Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 15 de agosto de 2006 – ano 5

Candidato do PT abre série de debates sobre segurança
Por Manuela Ferreira

Humberto Costa

O candidato ao Governo do Estado pela coligação Melhor Para Pernambuco Humberto Costa (PT) abriu, na noite de ontem (14), no auditório G2 da Católica, a série de debates sobre segurança pública, promovida pelo Departamento de Psicologia em parceria com o Instituto Antônio Carlos Escobar (Iasc). Durante o evento, o petista explicou o que pretende fazer, caso eleito, para diminuir os alarmantes números da violência no Estado. De acordo com o ex-ministro da Saúde, jovens vulneráveis à criminalidade serão a prioridade em sua política de segurança.

O candidato também afirmou - sem citar números, entretanto - que a maior parte dos homicídios ocorridos em Pernambuco nos últimos sete anos é fruto da desorganização do aparelho de Estado e da total falta de articulação das polícias. “Sou contrário à ampliação do número de delegacias especializadas, como as voltadas para mulheres. O ideal é que as delegacias distritais sejam mais bem equipadas para combater todos os casos de criminalidade, seja envolvendo homens, mulheres ou crianças”, declarou.

Humberto Costa prometeu recompor os quadros das polícias civil e militar. “O aumento do efetivo será acompanhado pelo desenvolvimento de políticas públicas integradas para dar melhores condições de vida em áreas carentes. Pretendo reverter o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em ações voltadas para a promoção da educação”, revelou.

 

Congresso Internacional de Arqueologia terá participação de pesquisadores da Unicap
Por Daniel França

AlbéricoO 10º Congresso Internacional de Arqueozoologia, que acontece entre os próximos dias 22 e 29 de agosto, na Cidade do México, terá a participação de pesquisadores da UNICAP. O Coordenador do Laboratório de Arqueologia, o professor Albérico Nogueira de Queiroz, será um dos conferencistas do evento, que pela primeira vez ocorre em um país do Terceiro Mundo.

Nogueira participará de um painel e duas conferências. Uma delas será na seção plenária sobre arqueozoologia na América Latina. Ele ministrará a palestra intitulada de Zooarqueologia no Brasil: do ontem ao desafio nas novas perspectivas. A outra conferência será apresentada no simpósio sobre tafonomia neotropical e terá como tema: Problemas na interpretação de arqueofaunas brasileiras: contextos diferentes e biodiversidade. O importante papel da tafonomia.

No painel da seção geral do evento, o acadêmico vai explorar o tema Rituais Animais de um contexto Afro Brasileiro da ‘Cruz do Patrão’. Recife, Pernambuco, Brasil. Este assunto será discutido com a participação de outros acadêmicos. São eles: a professora da UNICAP Olívia Alexandre de Carvalho; a professora Ana Catarina Peregrino Ramos Torres, da UFPE; a mestranda Gleice Conceição Lopes dos Santos Lira, também da Universidade Federal; e o aluno do 3º período do curso de Ciências Biológicas da Católica, João Anderson Ferreira Xavier.

O Congresso Internacional de Arqueologia acontece a cada quatro anos. Esta não é a primeira vez que o professor Albérico Nogueira participa do evento. Em 2002 ele também apresentou trabalhos na edição realizada em Durham, Norte da Inglaterra.      

Fórum discute a criminalização de movimentos sociais
Por Christiano Vasconcellos

O Fórum de Direitos Humanos, uma parceria entre a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e a UNICAP, promove, amanhã (16), o debate com o tema A Questão da Terra e a Criminalização de Movimentos Sociais. O encontro acontece às 9h, no auditório GII, com a participação do promotor da vara  Agrária, Edson Guerra; do coordenador estadual e integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jaime Amorim; e do advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dominici Mororó. O evento, que ocorre uma vez por mês na UNICAP, é destinado aos gestores da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e aos alunos e professores da Universidade.

Ex-aluno de Publicidade tem filme selecionado para mostra nacional
Por Eduardo Travassos

O curta-metragem Na Rua, dirigido pelo estudante do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda da UNICAP, Marcelo Travassos, foi selecionado para exibição no II REC – Festival de Vídeos Universitários, que acontece de amanhã até sexta-feira, no Espírito Santo. O filme, de aproximadamente 2 minutos, será o único de Pernambuco a ser exibido nesta mostra nacional, promovida pelo grupo REC (Rumo Estação Cinema), formado por estudantes da Faesa, faculdade onde será realizado o encontro.

Produzido entre o final de 2004 e o início de 2005, o vídeo foi um trabalho de conclusão do curso Curta em Curso, oferecido pela professora Maria Pessoa.  De lá para cá, Na Rua já foi exibido na mostra universitária do Festival de Cinema de Curitiba e premiado no Festival do Livre Olhar (Flo), realizado em Porto Alegre, como melhor filme de oficina. Para Marcelo, a participação da película neste festival é uma vitória e um incentivo ”neste momento de grande procura por cursos de cinema em nossa cidade”, disse.    

Unicap participa de encontro Latino-Americano de Centros de Fé e Cultura
Por Eduardo Travassos

Fé e CulturaO funcionário da Divisão de Ação Social (DAS) e do 1º Ciclo, Luiz Justino da Silva, representou a Universidade no 2º Encontro Latino-Americano de Centros de Fé e Cultura, realizado entre os dias 7 e 12 deste mês em Salvador, Bahia. Através de palestras, apresentações e discussões, o evento estimulou o diálogo entre as culturas e a fé das mais diversas regiões. Participaram historiadores, teólogos e representantes da Igreja Católica do México, Colômbia, Peru, República Dominicana, Argentina e Brasil.

Segundo Justino, sua viajem se deveu ao interesse da UNICAP em formar um centro de fé e cultura dentro da Universidade, promovendo assim uma integração entre os grupos artísticos, os departamentos de cursos de ciências humanas e o pensamento Inaciano e humanístico. “Temos tudo para fundar este centro, só precisamos de uma articulação”, explicou. Para ele, o encontro foi muito válido pelo convívio com os centros nacionais e de outros países: “Foi uma experiência rica e inspiradora”, completou.

ASPAN promove oficinas de artes
Por Sophia Marvao

A Associação Pernambucana de Defesa da Natureza promoverá, com apoio da UNICAP, oficinas de produção de artesanato e utensílios com a utilização de materiais recicláveis. A iniciativa é uma parceria com a ONG canadense Action Re-Buts e a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional.

As novas técnicas serão ensinadas por cinco artesãos e eco-designers canadenses. Eles vão repassar o conhecimento a 50 artesãos brasileiros convidados pela Aspan. As aulas vão acontecer de amanhã a sexta-feira, entre 13h às 19h, na sala 10, no térreo do bloco J. Outras informações podem ser obtidas na Pró-reitoria Comunitária. Tel.: 2119-4146.

Inscrições para acesso ao estacionamento começam no dia 21
Por Alexandre Morais

A partir da próxima segunda-feira (21), os alunos interessados em garantir acesso ao estacionamento da UNICAP para o período 2006.2 poderão realizar a inscrição, das 8h30 às 20h30, ao auditório Padre Antônio Vieira (G2), localizado no 1º andar do bloco G. No local, será entregue um adesivo que dá acesso para as 350 vagas de carro e 40 de motos disponíveis no estacionamento. O documento só será retirado mediante a apresentação da cédula original da identidade e a original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).

Para os veículos em que a documentação esteja expedida em nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador, o aluno deverá trazer também a procuração com firma reconhecida em cartório autorizando o uso do veículo, garantindo o seu estacionamento nas dependências da Universidade pelos próximos seis meses. Já os alunos veteranos, que desejarem renovar o cadastro, precisam apenas trazer os originais da cédula de identidade e do CRV para conferência.

Conforme o regulamento da UNICAP, o acesso ao estacionamento só é permitido com o uso do adesivo colado no pára-brisa do veículo. Os condutores de motos deverão apresentar a carteira de autorização. O estacionamento dos veículos e motos estará condicionado à existência de vagas no momento. Ao surgir qualquer problema referente ao estacionamento, o aluno deverá procurar o chefe da segurança na Divisão de Serviços Gerais (DSG), ao lado da Capela.

impressão versão para impressão

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap