Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 11 de abril de 2006 – ano 5

Madrigal encanta o público com as canções de Bach
Por Manuela Ferreira

Madrigal

O coral Madrigal da UNICAP realizou, na noite de ontem (10), o recital Cantatas de Johan Sebastian Bach, preparativo da Semana Santa. O evento foi apresentado pelo barítono dramático Marcelo Ferreira, com o acompanhamento do pianista Alison Queiroz, sob a regência do Irmão Lindberg Pires. O coro do Madrigal, composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos, também participou do espetáculo. As composições do alemão e a interpretação do grupo emocionaram o público presente na capela da Universidade.

Três canções de Bach, predominantemente religiosas, foram executadas, entre as quais árias, sinfonias e duos compostos no século 17. O espetáculo foi iniciado com a Cantata nº 5, a ária “Jauchzet Gott....”, interpretada pela solista Adriana Lara. Em seguida, foram apresentadas as cantatas “Ich will den Kreuzstab gerne tragen” e “Christ lag in Todesbanden”. O objetivo do grupo foi divulgar, entre os estudantes, funcionários e professores da UNICAP, parte da obra de um dos mais importantes compositores da história da música. Nascido em 1685, Bach é considerado o precursor do modernismo e um dos maiores expoentes do movimento barroco na Europa.

Trabalhos da Agerp são reconhecidos nacionalmente

AgerpMais uma vez a Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) da UNICAP, coordenada pelo professor Alfredo Sotero, teve dois trabalhos na área de design reconhecidos em nível nacional. Os trabalhos criados pelo relações públicas e designer Breno Carvalho foram selecionados para serem expostos na 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, realizada pela ADG Brasil, que acontecerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, no período de 20 a 23 de junho, e publicados em catálogo que será distribuído por todo o País.

O primeiro, a Identidade Visual do VIII Encontro da Socine também foi selecionado ano passado no II Pernambuco Design. Já o segundo trabalho, a fonte Sertões, foi usada para composição da marca do projeto interdisciplinar Olhares sobre Os Sertões Pernambucanos, homenagem aos 100 de lançamento do clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha e, posteriormente usada na identidade do projeto multidisciplinar Harmonia Armorial – 35 anos em movimento.

Foram inscritos 2 mil trabalhos por diversos escritórios, agências e profissionais de Design, onde, apenas, três escritórios de Design do estado de Pernambuco e Agerp-Unicap tiveram o mérito de suas criações serem selecionadas.

Alunos de Terapia Ocupacional desenvolvem trabalhos com idosos
Por Mhatteus Sampaio

Três vezes por semana, alunos do curso de Terapia Ocupacional da UNICAP desenvolvem trabalhos de acompanhamento e tratamento de pacientes idosos e que têm problemas mentais. O grupo é formado por 30 alunos do 9º período, que se dividem em cinco subgrupos de seis pessoas.

Os alunos realizam os atendimentos tanto no Hospital da Tamarineira, onde realizam tratamentos de Saúde Mental, quanto na própria Universidade, cuidando da prevenção e atenção aos idosos, além de atuarem também no PAM de Areias.

Mensalmente os alunos da UNICAP atendem cerca de 50 idosos. De acordo com o coordenador do curso, professor Nilton Oliveira, esta é a maneira de os alunos colocarem em prática o que vivenciaram ao longo dos quatro primeiros anos do curso.

Além de tratarem de idosos e de pessoas com doenças mentais, os alunos de Terapia Ocupacional da UNICAP trabalham ainda com a prática da neuropediatria e neurologia adulta e desenvolvem trabalho para estimular a memória e a expressão dos pacientes.

Equipe da Unicap realiza estudo em sítios arqueológicos
Por Eduardo Travassos

Uma equipe de arqueólogos e antropólogos da UNICAP e UFPE realizou um estudo de reconhecimento de três sítios arqueológicos em Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus, a cerca de 200km do Recife. Lá, foram encontradas pinturas rupestres, ossos de animais e humanos e fragmentos de materiais antigos de várias épocas. A visita, realizada sábado passado (8), teve como objetivo identificar se a área pesquisada pode realmente ser considerada um lugar para estudos arqueológicos.

A equipe foi formada pelo professor da UNICAP e coordenador do Museu e Laboratório de Arqueologia da Universidade, Albérico Nogueira, pela professora colaboradora do laboratório e do museu Olívia Carvalho, ex-alunos da UNICAP e voluntários do laboratório da Universidade Flávio Augusto de Aguiar e Waldimir Maia e pelos mestrandos da UFPE Marcela Valls e Carlos Rios. Eles realizaram registros fotográficos e recolheram material para identificação do período em que foram utilizados.

Nos três sítios foram encontradas pinturas antropomórficas, cujas imagens aparentam ser de humanos, e grafismo puro, onde os desenhos não têm definição. “Ainda não analisamos profundamente estes achados. Teremos que voltar aqui mais vezes para uma definição mais minuciosa. Em média, levaremos dois ou três dias trabalhando em cada sítio”, explicou o professor Albérico. Só com este trabalho poderá ser definida a época dos desenhos e o que possivelmente eles significam.

Durante a visita, o grupo acabou investigando também duas grutas que podem conter outros elementos a serem estudados, como ossos humanos e de animais.“Ficamos muito surpresos com algumas coisas que encontramos lá, principalmente os ossos humanos, que vamos analisar para identificarmos se são recentes ou não”, disse o professor. No mesmo local os pesquisadores acharam também amostras de gres, material utilizado para fazer garrafas antigamente e faiança, tipo de azulejo pintado da época colonial.

Porém, estes sítios correm perigo de destruição. Uma pedreira quer extrair recursos naturais da área, o que acarretaria o fim das pinturas. “A proprietária da fazenda onde o material foi encontrado, Maria Helena Souza, está sofrendo uma pressão muito grande desta empresa por não querer se desfazer da propriedade. Eles alegam que as rochas pertencem à União e estão se achando no direito de explorá-las. Mas, se ficar comprovado que há um sítio arqueológico ali, a área se tornará patrimônio cultural e não poderá ser mexida”, afirmou Albérico.

Para que isso não aconteça, o professor está formulando um relatório que servirá como parte da defesa da proprietária. “Esta área é importante porque pode mostrar como se deu a convivência do homem com a natureza e sua possível adaptação ao ambiente. Eu percebo também uma vocação turística muito grande para a região, por ser um local aprazível e de muita área verde.”Estes argumentos servirão para que a Constituição federal e o patrimônio histórico e cultural do nosso Estado sejam respeitados.

Arquitetura promove curso sobre regeneração urbana
Por Christiano Vasconcellos

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP irá promover o curso Gestão Estratégica, Desenvolvimento Sustentável e Regeneração Urbana, que será ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Leite. As aulas acontecerão entre os dias 22 e 26 de maio, das 19h às 21h50, no Espaço Executivo. Estão disponíveis 40 vagas e a carga horária será de 15 horas/aula.

O curso tem como público-alvo arquitetos, engenheiros, administradores, economistas, biólogos, geógrafos, advogados, sociólogos, entre outros profissionais que atuem ou desejem atuar na administração pública, gestão e planejamento de cidades, desenvolvimento local e gestão e desenvolvimento ambiental, tanto na iniciativa privada, como na esfera pública ou em Ong’s.

O professor Carlos Leite é arquiteto, mestre e doutor pela FAU-USP, pós-doutorado pela Califórnia Polytechnic State University e professor do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, onde é coordenador de Pesquisa e Extensão.

As inscrições custam R$350,00 e podem ser feitas no Espaço Executivo da UNICAP, localizado na Rua Almeida Cunha, 245 na Boa Vista. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 2119-4344, pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br ou pelo site www.unicap.br.

Lula receberá o Prêmio Professor Emanuel Leite

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado pela turma 2006.1 do curso de Administração em Empreendedorismo da Faculdade de Administração vinculada à Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns. Ele receberá o Prêmio Professor Emanuel Leite de Empreendedorismo pelas obras realizadas em Pernambuco.

O professor Emanuel Leite pertence ao Departamento de Economia e Administração da UNICAP e dá nome ao prêmio por ter sido o primeiro presidente da autarquia. A data da homenagem está sendo definida junto ao Palácio do Planalto.

Unicap realiza mostra artística
Sophia Marvão

A Coordenação Geral Comunitária (CGC) está realizando a XII Mostra Artística. A exposição acontece no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança. O lugar está repleto de obras de artes das mais variadas formas e cores, que foram feitas por artistas profissionais e amadores da terra. No Centro Cultural estão sendo exibidas pinturas, esculturas, fotografias, artesanato, peças feitas com material reciclado, conchas, papel machê.

A exposição estará aberta a visitação até o dia 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h30. Mais informações pelo telefone 2119.4186.

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap