Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 16 de agosto de 2006 – ano 5

Reitor se reúne com coordenadores de cursos

O Reitor da UNICAP, Pe Pedro Rubens, esteve reunido com Pró-Reitores, Decanos, Chefes de Departamento e coordenadores de todos os cursos da Universidade. O encontro, realizado na tarde de hoje, no anfiteatro do Espaço Executivo, contou ainda com a participação de gestores de outros setores da Católica. O debate girou em torno da busca pela excelência do ensino aliada à sustentabilidade financeira.

“Um dos objetivos deste fórum é estimular a gestão participativa dos coordenadores dos cursos”, afirmou o Reitor ao abrir os trabalhos. Até o final do ano, estão programados mais quatro fóruns do gênero.

Durante a reunião, o Chefe da Divisão de Programação Acadêmica, o professor Hélio Lima apresentou um estudo sobre o panorama do ensino superior. O levantamento foi feito em dois meses e apresentou dados referentes aos anos de 1999 e 2004. A pesquisa constatou o aumento de 123% no número de Instituições de Ensino Superior no Recife.

O encontro contou ainda, com a palestra da Pró-reitora de Ensino e Graduação da PUC/RS, a professora Solange Ketzer. Ela defendeu a profissionalização dos gestores e analisou formas de como vencer este desafio.

Abertura do 1º Workshop de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia discute petróleo e gás natural
Por Manuela Ferreira

WorkshopTeve início ontem (15) o 1º Workshop Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia: de Mãos Dadas para o Futuro, promovido pelos Departamentos de Química e Biologia, mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais e o Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Católica. O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira, discutirá, entre outros temas, contaminação ambiental, preservação de ecossistemas e aproveitamento de resíduos sólidos sob a ótica do desenvolvimento sustentável.

A abertura contou com palestras do coordenador do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás (Prominp), Michael Fabianski, e do presidente do complexo portuário-industrial de Suape, Matheus Antunes. A saudação inicial do workshop foi realizada pelo Reitor da UNICAP, padre Pedro Rubens. Michael Fabianski explicou que o fortalecimento da indústria nacional de bens de serviços é um dos objetivos do Prominp, ligado ao Ministério das Minas e Energia. “A área de petróleo e gás natural são os nossos focos. As metas do programa, elaboradas em conjunto com as empresas do setor, como a Petrobrás, levarão ao aumento da participação da indústria em bases competitivas, atendendo as demandas nacionais e estrangeiras, gerando emprego e renda no Brasil”, comentou.

Atualmente, o Prominp desenvolve 47 projetos, aprovados pelo Comitê Diretivo do programa. “O desafio é elevar o lucro proveniente da produção brasileira em áreas específicas de exploração, transporte marítimo, abastecimento e gás e energia. Como o País é auto-suficiente na produção de petróleo, o fornecimento para o mercado externo aquecerá o setor”, afirmou. Matheus Antunes, por sua vez, falou sobre os investimentos no complexo portuário-industrial de Suape, como a refinaria de petróleo e o estaleiro da Camargo Correa.

Workshop destaca inteligência artificial e impactos ambientais
Por Eduardo Travassos

WorkshopO uso da inteligência artificial e a prevenção da contaminação do meio ambiente estiveram entre os temas discutidos na programação de hoje pela manhã do 1º Workshop Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia: De Mãos Dadas Para o Futuro. Entre os convidados, a professora da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ana Maria Frattini; o biólogo da CPRH, Paulo Gomes; a professora da Universidade Federal do Ceará, Regine Vieira; e o Doutor do Instituto de Tecnologia do Estado de Pernambuco, Roberto Carlos Barbieri. Professores, alunos e pesquisadores compareceram ao bloco J da UNICAP para debater e acompanhar a apresentação dos trabalhos.

A palestra da professora Ana Maria, intitulada de Inteligência Artificial: Uma Ferramenta do Futuro,mostrou algumas das principais utilizações desta tecnologia na indústria. A principal função dela é agilizar operações imediatamente. Para a especialista, “a inteligência artificial só deve ser usada quando é realmente necessário, ou seja, em apenas 10% dos casos industrias”. A pesquisadora defende que, na maioria das situações, deve-se continuar usando a matemática tradicional.

Entre os modelos citados pela palestrante, dois foram aprofundados: as Redes Neurais Artificiais, que pretendem reproduzir o funcionamento do cérebro humano; e o Sistema Fuzzy, mais complexo e com boa utilização em eletrodomésticos e carros em países como Japão.

A mesa-redonda Análise dos Ecossistemas na Prevenção à Contaminação Ambiental, teve como primeira participante a professora Regine Vieira. Ela apresentou um trabalho no qual analisava os níveis de poluição de uma das principais fontes de camarão do Nordeste: os estuários dos rios Açu, que corta o Rio Grande do Norte, e Jaguaribe, que além deste estado passa pelo Ceará.

O segundo participante, Roberto Carlos Barbieri, falou sobre os diversos impactos nos ecossistemas. “Não há impacto zero. Qualquer atividade é impactante”, assegurou. Em seguida, deu destaque a alguns temas polêmicos abordados pela imprensa, como o malefício da criação de espécies exóticas. O último a falar foi Paulo Gomes, abordando, entre outros assuntos, a fragmentação de um ecossistema e como este fenômeno ocorre.

Fórum discute Reforma Agrária
Por Sophia Marvão

A reforma agrária foi o principal assunto discutido no Fórum de Direitos Humanos, realizado hoje à tarde (16) no auditório G 2. O evento contou com a participação do promotor da vara Agrária Edson Guerra; do coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Joba Alves; e do advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Dominice Mororó.

O coordenador do MST defendeu invasões e apropriação de áreas desocupadas e desde que elas estejam sem dono: “As pessoas devem lutar pela terra”, afirmou. Joba também fez críticas à mídia. “A imprensa divide a sociedade”, sempre recrimina o movimento sem-terra favorecendo a classe mais alta e o Governo.

A falta de políticas públicas governamentais para executar a reforma agrária, a desigualdade social e até o trabalho da polícia foram discutidos pelo promotor Edson Guerra. “A polícia é eficiente, porém repressora. Deveria estar preparada para conviver com essas pessoas, não enfrentá-las”, analisou.

Dominici Mororó, por sua vez, acusou as classes sociais mais altas de se utilizar de várias esferas do poder público para criar leis em benefício próprio. “O Governo não protege os trabalhadores rurais e o sistema penal só serve para julgar os pobres”, finalizou.

Segurança pública volta a ser discutida na Católica

Durante esta semana, os principais candidatos ao Governo do Estado estarão discutindo idéias e propostas para a segurança pública de Pernambuco. Amanhã (17) será a vez do candidato do PFL, Mendonça Filho. Na sexta-feira (18) o candidato do PSB, Eduardo Campos encerra a série de debates, que foi aberta segunda-feira (14) por Humberto Costa do PT. A iniciativa é fruto de uma parceria do Departamento de Psicologia com o Instituto Antônio Carlos Escobar (IACE). Os debates acontecem sempre às 19h, no auditório G 2 da Universidade, e é aberto ao público.

Inscrições para acesso ao estacionamento começam no dia 21
Por Alexandre Morais

A partir da próxima segunda-feira (21), os alunos interessados em garantir acesso ao estacionamento da UNICAP para o período 2006.2 poderão realizar a inscrição, das 8h30 às 20h30, ao auditório Padre Antônio Vieira (G2), localizado no 1º andar do bloco G. No local, será entregue um adesivo que dá acesso para as 350 vagas de carro e 40 de motos disponíveis no estacionamento. O documento só será retirado mediante a apresentação da cédula original da identidade e a original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).

Para os veículos em que a documentação esteja expedida em nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador, o aluno deverá trazer também a procuração com firma reconhecida em cartório autorizando o uso do veículo, garantindo o seu estacionamento nas dependências da Universidade pelos próximos seis meses. Já os alunos veteranos, que desejarem renovar o cadastro, precisam apenas trazer os originais da cédula de identidade e do CRV para conferência.

Conforme o regulamento da UNICAP, o acesso ao estacionamento só é permitido com o uso do adesivo colado no pára-brisa do veículo. Os condutores de motos deverão apresentar a carteira de autorização. O estacionamento dos veículos e motos estará condicionado à existência de vagas no momento. Ao surgir qualquer problema referente ao estacionamento, o aluno deverá procurar o chefe da segurança na Divisão de Serviços Gerais (DSG), ao lado da Capela.

impressão versão para impressão

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap