instituições públicas garantindo dinheiro e chamar essas mesmas universidades à causa da responsabilidade social. “A vida acadêmica não é qualquer coisa. É a formação de cidadãos”, enfatizou.

Ao iniciar o debate, o professor Amaro Lins demonstrou a importância das instituições trabalharem juntas para fazer com que a educação seja o elemento de base que exclua menos e que promova a cidadania. Ele falou também dos estabelecimentos que visam ao lucro em detrimento à qualidade do ensino. “A educação superior não pode ser vista como um produto ou serviço à disposição do mercado”, disse.

O Reitor da UFPE abordou também o ponto de vista político do tema debatido. “Educação é uma questão de Estado, não apenas de Governo”, falou. Quanto à reforma universitária, ele defendeu que a iniciativa tem que tomar um rumo que beneficie o social. Ao encerrar sua fala, o professor enalteceu a iniciativa da UNICAP em promover a Semana de Estudos Docentes. “Participar, como Reitor, desse evento me dá um novo alento em saber que nós não estamos sós”, finalizou.

O professor Antônio Inocêncio procurou trazer para o debate o ponto de vista do sistema estadual de ensino. “Os recursos públicos são destinados prioritariamente às universidades federais”, disse ele, que aproveitou a oportunidade para falar dos resultados obtidos com as instituições estaduais criadas no interior do Estado. “As três autarquias estaduais dão oportunidade a milhares de jovens”, declarou.

Antes do início da palestra, ocorreu o momento oracional em que todos os presentes entoaram cânticos e ouviram leituras religiosas. Com base no tema da Campanha da Fraternidade 2006, Fraternidade e Pessoas com Deficiência, o aluno de Publicidade e Propaganda e estagiário da Biblioteca Central, Milton Pereira, leu em braille, já que é deficiente visual, o texto Como Nomear as Pessoas com Deficiência. Ele enfatizou as demais habilidades que os indivíduos que têm alguma restrição física possuem. “A minha limitação na vista tira a minha capacidade intelectual?”, indagou. Por fim, foi feita a Oração Da Fraternidade 2006.

Resultados parciais do projeto de auto-avaliação é tema de painel
Por Eduardo Travassos

O segundo evento programado para a manhã desta quinta-feira (2), na Semana de Estudos Docentes da UNICAP, foi o painel O Projeto de Auto-Avaliação da UNICAP Resultados Parciais. Apresentado pelos professores integrantes da Comissão Própria de Avaliação e da Comissão de Avaliação Institucional, Cezar Cerqueira, Conceição Bizerra e Verônica Brayner, além do Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos, que coordenou a mesa.

Foram discutidas as formas de avaliação tanto dos alunos quanto dos professores e funcionários, apresentando as estatísticas e os pontos positivos e negativos obtidos. “Foi possível criar a consciência que a comissão deve cuidar dos processos formais de avaliação, mas esta é uma responsabilidade de todos, que temos o compromisso não só com a avaliação, mas com seus resultados”, falou o professor Junot, abrindo os trabalhos.

Em seguida, o professor Cezar Cerqueira abordou as avaliações realizadas pelos alunos e professores a respeito da Universidade e suas funções: “Os discentes realizam avaliações de vários campos da instituição com notas de zero a dez, com as quais se tira uma média posteriormente”, explicou. Entre os tópicos pesquisados, teve maior nota à assiduidade (9). A menor foi motivação, que teve nota 7,8”. O professor completou dizendo que 53% dos pesquisados acreditam que seus alunos dão mais importância ao que aprenderam que à aprovação, enquanto 63% se dizem satisfeitos com o aproveitamento da turma, onde 52% dizem ter um ótimo relacionamento. Segundo o professor, as secretarias e a biblioteca obtiveram também bons resultados.

A professora Verônica Brayner analisou os comentários deixados nos espaços de livre expressão das avaliações. “Com certeza os alunos avaliam muito os professores, já que eles são os mais comentados nestes espaços”, confirmou. De acordo com os dados, os estudantes preferem os professores que cobram mais, de bom humor e éticos, enquanto não gostam dos desmotivados, dos prolixos e dos que não têm critérios na correção de provas e trabalhos. Já os professores pouco “elogiam as turmas quando elas merecem, assim como criticam quando percebem estudantes desinteressados, que estudam apenas para as provas, não cumprem os horários e não possuem base do ensino médio”. Ela ainda destacou um aspecto importante: “Poucos fazem auto-avaliação, comentam mais sobre problemas disciplinares, por exemplo”.

Já a professora Conceição Bizerra explanou sobre as metodologias de avaliação utilizadas pelas comissões. “Os dados são obtidos através de pesquisas de campo, analisados, processados e depois novamente enviados aos docentes para que eles percebam como os alunos estão o avaliando”. Além disso, seminários são realizados nos departamentos, a fim de que o todo seja analisado. “Para chegarmos à Universidade inteira temos que passar por estas etapas. Recebemos de nove departamentos os resultados obtidos. Resumidamente, eles vão começar a trabalhar com a motivação dos alunos/professores, com o desempenho das coordenações, com a avaliação da aprendizagem, entre outros tópicos”. No encerramento de sua fala, a professora Conceição esclareceu pontos importantes: “Os gestores também estão sendo avaliados pelos alunos, professores, funcionários e por eles mesmos”, complementando que só com a união e com o diálogo entre os diversos setores da UNICAP os processos de avaliação funcionarão.

Unicap Júnior tem novos clientes
Por Eduardo Travassos

A UNICAP Júnior Consultoria, empresa júnior multidisciplinar formada por alunos da Universidade que, sob a supervisão de professores, presta serviços de consultoria e desenvolve projetos para micro e pequenas empresas dos setores público e privado, além de programas na área social, já está trabalhando e firmando parcerias com grandes organizações. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajuf) e o Banco do Nordeste (BNB) são alguns dos novos parceiros e clientes.

“Estamos envolvidos em grandes projetos em Pernambuco. Com o Sintrajuf, por exemplo, estamos realizando uma pesquisa de campo para identificarmos porque boa parte dos funcionários da Justiça Federal não está filiada ao sindicato”, explicou o diretor-presidente da UNICAP Júnior Consultoria, Daniel Araújo. “Com o BNB estamos organizando um convênio que facilitará a aquisição de empréstimos pelos microempresários, pois formularemos os projetos e tudo o que for necessário para isso. Também nos dispomos a executá-los”, afirmou Daniel.

Na área social, A UNICAP Júnior Consultoria está se organizando para realizar ações para benefício da comunidade: “Estamos estudando um projeto chamado Inclusão Digital, que, em parceria com o Ibratec, pretende formar agentes para levar a informática a comunidades carentes, ONGs, escolas públicas ou a quem precisar. Também estamos organizando um plano para mostrar a importância da leitura nas cidades do Interior do Estado, através da doação de livros, da montagem de bibliotecas e da conscientização das pessoas que a leitura é importante”, explicou o diretor de Marketing e Relações Públicas, Rodrigo Cavalcanti.

Para os alunos da Universidade, a empresa está organizando cursos em diversas áreas: “Agora nos dias 10 e 11 de março vamos promover um curso de avaliação psicológica, com a professora Ana Lúcia Francisco. Procuramos saber com alguns alunos as áreas que trazem mais dificuldades nos estudos e pesquisas e identificamos este”, explicou o diretor de projetos André Tavares. “Um curso de planejamento estratégico com o professor do curso de Administração Luís Carvalheira também será realizado, só não temos a data ainda”, completou.

Além disso, em breve começará a convocação de estudantes interessados em participar dos projetos: “Em breve iremos aos departamentos explicar o funcionamento da empresa e colocar à disposição vagas de estágios voluntários para a feitura dos projetos, trazendo os alunos para o mercado de trabalho, que é nosso objetivo. Quem quiser já pode trazer o currículo e fazer a inscrição conosco que à medida que oportunidades forem surgindo nós iremos chamando”, conclui Daniel.

Mais informações podem ser obtidas na sede da UNICAP Júnior Consultoria, na rua Almeida Cunha nº352, Boa Vista, ou pelo telefone 3423-7940.

Inscrições para acesso ao estacionamento começam no dia 13
Por Mhatteus Sampaio

Os alunos que possuem carro ou moto devem ficar atentos: a Pró-Reitoria Administrativa da UNICAP vai começar a fazer o cadastramento dos veículos para garantir o acesso ao estacionamento da Universidade. As inscrições poderão ser feitas de 13 a 15 de março, das 8h30 àºs 20h30, no auditório G2.

Para se cadastrar, o aluno deve apresentar a carteira de identidade, original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRLV) – neste caso, se o documento não estiver em nome do aluno, ele deverá trazer, além do documento, uma procuração ou declaração com firma reconhecida em cartório para o período 2006.1. Caso o veículo seja de empresa, o usuário do estacionamento deverá apresentar a cópia do contrato da empresa, também registrada em cartório, para que a UNICAP possa verificar a autenticidade do documento.

Para os alunos que vão apenas renovar o acesso ao estacionamento, é necessário trazer somente a original da cédula de identidade e o certificado original de propriedade do veículo.

Só terão acesso ao estacionamento os veículos que estiverem com o adesivo colado no pára-brisas. Em caso de motos, o condutor deverá apresentar a carteira de autorização, referente ao seu cadastro, no caso 2006.1. O cadastro só poderá ser efetivado de acordo com o número de vagas existentes. Atualmente, o estacionamento da UNICAP conta com espaço para abrigar 350 carros e 40 motos. Outras informações pelo telefone 2119-4207.

Chefe do Departamento de Sociologia participa de encontro em Natal
Por Christiano Vasconcellos

A chefe do Departamento de Sociologia, professora Vitória Machado, participará da reunião ampliada da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ABEPSS/região Nordeste. O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

A reunião terá a participação de coordenadores de cursos, chefes de departamentos e representantes estudantis de instituições de ensino de toda a região Nordeste. A programação do evento consta da apresentação do instrumental e das estratégias metodológicas do processo de avaliação das diretrizes curriculares que será implantado em cada unidade de ensino.

Além disso, será discutida a programação de dois eventos agendados para acontecer entre os dias 12 e 16 de junho em Fortaleza, Ceará. São eles, o Seminário sobre Saúde e a Oficina Regional sobre Formação Profissional do Assistente Social.

 

 
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