Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 25 de abril de 2006 – ano 5

Pró-reitor faz palestra no Endipe
Por Christiano Vasconcellos

Pró Reitor faz palestra na Endipe

O Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICAP, Junot Cornélio Matos, participou, na manhã de hoje (25), do simpósio Formação do Professor e os Desafios para uma Educação Inclusiva na Perspectiva Social. Ele proferiu palestra sobre Formação Docente: a inclusão do (a) professor (a) no projeto histórico de uma sociedade inclusa. O evento fez parte do XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), realizado no Centro de Convenções da UFPE.

O simpósio também contou com palestras do professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Amorim, e da professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Pura Lúcia Oliver Martins. O representante de São Paulo abordou o tema Diferenças em repetições: para incluir é preciso esvaziar? E a professora do Paraná falou sobre Os Processos de Inclusão na Ação Docente a partir da “didática prática”.

O professor Junot iniciou a apresentação com uma perspectiva filosófica da educação. Ele classificou como “teimosa opção” o fato de identificar a figura do professor como um indivíduo em constante formação dentro de uma sociedade que se transforma regularmente. “A formação do professor se coloca dentro do processo de formação do ser humano”, declarou.

Em seguida, o palestrante falou sobre as incertezas do futuro profissional do educador por falta de investimento nas áreas sociais entre outros fatores. Ele mostrou os equívocos da política educacional contemporânea na qual “deseja-se formar uma mentalidade orientada para a produtividade, consumo e lucro”. Hoje, o professor é um profissional versátil, porém vulnerável, já que a opinião pública culpa o profissional da educação pela baixa qualidade do ensino no Brasil.

O professor Junot prosseguiu abordando o tema da Reforma Educacional. Segundo ele, a avaliação dos cursos, as auto-avaliações das instituições, as políticas de cotas e os financiamentos como o ProUni têm ajudado a mudar o quadro da educação brasileira. “Somos pessoas cuja participação social influirá na formação de cidadãos. Formar professores implica em primeiro lugar formar cidadãos”, enfatizou.

Ao finalizar a palestra, o professor Junot disse ser necessário pensar a formação dos profissionais do ensino para que eles consigam se realizar na profissão e garantir uma remuneração que supra suas necessidades. “É possível, neste mundo, construir outros mundos”, finalizou.

Professoras e alunas da Unicap participam do Endipe
Por Christiano Vasconcellos

O último dia do XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe) contará com a participação de sete representantes da UNICAP. As professoras Nilza Simões Correa de Albuquerque, Maria Cecília Antunes de Aguiar, Yara Maria Leal, Olga Matilde Borges e Graziela Brito de Almeida, além das alunas do curso de Letras Rosicleide Pereira e Gizelli Farias, representarão a Universidade, amanhã (26), no evento que está acontecendo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A professora Nilza Simões coordenará o painel Políticas Públicas e Qualificação Profissional e Social do Trabalhador: desafios contemporâneos, que contará também com a participação da professora Maria Cecília Antunes. O trabalho Caderno de Orientação do Ciclo I, tecido num programa de formação continuada de professores será apresentado pela professora Yara Maria.

A Formação de Professores na Era das Novas Tecnologias é o título do trabalho que a professora Olga Matilde apresentará. Já a professora Graziela Brito e as estudantes Rosicleide Pereira e Gizelli Farias apresentarão o trabalho intitulado Ensino da Língua Portuguesa: um estudo sobre a articulação dos saberes pedagógicos e saberes específicos.

Unicap Júnior promove ciclo de palestras
Por Sophia Marvão

A Unicap Júnior realizará um ciclo de palestras nos dias 11 e 12 de maio, no auditório GII, às 19h. A palestra de abertura será realizada pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos. Ele abordará as ações do ministério sobre Software Livre.

Na sexta-feira (12), o palestrante será o presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Armando Monteiro Neto. Ele falará sobre empreendedorismo com ênfase na refinaria que será instalada em Pernambuco e as oportunidades que serão geradas em torno desse empreendimento.

Pauta Aberta é destaque no Fórum Social Brasileiro
Por Bárbara Travassos

O jornal Pauta Aberta, criado por estudantes do curso de Jornalismo da UNICAP, foi destaque na cobertura do II Fórum Social Brasileiro (FBS), realizado entre os dias 20 e 23 de abril, na UFPE. Os integrantes do jornal participaram da cobertura compartilhada do FSB por meio do projeto Ciranda Internacional de Informação Independente, criado em 2001 durante Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

Segundo Rita Freire, organizadora do projeto Ciranda Internacional de Informação Independente, as mídias alternativas ajudaram a construir o próprio Fórum. “A cobertura da Ciranda foi descentralizada, contando com a participação de várias mídias alternativas, entre elas o Pauta Aberta e a Agência In’Formar”, destacou.

O jornal Pauta Aberta teve a sua primeira edição lançada, em 2005, através de 450 exemplares impressos e, atualmente, circula via internet, no site www.patabertanaweb.blogspot.com . O Jornal Pauta Aberta tem como principal característica o incentivo à livre produção de textos jornalísticos. “Nossa pauta é aberta, os temas são livres, a linguagem é peculiar, a informação é democrática e o jornal, independente”, retrata um trecho do manifesto dos membros do informativo.

Segundo um dos idealizadores do jornal, Ivo Henrique Dantas, o Pauta Aberta surgiu, também, como forma de democratizar a divulgação de matérias de alunos de todos os períodos do curso de Jornalismo da UNICAP. “Apenas no 7º período do curso, os alunos de Jornalismo desenvolvem um jornal, O Berro. Desde o 1º período, queríamos estar em contato com a redação de matérias jornalísticas e, para isso, criamos o Pauta Aberta, que é aberto a todos os estudantes da UNICAP”, explicou Ivo Dantas.

Os interessados em participar das reuniões de pauta e das coberturas jornalísticas do Pauta Aberta podem enviar e-mail para pautaberta@yahoo.com.br

Neal oferece curso sobre inovação e desenvolvimento
Por Eduardo Travassos

O Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal) está com inscrições abertas para o curso Inovação e Desenvolvimento, ministrado pelo professor Felisberto Reigado, doutor em economia pela Universidade de Amsterdam. O objetivo do curso, programado para o período de 2 a 5 de maio, é discutir e analisar o papel da inovação no processo de desenvolvimento na União Européia. As aulas serão realizadas na sala multiuso nº307, no 3º andar do bloco G4, das 14h às 17h.

Para alcançar os objetivos, o programa do curso foi dividido em quatro sessões, uma por dia. A primeira abordará os Conceitos e Teorias de Inovação; a segunda tratará do Desenvolvimento e o Papel da Inovação; a terceira discutirá A Inovação e Desenvolvimento Regional; e a última enfocará a Inovação e Desenvolvimento: a experiência européia. Mais informações podem ser obtidas na sede do Neal, no 7º andar do bloco G4, pelo telefone 2119-4067, das 8h às 17h, ou pelo e-mail neal@unicap.br.

Biodiesel é tema do Quinta na Química
Por Eduardo Travassos

A coordenadora técnica do Probiodiesel – PE, Ana Rita Fraga Drummond, é a convidada desta semana do projeto Quinta na Química. Ela vai discutir o tema O Biodiesel Vai Substituir o Petróleo? O encontro acontecerá no dia 27, às 17h30, na sala 113 do bloco D da UNICAP.

Jornada de Dependência Química discute trânsito e álcool
Por Eduardo Travassos

A Clínica e o Departamento de Psicologia da UNICAP, em parceria com o Detran-PE, vão realizar no dia 4 de maio a VI Jornada de Dependências Químicas. O tema deste ano será Trânsito e Álcool: Cidadania e Vida. O evento, que será realizado no auditório G1, conta com o apoio da Assessoria de Assistência Terapêutica em Dependências Químicas (Assista) e da Divisão de Ação Pastoral da UNICAP (DAP).

O Reitor da UNICAP, Pe. Pedro Rubens, e o chefe da Pastoral, o Pe. Jacques Trudel, farão a abertura, às 9h. A conferência sobre o Consumo Responsável de Álcool no Trânsito ficará sob o comando do diretor presidente do Detran, Laedson Bezerra. Às 10 horas será realizada a mesa-redonda Uso e Abuso do Álcool no Trânsito, sob a coordenação da professora Irinéa Catarino. Às 11h30 acontecerá um debate. Já na parte da tarde, às 14h30, está programada a mesa- redonda Ações Comunitárias na Prevenção de Uso e Abuso do Álcool, sob a coordenação de Andréa Alcoforado. Às 16h30 haverá um outro debate. O encerramento está previsto para as 18h.

>>> Clique aqui e confira a programação completa.

UNICAP promove IV Jornada de Novas Tendências
Por Bárbara Travassos

O Departamento de Economia, Administração e Contábeis (DEAC) da UNICAP vai promover, entre os dias 3 e 5 de maio, a IV Jornada de Novas Tendências, no auditório G2 da Universidade, das 19h às 22h. O evento, que conta com o apoio da Unicap Júnior, tem o objetivo de incentivar o estudo e o debate de temas relacionados aos investimentos em Pernambuco.

Dentro da programação, serão realizadas palestras ministradas pelo deputado Raul Henry, a economista Tânia Bacelar, o administrador Glayson Ferrari, o cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançado do Recife (Cesar) Sílvio Meira e os professores do DEAC Emanuel Leite e Thales Castro. Os coordenadores de mesa serão o chefe do Departamento de Economia, Administração e Contábeis, professor Leonel Ferreira, e os coordenadores dos cursos de Administração, José Sales, e Contábeis, Josiel Barbosa.

Jornada Tomista começa amanhã
Por Manuela Ferreira

Começa amanhã, na UNICAP, a III Jornada Tomista de Pernambuco, promovida pelo Departamento de Filosofia. O evento, que será ralizado em parceria com o Instituto Salesiano de Filosofia e o Instituto de Pesquisa Filosófica Santo Tomás de Aquino, pretende estimular, na sociedade, o interesse pelo pensamento filosófico-cristão. Outro objetivo é promover o intercâmbio entre pesquisadores do Recife e de outras cidades brasileiras. Durante o encontro, que terá como tema O tomismo e filosofia brasileira, serão realizadas conferências, palestras e minicursos.

O Pof. Dr. Luiz Alberto Cerqueira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará a conferência inaugural, sobre as fontes tomistas e a idéia de liberdade no Brasil. A abertura acontecerá às 19h, no edifício Círculo Católico (Rua do Riachuelo, 105, 10ª andar, Boa Vista). As palestras, que acontecerão no bloco J da UNICAP, serão realizadas no dias 27 e 28, das 19h às 22h. Estão programadas as participações dos professores William de Siqueira Piauí, doutorando da Universidade de São Paulo (USP); do Prf. Dr. Elcias Ferreira da Costa, presidente do Instituto Tomista,e do Pof. Leonardo Ferreira Almada, doutorando da UFRJ, entre outros palestrantes.

Ainda na programação, dois minicursos estarão disponíveis. O primeiro, que será ministrado pelo Prof Dr. Luiz Alberto Cerqueira, da UFRJ, acontecerá nos três dias de jornada e discutirá a idéia de filosofia brasileira, além dos conceitos da Escola do Recife. Já o minicurso Tomás de Aquino e Leibeniz: as possibilidades de uma espécie individual vai ser realizado pelo professor William de Siqueira Piauí nos dias 27 e 28. Os eventos acontecerão, respectivamente, nos auditórios do Centro de Teologia e Ciências Humanas da UNICAP e do Instituto Salesiano de Filosofia (Avenida Abdias de Carvalho, 1855, Bongi). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Filosofia (bloco B, 1º andar). Informações, 2119. 4171.

Padre Paulo lança livro na Saraiva
Por Eduardo Travassos

O Padre Paulo Meneses, professor de Filosofia e coordenador do Grupo de Estudos Hegel UNICAP, lançará o livro “Abordagens Hegelianas”, amanhã (26), às 19h, na livraria Saraiva, no Shopping Recife, em Boa Viagem. O livro, publicado pela editora carioca Vieira & Lent, já está à venda nacionalmente e trata das obras e da forma de abordar a filosofia deste autor alemão.

O livro está “dividido” em três partes: a primeira é uma introdução sobre Hegel, uma explanação sobre quem foi, as influências e doutrinas filosóficas e o que produziu. A segunda parte traz um artigo publicado pelo Padre Paulo onde o autor alemão sofre uma analise aprofundada. A terceira e última parte faz uma abordagem sobre a fenomenologia do espírito em forma de epopéia. “Somos muito carentes de estudos e publicações sobre Hegel em português. Esta obra vem preencher lacunas, pois ele é considerado um dos maiores filósofos da história”, explicou Pe. Paulo.

Além da falta de outras obras, Pe. Paulo aponta outra razão para a boa receptividade de seus estudos: a clareza com que escreve. “Hegel é um autor muito obscuro, muito complexo. A forma como ele é descrito em ‘abordagens hegelianas’ o torna mais acessível para quem quer compreende-lo melhor”, disse o autor, que estuda este filosofo a mais de 30 anos.

Inscrições para especialização em história vão até dia 28

As inscrições para o curso de especialização em História Regional do Brasil: Nordeste estão abertas até o dia 28 de abril, através do site www.unicap.br ou na sala 19 do bloco J da UNICAP. O curso tem duração de 14 meses. As aulas acontecerão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O valor da mensalidade é de R$ 240,00. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 2119-4134.

Mestrado em Direito está com inscrições abertas

A UNICAP está com inscrições abertas, até o dia 16 de maio, para a segunda turma do Mestrado em Direito. O curso terá área de concentração em Direito Processual e a linha de pesquisa: Procedimentalização do Direito e Instrumentalidade do Processo. Estão sendo oferecidas 20 vagas destinadas a portadores de diplomas e de certificados de conclusão da graduação em Direito, pertencentes a instituições de nível superior reconhecidas pelo MEC.
A inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br e a documentação entregue até o dia 18 de maio, na Secretaria da Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, 3º andar do bloco G4. Mais informações pelo fone 2119.4365

Clip TV oferece oportunidade para alunos de Jornalismo
Por Eduardo Travassos

A Clip TV, empresa de clipagem de TV e rádio, oferece oportunidade de trabalho temporário a estudantes de Jornalismo que estejam no máximo no 3º período. O serviço consiste em decupar fitas com os principais telejornais locais do mês de abril, a fim de atualizar o banco de dados da empresa. O trabalho deve ser realizado até no máximo o dia 5 de maio. O candidato precisa ter disponibilidade pela manhã e à tarde. As fitas devem ser assistidas no escritório da Clip TV, que fica na Avenida Conde da Boa Vista. Informações pelos telefones 3222-4083 e 8812-9774, falar com Gabriela Saldanha.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap