Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 5 de abril de 2006 – ano 5

Ex-aluno é premiado pela Sociedade Brasileira de Computação
Por Rafael Sales

Ex-Aluno é premiado

O ex-aluno da UNICAP Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto, formado em Sistema de Informação – Ênfase em Telemática ano passado, foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Computação, a SBC, por todos os seus trabalhos desenvolvidos durante a graduação. Paulo foi o aluno laureado da turma e teve suas pesquisas publicadas em revistas da área e em eventos como o Congresso Brasileiro de Redes Neurais, CBRN; Encontro Nacional de Inteligência Artificial, ENIA; e também o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, o SIICUSP.

O Chefe do Departamento de Estatística e Informática (DEI), professor Jessé Gomes de Oliveira, entregou a placa e o certificado ao aluno. Jessé também é delegado Institucional da SBC. “É muito bom termos um aluno da Universidade ganhando esse prêmio, destaca o trabalho realizado aqui”, enfatizou o chefe do DEI. Paulo também é só alegria. “Vou mostrar para o meu pai ver no que ele investiu!”.

O prêmio da SBC existe desde o segundo semestre de 2002. São contemplados os alunos que se destacam pela sua atuação acadêmica e na área de pesquisa e extensão universitária. Além de homenagear os estudantes, o prêmio é uma forma de incentivá-los a serem cada vez melhores e também de divulgar mais a SBC.

Alunas de Arquitetura entregam projeto ao Governo do Estado
Por Eduardo Travassos

Alunas do 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP entregaram, no dia 15 de março, ao então governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos, o Projeto de Requalificação Urbanística Iputinga/Detran, uma realização do Governo do Estado com a colaboração da UNICAP. Esta iniciativa faz parte da uma proposta do Governo para reduzir a violência não só com medidas direcionadas, mas com um conjunto de ações que englobem lazer e cidadania.

Compareceram à audiência com o governador, no Palácio do Campo das Princesas, o Reitor da Universidade, Pe. Pedro Rubens, e o decano do Centro de Ciência e Tecnologia e chefe do Departamento de Engenharia, professor José Orlando Vieira Filho; a coordenadora em exercício do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Isabella Trindade; as alunas Larissa Santos Cisne Pessoa, Manuela Correa Soares, Mariana Coutinho Pita e Neusa Maria Vieira, e as professoras Amélia Reynaldo e Lourdinha Nóbrega, orientadoras do trabalho. “O projeto das nossas alunas vai proporcionar melhorias na qualidade do espaço urbano da área”, explicou Isabella.

As propostas foram idealizadas pelas quatro estudantes. Os estudos foram feitos durante as cadeiras Projeto Urbano I e II, ministradas por Amélia Reynaldo, e Paisagismo, a cargo da professora Lourdinha Nóbrega. “Este trabalho começou no primeiro semestre de 2005 na cadeira ministrada por mim. Fizemos uma leitura da realidade, elaboramos um projeto de revitalização que incluía implantação de equipamentos de lazer, a revitalização das margens do Rio Capibaribe na área e a transferência da Favela do Detran para outro lugar, por exemplo”, explicou Amélia.

Segundo a professora, a aceitação das idéias foi muito boa por parte do Governo. “A perspectiva que temos é que estas propostas sejam implementadas juntamente com o projeto do Governo”, afirmou Amélia. Sobre a colaboração dada pela Universidade, ela acredita que foi muito importante: “A única instituição de ensino superior a participar do projeto foi a UNICAP. O nosso curso de Arquitetura tem esta missão de trabalhar com a realidade e tem o compromisso com o que acontece na comunidade. Estamos atentos a estas demandas”, concluiu a professora.

Depressão é tema de dissertação na Unicap
Por Eduardo Travassos

A depressão, doença considerada o mal do século, foi o tema da dissertação do mestrando em Psicologia Clínica José Antonio Hartmann Spencer Júnior, apresentada hoje (5), no anfiteatro do bloco G4. A banca examinadora responsável pela avaliação da pesquisa foi composta pelo professor da UFPE Vincenzo di Matteo e pelos docentes da UNICAP Ana Lúcia Francisco e Marcos Túlio Caldas, presidente da mesa e orientador do trabalho.

O candidato ao título de mestre começou sua apresentação explicando o porquê da escolha deste tema, afirmando que “não só o interesse pessoal, mas a curiosidade científica pela complexidade que reveste este assunto” foram fatores relevantes. Também pesaram na escolha a curiosidade a respeito de “alguns aspectos pouco contemplados pela neurociência, como os psicossociais e existenciais deste mal que, segundo Spencer, atingirá um quarto da população mundial no ano de 2020.

Em seguida, o mestrando explicou o que é depressão, utilizando exemplos que comprovam que o mal provém da impossibilidade da pessoa ser quem realmente é. Isto ocorre principalmente pelo esvaziamento das instituições como a igreja ou a família, o que acarreta uma “liberdade” que o indivíduo não consegue lidar. “A depressão é uma crise que se opera na base simbólica. Atualmente, nossa ‘mãe’ é o mito midiático e nossas novas configurações de figuras de identidade são as celebridades”, afirmou o mestrando.

Diante deste quadro, Spencer identificou duas possíveis formas de comportamento em um depressivo: a desistência, quando a pessoa decide dar fim à própria vida por não suportar a pressão da sociedade, e a resistência, quando a depressão seria a forma encontrada pelo indivíduo para não se entregar ao sistema vigente na sociedade. Como conclusões, o candidato apresentou propostas para o tratamento da doença, como a implementação ou criação de clínicas de ressignificação e a inclusão de aspectos existenciais e psicossociais na compreensão clínica do indivíduo.

José Antonio Spencer foi aprovado por todos os integrantes da banca, que fizeram elogios à originalidade do tema e à forma como foi abordado, tendo sido sugerida, inclusive, a publicação da dissertação em livro. O novo mestre afirmou que o curso e a dissertação o fizeram mudar a forma de enxergar a clínica psicológica e os pacientes, adquirindo a certeza que “o tratamento da depressão só funciona quando o profissional se debruça sobre o paciente, única forma de compreender a o que se passa”.

Aluna do Mestrado em Engenharia defende dissertação
Por Christiano Vasconcellos

Avaliação da Alteração de Placas de Rocha em Fachada: estudo de caso foi o tema da dissertação defendida pela arquiteta Lavínia Xavier, na manhã de hoje (5), na sala 307 do bloco G4. O trabalho, vinculado ao Mestrado de Engenharia Civil da UNICAP, foi orientado pela Profª Drª Maria da Graça Ferreira, tendo a co-orientação do Prof. Dr. Arnaldo Cardim. A banca examinadora foi composta pelo professor do Departamento de Engenharia Joaquim Oliveira e pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Mércia Barros.

No início da apresentação, a mestranda mostrou a justificativa da escolha do tema abordado. “Nós temos um uso muito grande de rocha granítica em fachadas”, garantiu. Em seguida, Lavínia Xavier falou do objetivo geral da dissertação, que é “avaliar o desempenho de placas de rocha usadas em revestimentos de fachada”.

O método usado nos 24 meses de pesquisa da dissertação abrangeu a pesquisa de campo e o ensaio, no caso o exame petrográfico. No entanto, o início do estudo foi baseado na literatura especializada. “Na primeira fase do trabalho foi feita uma revisão bibliográfica”, esclareceu.

A mestranda prosseguiu falando dos materiais usados em revestimentos de fachada como argamassas, fibras, tintas, cerâmicas, porcelanatos, rochas, vidros, policarbonato, alumínio, cobre e aço. “A fachada é a imagem do edifício, é o que vende o imóvel”, declarou. Lavínia prosseguiu mostrando que as principais ocorrências que danificam a parte externa das edificações são as infiltrações, fissuras e desplacamentos.

O caso estudado pela mestranda (uma edificação não identificada no litoral sul do Recife) foi exibido em diversas fotos durante a apresentação. A análise do edifício levou em conta a climatologia regional, já que apresentava “muitos problemas de infiltração”. Em uma pesquisa como essa são analisados fatores como radiação solar, brisas marinhas, posição geográfica da edificação em relação aos ventos e o entorno. “A rocha granítica responde muito ao meio ambiente”, explicou. Ao final da apresentação, a banca examinadora decidiu, de forma unânime, pela aprovação da mestranda.

Unicap vai sediar a III Jornada Tomista de Pernambuco
Por Manuela Ferreira

Entre os dias 26 e 28 de abril, a UNICAP sediará a III Jornada Tomista de Pernambuco, promovida pelo Departamento de Filosofia. O evento, que acontecerá em parceria com o Instituto Salesiano de Filosofia e o Instituto de Pesquisa Filosófica Santo Tomás de Aquino, pretende estimular, na sociedade, o interesse pelo pensamento filosófico-cristão. Outro objetivo é promover o intercâmbio entre pesquisadores do Recife e de outras cidades brasileiras. Durante o encontro, que terá como tema O tomismo e filosofia brasileira, serão realizadas conferências, palestras e minicursos. As inscrições, que já estão abertas, custam R$ 20,00.

O prof. Dr. Luiz Alberto Cerqueira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará a conferência inaugural, sobre as fontes tomistas e a idéia de liberdade no Brasil. O prof. Dr. José Ricardo Puerpaulli, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por sua vez, ministrará palestra sobre Alberto Magno, mestre de Tomas de Aquino. A abertura acontecerá às 19h, no edifício Círculo Católico (Rua do Riachuelo, 105, 10ª andar, Boa Vista). As palestras, que acontecerão no bloco J da UNICAP, serão realizadas no dias 27 e 28, das 19h às 22h. Estão programadas as participações dos professores William de Siqueira Piauí, doutorando da Universidade de São Paulo (USP); do prof. Dr. Elcias Ferreira da Costa, presidente do Instituto Tomista e do prof. Leonardo Ferreira Almada, doutorando da UFRJ, entre outros palestrantes.

Ainda na programação, dois minicursos estarão disponíveis. O primeiro, que será ministrado pelo professor Dr. Luiz Alberto Cerqueira, da UFRJ, acontecerá nos três dias de jornada e discutirá a idéia de filosofia brasileira, além dos conceitos da Escola do Recife. Já o minicurso Tomás de Aquino e Leibeniz: as possibilidades de uma espécie individual, vai ser realizado pelo professor William de Siqueira Piauí nos dias 27 e 28. Os eventos acontecerão, respectivamente, nos auditórios do Centro de Teologia e Ciências Humanas da UNICAP e do Instituto Salesiano de Filosofia (Avenida Abdias de Carvalho, 1855, Bongi). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Filosofia (Bloco B, 1ª andar). Informações, 2119. 4171.

Pastoral discute importância da reflexão na quaresma
Por Manuela Ferreira

O grupo de Mística Ignaciana da Pastoral da UNICAP, que se reúne todas as terças-feiras, às 18h, no bloco B, promoveu um debate, ontem à noite (4), para discutir a importância da reflexão individual durante o período de quaresma. Durante o encontro, os participantes discutiram, com a orientação do padre Edvaldo Rodrigues, os exercícios espirituais realizados por Santo Ignácio de Loyola aplicados no dia-a-dia. Ainda na programação de Páscoa da Universidade, a Pastoral realiza, no próximo dia 12, o Dia do Perdão. A celebração penitencial será realizada na Capela, às 18h.

De acordo com uma das coordenadoras da Mística Ignaciana, Sandra Valéria Félix, a época atual é propícia para reflexões de cunho social. “Estamos próximos à Semana Santa. O período é importante para a meditação sobre a obra de Santo Ignácio, cujo objetivo é o encontro do homem com Deus através do amor”, explica Sandra Valéria. As comemorações da Páscoa na UNICAP serão encerradas no dia 17, com uma missa, às 18h, na Capela da universidade.

Festival des 3 Continents começa segunda-feira
Sophia Marvão

A Prefeitura do Recife e a Fundação Joaquim Nabuco vão promover, de 10 a 13 de abril, uma mostra de filmes do Festival des 3 Continents, no Cine-Teatro Apolo e no Cinema da Fundação. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Nantes, da Embaixada da França no Brasil, que trará os filmes do “Fonds Sud” (programa francês de financiamento cinematográfico estrangeiro) e da Aliança Francesa, que contribuiu com a tradução de uma parte das legendas dos filmes.

O Festival des 3 Continents abrirá com a exibição do filme chileno Meu Melhor Inimigo, que começará às 20h no Cine-Teatro Apolo, e no final, será realizado um coquetel, com a presença dos parceiros e especialistas estrangeiros do seminário Produire au Sud. Durante os três dias, serão exibidos no cinema da Fundação e no Cine Apolo, 10 filmes de edições anteriores do festival francês, Entre eles, o vencedor do último festival, o turco A Queda do Anjo e O Gosto da Melancia de Tsai-Ming-Liang, vencedor do Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim, realizado em 2005.

O festival contará com a presença da realizadora franco-iraniana Sara Rastegar do documentário O Amigo, que ganhou em março o prêmio de melhor documentário do Festival Internacional do Filme de Friburgo, na Suíça, e uma menção honrosa do FICCO, Festival Internacional de Cinema Contemporâneo, no México. A exibição acontecerá no dia 11 de abril, às 20h40, no Cinema da Fundação. No final, haverá um debate com a realizadora.

O Festival des 3 Continents existe há 27 anos na França e é reúne todos os anos, na cidade de Nantes, uma seleção de filmes provenientes da África, Ásia e América Latina. Esta é a primeira vez que o Festival promove uma mostra fora da França.

Regente do Madrigal participa de Festival de Música Barroca na Bolívia
Sophia Marvão

O regente do Madrigal da UNICAP, Irmão Pires, participará do Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana, que será realizado entre os dias 27 de abril e 7 de maio, na Bolívia.

Há quase 400 anos os religiosos da Companhia de Jesus ensinam que a música não tem fronteiras e vai muito além da linguagem. Através deste maravilhoso instrumento cultural, se realizou um dos experimentos sócio-culturais mais importantes e interessantes que se existe na geografia americana, a mestiçagem. Seguindo esta maravilhosa tradição, a Associação Pró Arte e Cultura (APAC), promove a cada dois anos, desde 1996, o Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana “Missões das Crianças”.

 

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap