Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 17 de abril de 2006 – ano 5

Começa a Semana Nacional da Voz na Unicap
Por Mhatteus Sampaio

Semana nacional da voz

O Departamento de Fonoaudiologia da UNICAP deu início à programação da Semana Nacional da Voz. Até sexta-feira, 80 alunos do 7º período estarão realizando atividades em 20 escolas públicas e particulares do Recife e Região Metropolitana. Serão apresentadas peças teatrais, palestras e realizados jogos interativos que vão abordar temas como cuidados com a voz, prevenção e saúde vocal.

Hoje (17), a professora Tícia Ferro e mais cinco voluntários de Fonoaudiologia da UNICAP estiveram no Espaço Ciência, um dos maiores museus interativos de divulgação cientifica do País. Lá eles receberam 14 alunos do Projeto Mundo Mangue, jovens de comunidades de Santo Amaro, Ilha do Maruim e Campo Grande que desenvolvem atividades ligadas ao teatro.

Tícia conta que muitos alunos do Projeto Mangue se queixaram de incômodos nas cordas vocais a professora deles, Soraya Silva. “A gente veio aqui mais para tratar de assuntos ligados à saúde vocal. Como estaríamos no Espaço Ciência ontem, a professora Soraya aproveitou e nos contatou para que realizássemos o trabalho com esses jovens”, reassaltou Tícia.

Soraya destacou a contribuição das palestras e atividades relacionadas à saúde vocal promovidas pela UNICAP. “Essa semana para nós é bastante importante, um presente. Eu trabalho muito com eles o aquecimento vocal sempre antes das atividades teatrais. Muitas coisas para eles não ficam muitas claras como, por exemplo, projetar a voz. Essa Semana da Voz vai esclarecer as dúvidas dos jovens alunos.”

A programação da Semana Nacional da Voz na UNICAP está sendo coordenada pelas professoras Tícia ferro, Nadia Azevedo e Jônia Alves. Nas dependências da Universidade estão sendo distribuídos panfletos contendo informações sobre os cuidados com a voz e outras informações sobre as atividades e a programação através do telefone 2119-4405.

Alunos de Fonoaudiologia orientam os estudantes a cuidarem da voz
Sophia Marvão

Os alunos do curso de Fonoaudiologia da UNICAP realizaram hoje (17), das 14h às 17h, na Rua do Lazer, no Shopping Boa Vista e na Rua da Imperatriz, orientação e panfletagem em comemoração à Semana da Voz. O evento traz como tema Voz: Cuide Desse Bem.

Oitenta alunos de Fonoaudiologia estão participando das atividades, que incluem palestras sobre a voz para os alunos do ensino infantil, fundamental e médio de alguns colégios do Recife, como o Nóbrega, o Walt Disney e o Especial.

O principal objetivo da Semana da Voz é falar sobre a importância de se cuidar da voz, através da distribuição de informativos e da realização de palestras nos colégios. Segundo a aluna e orientadora de um dos grupos Érika Cavalcanti, as palestras são bem eficazes para ensinarem as pessoas a valorizarem e conhecerem os limites da própria voz.

O trabalho faz parte da disciplina Fono Escolar, ministrada pela professora Nadia Azevedo, que tem como objetivo a importância da voz na escola.

Alunos do Invest visitam a Unicap
Por Eduardo Travassos

Alunos do Invest visitam a UnicapEstudantes da escola Invest Centro Educacional visitaram na manhã de hoje (17) a UNICAP, aproveitando os recursos da Universidade para terem aulas de português, história e geografia. Os 58 alunos, todos da 5ª série, visitaram o Museu de Arqueologia no 1º andar do bloco G e aproveitaram o espaço do hall para ouvir música, lanchar e desenhar o que haviam aprendido.

Para estudar os substantivos e outros assuntos de português, o professor de geografia e coordenador das aulas de canto da escola, José Aurélio, tocou violão e cantou junto com os alunos músicas com Homem Primata, dos Titãs. Enquanto uma parte do grupo ouvia e participava, outra lanchava e a outra visitava o Museu de Arqueologia e desenhava o que via e aprendia.

“Dentro da sala de aula é bom, mas assim é melhor, porque a gente vê as coisas”, comentou a estudante Angélica Mayara, 10 anos, enquanto visitava o museu. Ela disse que aprendeu que “antigamente tinha muita gente e hoje descobrimos que elas faziam muitas coisas com ossos”. Já Mateus Melo, também 10 anos, gostou do fóssil do flautista exposto. “Achei legal a explicação de como ele foi encontrado”, disse, comentando que também chamou a sua atenção o crânio que “ainda tinha cabelo”.

“Estas aulas são importantes para a construção do imaginário das crianças, além do contato com os antepassados”, esclareceu o professor de história Cícero Mota. “Depois daqui, vamos visitar o Arquivo Público para fazer uma comparação entre os documentos atuais, que estão lá guardados, e os de antigamente, que são as pinturas rupestres deixadas na pré-história”, completou. Ele ainda explicou que este tipo de aula faz parte da metodologia do colégio, que sempre teve apoio da UNICAP nas visitas.

Biblioteca volta a atender o público externo no dia 20
Por Christiano Vasconcellos

A Biblioteca Central voltará a ter seu acesso aberto ao público a partir da próxima quinta-feira (20), após catorze dias atendendo apenas a alunos, professores e funcionários da UNICAP. Segundo a diretora da Biblioteca, Jaíse da Costa Leão, a medida atendeu a uma reivindicação dos próprios estudantes, que puderam usar toda a estrutura de forma exclusiva durante o período de provas, sem precisar dividi-la com o público externo.

“Para a comunidade, a medida acadêmica foi benéfica”, garante Jaíse. Os números mostram que os alunos da UNICAP puderam dispor de um ambiente muito mais tranqüilo para o estudo no 1º GQ. Enquanto em um dia da última semana de março a biblioteca atendeu a 6.329 pessoas, durante a restrição o dia de maior movimento teve o fluxo de 4.314 usuários. A diretora afirma que vários alunos chegaram a agradecer a ela e a outros funcionários pela iniciativa.

O uso da Biblioteca, ao contrário do que parece, não se restringe só à consulta e empréstimos de livros. “O visitante usa toda a estrutura da Biblioteca”, esclarece Jaíse, mostrando que o usuário utiliza os banheiros, o espaço físico, a segurança, a limpeza e os funcionários do setor. “Para manter a qualidade, temos que usar mais gente”, diz a diretora, se referindo ao atendimento nos guichês, no guarda-volumes e na liberação da saída dos livros.

A partir da quinta-feira (20) o público externo voltará a usufruir da estrutura da Biblioteca Central. Os visitantes encontrarão as novas aquisições que a UNICAP fez para o setor. Só este ano foram adicionados ao acervo 5.609 novos títulos e 15.009 exemplares para a consulta de toda a comunidade.

Pastoral promove o Dia do Perdão
Por Manuela Ferreira

Na última quarta-feira (12), mais de 50 pessoas estiveram na Capela da UNICAP, entre as 15h e às 20h, para participarem do Dia do Perdão. A atividade religiosa, que antecedeu a Semana Santa, promoveu confissões individuais para os alunos, funcionários e público em geral. Os indultos foram realizados pelos padres Ednaldo, Paulo André, Antônio Mota e Jacques Trudel.

De acordo com o pastoralista Gilmar Araújo, o Dia do Perdão, além de servir como preparação para o período de Páscoa, é um importante momento de reflexão para os católicos. O estudante de Letras Alessandro Macêdo esteve no Dia do Perdão da UNICAP, e achou importante participar do sacramento. “A confissão é um ato que demonstra a crença das pessoas no perdão de Deus. Gostode me confessar neste período de Quaresma”, afirma Alessandro Macêdo.

Unicap Júnior é reconhecida como uma das melhores do estado
Por Manuela Ferreira

A UNICAP Júnior é a mais nova integrante da Federação das Empresas Juniores de Pernambuco (FEGEP). A empresa, gerida pelos próprios estudantes da Universidade, foi reconhecida como uma das melhores empresas juniores do Estado. A admissão, realizada depois da avaliação de critérios como regimento interno e estatuto, por exemplo, foi concluída no dia 1º de abril. Segundo o diretor de marketing da UNICAP Júnior, Rodrigo Guedes, fazer parte da FEGEP era uma das metas da empresa para este ano. “Ficamos muito felizes com a entrada na Federação. Nosso objetivo era trabalhar para que o ingresso acontecesse até o final do ano, já que a atual gestão tomou posse em janeiro, mas a admissão ocorreu bem antes. Isso é fruto do esforço dos que fazem a UNICAP Júnior”, explica Rodrigo Guedes.

A UNICAP Júnior, associação civil sem fins lucrativos, presta serviços de consultoria nas mais diversas áreas ligadas a pequenas e médias empresas. Como membro efetivo da FEGEP, a UNICAP Júnior também passa a ter direito de voz e voto nas resoluções da entidade. Fazem parte da Federação, também, empresas juniores UFPE, UPE e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho). Informações pelo site www.unicapjr.com.br ou pelo número 3423.7940.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap