Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 7 de abril de 2006 – ano 5

Significado de tatuagens é tema de dissertação de mestrado
Por Bárbara Travassos

A aluna do Mestrado em Psicologia da UNICAP Clarissa Maria Dubeaux Barros apresentou a sua dissertação Histórias Marcadas na Pele, hoje à tarde (7),i no Espaço Executivo. A banca examinadora foi composta pelas professoras Cristina Amazonas, Edilene Queiroz (orientadora do trabalho) e Henrique Carneiro, da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Clarissa Dubeux falou a respeito da significação de tatuagens no corpo humano, o culto ao corpo e o corpo como consumo cultural. Em uma citação do trabalho da mestranda, destacava-se o pensamento: “Na época do efêmero, descartável, a criação de um adorno permanente impossível de ser roubado ou desaparecer, tornou-se uma opção atraente para algumas pessoas”.

Durante a pesquisa desenvolvida pela mestranda, ela entrevistou adolescentes que estão em situação de risco social e que fazem parte de projetos de recuperação do Governo do Estado. Foram sete entrevistas individuais e quatro grupais, onde Clarissa analisou o discurso de acordo com a teoria de seu trabalho, enfocando o discurso, a psicanálise do corpo, e o corpo como discurso. O objetivo da pesquisa é compreender os significados existentes nas tatuagens de jovens em situação de vulnerabilidade social.

As respostas dos jovens entrevistados foram parecidas e revelavam algumas características do movimento literário moderno surrealista, pregando a desumanização da arte e a fragmentação do corpo humano. Um dos jovens respondeu que queria imitar e se igualar a outros adolescentes para se sentir o “tal” e comandar. Outro já revelou que a tatuagem de caveira que traz no corpo significava a morte e que as pessoas da comunidade o identificavam como matador de policiais militares. E um terceiro entrevistado revelou alguns preconceitos da sociedade com a tatuagem, dizendo que se as pessoas tatuadas forem da classe alta é sinônimo de arte e se for alguém de classe baixa é marginal.

Pesquisadores da Unicap visitam sítio arqueológico
Por Manuela Ferreira

Os sítios arqueológicos e paleontológicos do município do Brejo da Madre de Deus, a 199 quilômetros do Recife, serão visitados por uma expedição organizada pelo professor Albérico Nogueira de Queiroz, do Departamento de Biologia e coordenador do Laboratório e Museu de Arqueologia da UNICAP. O grupo, composto por oito pesquisadores, conhecerá, amanhã (8), o sítio da Fazenda Arara, localizado no distrito de Fazenda Nova. No local, de acordo com o professor, encontram-se, por exemplo, fósseis de animais de grande porte que habitavam a fauna do Agreste entre 100 mil e 10 mil anos atrás.

“Sabemos que toda a região do Brejo da Madre de Deus é rica em fósseis. Na expedição, faremos ainda sondagens para tentar encontrar outros vestígios, como pinturas rupestres, cerâmicas e estruturas de fogueiras, além de ossos humanos ou animais”, explica. “O objetivo principal, entretanto, é fotografar todos os materiais que encontrarmos para o inventário do laboratório”, acrescenta o professor.

Na equipe, estará a antropóloga e professora Olívia Carvalho, que desenvolve atividades de antropologia biológica no Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade. Até o final do ano, outras visitas técnicas aos sítios arqueológicos situados nas cidades do interior pernambucano serão organizadas pelo Departamento de Biologia da UNICAP.

Nova presidente da Caixa Econômica é ex-aluna da Unicap
Por Mhatteus Sampaio

A nova presidente da Caixa Econômica Federal, a segunda maior instituição financeira do País, é ex-aluna de Jornalismo da UNICAP. A pernambucana Maria Fernanda Ramos Coelho se tornou a primeira mulher a presidir o banco em 145 anos de existência da instituição.

Ela se formou em Jornalismo em 1983. Fez, ainda, pós-graduação em Finanças e, atualmente, está cursando especialização em Excelência Humana. Maria Fernanda trabalha na Caixa há 22 anos. Desde 2003, ocupava o cargo de superintendente nacional de Desenvolvimento e Estratégia Empresarial. Sua nomeação causou surpresa geral, já que seu nome nem constava da lista de candidatos à presidência, formada por onze vice-presidentes. A escolha foi do próprio presidente Lula.

Unicap Júnior promove curso sobre imposto de renda
Sophia Marvão

A Unicap Júnior promove, na próxima quarta-feira (12), o curso Pessoa Física: Aprenda a Declarar o seu Imposto de Renda. O curso orientará os contribuintes sobre como declarar o seu imposto de renda. O curso será ministrado pelo professor Israel Ferreira, pós-graduado em controladoria e pedagogia, professor de contabilidade comercial e tributária da UNICAP e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

As aulas serão realizadas no auditório da Unicap Júnior, das 18h às 22h. Serão oferecidas 60 vagas. Os interessados já podem fazer as suas inscrições. A taxa é de R$25,00. A Unicap Júnior fica na Rua Almeida Cunha, 652, Boa Vista. Mais informações pelo fone 3423.7940 ou 2119.4365.

Neal promove curso sobre a invenção da identidade brasileira
Por Eduardo Travassos

A UNICAP promoverá, através de seu Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal), o curso A Invenção da Identidade Brasileira, ministrado pela professora Zuleica Dantas. O programa, dividido em quatro sessões, tem como objetivo discutir e analisar a invenção e crise de identidade brasileira em seus momentos históricos mais significativos. Os encontros acontecerão no anfiteatro, no 3º andar do Espaço Executivo, das 14h30 às 17h30.

O curso começa terça-feira (11), quando será discutido o tema O Descobrimento do Brasil com Varnhagen e o Redescobrimento com Capistrano de Abreu. No dia 13, o tema será A Década de Trinta: um Brasil de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior. A sessão do dia 18 abordará As Décadas de 1950/1960: O Sonho de Emancipação e as Explicações da Dependência. Por fim, no dia 20 de abril, serão discutidos Os anos 90: A crise da Identidade Nacional.

Mais informações pelo telefone 2119-4067 ou pelo e-mail neal@unicap.br. A taxa de inscrição é de R$15,00.

 

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap