Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 29 de agosto de 2006 ano 5

Professora da Católica lança livro de contos
Por Manuela Ferreira

Elizabeth Siqueira

A produção literária de contistas pernambucanas foi celebrada, ontem (28), no Gabinete Português de Leitura, com o lançamento da antologia Olhares: o conto feminino contemporâneo em Pernambuco, projeto que teve à frente a professora do Departamento de Letras da Católica Elizabeth Siqueira e a escritora Laura Areias.

O trabalho é resultado de pesquisas realizadas pela docente desde 2002, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UNICAP. A publicação, das Edições Bargaço, foi realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

“O livro integra escritoras locais e é uma forma de tornar conhecidos alguns dos textos que retratam o nosso tempo”, explicou a professora Elizabeth Siqueira. As análises sobre os contos, realizadas durante o Pibic, não foram incluídas na publicação. “Apresentamos os estudos durante a Semana de Integração da Católica do ano passado. A idéia era dar destaque a produção literária, divulgar os vários modos femininos de ver”, afirmou.

Olhares é a segunda obra de uma trilogia sobre literatura feminina desenvolvida pela professora. A primeira, sobre a poesia, foi publicada em 2004. “Pretendemos lançar um volume sobre crônicas no ano que vem”, comenta. Entre as escritoras pernambucanas contempladas na publicação estão Bartyra Soares, Lourdes Sarmento, Lucila Nogueira, Maria Lúcia Chiappetta, Fátima Quintas, Nelly Carvalho e Márcia Basto. A coletânea traz ilustrações na capa e contracapa do artista plástico Pedro Frederico. O prefácio é do escritor Raimundo Carrero.

Aluna de Jornalismo selecionada em antologia
Por Sophia Marvão

JanineOs talentos literários da Universidade Católica de Pernambuco também estão presentes na área de comunicação. A aluna de Jornalismo Janine Henriques teve um poema selecionado para fazer parte da antologia Poemas Dispersos Contos Perversos, que será publicada pela editora Literatura Clandestina, do Rio de Janeiro.

O poema intitulado de Toc Toc Toc concorreu com outros 800 inscritos de todo o País. Destes, somente 40 foram classificados. Os versos de Janine foram os vencedores do concurso promovido pela Sociedade dos Poetas Pernambucanos. A antologia está com o lançamento previsto para outubro. A estudante continua aguçando seus dons de escritora. Ela está escrevendo o livro de crônicas Mulheres, Sempre Mulheres, que deverá ser lançado no próximo dia das crianças.

Universidade de Paris apresenta programa de especialização na Unicap
Por Niumízia Alves

Na próxima quinta-feira (31), a professora Estela Erausquin, da Universidade de Paris IV-Sorbonne, apresentará aos professores de Ciências Humanas e Letras da UNICAP o programa “EduHumanités” da EduFrance . Ele é formado por 16 universidades francesas e permite que alunos e professores se candidatem, pela Internet, a especializações ou mestrados nas áreas mencionadas.

A EduFrance é a agência responsável pela divulgação do ensino superior francês e aqui no Brasil sua ação é coordenada pelo Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec), vinculado à Embaixada da França. O evento acontecerá na Sala Multiuso no 7º andar do bloco G, a partir das 15h30, e está sendo coordenado pela Pró-reitoria Comunitária da UNICAP.

Hospital dos Servidores de Pernambuco recebe grupo Wave
Por Sophia Marvão

O Hospital dos Servidores de Pernambuco vai receber, amanhã (30), os músicos do grupo Wave. A iniciativa faz parte do projeto Música no HSE, desenvolvido pelo hospital. A idéia é humanizar o ambiente hospitalar, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, acompanhantes e profissionais através da alegria e da descontração levada pela música.

Seguindo um conceito já explorado na Grécia Antiga pelos filósofos Aristóteles e Platão, o grupo Wave procura ajudar no processo de cura através da música. As apresentações vão acontecer quinzenalmente nas salas de espera dos ambulatórios e nas enfermarias, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h.

Sempre às terças entrevista a professora Neide Mendonça
Por Sophia Marvão

O informativo da Coordenação Geral Comunitária desta semana traz uma entrevista com uma das professoras mais antigas da Universidade. Neide Mendonça está na seção Personagem, do Boletim Sempre às Terças. A docente está presente nas salas de aulas da UNICAP desde 1977, quando chegou de São Paulo onde estudou na Aliança Francesa. Na época, a Católica precisava de uma professora de francês e Neide foi indicada pelo curso.

Atualmente, ela leciona a disciplina de Língua Portuguesa em Comunicação nas turmas de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Neide concluiu o Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco. A forma objetiva e direta de repassar conhecimento garantiu a professora um estilo marcante. “Sou séria, mas gosto de descontrair a aula para que flua melhor”, diz.

Durante a entrevista, Neide Mendonça se mostra atenta à realidade da Católica. Com o respaldo de quem construiu boa parte da vida profissional na UNICAP, ela declara seu respeito e sentimento pela instituição: “Aqui tem muita coisa que os outros lugares não têm, por exemplo, afetividade”, disse a professora ao Sempre às Terças.

Curso de Comunicação tem nova professora de Radiojornalismo
Por Eduardo Travassos

As disciplinas de Radiojornalismo da UNICAP contam agora com um inédito toque feminino. Desde o início deste semestre, a professora Ana Veloso está lecionando sobre rádio para quatro turmas, tornando-se assim a primeira mulher a dar aulas sobre este veículo na Universidade. Esta também é a primeira oportunidade dela como professora regular de um curso de graduação, experiência encarada como um desafio a mais numa carreira de comunicadora marcada pela busca da cidadania.

“Além de um grande desafio, é encantador. A possibilidade de contribuir com a formação de novos comunicadores é muito boa”, relatou Ana, sobre suas primeiras impressões numa sala de aula como professora titular. A docente, que se graduou na UNICAP e fez mestrado na Universidade Federal de Pernambuco, afirma que o curso de Jornalismo da Católica está bem mais estruturado que na sua época de estudante: “O novo currículo, os investimentos que a Universidade fez e o trabalho dos professores e funcionários mais antigos, por exemplo, propiciaram esta mudança para melhor. Meu objetivo é contribuir com tudo isso”, diz a “novata” da Universidade.

Mas o reconhecimento da sociedade pela preocupação de Ana com os direitos das mulheres e crianças, em especial, pode ser considerado veterano. Entre outros títulos, Ana Veloso conquistou o de Jornalista Amigo da Criança, oferecido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) a profissionais que trabalham questões da infância e da adolescência, influenciando no pensamento do público e colaborando para construir novos valores na sociedade. Além disso, ela coleciona vários prêmios alcançados junto com a equipe de comunicação do Centro das Mulheres do Cabo. Entre eles: Itaú, Unicef e o Cristina Tavares. A carreira da acadêmica também é marcada por conquistas internacionais. Um exemplo disso é a participação do 3º Congresso Pan-americano de Comunicação, no qual Ana apresentou o tema Mulheres e os Meios de Comunicação Sociais, em Buenos Aires, na Argentina.

Esse comprometimento com a democratização dos veículos de comunicação e o trabalho social também fazem parte da “missão” de Ana Veloso na UNICAP, pois ela conhece a vocação comunitária da Universidade. “Sei que (as questões sociais) fazem parte da carta de princípios da Instituição”, diz ela, completando que o convívio com os alunos ainda vai lhe ensinar muita coisa.

Jornada Regional de Assistência Social começa quinta na Unicap
Por Eduardo Travassos

A UNICAP está apoiando e será sede da Jornada Regional de Assistência Social, que nos dias 31 de agosto e 1 de setembro discutirá estratégias organizativas para a implementação das Políticas Nacionais de Assistência Social (PNAs) e de um Sistema Único de Assistência Social (Suas). Foram convidadas para as reuniões, várias universidades, ONGs, hospitais e outras instituições da sociedade civil e governamentais que promovem programas e ações de assistência social no Nordeste. Nos próximos meses, o mesmo tipo de encontro será realizado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Os eventos da jornada nordestina acontecerão no auditório G2 e, nos intervalos, serão exibidos, no salão receptivo, os resultados obtidos pela Católica em seus projetos, através de fotos, vídeos e painéis.

Confira aqui a programação completa >>

Projeto oferece bolsa na área de comunicação
Por Sophia Marvão com informações do portal Universia

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, no Amazonas, está oferecendo uma bolsa de estudos na área de comunicação através do projeto Estudo do Meio Físico, da Biodiversidade e da Sociodiversidade. A bolsa é de R$ 1.045,89. As inscrições podem ser feitas até amanhã.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar currículo com nomes de dois profissionais para contato por e-mail ou telefone, referências, carta de apresentação explicitando o interesse em trabalhar no projeto. A documentação deve ser enviada para o e-mail nelson@inpa.gov.br, constando como assunto, a mensagem: Bolsa DTI, projeto CT-Agro 20. Mais informações no site http://biotupe.inpa.gov.br/.

Renovação do Fies termina amanhã
Por Christiano Vasconcellos

Os alunos que participam do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) da Caixa Econômica Federal (CEF) devem se apressar para garantir a renovação do contrato. O prazo acaba amanhã (30). Para pegar o Termo de Anuência ou Regularidade de Matrícula, o estudante precisa se dirigir à Divisão de Ação Social (DAS), no térreo do bloco B, sala 02. O horário de funcionamento é de 8h30 às 12h e das 14h às 21h. Vale ressaltar que com o documento em mãos é necessário levá-lo à Caixa para a assinatura do novo contrato. Informações 2119-4158

impressão versão para impressão

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap