Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem

fotolog
dot blank dot
dot

Recife, 6 de abril de 2006 – ano 5

Professores da UNICAP visitam Colégio Motivo
Por Bárbara Travassos

Colégio Motivo

Professores da UNICAP foram ao Colégio Motivo, ontem à tarde (5), para fazerem apresentações dos cursos da Universidade e falar sobre mercado de trabalho para alunos do ensino médio. O professor João Manzi representou o curso de Engenharia Química, Leoni Asfora, o de Engenharia Ambiental, e Maura Gomes, o de Direito. A palestra serviu como incentivo aos futuros universitários, que puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos.

A professora do Departamento de Ciências Jurídicas Maura Gomes falou para os alunos sobre as possíveis carreiras a serem seguidas dentro do Direito como advogado, promotor, defensor público, procurador, desembargador, diplomata, delegado e juiz. Raquel Farias, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, se interessa pelo curso e já tem planos para o futuro. “Eu quero atuar na área social e ser promotora”, disse Raquel, que completou: “Tenho vontade de estudar na UNICAP que é uma instituição de boa estrutura e a melhor universidade privada daqui.”

Já o professor João Manzi falou sobre o curso de Engenharia Química e o ainda não esgotado mercado de trabalho para esta área. “Temos que estudar muito e nos especializar porque o mercado em Pernambuco é carente de profissionais da área e a vinda da refinaria de petróleo para o Estado vai gerar a abertura de vagas para engenheiros químicos”, ressaltou Manzi. Thaísa Oliveira, 16 anos, está no 3º ano do ensino médio e pensa em prestar vestibular para Engenharia Química. “Gosto muito de química. Eu ia tentar vestibular para Medicina por sugestão dos meus pais, mas a minha vontade é trabalhar com química em indústrias”, revela Thaísa.

A professora Leoni Asfora explicou como surgiu o curso de Engenharia Ambiental e que a UNICAP é a única Universidade a oferecer a graduação no Estado. “O curso surgiu com a necessidade de se preservar o meio-ambiente. A poluição causada pelas indústrias e o avanço da tecnologia trazem conseqüências perigosas para o homem”, disse Leoni. A estudante do 2º ano do ensino médio Bruna Borges mostrou-se interessada na área. “Hoje existem muitas indústrias que jogam seus resíduos no meio-ambiente e eu me preocupo em preservá-lo”, afirmou.

Alunos de Jornalismo participam de coletiva com Geraldinho Lins
Sophia Marvão

Geraldinho LinsNesta quinta-feira (6), os alunos do 6o período do curso de Jornalismo da UNICAP participaram de coletiva de rádio com Geraldinho Lins. Os alunos fizeram diversas perguntas sobre os 15 anos de carreira do cantor. Geraldinho Lins foi aluno do curso de Geografia da UNICAP e fez Música na UFPE, mas não terminou seus estudos.

Seu primeiro grupo de forró, “Flor da Pele”, surgiu em 1988. Dez anos depois, ele migrou para o “Quenga de Côco”, onde permaneceu durante 5 anos. Em maio, ele lançará seu primeiro DVD, em comemoração aos seus 15 anos de carreira. O DVD foi gravado no Chevrolet Hall, nos dias 23 e 24 de setembro de 2005.

Ele fez curso no Conservatório Pernambucano de Música, aos 16 anos, quando começou a cantar. Já lançou cerca de 10 Cds. Em seus shows, a música mais pedida pelo público é “Amor de Sertão”.

O cantor está se programando para lançar um projeto acústico com músicas próprias e de artistas inesquecíveis da terra como Luiz Gonzaga. Segundo Geraldinho Lins, o principal objeto de trabalho é o forró tradicional.

Atualmente, ele está tocando em cinco casas de shows diferentes. Ele pretende se apresentar em todo o Brasil, começando no Norte e Nordeste e continuando na Região Sul do País. Em relação à carreira internacional ele afirma que está programando, mas se vier naturalmente será bem melhor.

Madrigal apresenta recital no dia 10
Por Manuela Ferreira

O Madrigal da UNICAP realizará, na próxima segunda-feira, o recital Cantatas de Johan Sebastian Bach. O evento começa às 20h, na Capela da Universidade. O espetáculo será apresentado pelo barítono dramático Marcelo Ferreira, com o acompanhamento do pianista Alison Queiroz, sob a regência do Irmão Lindberg Pires. O coro do Madrigal, composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos, também estará presente. A cantata é aberta ao público.

Quatro canções de Bach, entre as quais árias, sinfonias e duos, serão executadas na apresentação, que pretende divulgar a obra do compositor alemão entre os estudantes, funcionários, professores da UNICAP e admiradores da música clássica. Nascido em 1685, Bach é considerado o precursor do modernismo na música e um dos maiores expoentes do movimento barroco na Europa.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap