Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 18 de agosto de 2006 – ano 5

Candidato à reeleição debate segurança na UNICAP
Por Manuela Ferreira

Candidato

O Governador e candidato à reeleição, Mendonça Filho (PFL), da coligação União por Pernambuco, foi o segundo participante da série de discussões sobre segurança pública promovida pelo Instituto Antônio Carlos Escobar (Iasc), ontem (17), no auditório G2 da Católica. Para uma platéia formada, em sua maioria, por estudantes, professores e correligionários, Mendonça Filho apresentou 12 propostas para o combate à violência no Estado.

A exemplo do que fez o também candidato Humberto Costa (PT), da coligação Melhor para Pernambuco e primeiro participante da série, o pefelista assegurou que, se reeleito, será transparente na divulgação do números de crimes ocorridos em Pernambuco. Mendonça Filho também defendeu a ampliação da Lei Seca, norma que restringe a venda de bebidas alcoólicas na Região Metropolitana do Recife (RMR), implantada na gestão de Jarbas Vasconcelos (1998-2006).

A expansão da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para cidades do Agreste e do Sertão Pernambucano é outra meta para uma segunda administração, de acordo com Mendonça Filho. “Essa será uma forma eficaz de combater a atuação de grupos de extermínio no interior”, afirmou o candidato.

Entre as 12 propostas apresentadas também estão a construção de seis penitenciárias e a conclusão das obras nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) em Caruaru, no Agreste, e Jaboatão dos Guararapes, na RMR. Hoje, a série de debates promovida pelo Iasc, com o apoio do Departamento de Psicologia da UNICAP, terá como participante o candidato Eduardo Campos (PSB), da coligação Frente Popular por Pernambuco.

Workshop de Meio Ambiente termina com debate sobre gás natural
Por Christiano Vasconcellos

O último dia do I Workshop Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia: De Mãos Dadas Para o Futuro começou com uma palestra internacional. O professor doutor do Research Center for Pathogenic Fungi and Microbial Toxicoses da Chiba University, do Japão, Kazutaka Fukushima, abordou o tema Contribution of Molecular Biology to Environmental Microbiology. Ele falou por quase duas horas, no auditório do bloco J, utilizando projeções para ilustrar a apresentação.

Além da visita internacional, o Workshop contou também com uma palestra do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Elias Tambourgi. Ele falou sobre a contribuição do gás natural como alternativa viável na matriz energética nacional.

O professor mostrou um pouco da história do combustível, suas reservas naturais e expectativa de aumento na produção. No caso da América Latina, o professor garantiu que a Venezuela é a maior produtora do insumo. “A Bolívia não é a principal produtora de gás natural. Eles ganham a fama porque todo o processo de exportação passa por lá devido ao gasoduto”, afirmou.

A troca da caldeira de óleo para gás natural em uma empresa de cosméticos, em São Paulo, foi analisada durante a palestra. O professor mostrou os prós e os contras da mudança. A situação do Brasil também foi comentada pelo palestrante. Ele espera para breve um incremento na produção nacional do gás natural e aponta o Amazonas, Sergipe, Rio de Janeiro e a cidade paulista de Santos como potenciais produtores.

MBA da Unicap promove teleconferência direto dos EUA
Por Eduardo Travassos

Os alunos da 1ª turma do curso MBA em Gestão de Negócios da UNICAP assistiram a uma aula diferente. A analista de fusões e aquisições para a América Latina, Juliana B. Herrmann, falou aos estudantes direto da sede do Banco de Investimentos JP Morgan em Nova York, através do sistema conference call e utilizando o programa de computador Skype. A iniciativa para a conferência foi do professor da disciplina Estratégia Financeira de Empresas, Silas Pacheco Figueira.

A palestra, que durou 45 minutos, abordou o tema Fusões e Aquisições, recebendo um enfoque prático de uma profissional de nível internacional. “Posso dizer que os objetivos foram plenamente alcançados, pois contamos com as excelentes qualidades didáticas da palestrante. Isso permitiu que, mesmo à distância, o tema pudesse ser abordado e perfeitamente compreendido pelos alunos”, afirmou o professor Pacheco.

Curso de especialização em cinema começa segunda
Por Sophia Marvão

O curso de especialização em Estudos Cinematográficos da UNICAP começa nesta segunda com aula ministrada pelo Prof. Dr. João Luiz Vieira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele abordará o tema O Presente e o Futuro dos Estudos de Cinema no Brasil. A aula inaugural começa às 19h, no auditório do bloco J, localizado na Rua Nunes Machado, 42.

João Luiz Vieira, que é coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, dará uma visão atualizada das principais vertentes teórico-metodológicas dos chamados estudos cinematográficos praticados no Brasil. Abordará também o papel e a abrangência da pesquisa em cinema e os novos modelos críticos diante das novas tecnologias.

Campus da Unicap passa por reforma visando acessibilidade
Por Eduardo Travassos

A paisagem da UNICAP e do seu entorno está mudando. A direção da Universidade está trabalhando para adequar calçadas, rampas e toda a estrutura às necessidades de portadores de deficiências físicas. Para isso, as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo, Andréa Storch, Isabella Trindade e Andréa Câmara estão desenvolvendo um mapeamento das barreiras existentes e pesquisando as melhores soluções para estes problemas. Além disso, os novos espaços criados na Católica já são completamente adaptados a portadores de necessidades especiais. Um exemplo é o jardim, próximo ao bloco G, que foi planejado levando em consideração a acessibilidade.

Segundo o levantamento realizado pelas professoras, lixeiras, árvores, desníveis do solo e barracas nas calçadas são os principais problemas. Ao redor da Universidade, a prioridade é a instalação de sinais sonoros nos semáforos, indicando quando deficientes visuais podem atravessar a rua.

Como soluções, as professoras irão sugerir ao Reitor, Padre Pedro Rubens, alternativas como a utilização de pisos táteis que apresentem indicações rugosas nos pontos de desnível dos solos. Dos 11.445 alunos da UNICAP, 23 possuem algum tipo de deficiência.

Terapia Ocupacional abre inscrições para o projeto Viva a Vida
Por Sophia Marvão

O curso de Terapia Ocupacional da UNICAP abre, nesta segunda, as inscrições para os funcionários da Universidade interessados em participar do projeto Viva a Vida, que tem como objetivo promover o bem-estar físico e psíquico no trabalho. O projeto pretende facilitar a aprendizagem do cuidado com o próprio corpo e a manutenção da saúde.

O projeto terá início no dia 28. As aulas serão realizadas todas as segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h. As inscrições estarão abertas até o dia 25. Estão sendo oferecidas duas turmas com 35 vagas. Mais informações pelo telefone 2119.4197.

Pró-reitor participa de encontro com ministros
Por Eduardo Travassos

O Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UNICAP, o professor Junot Matos, participará do XXII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop). O encontro, que terá o tema Estratégias Para o Desenvolvimento Nacional, acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 11 de Outubro e é organizado pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das IES Brasileiras (Forprop). Participarão como palestrantes, entre outros nomes, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende.

impressão versão para impressão

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap